sábado, 10 de abril de 2021

São Bonifácio SC - Um pouco de História...


Visitamos São Bonifácio em dois momentos do início do ano de 2021 e tivemos a grata surpresa de encontrar uma cidade muito bonita fundada por imigrante alemães  localizada em uma região da Bacia do Rio Tubarão, distante aproximadamente 80 quilômetros  de Florianópolis.
Encontramos e registramos dezenas de edificações construídas pelo imigrante alemão e também, por seus descendentes ao longo dos vales da bacia, principalmente no Vale do Rio Capivari e de seus afluentes. Estas edificações foram construídas com a mesma técnica construtiva usada pelo imigrante alemão assentado na Colônia Blumenau, Vale do Itajaí, com estrutura composta de madeira encaixada com paus de grandes seções e fechamento feito com tijolos maciços aparentes. A única ressalva, e compreensível sob o aspecto antropológico, é a influência da casa luso/brasileira, na configuração de sua volumetria. Está apresenta um telhado formado por duas águas, porém com uma inclinação menor. Os pioneiros construíram desta maneira - mas desejavam utilizar o sótão, como é usual na Alemanha. Para isso, utilizaram os elementos estruturais de madeira maiores, ultrapassando o pé direito do pavimento térreo, até o sótão, elevando esta altura interna e tornando-o funcional e com mais ambientes para uso.
Com o alongamentos dos elementos verticais de madeira, externamente a edificação construída com a estrutura enxaimel de São Bonifácio fica com a altura (aparentemente) mais alta.














Em postagens posteriores apresentaremos um conjunto de edificações enxaimel em imagens, comentários, história e também, mais uma edição publicada neste Blog - série Cemitérios, apresentando nome dos pioneiros presentes no cemitério de São Bonifácio, que no tempo certo, seus link's serão listados no final deste.
São Bonifácio é um município de Santa Catarina, onde seus munícipes são chamados de são-bonifacenses. Sua área é de 461,3 km² e contava com 2.989  habitantes no último censo. Sua altitude é 421 metros de altitude. Possui oito nucleações urbanas principais, que são: Rio Sete, Rio do Poncho, Rio Atafona II, Alto Capivari, Santa Maria, Rio Canudos, Sede e Santo Antônio. Cerca de 21% de seu território faz parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.
Com relação à vegetação, o município de São Bonifácio encontra-se na área de Domínio do Bioma Mata Atlântica e possui duas regiões ecológicas, sendo estas:a região ecológica da Floresta Ombrófila Densa (Mata Atlântica) e a região ecológica da Floresta Ombrófila Mista (Floresta com Pinheiros). Na região ecológica da Floresta Ombrófila Densa - Mata Atlântica são encontradas cinco formações florestais, sendo que destas, três ocorrem no município de São Bonifácio: Floresta Ombrófila Densa Submontana, a Floresta Ombrófila Densa Montana e a Floresta Ombrófila Densa Altomontana. 
São Bonifácio está na Região Hidrográfica 9 - Sul Catarinense na área da bacia/sub-bacia do Rio Tubarão. São Bonifácio contribui com um dos principais afluentes desta bacia hidrográfica, o Rio Capivari, considerado o maior afluente do Rio Tubarão em sua margem esquerda. O município é formado por 15 microbacias hidrográficas.
Rio Poncho.
São Bonifácio, é reconhecido como a capital catarinense das cachoeiras. Observando sua posição sobre o alto da serra localizada ao Leste de Paulo Lopes e de algumas praias mais lindas do Estado de Santa Catarina, é compreensível a presença de suas belezas naturais e o interesse de pesquisadores e preocupações com o futuro sustentável desta paisagem natural, como é o caso da pesquisa apresentada, em forma de dissertação de mestrado, por Gisele Garcia Alarcon sob o título: Transformação da Paisagem em São Bonifácio SC: A Interface entre agricultores Familiares, as Práticas de uso do Solo e Aspectos da Legislação Ambiental, na UFSC dentro do Programa de Pós-Graduação em Geografia
É visível esta paisagem natural, nos vales na Bacia do Capivari - sub-bacia do Tubarão que, após ser percorrida, é possível observar a presença das cachoeiras, propriedades rurais, marcadas pela presença de edificações construídas com a técnica construtiva enxaimel, caracterizando a identidade local, totalmente inédita em nossas pesquisas.
ALARCON, 2007.
Os municípios limítrofes de São Bonifácio são: Águas Mornas, Anitápolis, Paulo Lopes, Santa Rosa de Lima, Santo Amaro da Imperatriz e São Martinho. 
Localização do Município de São Bonifácio, ALARCON 2007.
História



O processo histórico de ocupação do município de São Bonifácio pelos descendentes europeus tem início nas primeiras décadas do século XIX, quando famílias de origem alemã chegaram à região impulsionadas pela situação econômica e política instáveis da atual República Federal da Alemanha, durante os séculos XVIII e XIX.  ALARCON, 2007.

O Governo alemão organizou "Sociedade de
Proteção  aos Emigrados Alemães" - Charges que
 chegavam  na Alemanha, sobre os maus tratos.
A motivação apresentada por Alarcon é uma das narrativas com as quais, após muitos anos de pesquisa, achamos que a informação não procede integralmente. A colonização na região da Grande Florianópolis, que teve início em 1829, quando chegaram a primeira leva de imigrantes alemães na região (Fundação de São Pedro de Alcântara) e a segunda no estado de Santa Catarina, ocorreram porque o Sul do Brasil que era subdesenvolvido, estava descoberto sob o aspecto segurança nacional, pois os espanhóis estavam avançando militarmente para ocupar e aumentar seu território, através de conflitos armados. Neste período, o Brasil, recém liberto de Portugal não se sentia seguro em pedir auxilio ao país luso ou que este enviasse mais imigrantes para povoar o Sul do país. Buscaram ajuda nos países envolvidos nas Guerras Napoleônicas com soldados "prontos" onde, prometeram, terras, cidadanias e apoio às suas famílias, o que de fato, não aconteceu. Esta situação foi que motivou a criação da Sociedade Protetora dos Imigrantes com sede em Berlin, para estudar o que acontecia com os imigrantes alemães no Brasil. Chegava muitas declamações na Europa, de quebra das promessas, por parte daqueles que propagavam as benfeitorias de migrar para o Brasil. Já escrevemos muito sobre esta questão no Blog. Sugerimos as leituras abaixo (Clicar sobre):
Muitas das famílias de alemães que chegaram no Vale do Capivari eram oriundos da Colônia São Pedro de Alcântara, que não tinham solo apropriado para agricultura e pecuária. Observar o Mapa feito por militares alemães, em 1905 das colônias alemãs no Sul do Brasil. A Colônia Theresópolis (formada pelos atuais municípios São Bonifácio e Águas Mornas), estava no mapa e foi fundada em 3 de junho de 1860, quando o governo imperial assentou  imigrantes alemães, oriundos da região da Renânia e Westphalia. 
A Colônia Theresópolis, formada pela soma de algumas nucleações, entre elas estava os atuais municípios de São BonifácioÁguas Mornas.
Do Site da Prefeitura de Águas Mornas SC.
Neste recorte de tempo, a região da sede do atual município de São Bonifácio tinha assentadas -  de 80 até 180 famílias de imigrantes - número considerável. 
Observamos in loco, conversando com famílias locais, que muitos dos assentados e de seus descendentes, chegaram à região em outro recorte de período histórico. Chegaram após a Segunda Guerra Mundial e estes construíam suas casas ainda, com a antiga técnica construtiva enxaimel como se fazia no século XIX.
Outros motivos também se referem ao desejo pelo “enbranquecimento da raça” do povo brasileiro.
O primeiro núcleo de instalação colonial germânica em Santa Catarina foi o município de São Pedro de Alcântara. A localização desta colônia serviu as estratégias geopolíticas de estabelecer um caminho para o planalto, ligando a antiga Desterro ao município de Lages (PAULI, 2005), ALARCON, 2007.

A citação acima, não precede - narrativas. As famílias de imigrantes eram "assentadas" no meio do mato, onde já existiam proprietários pertencentes as outras etnias e os imigrantes, quase sempre, não foram alertados para estas questões.
Família pioneira de São Bonifácio SC.
Para compreender melhor, São Bonifácio Águas Mornas formavam a Colônia Theresópolis, presente no mapa histórico de 1905 e que foi fundada em 1860 por 41 famílias de imigrantes alemães. O Stadtplatz da Colônia Theresópolis recebeu estas primeiras famílias e ao longo da história foram fundadas outras nucleações urbanas, tal como aconteceu no Vale do Itajaí. Isto aconteceu a partir de 1863, quando novas famílias de imigrantes alemães foram ocupando os rios que desaguam no Rio Capivari e neste mesmo. Muitos colonos foram assentados nas nascentes do Rio Capivari, os vales do Cubatão, Cedro e São Miguel em direção a suas nascentes, povoando a região do atual município de São Bonifácio
Os imigrantes chegavam na Colônia  Theresópolis e ficavam alojados no Barracão dos imigrantes, semelhante ao que corria no Vale do Itajaí - na Colônia Blumenau. Geralmente as mulheres e crianças menores permaneciam neste local, enquanto os homens e meninos maiores seguiam para buscar uma terra para tornar sua propriedade, geralmente terras propícias para o plantio da lavoura para efetuar as primeiras benfeitorias e plantios, novamente, muito semelhante ao que ocorria na Colônia Blumenau. É curioso somente, que não haviam definições e traçados de lotes coloniais como existia em Blumenau. Saiam em grupo e procuravam uma região adequada, com topografia adequada, na qual faziam derrubada da mata, a primeira roça e a construção da casa temporária e depois, buscavam o resto da família.
Novamente, como na Colônia Blumenau, as primeiras família alemãs assentadas  organizavam uma colônia agrícola autossuficiente, a partir da roça, do pomar, e da criação de animais. Enquanto na Colônia Blumenau, o excedente alimentava a recém criada indústria alimentícia, em São Bonifácio este excedente era usado para escambo entre vizinhos.
Anos depois, também surgiu a industria local e também a extração da madeira.

A primeira atividade produtiva voltada ao mercado foi a produção de banha de porco, em meados do século XX. Até o final da década de 1960 esta atividade esteve em franca expansão e absorveu grande parte da economia local. Na década de 1950 foi instalado um abatedouro no município, o que possibilitou a exportação do produto para outros estados do Brasil (EPAGRI, 2005).
A partir da década de 1970, com a expansão do óleo de soja industrializado, a banha de porco começou a perder valor no mercado. Em São Bonifácio o sistema de produção desarticulou-se completamente e a atividade madeireira consolidou-se como uma nova alternativa de renda para a população local. A demanda por madeira pelo setor da construção civil da região da Grande Florianópolis e Tubarão estimulou a implantação de várias madeireiras no município (EPAGRI, op. cit.). De acordo com notícia publicada no jornal Diário Catarinense, no final da década de 1970, São Bonifácio contava com mais de 50 madeireiras (DIÁRIO CATARINENSE, 1993). ALARCON 2007.

Em 1975 foi criado o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Houve um recuo na extração indiscriminada da madeira. 
Atualmente as famílias, junto com a administração pública, estão atentos ao ambiente peculiar e cultural que possuem para receber visitantes para contemplação, descanso e repouso. Está surgindo inúmeras pousadas e também a valorização do casario histórico, muitos destes, são autênticas edificações construídas com a técnica construtiva enxaimel.
São Bonifácio comemora sua fundação em 23 de agosto de 1962 e seu atual prefeito, o qual nos recebeu em seu primeiro dia de trabalho é Laurino Peters. Encontramos o prefeito na Prefeitura que está localizada na Av. 29 de Dezembro, Número 12.
As imagens Comunicam...
Seguindo pela SC 435.


Resquícios da colonização na paisagem antes de chegar no Stadtplatz de São Bonifácio SC.

Propriedade pioneira.










Arte a partir da paginação do tijolo do fechamento mais ou menos queimado - conhecido na Alemanha com o Backsteinexpressionismus. Ver link no final desta postagem.






Íamos encontrando várias  edificações enxaimel, nas propriedades pioneiras ao longo das Estrada que acompanha o Rio Capivari, caminho dos imigrantes. Na próxima postagem apresentaremos um conjunto com comentários e o nome das famílias pioneiras.


Mesma argamassa das fugas, usadas na Colônia Blumenau com fechamentos com tijolos aparentes.















Caminho reto, simétrico dentro do jardim frontal. Outra característica da casa do pioneiro da Colônia Blumenau, encontrado na paisagem histórica de São Bonifácio.
Seguindo...


h







Igrejas de São Bonifácio foram construídas, uma na frente da outra, sendo uma católica e outro luterana, marca a centralidade do Stadtplatz de São Bonifácio.
Igreja luterana.
Igreja católica.
























Hospital. 

Igreja Matriz.



Observar as construções de cenário, que não condiz com arquitetura original construída com a técnica construtiva enxaimel. Arquitetura de gosto duvidoso e de pouca cultura. Refletir sobre.
Contrastes ente a arquitetura original e arquitetura de cenário - Impacto.

Prefeitura Municipal de São Bonifácio.











Entregando o livro Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel para estar na  Biblioteca Municipal de São Bonifácio - nas mãos do Prefeito Laurino Peters.










Rio do Poncho.



















A próxima postagem apresentará um conjunto de edificações construídas com a técnica construtiva enxaimel em São Bonifácio, por famílias pioneiras alemães que deixaram sua contribuição cultural e na arquitetura, na região da Grande Florianópolis.

Referências

ALARCON, Gisele Garcia. Transformação da Paisagem em São Bonifácio SC: A Interface entre agricultores Familiares, as Práticas de uso do Solo e Aspectos da Legislação Ambiental. UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Geografia Florianópolis 2007.


Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:















Nenhum comentário:

Postar um comentário