sexta-feira, 26 de março de 2021

Otto Frity Rebling e a Porcelana Real - Mauá - São Paulo

Otto Frity Rebling.
Este Blog tem como, um dos  objetivos, "construir pontes". Isso já foi possível inúmeras vezes, felizmente. Até mesmo reunindo famílias, residentes no Brasil e também, residentes na Alemanha.
Estamos novamente diante de um caso para "construir". 
Recebemos uma correspondência eletrônica de Rainer Zobel residente nas proximidades de Berlin que nos "encontrou" através de um artigo deste Blog, sobre a Porcelana Schmidt de Pomerode. No interior desta postagem citamos a Porcelana Real em Mauá, São Paulo, o que foi suficiente para trazer uma esperança para Rainer, a pessoas que nos escreveu.
Zobel tem como pista, um envelope de uma correspondência pessoal de Otto Rebling, amigo de seu pai - que enviou ao mesmo em 1952. Sob seu nome, colocou Mauá - Porcelana Real, o elo entre o objeto de sua busca e nós. Rainer busca Otto Rebling, ou sua família. 

Sua mensagem:

Liebe Angelina Wittmann,
Mit großem Interesse habe ich deinen Artikel zur Firma Porzellan Schmidt gelesen.
Darin fand ich einen Bezug zur vermutlich nicht mehr bestehenden Porzellanfabrik Maua bei São Paulo.
Auf deine Seite stieß ich durch eine Googleanfrage nach der vorgenannten Porzellanfabrik.
Der Grund meiner Suche ist ein persönlich gehaltener Brief des Otto Rebling (siehe Foto) an meinem Vater im Jahr 1952.
Otto Rebling lebte ca. zwischen 1945 und 1950 in dem Dorf meines Vaters in den Nähe von Berlin und muss dann nach Südamerika gegangen sein.
Es gibt leider nur diesen Absender mit dem möglichen Bezug zur Porzellanfabrik in Maua.
Leider sind mir keine weiteren Daten bekannt. Jedoch würde ich gerne Kontakt mit möglichem Nachfahren in Brasilien aufnehmen.
Kannst du mir helfen und mir Kontakte von Behörden, Vereinen, genealogischen Gesellschaften etc. zukommen lassen,
wo eine weitere Anfrage und Suche meinerseits möglich wäre.
Es grüßt, Rainer Zobel. 

Tradução

Estimada  Angelina Wittmann,
Li com grande interesse o seu artigo sobre a empresa Porcelana Schmidt.
Nele encontrei uma referência à fábrica de porcelana, provavelmente não mais existente, Mauá, perto de São Paulo.
Encontrei seu site por meio de uma consulta do Google sobre a fábrica de porcelana mencionada. O motivo da minha busca é uma carta pessoal de Otto Rebling (veja a foto) para meu pai em 1952.
Otto Rebling morou na vila de meu pai, próximo a Berlim, entre 1945 e 1950 e deve ter ido para a América do Sul, nesta época.
Infelizmente, só existe este remetente com uma possível referência à fábrica de porcelanas de Mauá. Infelizmente, não sei de outras datas. Porém, gostaria de entrar em contato com possíveis descendentes no Brasil.
Você pode me ajudar e me enviar contatos de autoridades, associações, sociedades genealógicas etc., onde outro pedido e pesquisa da minha parte seria possível?
Este te saúda, Rainer Zobel.

Respondemos:

Guten Tag Herr Zobel.
Ich genieße es wirklich, durch meine Forschungsarbeit Brücken bauen zu können.
Ich werde Ihnen gerne helfen.
Sobald ich Neuigkeiten habe, sende ich sie an den Herrn.
Grüße aus Blumenau,
                             Angelina Wittmann

Claro que vamos, ao menos tentar, "construir esta ponte". Entramos em contato com pessoas da família Rebling, residentes no Brasil. Vamos aguardar. Quem souber de alguma coisa, pode se manifestar no espaço das mensagens sob esta postagem.
A seguir, o envelope da carta enviada ao pai de Rainer e também, seu nome, manuscrito em um pequeno cartão. 
Na verdade, Otto Rebling trabalhava na cidade de Mauá, na Porcelana Real fundada por Frederico Schmidt, fundador da Cerâmica Schmidt na cidade de Pomerode. Frederico chegou a trabalhar na Cer^mica Mauá e não deu certo. Saiu e fundou a sua Cerâmica, chamada Real, onde trabalhou Otto Rebling.
Esta postagem permanecerá aberta, para receber informações, pois, também é uma "ponte" que permitirá  a construção e o relato da história de uma pessoa, que como tantas, saíram da Alemanha e trouxeram sua vida para o Brasil.

Leituras Complementares - Clicar sobre:
Vamos escrever esta história, para a história!
Após a Postagem...
----------------------------------------------------------------------------------
Dez horas após a publicação desta postagem descobrimos a História.
-----------------------------------------------------------------------------------
Rainer Zobel é filho de Gerhard Zobel que foi vizinho e amigo de Otto Rebling no Dorf alemão conhecido como Fredersdorf. De acordo com Rainer, escrevem a história do dorf e o escritor sabe que se buscava o paradeiro da história de Rebling que receberá estas informações para constar no material que está sendo pesquisado para publicação.
 

Local onde residiu Otto Frity Rebling na Alemanha
Bad Belzig.
O Dorf que surgiu junto a Estrada de Fredersdorf é um distrito da cidade distrital de Bad Belzig no distrito de Brandenburg de Potsdam-Mittelmark e está localizado no Parque Natural Hoher Fläming. Em 2011 o local possuía 397 habitantes. Em seu território há uma edificação medieval e uma igreja de pedra do século XIII e também um moinho de água em pleno funcionamento. O lugar é muito interessante por sua localização próxima ao vale glacial Baruther, proximidades da reserva natural Belziger Landschaftswiesen. Fredersdorf faz parte do conjunto histórico tombado denominadado  “Centros de Aldeias Históricas no Estado de Brandemburgo” - Historische Dorfkerne im Land Brandenburg.



 Fredersdorf.




A igreja de pedra, um edifício predominantemente construído de pedra natural, da segunda metade do século XIII. Originalmente,  a igreja tinha 20,50 metros de comprimento e 9,85 metros de largura e também atualmente, um pouco modificada, ainda sua planta é retangular com a presença de uma torre quadrada fortemente embutida na fachada frontal. Enquanto o edifício original foi construído com pedras de campo, o aumento de altura e as partes mais altas da torre foram construídas com tijolos. A torre atual data de 1859 e foi construída sobre uma base de pedra da torre medieval.
O Órgão - em 1972, durante o trabalho derestauro do órgão da igreja, que não funcionava, na oficina de órgãos Schuke em Potsdam, descobriu-se que seu órgão foi feito pelo construtor de órgãos da Universidade de Wittenberg, Johann Ephraim Hübner,em data entre 1770/1780. Também  verificou-se que o construtor do órgão Treuenbrietzen Johann Friedrich Turley adicionou um registro de pedal em 1837/1838.
Igreja de Pedra - Feldsteinkirche.



Dorfplatz in Fredersdorf  - Praça do Dorf - Aldeia.
Aguardamos mais informações da família que encontramos no Brasil. Abaixo, a fotografia que Rainer Zobel nos enviou de Otto Frity Rebling e a montagem que fizemos desta com uma fotografia atual do filho de Otto Rebling, nascido no Brasil.
Otto Frity Rebling e seu filho Frank Rebling, brasileiro, em dois tempos distintos. Otto com a idade que imigrou para o Brasil. Na Alemanha, perdeu sua família para a Guerra.

Letra de Otto Frity Rebling no carimbo.
Um pouco sobre esta História, no Brasil...
Otto Frity 
Rebling se casou no Brasil com Dorothea Charlotte Elisabeth Rebling, nascida na cidade alemã de Karlshure e que residia no Rio de Janeiro. Na década de 1950, Otto trabalhou na Porcelana Real, em Mauá, fundada por Frederico Schmidt, o mesmo que fundou a Porcelana Schmidt em Pomerode. Antes de fundar a Porcelana Real, Schmidt trabalhava na Porcelana Mauá e era a pessoa que fez um curso na Alemanha e conduzia a parte técnica nesta porcelana firma. Teve desajustes com os herdeiros e saiu da Porcelana Mauá. Portanto, foi na Porcelana Real, da cidade de Mauá, que trabalhou Otto Frity Rebling. 
No envelope da correspondência enviada ao seu amigo na Alemanha que se chamava  Gerhard Zobel, Otto faz alusão à Mauá - cidade, e depois à Porcelana Real, e foi o que nos despistou durante a pesquisa, fazendo-nos perguntar sobre a Porcelana Mauá, que é outra coisa. Também a xícara mostrada pela família, com inscrições de Otto, mostra a marca da Porcelana Real.

Como encontramos a família de Otto Frity Rebling no Brasil?

Foram inúmeras tentativas. Muitas. A família Rebling é pequena no Brasil. As buscas foram incessantes e frustrantes, até o momento que encontramos na lista de aprovados da UNESP do Vestibular ano 2021, o nome de um membro da família Rebling. Não sabíamos se era da família de Otto Rebling.  Observamos que durante nossa pesquisa, deparamo-nos, até mesmo, com buscas em sites alemães feitas por Rainer. Que também tinha dificuldade em suas buscas. 
Lembramos que de acordo com Rainer, seu pai, Gerhard, foi amigo de Otto na Alemanha e ambos residiam no mesmo Dorf - localizada próximo a Berlin. Gerhard recebeu uma correspondência do Brasil, em 1952 - a do envelope acima. Ele começou a busca do paradeiro da Família Rebling a partir desta carta e de uma fotografia  que nos enviou e ilustra esta postagem.
A partir da lista de aprovados do Vestibular, entramos em contato com Thomas Rebling (neto de Otto Rebling),  aprovado no vestibular, via mensagem de uma rede social. O retorno foi imediato e com informações positivas, que de fato se tratava da família de Otto Rebling. Imediatamente, também fizemos as primeiras trocas de informações. Enviamos a fotografia de Otto enviada por Rainer e a família, que era do filho de Otto Rebling, o reconheceu imediatamente. Foi emocionante.
Otto e Charlotte tiveram dois filhos e 3 netos. Otto partiu em 2000 e Charlote a pouco tempo. 
Já entramos em contato com Rainer Zobel e este ficou muito feliz. Estamos prestes a consumar a "Ponte". Aguardamos um envio autorizado da História de Otto Rebling, para deixar esta história para a História e também, a apresentação simultânea das duas famílias.
Rainer nos enviou, então, a fotografia de seu pai Gerhard, que partiu no final do ano de 2019, sem nunca mais ter encontrado o amigo Otto. Mas agora nada impede que as famílias de seus filhos se encontrem.
Gerhard Zobel, amigo e vizinho de Otto Rebling na Alemanha.
Faleceu em 2019
.
Encontro virtual com a Família Rebling do Brasil - 28 de março de 2021
Mais Histórias...

Em 28 de março de 2021, a família de Otto Frity Rebling aceitou nosso convite para um encontro virtual através de uma Live via plataforma do Google Meet
Conversamos e ouvimos um pouco de sua história. Estiveram no encontro, os dois filhos de Otto e Dorothea Rebling: Frank e Christiane Rebling. Também, estiveram a Márcia, esposa de Frank e Thomas, filho do casal, com o qual entramos em contato, quando vimos seu nome de família na lista de aprovados do vestibular 2021.
Otto Frity Rebling, na verdade, nasceu no Brasil,  na cidade de Itapecerica da Serra, cidade da grande São Paulo, em 23 de abril de 1928. Seu pai foi Frity Rebling, nascido na Alemanha e sua mãe, Ludmilla Ahalupa. Percebemos, que o segundo nome de Otto, Frity, foi uma homenagem a seu pai. Geralmente é este nome, que no tratamento íntimo, na Alemanha, é usado para chamar a pessoa. Isso nos faz ter uma idéia de como esse filho foi importante para seu pai, Frity Rebling. Otto teve uma irmã, a Lydia, filha de seu pai e de sua mãe e mais duas irmãs do segundo casamento de seu pai Frity Rebling.

Quando Otto Frity Rebling tinha 10 anos de idade, em 1938, seu pai resolveu retornar para a Alemanha, com a segunda esposa, as filhas deste matrimônio e com o filho. Não sabia ele e a família que, em 1° de setembro de 1939, a Alemanha estaria envolvida no maior conflito da história da humanidade e que que este se estenderia em um período de 6 anos, entre 1939 a 1945, mudando radicalmente a história de todos. Quando a guerra iniciou, a família se separou para sempre. 
Otto foi obrigado a entrar em combate com 16 anos de idade, em 1944
Carta N° 4 de Frity para o filho  no dia de
 seu aniversário, em abril de 1944, quando
completava 16 anos de idade.
Assistiu horrores e tornou-se um homem calado e e desprovido de vontade de contar o que assistiu no front, com tão pouca idade. Quando a Guerra terminou, ele se encontrava em território da Russia. A partir deste tempo, após o fim da guerra, foi residir em Fredersdorf. Não viu mais seu pai Frity Rebling. 
Frank, seu filho, tem guardado consigo, muitas cartas que Frity Rebling enviava para Otto, em plena guerra, para saber sobre ele. Se se encontrava bem, se tinha alimento suficiente e se tinha um bolo de aniversário (esta era um carta enviada em abril, mês de seu aniversário) no dia de seu aniversário. 
As cartas de Frity eram repletas de preocupação com seu filho, que completava  16 anos em abril de 1944. Olhando o teor da missiva, entendemos que Otto Frity Rebling  estava na cidade de Soldin, atual cidade de Myślibórz, localizada no território atual da Polônia

Algumas partes da carta do pai Frity para o filho Otto Frity...

"Meu querido menino!
Hoje é seu aniversário e o que você está fazendo? Hoje, para o seu dia de aniversário, preparamos a primeira salada para a ceia do meio-dia, da janela do aquecedor, como dizem! Produção própria. Tomamos café e comemos bolo pensamos em você e se você tem bolo, também!
Sim, nas condições atuais o bolo  pode não existir. Há apenas uma coisa que não entendo, por que não tenho outra carta sua além daquela em que você escreveu e que chegou em segurança e, a segunda, na qual enviou o cartão do leite. Esta carta minha agora é de Vierte e um cartão de Waldtraut. A partir de agora numerarei todas as minhas cartas para que, quando me escrever, saiba exatamente qual carta está me respondendo. Eu, do meu lado, faço o mesmo. (...) Já escreveu o seu guia no seu endereço? Você já escreveu para a tia e a vovó?
Então, meu menino, tenho todos os tipos de perguntas, e agora me escreva seu endereço completo de Soldin. Você já escreveu?
Então, meu menino, agora me escreva com detalhes para que eu possa saber como você está aí. (...)
Agora, meu menino, estou enviando-lhe as mais calorosas saudações de domingo e desejo a todos, tudo de bom. Escreva para mim logo.
Franz Musebrink ainda está aqui, mas Jupp provavelmente já saiu do distrito de Soldin." Frity Rebling

Soldin, atual cidade da Polônia - Myślibórz. 

Berlin em 1945.
Frity, pai de Otto, morreu no último dia de Guerra, em Berlin, quando a cidade sofreu mais um bombardeio. De acordo com a história, até o final de março de 1945, Berlin sofreu um total de 314 ataques aéreos, com 85 deles ocorrendo nos últimos 12 meses da guerra. 
Berlin - 1945.
Otto FrityRebling - fotografia que estava com  seu amigo
 Gerhard Zobel e que  seu filho Rainer nos enviou.
Seu olhar comunica.
Mais da metade da cidade ficou em ruínas. A estimativa do número total de mortos em Berlin, nesses ataques variam de 20 mil a 50 mil e entre estes estava o pai de Otto Frity ReblingFrity Rebling. Também o resto de sua família, a madrasta e as duas irmãs não sobreviveram.
No Brasil, sua irmã Lydia Rebling recebeu notícias do fim da guerra e que tinha perdido a família. Também imaginava que Otto Rebling morreu.
A família atual de Otto Frity Rebling desconhecia  muitos dos detalhes desta história, porque Otto tinha sequelas do sofrimento e dos momentos passado no cenário de combate, para a vida e evitava falar sobre o que presenciou durante sua juventude passado no período entre seus 11 e 17 anos, quando, então, foi residir no Dorf onde residia Gerhard Zobel, para quem escreveu, quando já estava de volta ao Brasil. Quando foi morar em Fredersdorf,  contava com a idade de somente 17 anos e se encontrava totalmente sozinho de família, na Alemanha. Permaneceu em Fredersdorf, por um período de 5 anos, quando resolveu retornar ao Brasil. Contava então com a idade de 22 anos.
No Brasil conheceu Dorothea Charlotte Elisabeth Goffart (filha Johann Mathias Goffart e de Susanna Goffart) em um Clube alemão, em  Bragança. Casaram-se em 6 de julho de 1956, na cidade de São Paulo - capital no subdistrito da Consolação, mediante o Juiz Luigi Capiobianco. 
Cópia da certidão de casamento de Otto e Dorothea.
Certidão de casamento de Otto e Dorothea.
Do casamento,
 nasceu Christiane Rebling em 20 de novembro de 1959 e em 7 de maio de 1963, nasceu Frank Rebling. 
Frank se casou com Márcia e o casal teve três filhos, os netos de Otto e Dorothea Rebling, que são: Mariana (1999), Thomas (2002) e Estevan (2010).
De acordo com o filho Frank Rebling, que atualmente conta com 59 anos de idade, Otto Rebling, seu pai, trabalhou em muitos lugares e um deles foi na Porcelana Real de Frederico Schmidt, o fundador da Porcelana Schmidt de Pomerode. Falava pouco no idioma português. Um dos motivos que o levava a trabalhar em firmas alemãs ou que produzia para firmas alemãs, onde haviam outras pessoas que falavam alemão. Tinha dificuldades em falar o idioma português.
Otto Frity Rebling faleceu por conta de complicações com câncer, em 2000 e sua esposa Dorothea, em 2019.


A filha e esposa de Otto Rebling: Christiane e Dorothea respectivamente.
A irmã de Otto Frity Rebling - Lydia Rebling. De acordo com relato de Márcia Rebling, Lydia viveu durante anos acreditando que o irmão Otto  também havia morrido na guerra. Foi um trauma que levou para o resto da vida. Lydua se casou com Walter Jäsche e teve uma filha e um filho. O filho é Günther Jäsche (o quarto na foto - da direita para a esquerda) que casou com Ingrid (de rosa) ao lado dele. O casal teve duas filhas: Karin (a segunda da direita para a esquerda) Erika e Klaus (o sexto nessa foto ao lado de sua esposa Amanda). Toda a família mora hoje na Áustria. 
Uma curiosidade

Princesa Dorothea Charlotte Elisabeth.
Fonte: Wikipédia

Na história da Alemanha feudalDorothea Charlotte Elisabeth, foi uma princesa. Exatamente com o mesmo nome da esposa de Otto Rebling. A Princesa Dorothea Charlotte Elisabeth nasceu em 28 de novembro de 1661 em Bandenburg. Seus pais foram Albert of Brandenburg-AnsbachSophia Margaret of Oettingen-Oettingen. A Princesa Dorothea Charlotte Elisabeth morreu em 1705 e está sepultada na Igreja da cidade alemã de Darmstadt.
27 de julho de 2023 - Blumenau SC.




Outubro de 2023



Em Construção... Aguardamos mais informações de ambas as partes entre as quais foi "construída esta ponte!".






 



































Nenhum comentário:

Postar um comentário