Estivemos pesquisando a primeira nucleação do Alto Vale do Itajaí e atualmente um dos bairros do município de Rio do Sul - Bela Aliança. Esta nucleação ficou isolada por muito pouco tempo, pois logo se formou a nucleação em torno do Südarm denominação alemã para "Braço" do Sul - como se chamavam os rios mais importantes da região. Südarm era o local onde estava a balsa de travessia do Rio Itajaí do Sul e também nas proximidades do raso, por onde acontecia a travessia das tropas. Tudo isto era próximo ao encontro dos rios Itajaí do Sul e Itajaí do Oeste - formando o Rio Itajaí Açú - onde está localizado a atual municipalidade de Rio do Sul - cuja história escreveremos com as partes omitidas na história oficial local.
Resumidamente, o primeiro morador de Bela Aliança e do Médio Vale do Itajaí, foi o primeiro balseiro contratado por Blumenau, Franziskus Frankenberger, que era professor na sede da colônia. Permaneceu no cargo por pouco tempo.
Frankenberger chegou ao local em 7 de setembro de 1892 e após um ataque indígena, com mortes, largou tudo e saiu da região com a roupa do corpo - deixando tudo para trás. Este incidente não impediu que no local se desenvolvesse a povoação, com a presença da igreja e da escola fundada por imigrantes alemães. Contaremos esta história mais detalhadamente em uma outra postagem, como também, contaremos a história de Südarm, Bella Aliança e Rio do Sul, denominações alinhadas aos períodos históricos do atual município de Rio do Sul, que apresenta muitos nuances e fatos históricos fora da história oficial.
As povoações, que surgiram quase simultaneamente, foram Bela Aliança com a presença da residência do primeiro balseiro Frankenberger, depois, Lontras, Matador e Cobras. Em um determinado período histórico foi criado o Distrito de Blumenau - Bella Aliança que tinha como território - a soma territorial da região onde estava a residência de Frankenberger e da região onde estava a balsa - Südarm. Convenientemente, com a criação do município de Rio do Sul, o centro administrativo do distrito, que estava localizado em Bela Aliança, passou a ser no local onde estava a balsa, neste momento denominado Rio do Sul e Bela Aliança - tornou-se o bairro do novo município. Todo este processo, sob a batuta do líder italiano Ermmembergo Pellizzetti, sócio de outro italiano, o engenheiro ferroviário da EFSC Gino Lotto (mais ou menos nesta época - a ferrovia chegou à região), também será detalhadamente contado em uma postagem especial.
Esta postagem ficará aberta e será complementada com mais registros deste cemitério histórico do Alto Vale do Itajaí.
As imagens comunicam...
Contribuições espontâneas...
Dia 31 de agosto de 2021.
Daiana Graziela Fuchs
"Meus trisavós Fuchs estão sepultados nesse cemitério! Em 2018 estive no local pela primeira vez! Se chamavam:
Hermann Fuchs e sua esposa Bertha Fuchs, ela nascida Ziesemer."
Hermann e Bertha Fuchs junto com o filho mais novo Max Fuchs. |
Dia 31 de agosto de 2021.
Claudenir Mohr
"Já estive nesse cemitério diversas vezes, a propósito moro nas proximidades. Willy Hering, que da nome a rua principal do bairro, também está enterrado ali . Sua lápide se sobressai as outras devido sua imponência."
Dia 31 de agosto de 2021.
Charles Rudolfo Kuhlmann
"Johann G. Kuhlmann, imigrante que deu origem à minha família no Brasil jaz neste local."
Muito obrigada pela gentil contribuição para a História.
Em breve, a história desta comunidade e imagens. A comunidade com a história mais antiga do Alto Vale do Itajaí. Também efetuaremos mais registros para esta postagem.
A seguir, estão listadas as postagens de pesquisas relacionadas a cemitérios, principalmente, em cemitérios da região do Vale do Itajaí e depois do Estado de Santa Catarina, em nossos momentos de descanso e de pesquisa. Para acessar, escolha um dos títulos e Clique duas vezes sobre o mesmo.
- Cemitério I - Cemitério Luterano Centro - Blumenau
- Cemitério II -Cemitério São José - Blumenau
- Cemitério III - Cemitério De Encano - Indaial SC - Jardim da Saudade
- Cemitério IV - Cemitério de Warnow Alto - Indaial SC - Comunidade Polonesa
- Cemitério V - Cemitério da Linha Popi - Itapiranga SC
- Cemitério VI - Testo Alto - Pomerode SC
- Cemitério VII - Cemitério da Igreja Luterana - Rio do Sul SC
- Cemitério VIII - Massaranduba SC
- Cemitério IX - Rua Bahia Blumenau
- Cemitério X - Comunidade entre Trombudo Central e Braço do Trombudo SC
- Cemitério XI - Cemitério Itoupava Central
- Cemitério XII - Igreja da Paz - Pomerode - Cemitério do imigrante
- Cemitério XIII - Warnow Alto - Indaial SC
- Cemitério XIV - Itoupava Central - Cemitério - Blumenau SC
- Cemitério XV - Ascurra - Comunidade Centenária - Ilse - Cemitério - Indaial SC
- Cemitério XVI - Comunidade Alto Paraguaçú - Distrito de Itaiópolis SC
- Cemitério XVII - Cemitério de Canelinha SC
- Cemitério XVIII - Cemitério Católico e Luterano - Teresópolis - Águas Mornas SC
- A igreja Luterana de Rio do Sul - referencia visual dentro da cidade do início do Século XX - e sua análise atual
- A igreja (Luterana) - Rio do Sul - Cemitério e sua análise atual
- Caspar David Friedrich
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário