domingo, 1 de agosto de 2021

Ponte Coberta de Warnow - Indaial SC - Patrimônio Histórico Nacional e Parte do Conjunto de Roteiros Nacionais de Imigração

Alemanha
O que aconteceu com a última ponte coberta de Blumenau, de Badenfurt, a qual foi avariada após a circulação indevida de veículos no patrimônio histórico cultural, aconteceu semelhantemente com a ponte coberta treliçada construída sobre o Ribeirão Warnow. 
Em Blumenau, pretendiam retirar  a ponte da paisagem, ao ponto de desenvolver um novo projeto viário para o local contando com uma ponte nova sobre o Rio Itajaí Açu, no bairro de Badenfurt, sem a considerar no lugar onde está a ponte coberta, por mais de um século. Estas pontes, são muito tradicionais e fotografamos algumas, durante pesquisa na Alemanha.
Ponte Preta -  coberta de madeira -  sobre o ribeirão Garcia - Blumenau - demolida na década de 70 do Século XX para dar lugar a construção de uma ponte concreto.

Ponte Coberta de Badenfurt Blumenau - julho de 2014.

A ponte coberta  de Warnow é tão importante, que a fotografamos na década de 1990 e publicamos em nosso primeiro livro: A Estrada de Ferro no Vale do Itajaí - Resgate do Trecho Blumenau-Warnow. Em 2018, tentamos fazer a mesma imagem de mais de 20 anos atrás.
Sua história reporta ao final do século XIX, ao contrário do que afirmou reapresentantes da administração pública de Indaial em reunião do Conselho do Patrimônio. Em 1883, uma das lideranças locais e o primeiro Cônsul do Império Austro-húngaro na Colônia Blumenau, Leopold Franz Hoeschl,  recebeu a incumbência de coordenar a equipe da construção da ponte sobre o ribeirão no Warnow, presente na paisagem até os dias atuais. Link de sua história no final desta postagem.
Ponte sobre o Ribeirão Warnow.

Não somente a ponte coberta de Warnow é importante e tradicional na paisagem histórica do local, como também, o banho de rio. Em 2018, registramos ambos - a ponte coberta e o banho de  rio.




Como estava colocado junto à ponte histórica em 2018, de acordo com o Parecer Técnico 94/2016, a ponte de madeira coberta de Warnow deveria possuir restrições de uso, porque esta é um Patrimônio Histórico Nacional desde o dia 6 de dezembro de 2007 e por isso, faz parte do conjunto dos Roteiros Nacionais de Imigração, parte da publicação do IPHAN nacional.

Veículo que passou pela ponte histórica que
 deverias estar sob restrições.
Não houve respeito às restrições imposta mediante lei. No início do segundo semestre de 2020, uma pessoa no comando de um veículo que transportava uma máquina agrícola, avariou o patrimônio histórico cultural ao ponto de preocupar parte da comunidade que têm estreitos laços com este elemento histórico da paisagem, temendo a sua pronta não recuperação. 

Por que a ponte coberta de Warnow não tinha em seu corpo, elementos que não permitisse este tipo de uso, largura e altura? E as restrições de uso?

Alguém deveria responder por isso e prestar contas à comunidade.
Como já mencionamos na postagem da ponte coberta de Badenfurt - o link está no final da postagem - estas pontes de madeira cobertas são uma tradição da Europa Central e no Sul da Alemanha - fotografamos algumas. No Brasil, eram muito comuns nas regiões colonizados por imigrantes alemães - como é o caso da região da antiga Colônia Blumenau. Faziam parte das construções integrantes das primeiras infraestruturas da região. 








Estas pontes treliçadas tem sua tecnologia pautada na forma de construção e na técnica construtiva das casas enxaiméis, também tradicional na região. Fizemos o levantamento do conjunto de casas do Encano Alto - link do final desta postagem.
Esta ponte coberta está localizada na comunidade que fez parte do ponto final na inauguração do primeiro trecho ferroviário de EFSC, inaugurado em 3 de maio de 1909. Também na comunidade está localizada a capela histórica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com a linguagem arquitetônica conhecida como Backsteinexpressionismus, oriunda do norte da Alemanha. Além de constar com a presença do Ribeirão Warnow, elemento natural estruturador junto com outros, formando uma comunidade original, histórica e peculiar, dentro da cidade de Indaial. Este conjunto não poderia ficar sem a presença integral da histórica ponte coberta.
A ponte coberta de Warnow está localizada na região histórica do Warnow - na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, Indaial SC.




A paisagem não apresentava mais as informações de este era um Patrimônio histórico Nacional.
A paisagem do seu entorno, também se encontra em franca modificação.
Warnow - Indaial SC.
Esta ponte coberta - uma das poucas ainda existentes no Vale do Itajaí, merece ser recuperado e as pessoas responsáveis pela avaria do patrimônio histórico nacional, responsabilizadas. 
Faz parte da paisagem em períodos de diversas gerações. Foi construída em 1936.


Cuidar, salvaguardar e valorizar a História na paisagem, é preciso!

2 de julho de 2021
Arquiteto Fabiano dos Santos.

Em 2 de julho de 2021 - à convite - participamos da reunião do Conselho da Cultura de Indaial, com a presença do Secretário de Planejamento Urbano, arquiteto Fabiano dos Santos. Na reunião, o primeiro item da pauta era a ponte coberta de Warnow.
O arquiteto Fabiano apresentou um projeto contemplado com recursos do estado, para a pavimentação da rodovia que liga Indaial a Ascurra e dentro deste projeto está contemplado o restauro da ponte histórica. Também esclareceu que será construída uma nova ponta, ao lado da ponte de madeira coberta de Warnow, distante 12 metros, distância fora daquele permitido a bens tombados.
Algumas providências, quanto a ponte histórica foram feitas como também a colocação da placa com restrições, mesmo que continue a trafegar caminhões no local. Fabiano que na ponte histórica receberá o tráfego somente de pedestres e ciclistas.
Foi afirmado nesta reunião que a ponte está no único caminho que liga Indaial a Ascurra. Isso não procede.
Foi construída uma empresa para fazer o projeto de pavimentação da rodovia - ligando Ascurra e Indaial e nova ponte seria construída no terreno do Knop. e terá 12,90 m largura., grande impacto para a ponte histórica.

Passando pela ponte coberta de Warnow em 13/04/2023






































Nenhum comentário:

Postar um comentário