quinta-feira, 22 de julho de 2021

Projeto Rota do Enxaimel - Pomerode SC

 
Ao longo terceira semana de julho de 2021 recebemos a feliz notícia de que teve o início o projeto Rota do Enxaimel, na cidade de Pomerode, Médio Vale do Itajaí, município limítrofe de Blumenau. O objetivo de seus idealizadores é promover o turismo cultural na região e no Estado de Santa Catarina. O embrião desta intensão é muito antigo e finalmente se concretizou. Foi fundada uma associação dos proprietários - denominada Associação Rota do Enxaimel. O primeiro presidente desta associação é Rogério Siewert da família proprietária da Casa Siewert.
Casa Siewert.
Também existe um Site, que terá a coordenação de um técnico no próximo mês de agosto
Também parte destas iniciativas práticas, haverá um Blog que postará o conteúdo cultural relacionado à Rota do Enxaimel.

O Site é rotadoenxaimel.com.br

Os organizadores avisam que o Site é um esboço do que será profissionalizado  com informações sobre os acontecimentos que envolvam este projeto e momento de lazer, cultura, história, gastronomia.

Um pouco sobre a Rota Enxaimel
A "Rota do Enxaimel" está localizada no Vale do Rio da Luz, onde há várias tipologias na paisagem, com estrutura em enxaimel em satisfatório estado de conservação, em uso, inseridas no entorno original e na paisagem, na qual foram construídas. A "Rota do Enxaimel" está localizada na localidade do Testo Alto, no Vale do Rio da Luz, pertencente às cidades de Pomerode e Jaraguá do Sul (onde também há um conjunto semelhante a esse de Pomerode).
Em Pomerode, o resultado é consequência de um trabalho comunitário, administração pública e dos proprietários que iniciou há mais de 25 anos. É o primeiro conjunto Paisagístico Cultural Brasileiro tombado, enquanto conjunto cultural. De acordo com a portaria IPHAN 127/09, constitui uma paisagem Cultural Brasileira.
Propriedades da Rota do Enxaimel protegidas:

Tombamento Estadual
Casa Strutz (Rua Testo Alto - 2098)
Salão Belz (Rua Testo Alto - 3279)
Casa Hugo Rahn (Rua Testo Alto - 8430)
Casa Zumach (Rua Testo Alto - 7097)

Tombamento Federal
Casa Erwin Arndt (Rua Progresso - 1241)
Casa Ovídio Sievert (Rua Testo Alto - 7875)
Casa de taipa (Rua Testo Alto - Fundos - 9690)
Casa Wachholz (Rua Testo Alto - 6148)
Comércio Haut (Rua Presidente Costa e Silva - 719)
Casa Comercial Weege (Rua Presidente Costa e Silva - 677)

Proteção do Plano Diretor de Pomerode
54 propriedades.






Croqui publicado no livro - centenário de Blumenau - que apresenta toda a estrutura de um lote colonias e suas instalações - presentes junto a muitas destas edificações quase centenárias - como por exemplo - local do pomar, do quintal, o rancho, o jardim, entre outros.


























Família Siewert










































Associação Rota do Enxaimel
Rua Testo Alto 8019 - Pomerode/SC
contato@rotadoenxaimel.com.br
Mapa:


Parabéns pela iniciativa!
Pomerode é sempre um exemplo!


















Nenhum comentário:

Postar um comentário