quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Livro on Line - Navegadores e Exploradores em Santa Catarina de 1525 a 1839 - Retratados em Selos

 Livro interessante e abrangente no que diz respeito a história de Santa Catarina, como também quando o assunto é Filatelia. O livro foi apresentado no Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina - 250 na história Brasileira, que foi coordenado pelo Professor Julio Wiggers - da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis.

"A Ilha de Santa Catarina, devido à sua localização estratégica, foi desde  1516 uma parada obrigatória aos navegadores e exploradores que, na ânsia de descobrirem nova paragens e riquezas, navegavam à procura do "Eldorado" tão sonhado por todos na época. 

Tão grande era sua importância como porto de abastecimento e de reparo de embarcações, que já aparecia nos mapas desenhados em 1599, e tem-se notícia que em 1526 a Nau Capitânea "Santa Maria de La Concepcion", da flotilha de Sebastião Caboto naufragou na entrada do canal Norte da Ilha batendo em uma Ilha que hoje se supõe ser a Deserta os as Galés, sendo este o segundo naufrágio documentado que ocorreu no Porto de los Patos, já que o primeiro ocorreu com uma das caravalas de João Dias Solis em 1516." O autor.


WILDNER, Roberto.  Navegadores e Exploradores em Santa Catarina de 1525 a 1839 - Retratados em Selos. Fundação Banco do Brasil - UFSC. Florianópolis, 1992.

"Não há sociedade ou homem sem consciência Histórica. A humanidade não pode compreender-se, nem delinear seu futuro, sem apreciar seu passado''. Arq. Joachim Hennann, 1981

Para ler o livro - Clicar no título abaixo.

-----------------------------------------------------
-----------------------------------------------------

Para acessar outros títulos clicar sobre seus títulos abaixo:
























































Nenhum comentário:

Postar um comentário