quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Siegfried Hipfl - Maestro Siggi da Kapelle Götz Buam - Parte da História do Oktoberfest Blumenau.

Maestro austríaco Siegfried Hipfl  personificação da alegria na forma de música -  Fonte: Site Götz Buam.
Uma das figuras mais carismáticas da história do Oktoberfest Blumenau foi o músico e maestro austríaco Siegfried Hipfl, conhecido em Blumenau como "Maestro Zigui", que na verdade, seu apelido correto era Siggi, como escrito na Alemanha
Siegfried Hipfl, embora residisse na Alemanha, nasceu na Áustria, em 23 de dezembro de 1939. Siggi trabalhava na Alemanha, como Inspetor de Segurança.
Veio a Blumenau, pela primeira vez, para tocar no 2° Oktoberfest Blumenau, em 1985 - junto com a sua Kapelle Götz Buam, que fundou em 1982 - na cidade de Jagsthausen, onde residia. A primeira apresentação da banda aconteceu em um barco escola de mergulho Juist em Neustadt Holstein com a formação contando com 9 músicos
Jagsthausen - Unterfranken - Alemanha - Fonte: All the Cities.
A partir desse momento, a Kapelle continuou a crescer. Além das apresentações no Brasil, a partir de 1985, também se apresentou  nos Estados Unidos, na França e Itália, sempre sob a regência  de seu fundador, o alegre e carismático Siggi Hipfl. 
A responsável por trazer a banda pela primeira vez no Oktoberfest Blumenau foi a rádio alemã Deutsche Welle, através de seu diretor Werner Bader. Esta aproximação da rádio alemã com Blumenau tinha relação com a história particular do radialista blumenauense Henry Fred Ulrich que trabalhou na DW (1972), na Alemanha, e tinha laços de amizade com o Secretário de Turismo Antônio Pedro Nunes. Ulrich muito contribuiu nas primeiras edições do Oktoberfest Blumenau e também, na vinda das duas primeiras bandas alemãs. Há uma entrevista de Ulrich, na qual ele menciona a Götz Buam, que juntamente com a banda do Maestro Helmut Högl, foram as duas primeiras bandas contratadas  do Oktoberfest Blumenau e que ele, Fred Ulrich, participou destes contratos.
Henry Fred Ulrich. 
O recorte de jornal abaixo explica o momento e todo seu significado, a partir de plantio de rosas.
Prosseguindo.
De acordo com o maestro Siggi, as primeiras apresentações da Kapelle Götz Buam no Oktoberfest Blumenau, foram inesquecíveis e para o público da grande festa, também. Siggi afirmou, em uma reportagem do Jornal de Santa Catarina, que nunca tinham visto tamanha sinergia na Alemanha. Achamos muito interessante que o maestro Siggi era austríaco, vivia em Unterfranken (Baixa Francônia) e tocava música do Südbayern - do Sul da Bavária. Coisa desta região multicultural.
Götz Buam se apresentou no Brasil mais de vinte vezes. A última vez que o vimos foi no Oktoberfest Blumenau 2006.
Foi a banda do maestro Siggi que institucionalizou o grito de Guerra "Ein Prosit", durante os brindes feitos a chope no Oktoberfest Blumenau. Também seus músicos e o próprio maestro, chamavam a atenção do público, quando deixavam o palco e se apresentavam sobre as mesas de maneira descontraída e alegres. Surpreendiam os brasileiros que não estavam habituados com a prática, muito comum nas festas sob lona no Sul da Alemanha, onde não somente os músicos usam as mesas e bancos para tocar, cantar e dançar, mas como também são usados como caminhos de deslocamentos, pois os espaços são limitados. Link de nossos registros de uma destas festas, pode ser encontrado  no final desta postagem.
Musikwoche Kiefersfelden, uma das muitas festas tradicionais da Baviera, na cidade de Kiefersfeld. 


O maestro Siggi fez muitos amigos na região e a banda era uma das mais requisitadas nos ambientes do Oktoberfest Blumenau. Na última vez que esteve em Blumenau, o vimos interagir com as crianças que levavam as placas de identificação da banda, durante o desfile -  fazendo uma pequena doação em dinheiro para a pequena que levaria a placa do Götz Buam, de maneira discreta.
Disco de repertório tocado no Brasil.
"Ao relembrar a sua primeira aparição em Blumenau, Siggi Hipfl sorri: “Pensei que fosse Elvis Presley. Foi assim que nos festejaram. ”Os brasileiros, Hipfl e Fischer concordam, são diferentes. “As pessoas lá estão incrivelmente entusiasmadas.” Eles não precisavam do álcool para estar de bom humor. Assim que a banda toca, eles balançam os pés, dançam. Os velhos também. Von Heike Kinkopf - 2006
Dezoito homens representam a música de metais feita à mão - eles podem tocar até 120 canções em uma noite. Eles tocam no palco de acordo com as notas e depois ficam nas mesas do corredor. Von Heike Kinkopf
  . 
"A cidade de Blumenau e sua gente ficou marcada em nossa lembrança. A Kapelle Götz Buam passou agradáveis e inesquecíveis momentos em Blumenau, oportunidade que nos foi dada por dois grandes amigos, Dalto dos Reis - Prefeito de Blumenau e Antônio Pedro Nunes - Secretário de Turismo de Blumenau. quando nos convidaram para participar da II Oktoberfest ficamos contentes. sinceramente, tudo foi maravilhoso e fantásticos. Adoramos Blumenau e sua gente.
Agora estamos felizes por novamente podermos rever nossos amigos durante o III Oktoberfest, de 3 a 19 de outubro deste ano. e para que vocês não nos esqueçam, gravamos um LP em homenagem a Dalto dos Reis, Antônio Nunes e a todos vocês blumenauenses, nossos amigos. Até breve,
Götz Buam
Siggi Hipfl - Maestro.


Mensagem na capa do LP, disponibilizados no Oktoberfest Blumenau de 1986. Percebemos que este texto foi feito por alguém de Blumenau e a história presente nele, destoa daquela colocada nos registros dos jornais de Blumenau e também em publicações na Alemanha. Mas vale o registro. Segue a capa do LP - frente e verso - digitalizada pela blumenauense  Elaine Grassmueck, dona da preciosidade e que gentilmente nos disponibilizou.


Oktoberfest 1985 - Maestro e a realeza da festa.
Admiravelmente vestida de acordo com
sua posição - com Dirdl.
 A Rainha 1985 é 
 Iracema Hinsching.
 Iracema Hinsching, irmã de Vilmo Hinsching - coralista
 do Coro Masculino Liederkranz e o profissional de
restaura as peças de madeira da Casa Husadel.

Fonte: Site Götz Buam.

Desfile Oficial do Oktoberfest Blumenau 2006. Fonte: Site Götz Buam.

Desfile Oficial do Oktoberfest Blumenau 2006. Fonte: Site Götz Buam.

Antes do Desfile Oficial do Oktoberfest Blumenau 2006. Fonte: Site Götz Buam.

Atualmente a banda é chamada de Die Götz Buam.
Percebemos que o  fundador da Kapelle não está na imagem do último trabalho e também, nas fotografias dos últimos trabalhos da banda. Desconhecemos o motivo. 
No entanto, recebemos notícias do maestro e lamentamos compartilhar que Siegfried Hipfl, o "Zigui" para tantos amigos que fez em Blumenau e no Brasil, o maestro  Siggi da Kapelle Götz Buam da cidade francônia de Jagsthausen, partiu em 7 de agosto de 2021, com a idade de 81 anos.
Deixamos este singelo registro de uma das personalidades que ajudou a construir a história do Oktoberfest Blumenau, para a História.
"O Siggi fez a diferença no Oktberfest Blumenau, servido de modelo, ao se apresentar na festa.
Foi um baita professor e líder nisto.
Fizemos contato enquanto estava na Secretaria de Turismo, para homenagear ele. Convidando ele para participar novamente da Oktoberfest Blumenau. Mas já estava debilitado de saúde, infelizmente.
Que descanse em Paz."Ricardo Stodieck. Ex Secretário de Turismo de Blumenau e Ex Diretor da Secretaria de Turismo (da gestão de Antônio Pedro Nunes - idealizador do Oktoberfest Blumenau e organizador das primeiras Oktoberfest's). 

"Em 1986 e 1987, fizemos muitos passeios juntos, pra praia, Vila Itoupava, Pomerode, Brusque e sempre levávamos os instrumentos juntos. Onde chegávamos, tocávamos juntos...Götz Buam e Nüsslberg Buam". Allois Hoffmann - Músico que chegou em Blumenau com a banda Nüsslberg Buam

 "Ich war dabei. Mit 16 Jahren das erste mal in Blumenau. Es war eine schöne Zeit und hat mich fürs Leben geprägt. Mit dem Hipfel war es immer etwas besonderes Musik zu spielen und ich denke gerne an die Zeit. Lieber Siggi. Ich behalte dich in meinem Herzen." Heiko Nied - Músico da Götz Buam na década de 1980.

Tradução:  "Eu estava lá. Com 16 anos, pela primeira vez em Blumenau. Foi um grande momento e me formou para a vida. Com o Hipfel, sempre foi muito especial, tocar música e me traz boas lembranças da época. Querido Siggi, sempre mantenho você no meu coração." Heiko Nied.

"Darauf steht ja noch die Unterschrift meines Vaters Karl...Das freut mich sehr. Die Erinnerungen begleiten mich bis heute. Es war eine wunderschöne Zeit mit vielen herzlichen Begegnungen und besonders großer Gastfreundschaft." Stefan Herzog

 Tradução: "Ainda tem a assinatura do meu pai Karl...Fico muito feliz. As memórias me acompanham até hoje. Foi um tempo maravilhoso com muitos encontros carinhosos e especialmente grande hospitalidade."Stefan Herzog

Segue na melodia da música e na paz.

Adesivo - Década de 1980.
Leituras relacionadas ao tema:
(Basta clicar no título)

Referências

  • Von Heike Kinkopf. Blasmusiker fühlt sich wie Elvis. 24. November 2006. Disponível em: https://www.stimme.de/archiv/neckarsulm-neckartal/sonstige-Blasmusiker-fuehlt-sich-wie-Elvis;art1907,908619. Acessado em 19 de agosto de 2021 - 19:24h.
  • Die Götz Buam - ein musikalisches Erlebnis der besonderen Art. Disponível em: https://www.goetzbuam.de/. Acesso em: 19 de agosto de 2021 - 18:40h.















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário