segunda-feira, 23 de agosto de 2021

A Arte de Sônia Baier - Composição dos Ambientes da Antiga Residência de Carlos Rischbieter - "Norden"

Sônia Baier pintando arte mural de um ambiente externo do "Norden".
Um dos casarões mais expressivos entre muitos (alguns não existem mais na paisagem), na antiga comunidade Altona, atual bairro de Itoupava Seca - Blumenau - está recebendo a arte mural e também, na forma de quadros assinados pela artista Sônia Baier. Estamos em plena pesquisa sobre a revitalização deste casarão, que foi a residência do pioneiro e cervejeiro Carlos Rischbieter. Os ambientes do histórico casarão estão sendo cuidadosamente montados, com requinte e arte, desde os pequenos detalhes. 
"Norden" - inauguração em setembro de 2021.

Aproximadamente um mês antes de sua inauguração, prevista para setembro de 2021, encontramos no local, Sônia Baier em plena atividade artística, em uma pintura mural externa - escala 1 x 1, dominando com maestria e contornando a grande dificuldade que é misturar as cores na palheta, a partir da tinta acrílica, especial para a pintura de paredes de alvenaria, com maestria. É tão detalhista, ao ponto, de que o observador duvidar que a expressão não seja de fato apresentada tridimensionalmente, e duvidar que  tal é o efeito é resultado de perspectiva, luz e sombra e cores cuidadosa e matematicamente aplicadas. 
Pretendemos complementar esta postagem com fotografias das obras findadas e fotografadas com maiores e mais  detalhes.

A artista Sônia Baier
Sônia Baier nasceu em Blumenau em 9 de junho de 1956. A arte fez parte de sua educação desde tenra idade, dentro do seio familiar. Seus pais tinham o hábito de levá-la à museus, castelos, galerias de arte no Brasil e, em outros países, principalmente em países ligados culturalmente à história de sua família através da ancestralidade. Também recebia a motivação através da disponibilidade de livros, tintas, telas e outros materiais, os quais sempre tinha a sua disposição.
Em 1978, ingressou no Curso de cerâmica vitrificada e Pintura em Porcelana, na cidade de Curitiba. Retornando para Blumenau,  iniciou exposições coletivas e individuais. Expôs obras realizadas com cerâmica vitrificada entre 1980 e 1987
Foi vencedora do concurso para a criação do símbolo do II Salão Universitário de Artes Plásticas da FURB.
Graduou-se na FURB, em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas. Em 2000, cursou Especialização em Fundamentos Estéticos e Metodológicos do Ensino da Arte.
Foi professora de Arte no Colégio Santo Antônio /Bom Jesus de 1987 a 2001.
Em 2006 pintou o retrato do pioneiro engenheiro Emil Odebrecht. Este, tornou-se selo dos Correios Brasileiros alusivo ao evento 150 anos da família Odebrecht no Brasil. Também é parte da capa do livro Cartas de Família, Ensaio Bibliográfico de Emil Odebrecht, organizado por Rolf e Renate Sybille Odebrecht.
Retrato de Emil Odebrecht.

Sua expressão artística se dá, principalmente, através do realismo acadêmico clássico e geralmente, na Arte Objeto ou Bio Arte
Trabalha com giz pastel  sobre papel, tinta acrílica sobre tela e parede, a exemplo da arte que fotografamos nas paredes do "Norden". Palavras da artistas sobre sua arte: "A natureza e questões sociais estão presentes na sua leitura de mundo."
Em sua biografia consta inúmeras exposições individuais e coletivas, expondo cerâmicas, retratos em giz pastel e obras elaboradas com tintas a óleo e acrílica. Nos últimos anos tem realizado workshops com adultos e com crianças em escolas públicas e em instituições de amparo a alunos especiais, como também, este projeto de inúmeras peças - dentro de muitos ambientes do "Norden", onde a conhecemos.

As imagens comunicam...






Com o filho Julien Baier.

Schloss Neuschwanstein - Maico Kasmirski e Julien Baier - idealizadores do "Norden". Observar os detalhes da pintura a partir da sensação de tridimensionalidade. Esta pintura mural está localizada no "Keller" - porão.


Arte no banheiro masculino.


Arte no banheiro feminino.

Ambientações através de motivos figurativos medievais - período histórico da arte histórico cultural predominante do "Norden" - alusivo ao pioneiro da região.


Sônia pintando painel para o banheiro feminino.

Sônia Baier pintando o Schloss Neuschwanstein - arte mural localizada no "Keller".


Arte do banheiro masculino.


Parte externa em processo. Sônia ao lado do filho Julien e Maico - idealizadores do "Norden".

Pintura sendo acabada - feita com tinta acrílica para paredes de alvenaria.

Casal trajado tipicamente com trajes do sul da Alemanha. Escala 1x1.





Pintura painel - Schloss Neuschwanstein.































Todas as pinturas apresentadas nesta postagem (prontas ou em inacabadas) são obras feitas por Sônia Baier para o "Norden". Espaço para cultura, arte, música, canto, Bier e gastronomia, que será inaugurado na antiga residência de Carlos Rischbieter localizada na antiga comunidade Altona. Esta história e arquitetura, em breve - aqui no blog.

Em breve, a história da arquitetura do casarão...
 que ambientará o "Norden".
Exemplo positivo:
 cultura, arte, história, arquitetura, lazer e gastronomia.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário