domingo, 18 de julho de 2021

Projeto Schützenverein – Clubes de Caça e Tiro - Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Rio do Sul SC

Jonas Felácio Júnior e  Rodrigo Färber.
O Projeto Schützenverein Clubes de Caça e Tiro de Rio do Sul – 115 anos de história, memória e identidade cultural foi contemplado na edição 2020 do Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura de Rio do Sul. 
Cátia Dagnoni, Jonas Felácio Júnior, Angelina Wittmann e  Rodrigo Färber.
Projeto foi desenvolvido pelo proponente do projeto, o historiador Rodrigo Färber (fotógrafo de baixa visão com apenas 20%), a pedagoga Tayla Kuhnen e o historiador Jonas Felácio Júnior. A exposição fotográfica relativa ao projeto foi aberta em 1° de julho de 2021, na Galeria de Artes Arno Georg da Fundação Cultural de Rio do Sul. Nós visitamos a exposição em 16 de julho de 2021, onde fizemos alguns registros e ouvimos dois dos autores: Rodrigo e Jonas Felácio.
Segundo os autores, um dos principais objetivos do projeto, além do resgate do acervo histórico fotográfico relacionado às Sociedades de Tiro da região, é a inclusão cultural, através do trabalho desenvolvido pela pedagoga Tayla Kuhnen, possuidora de deficiência visual. A partir das audiodescrições das fotos, Tayla adaptou essas informações para o formato braile, tornando a amostra acessível, igualmente, às pessoas com deficiência visual, possibilitando o acesso destas pessoas à  história e tradições de Rio do Sul.
A exposição estará aberta à visitação durante o mês de julho de 2021
Contato: rodrigofarber@gmail.com ou através do telefone/WhatsApp: (47) 9 8887-9940.


























Trabalho importante pelo resgate de imagens históricas e valorização de práticas culturais e esportivas locais e, com assediabilidade visual, mais ainda!









Nenhum comentário:

Postar um comentário