domingo, 26 de setembro de 2021

O Livro “Colloqvia Oder Tischreden Doctor Martini Lutheri" do século XVI - Princípio do Luteranismo é resgatado pelo Instituto Cultural Soto (ICS)


Um livro raro do início do luteranismo foi resgatado em Santa Catarina pelo Instituto Cultural Soto - ICS. O livro resgatado foi publicado no século XVI -  precisamente do ano de 1571 e é considerada uma das mais raras edições desta obra que, entre outros autores, teve contribuição especial de Johannes Aurifaber e Martinho Lutero. Seu título é “Colloqvia Oder Tischreden Doctor Martini Lutheri" e é encontrado na internet para aquisição. Uma das ofertas que encontramos, estava sendo ofertado em dólar - no valor de 3.017,45 dólores.
O Instituto Cultural Soto (ICS) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público fundado em Santa Catarina no ano de 2005 e desde então atua no desenvolvendo de museus e exposições itinerantes, resgatando e promovendo a história, cultura e o esporte.


Valor do livro na net.
Colloqvia, ou Discursos de mesa Doutor Martini Lutheri, na verdade é um compilado do ideário de Martinho Lutero, principalmente argumentações contra os estudiosos Leuthen. No livro estão presentes quase todos os artigos publicados - da nova religião - o protestante luterano - acompanhado do ideário que envolve assuntos peculiares à religião, perguntas e respostas, questões históricas, questões religiosas das muitas doutrinas, desta, consolo, conselho, profecia, advertência e administração, relatórios e instruções a serem conhecidas pelo clero e comunidade. Inicialmente o livro foi compilado por M. Anthonio Lauterbach, depois Hernacher compôs em certas comunidades Locos e de muitos outros eruditos do período. Collectaneis foi complementado  Johannem Aurifabern  em 2 partes no 1 volume.

O livro foi editado, através de impressão manual, em Frankfurt/Main, por Peter Schmid und Sigmund Feyerabend e tem mais de 450 anos.  Possui 892 páginas
O resgate da obra foi feito por Jules Marcelo Rosa Soto e Marcondes Marchetti. 
Segundo Jules Marcelo Rosa Soto, curador geral dos acervos do Instituto Cultural Soto (ICS) e dos Museus da Univali, de acordo com o WorldCat – maior catálogo bibliográfico do mundo, trata-se do primeiro exemplar disponível no Brasil e o 11° no mundo

Johannes Aurifaber (1519-1575) 

Joannes Aurifaber muitas vezes assinava seu nome como Vimariensis ou Vinariensis de Weimar para não confundir com o teólogo contemporâneo Johannes Aurifaber Vratislaviensis, de Breslávia.
Aurifaber estudou de 1537 a 1540 na Universidade de Wittenberg, onde ouvia palestras de Martin Luther, e mais tarde tornou-se professor do Conde de Mansfeld. Na guerra de 1544-45 acompanhou o exército no campo de batalha prestando serviço de assistência religiosa, e depois foi secretário particular de Lutero - cargo que ocupou até a morte do líder religioso, em 1546.
Em  1547 passou seis meses na prisão junto com Johann Friedrich I da Saxônia, que tinha sido capturado pelo imperador, Carlos V. Manteve por alguns anos o cargo de pregador da corte, em Weimar, mas devido as disputas teológicas, foi obrigado a demitir-se deste cargo em 1561. Em 1566 foi nomeado para a igreja luterana de Erfurt, onde residiu até a sua morte, em novembro de 1575. Erfurt, cidade onde morou o naturalista Fritz Müller.
Sua contribuição na publicação de livros, além da primeira coleta de Jena das obras de Lutero (1556), reuniu e publicou, em Eisleben entre 1564-1565, vários escritos não incluídos nesta edição. Publicou também as "Cartas" de Lutero (1556, 1565), e Tischreden (1566). 


Ainda quanto ao livro recuperado pelo ICS, o livro possui formato clássico diferenciado, do século XVI, medindo 22 cm x 33,5 cm. Soto esclarece que esta informação representa se tratar de uma obra acessível às pessoas da casta - nobreza e clero. A obra está em bom estado para a sua idade, embora sem a capa. Faltam algumas páginas que foram disponibilizadas digitalmente pela Biblioteca de Frankfurt, as quais foram impressas e anexadas no livro.
O livro foi tombado e colocado no acervo de obras raras do ICS (n.03317) e estará disponível à pesquisadores, na Biblioteca do Centro Cultural da Marinha em Santa Catarina, localizada no Forte de Santa Bárbara, centro de Florianópolis, mediante solicitação prévia à curadoria - Soto.

Para "folhear" o livro via on line (outro exemplar) - Clicar sobre“Colloqvia Oder Tischreden Doctor Martini Lutheri"

Nota
Temos um livro em nosso acervo, aparentemente muito antigo igualmente. Trata-se de uma bíblia escolar editado igualmente manualmente com texto em gótico. Lamentamos somente a ausência das primeiras folhas, entre elas a folha de rosto, onde possivelmente estariam a data de publicação. 
Teríamos grande alegria se este livro se juntasse a esse outro tão bem guardado pelo Instituto Cultural Soto. Doaríamos com alegria.
Segue imagens.








Um comentário

Bíblia de Lutero.
Observando os dois livros apresentados nesta postagem: “Colloqvia Oder Tischreden Doctor Martini Lutheri" e "Schulbibel" percebemos que estão livros publicados  no idioma alemão. Isto foi possível por duas questões históricas importantes: a invenção da prensa feita por Johannes Gensfleish, conhecido como Gutenberg, em meados de 1455 e a tradução da bíblia feita por Martin Luther  - Martinho Lutero, para o alemão em 1534 (37 anos antes da publicação do livro do século XVI recuperado pelo ICS). Esta tradução, junto com o Dicionário alemão dos Irmãos Grimm, é responsável pela evolução da moderna língua alemã e também, em trazer à tona, o teor do livro religioso a grande parte da população, que não lia em latim e este era usado erroneamente por católicos mal intencionados.


Um registro para a História!












Nenhum comentário:

Postar um comentário