segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Casa pertencente antiga ferrovia EFSC demolida em Barra do Trombudo - Rio do Sul SC

Edificação pertencente ao patrimônio histórico arquitetônico ferroviário localizada na Barra do Trombudo - Rio do Sul SC.
 A última vez que estivemos no local da Caixa D'água próxima a estação da Barra de Trombudo, foi em janeiro de 2008, quando terminávamos nossa pesquisa para a Dissertação de Mestrado da UFSC Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade. Registramos e entre os registros estava a casa do agente da estação. 



Estação de Barra de Trombudo - Rio do Sul SC.



Em 21 de agosto de 2021, quase 14 anos depois, retornamos ao local e registramos o que restou da edificação história. O patrimônio ferroviário regional foi demolido. A caixa D'água que abastecia a máquina à vapor ferroviária será relocada para o pátio da estação de Matador, porque está em um local pouco visível, de difícil manutenção, de pouca valorização e visibilidade. Em Matador, onde está acontecendo o  resgate, recuperação de máquinas, leito ferroviário e da própria estação, em pleno uso pela comunidade. Há um projeto em andamento, coordenado por um grupo de voluntários, prefeitura de Rio do Sul e de Lontras.

As imagens comunicam...
Casa do Agente e Caixa D'água - Barra do Trombudo SC










 Registro para a História do Vale do Itajaí.
A História da memória ferroviária.
Para ler o livro "A Ferrovia no Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina - Clicar sobreA História da Ferrovia no Vale do Itajaí.










Nenhum comentário:

Postar um comentário