sábado, 16 de janeiro de 2021

Casa Max Krüger - Trombudo Central SC

Casa Max Krüger.

Ralf Krüger e sua esposa Mariany junto onde estão
sepultados Harry e Wally Krüger - seus pais.
Um dos pioneiros de Trombudo Central - August Krüger, construiu uma das casas com estrutura enxaimel mais lindas do Vale do Itajaí, em 1936, e a conhecemos em 2018, sendo que retornamos ao local em 2020. A casa foi herdada pelo filho de August - Harry Krüger,  casado com Wally Krüger. Frau Krüger partiu muito cedo deixando 2 filhos e o marido que residia, também com seus dois irmãos Willy e Alfred. A história foi contada  pela esposa de Ralf Krüger, Mariany Uhlendorf, na sequencia. A casa ficou conhecida como a "casa dos solteirões", tornando-se algo folclórico na pequena comunidade
Reside, no momento presente, na edificação histórica, seu irmão gêmeo Max Krüger, e sua família. Por este motivo, a casa é conhecida como Casa Max Krüger.
Max Krüger.
A Casa Max Krüger está localizada na  SC 426- Km 10 – Rodovia que liga Trombudo Central à Braço do Trombudo. 
História da Família Krüger - no Brasil

Apresentamos o texto sobre esta história com dados importantes de autoria de Mariany Uhlendorf, esposa de Ralf Krüger, neto do pioneiro August Krüger e de Helena Krüger (Solteira Berndt) que construíram a Casa Max Kruger.
Trombudo Central, 19/01/2021.
Um pouco da História da Família de Ralf Krüger.
Hermann Krüger, casado com Wilhelmina é o imigrante da família Krüger que veio da Alemanha. (ninguém da família sabe o lugar de origem da Alemanha, nem o porto de desembarque no Brasil). Hermann e Wilhlmina foram morar em Benedito Novo, na localidade de Russenbach (Ribeirão dos Russos). Neste local nasceu August Krüger, em 05 de julho de 1882 – Falecimento: 06 de dezembro de 1944. Casou com Helena Berndt. (Nascimento: 28-01-1886 Timbó. Falecimento: 10 de outubro de 1971 em Trombudo Central).
Em 11 de setembro de 1918, August Krüger adquiriu um lote de terra em Trombudo Central de Nicolau Maul, sob o número 34 da Linha Braço do Trombudo. A escritura do terreno foi feita no Tabelião de Fides Deeke, em Blumenau. Chegou em Trombudo Central, somente em 1919. A viagem foi feita de carroça até o centro de Trombudo Central. Do centro da cidade até o lote adquirido, não havia estrada, sendo necessário seguir a viagem em lombo de mula.
August, veio com mais dois irmãos, os quais ajudaram na derrubada da mata, limpeza do terreno e construção do primeiro rancho. Buscou a família e construiu uma casinha de madeira (lugar que atualmente é ocupado pelo pomar). August  e Helene tiveram oito filhos: 

  1. Frieda Krüger *13-12-1907 + 15-06-1980. Casada com Erich Muller.
  2. Irma Krüger: * 10-09-1909 + 27-08-1992. Casada com Henrique Kurth.
  3. Ervin Krüger * 27-04-1914 + 02-02-2005. Casado com Liesbeth.
  4. Alfred Krüger * 11-01-1916 + 02-12-2000. Solteiro.
  5. Rudolf Krüger * 18-04-1918 + 16-06-1997. Solteiro.
  6. Walter Krüger * 28-11-1920 + 06-11-1971. Casado com Irene.
  7. Willy Krüger * 20-03-1924 + 01-08-1990. Solteiro.
  8. Harry Krüger *16-07-1926 + 24-04-1998. Casado com Wally Mathilde Hass * 05-07-1933 + 05-11-1968, também vinda do Ribeirão dos Russos.

Em 1936, construiu a casa enxaimel conhecida atualmente como Casa Max Krüger
Dos oito filhos do casal, três ficaram morando na casa: Alfred, Willy e Harry, juntamente com o pai e a mãe. O pai faleceu em 1944. 
Harry se casa em 1960 com Wally e a leva para morar com eles. Wally não teve uma vida fácil. A sogra era de um temperamento muito difícil. Em 1963, Wally dá a luz a gêmeos: Max e Ralf Krüger. Uma surpresa para a época. Max nasceu primeiro e após meia hora, nasceu o segundo filho, salvo pelo médico, Doutor Ralf. Em homenagem ao médico, que fez o parto tão difícil, o segundo filho recebeu o nome de Ralf. Mas a alegria do casal não dura muito, pois Wally faleceu em 1968. Ralf Krüger conta que foi um momento muito difícil na vida de todos. Em 1971 faleceu a Oma Helena. Então, na casa restaram cinco homens: 3 adultos e 2 crianças. Ralf conta que os homens tiveram que se adaptar: o Vater cuidava de Ralf e o Onkel Willy cuidava do Max. Onkel Willy cozinhava e fazia cucas, pães e doces maravilhosos, enquanto Onkel Alfred cuidava do rancho. Todos ajudavam na limpeza da casa, da manutenção da lavoura e do gado leiteiro. As crianças cresceram nesse meio e aprenderam as tarefas diárias. Os tios não casaram e o pai também não quis casar novamente. Toda a comunidade ficava admirava com esse fato. E assim, a casa ficou conhecida como a “Casa dos solteirões”.
Atenciosamente,
Mariany Uhlendorf.
Helena e August Krüger - Construiu a Casa Max Krüger - Acervo Família Krüger.

Primeira escritura de venda, historicamente notificada sobre a mesma, realizada na região pelo tabelionato Fedes Deeke. Lembremos que toda a região pertencia ao território da Colônia Blumenau.

Primeiro Traslado
Escritura de transmissão de propriedade que pagem Nicolau Maul e sua mulher a August Krüger
Saibam quantos este instrumento que escritura de transmissão virem que no ano de mil novecentos e dezoito aos _____________, nesta cidade de Blumenau, em meu cartório compareceram como outorgantes vendedores Nicolau Maul e sua mulher Mina Maul e como outorgado comprador August Krüger, pessoas reconhecidas pelas próprias de mim tabelião de que dou fé e por ellas outorgantes por intermédio do interprete público Victório Braga me foi dito que de hoje para sempre rendem ao sobredito comprador o lote de terras contido sob número 34 (n°34) da Linha Braço do Rio Trombudo, fazendo frente fazendo frente com o mesmo fundos com terras devolutas e sito entre os lotes de terras n°s 32 e 36 da mesma linha contando o lote a área de duzentos e oitenta e cinco e oitenta e dois metros quadrados pelo preço de seiscentos mil reis (R:600$000) que já receberam dos compradores em moeda corrente deste país. Em vistude de que transferem nella todo domínio, direitos senhoris, acção e posse que nos detem como ______ e devam licença para o comprador tomar posse quando quiser. Disseram ais os outorgantes que se obrigavam a fazer boa a presente venda e atender o comprador, quando ele os chamar ao cartório. Em seguida me foram apresentadas as certidões de negativas da Collectória Federal, Estadual e Municipal e o talão de _____seguinte: N°581 – R°36.000 – Então de Santa Catharina – Exercício de 1918. ____ do livro de receita fica debitado as actual Collector pela quantia de trinta e seis mil reis recebido do Sr. August Krüger. 6% sobre 600$000, por quantia de compra a Nicolau Maul e sua mulher o lote de terras N° 34 da Linha Braço do rio Trombudo com área de 285.082m2.
C.E. de Blumenau 11-09-1918. O Collector Felício dos Anjos. O auxiliar: G. Gamba. Depois de escrito, lida, traduzida está outorgaram, aceitaram e assinagnaram com o ________e as testemunhas a tido presentes: _________ escrevente juramentado a escrevi. 
Eu Fides Deeke, Tabelião que a subescrevi e assino(____) Fides Deeke, Nicolau Maul, Luiza Maul, august Krüger, Victório Braga, Álvaro Coimbra, Carlos Gremer (estavam ___ federais no valor de trezentos réis devidamente inutilizadas) É traslado do próprio livro de notas ao qual me reporto em meu poder. Cartório Blumenau – 11 de setembro de 1918. Eu Fides Deeke
Arquitetura Casa Max Kruger

No cadastro da AMAVI - Associação dos Municípios do alto Vale do Itajaí, lemos: "A casa foi construída por August Krüger (Cujo nome está escrito errado no levantamento), espelhando-se nos modelos das casas Européias.". Não é bem assim. O que lembra a casa do imigrante alemão na Casa Max Krüger é somente a estrutura de madeira, telhado, volumetria e o fechamento de tijolos maciços aparentes. Para os menos atentos, poderia ser que estas questões bastassem para sintetizar de maneira tão simplista o dito anteriormente. 
Vista da sacada do sótão.
A sua planta baixa e a espacialização de seus ambientes internos é algo totalmente diferente e não tem nada a ver com as primeiras casas enxaimel construídas pelos pioneiros alemães, mas sim com a casa colonial brasileira da área rural. Os seus principais ambientes são: a cozinha "suja" ou de uso diário como regia a casa portuguesa, localizada em um alpendre, a cozinha "limpa", junto com a copa, espaço que faz ligação com a escada que acessa o sótão - um grande ambiente, munido com uma sacada com guarda corpo com perfis de madeira decorados com forma de arabescos, como também detalhes presentes nos lambrequins. No andar térreo, ainda há um grande corredor que liga a cozinha "limpa" à varanda, com o mesmo guarda corpo do sótão e, neste corredor, há acessos a muitos quartos distribuídos nas duas laterais da casa,  que é explicado pelo grande número de filhos que tiveram August e Helena - 8 filhos.  Seis meninos e duas meninas, parte destes filhos deveriam ocupar, como quarto, também o ambiente do sótão, que tem belíssima imagem para a estrada.
Guarda corpo do sótão - decorativismo com arabescos em madeira..
Corredor semelhante aquele encontrado na
casa  colonial portuguesa e não encontrada
nas  casas do pioneiro alemão das primeiras
 regiões povoadas do Vale do Itajaí.
Na Varada, respeitando a simetria, há dois quartos externos, que podem ser o conhecido quarto do pouso da casa portuguesa - colonial brasileira, para disponibilizar aos viajantes, sem que o mesmo precise adentrar a casa da família e também, o local de costura, quarto de costura. 
Em resumo, é uma casa construída com uma estrutura enxaimel com espacialização da casa colonial portuguesa, contendo quartos externos para hóspedes e um grande corredor que organiza um grande número de quartos nas partes laterais da casa. Vale um estudo mais apurado. Nós podemos concluir que se trata da herança dos tropeiros que viajavam entre Rio Grande do Sul e Minas Gerais e muitas vezes, formavam famílias pelo caminho e assentados, trabalhavam no local, contribuindo com parte de sua cultura familiar e étnica, estendendo-se, muitas vezes, até a maneira de construir.
A propriedade é original no que tange os ambientes de trabalho de uma propriedade rural construída por pioneiros alemães, no início das nucleações urbanas. A propriedade possui os ranchos, estrebaria, local de produzir os embutidos, queijos e mussis, pasto, horta, pomar e local dos animais - aves e gado. Assim era, projetadas as propriedades rurais, por Hermann Blumenau no interior da Colônia Blumenau, como seguidor da filosofia econômica do francês Quasnay, as propriedades rurais do interior da colônia deveriam ser autossuficientes e comercializar seu excedentes às industrias alimentícias que não somente industrializaram a região, como também, o estado de Santa Catarina.
Um dos ranchos da propriedade.


Detalhes em imagens - Casa Max Krüger 
Interior da Casa
Corredor para os quartos -  direção de fundos porta para a varanda da frente.
Característica da casa colonial portuguesa.

Sala - localizada na parte dos fundo ao lado do acesso à escada
 e à  "cozinha limpa". Observar o pé-direito alto.
Parte da sala, anterior e com o jantar.


Escadas para o sótão - da sala.

Sótão com varanda

Cama usada pelos primeiros pioneiros - era complementada com cordas

Arabesco decorativo da varanda superior - semelhante ao da varanda inferior.
Varanda frontal - paralela à estrada - característica da casa da propriedade rural do pioneiro alemão.



Porta para os fundos. 

Corredor central - olhando para os fundos.
Varanda frontal localizada sob a sada do sótão com guarda
corpo  com o mesmo decorativismo.
Varanda.
Varanda frontal com vista para um dos quartos externos. 
Porta principal acessa o corredor dos quartos.

Max Krüger- filho de Harry Krüger, irmão de Ralf Krüger,
que são netos de August Krüger - que construiu a casa.
Elevações Laterais

Elevação Frontal
Varanda característica com três portas de acesso, sendo que as duas laterais
acessam pequenos quartos - a exemplo da casa colonial brasileira
Varanda no sótão.



Varanda - que dá acesso a três portas, sendo a central - para o interior da casa - um corredor para os quartos.



Arabescos de madeira feitos manualmente


Elevação Posterior
Perspectiva Frontal



Ranchos 
Características das propriedades rurais do Vale do Itajaí - os ranchos.




Aves.










Curucaca no telhado.






Max Krüger.






Ficha da AMAVI de Cadastro do Patrimônio Histórico Arquitetônico.
Identidade de um lugar poderá estar em boas mãos,
quando repassada de uma geração para outra.
Quem conhece, gosta!
Quem gosta, cuida!





























Nenhum comentário:

Postar um comentário