quinta-feira, 2 de setembro de 2021

171° Aniversário de Blumenau - 2021 - Na Palmenalee - Rua das Palmeiras - Sem a Casa Branca

Nosso registro para a História do 171° aniversário da cidade - em 2021 - ano ainda singular e com a presença da pandemia de Covid 19. Diferentemente dos anos anteriores, focamos no registro do espaço  histórico, com objetivo de deixar material e informação para a História. 
Não pretendíamos fazer este registro, contando somente com a nossa presença e a de Roberto Wittmann, como ocorreu no ano de 2020, primeiro ano de Pandemia e, o titular da Pasta ligada à Fundação Cultural de Blumenau, não nos permitiu acesso ao evento que aconteceu de maneira restrita. Mesmo assim, fomos até o Stadtplatz, no Centro Histórico de Blumenau e fizemos os registros - link listado no final desta postagem.
Ao longo desta ano que passou, a  comunidade de Blumenau foi informada que o conglomerado da Havan, deseja construir sua 5° loja na cidade - no Centro Histórico. 
Local da loja - Dentro do Centro Histórico de Blumenau.
Explicamos neste vídeo o que está em jogo, como mestre em urbanismo, história e arquitetura da cidade.
Resolvemos registrar imagens do Centro Histórico de Blumenau, sem a presença da loja de departamentos - e homenagear Blumenau no dia de seu 171° aniversário. Para isso, convidamos a comunidade para estar no local, e estar junto nestes registros e homenagens. Não insistimos em propaganda, pois acreditamos que deve ser algo alinhado à consciência de cada um sobre a importância deste espaço.
Assim escrevemos, junto à fotografia da obra de Élio Hahnemann - a qual fotografamos do original exposto na parede da Fundação cultural de Blumenau.

C o n v i t e .....

Amanhã, na data que Blumenau completa seu 171° aniversário, estaremos registrando e homenageando sua história no Boulevard Wendeburg - Wendeburg Allee, a conhecida Rua das Palmeiras, parte do primeiro Plano Urbano feito por estes pioneiros, não somente de Blumenau atual, mas de todo o Vale do Itajaí.
Você que dança, toca, faz parte da cultura e aprecia a história da Colônia Blumenau - participe. Você que reside em algum município que fez parte desta história e fez parte desta grande colônia, participe, se puder. Registraremos para a História.
Nós, como fazemos em todos anos, nesta data, estaremos registrando este espaço e todos que ali se encontrarem fazendo parte desta festa - sem a presença da "Casa Branca", para a História.
Escolhemos este quadro que ilustra este importante convite, o qual fotografamos da parede da Fundação Cultural de Blumenau, por sua beleza, arte e simbologia.
A chegada do 17 pioneiros em 1850, na foz do Ribeirão da Velha, retratado em 2002 por Élio Hahnemann.
Amanhã a partir das 9:00h, na Rua das Palmeiras - No Centro Histórico de Blumenau, encontrando amigos, fazendo música (Bandoneon, gaita, flauta e outros instrumentos de sopro, cordas....música é tudo de bom), danças, pinturas, performance....
Vamos festejar Blumenau, no seu Centro Histórico.
Nós estaremos registrando a partir das 9:00h - para a História.
Obra de Élio Hahnemann de 2002 - retratando a chegada dos primeiros 17 pioneiros, desembarcando na foz do Ribeirão da Velha, fotografado na parede da Fundação Cultural de Blumenau, localizada no edifício da antiga prefeitura municipal. 

E assim aconteceu.

Dirigimo-nos para a Palmenalee - a linda Rua das Palmeiras, via que estrutura a centralidade histórica de Blumenau desde o século XIX, contando com as edificações públicas, comerciais e residenciais importantes para a Colônia Blumenau, Blumenau e apresentando o cenário da história da sociedade das primeiras décadas da cidade. 
Não "podemos muito", mas podemos deixar o registro deste espaço, com a presença importante de pessoas que se sensibilizaram  e perceberam a importância deste aniversário, que poderá ser o último sem a construção Kitsch em uma das extremidades da Palmenalee e nos pés da centenária Igreja do Espírito Santo, atualmente em processo de restauro.

Registo para a História - Rua das Palmeiras, Centro Histórico de Blumenau - comemorando o 171° aniversário da cidade - Sem a "Casa Branca".

As imagens (Históricas) comunicam...(E farão parte de meu novo livro):
Chegando ao Centro Histórico pela Rua XV de Novembro, antiga  Wurststrasse, "estrada da linguiça". Vimos o antigo edifício da Prefeitura Municipal de Blumenau que era então, Câmara e Cadeia., localizado na frente da Praça Hercílio Luz, antigo porto fluvial que marca o extremo oeste da Palmenalee, Rua das Palmeiras.


Monumento do Imigrante, localizado na Praça Hercílio Luz -
 antigo porto fluvial.


Edifício América, de acordo com Dra. Rafaella Albereci da Promotoria Pública, recebeu autorização para demolição. Este está construído em APP no terreno no Antigo Náutico América.

Monumento: Voluntários da Pátria. Inaugurado no centenário do alistamento - em  8 de outubro de 1965.



O Local de nossa Homenagem - Palmenalee - Rua das Palmeiras - Projeto idealizado pelo fundador - Hermann Blumenau

Residência de Hermann Wendeburg - grande personalidade da História de Blumenau - a edificação mais antiga do Vale do Itajaí - Ano de 1858.



Neste cenário vivia, trabalhava, orava, estudava, se divertia, parte da sociedade da Colônia Blumenau.


Descaso da administração pública. Ausência de cuidado e manutenção com o espaço histórico do Vale do Itajaí.

Local ambicionado pelo investidor da cidade de Brusque - em Blumenau, para construir a "Casa Branca".

Vizinhança com a centenária igreja histórica - Igreja Espírito Santo, em processo de restauro.

Um pouco mais do vazio urbano, que poderia ser aproveitado de outra maneira e de acordo e com respeito ao espaço histórico - que receberá a "Casa Branca" - registro para a História.
O Projeto da loja de departamentos com sede em Brusque, foi aprovado em 28 de julho de 2021.

Relembrando como aconteceu a aprovação do Projeto no Centro Histórico de Blumenau
A reunião ocorreu às 14:00h, do dia 28 de julho de 2021.
Resumidamente, durante a reunião, no momento da análise deste projeto, antes dos pareceres, Ramon Benedett,  representante do Instituto Histórico de Blumenau IHB, leu uma carta do Presidente da instituição apontando procedimentos não aprovado por esta  no prosseguimento dos trabalhos nesta reunião e esta se retirou do Conselho antes da votação. Também, o  IAB, após seu voto "Não" e mediante a aprovação se retirou igualmente do Conselho, não de acordo com a tramitação deste processo da análise e aprovação do projeto em questão. Sua representante, a arquiteta Amanda Tiedt sugeriu que mais conselheiros seguissem o exemplo do IAB, o que não aconteceu. 
O projeto, nesta reunião do dia 28 de julho estava sendo apresentado para uma segunda análise - descrição da primeira análise no final desta postagem. Foi sugerido que o projeto fosse ajustado de acordo com apontamentos sugeridos pelos conselheiros, na primeira reunião, para que este pudesse ser realizado. Antes da segunda reunião acontecer,  Luciano Hang enviou um recado aos blumenauenses - de que não mudaria o projeto e quem sairia perdendo, caso este não fosse executado, era a cidade. Como se esta construção Kitsch acrescentasse alguma coisa à cidade, naquele local do Centro Histórico. Em 28 de julho de 2021, na reunião do COPE, o projeto retornou sem receber  modificações sugeridas. De acordo com o jornalista Evando de Assis, os interessados na implantação do Projeto tiveram contatos e confabulações com conselheiros do COPE, antes da reunião de 28 de julho. O projeto, como foi solicitado e alardeado pelo proprietário do conglomerado, não foi alterado e o conselho teve uma outra formação  a partir de nomes diferentes. A reportagem do jornalista Evandro de Assis esclarece este ponto - transcrita abaixo.
Como representante dos responsáveis do Projeto, falou o ex Prefeito de Blumenau Félix Theiss, desprovido de polimento e com pouca paciência àqueles que apresentavam argumentação técnica sobre a implantação da Loja no Centro Histórica de Blumenau. 
Muitas foram as manifestações, onde a maioria mostrava seu posicionamento contrário à implantação da Loja de Departamento nos pés do elevado onde está localizada a centenária Igreja Luterana do Espírito Santo. Destacamos a fala da Arquiteta Juliana Dreher de Andrade de Florianópolis, que, entre outras coisas, observou que o turista não frequentará mais o Centro Histórico para "Ver uma loja da Havan", pois há este tipo de loja, em sua cidade de origem. Também mencionou que este modelo Kitsch está na contramão da publicidade "Tipo carimbão de fachadismo". Nós apresentamos igualmente, sob um olhar técnico o nosso posicionamento e compromisso em deixar os fatos esclarecidos e nomes para a História. Participou da reunião do COPE que tem caráter público -  a Procuradora da República Rafaella Alberici que trabalha na área de meio ambiente, na qual está incluído discussões sobre o patrimônio histórico, caracterizando a presença do Ministério Público Federal.
 Procuradora da República Rafaella Alberici. 
A Votação dos Conselheiros - Processo 2020/4157 – Comércio – Rua Alwin Schrader nº 44 (Terreno P3)
Lembramos que foi apresentado o mesmo projeto, desprovido de alterações solicitadas na reunião anterior do conselho.
Para esta segunda análise, houve mudanças de nomes dos representantes do Conselho que deliberavam. Assim sendo, 12 pessoas decidiram por uma alteração radical desprovida de gosto, com grande impacto e consequências irreversíveis sob ponto de vista urbanístico, em uma região da cidade de Blumenau e do Vale do Itajaí (antiga Colônia Blumenau) dotada de mais de 170 anos de história - representando interesses de um grupo formado pelo proprietário da loja e algumas pessoas com algum poder e representatividade em Blumenau, à mercê de toda a sociedade. 
Pela grandiosidade do impacto e tamanho do empreendimento - deveria haver uma conscientização formal, oficial e técnica, seguido por plebiscito popular. Mas isto não interessa para o grupo misto formado, que deseja implantar o projeto no local do Centro Histórico de Blumenau.

A eleição. 
Votos Sim - 12

Fred Manke 
SEPLAN - DD/DRCU - SIM

Monica Andrade de Moraes Vieira
SEMED - SIM

João Paulo Taumaturgo
SEPLAN DMU/DG - SIM

André Machado
CREA - SIM

Tadeu Avi
SECOVI Blumenau e Região - SIM

Arquiteta Patricia Schwanke (Fundador do Blumenau Antigamente)
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO URBANO - SIM

Engenheiro Marcos Bucco
Sinduscon  - SIM

Luisa Borda
SECTUR - SIM

Camila Dix
IDIVI - SIM

Nilson Passarin
Sedec - SIM

Sylvio Zimmermann Neto (Secretário da Secretaria Municipal da Cultura)
SMC - SIM

Carlos Alberto Pintarelli
AMPE - SIM

Votos Não - 3

Advogado Herley Ricardo Rycerz Junior
OAB - NÃO

Arquiteta Amanda Tiedt
IAB - NÃO (E nos retiramos do Conselho caso este projeto seja aprovado)

Arquiteto Guido Paulo Kaestner Neto
FURB - NÃO

Ramon Benedett   IHB - pediu renuncia da cadeira antes da votação  - (Poderia ter sido mais um voto NÃO e ficaria registrado na História).

Registro para a História - do espaço - no 171° aniversário de Blumenau



















Ausência de plano de cidade.














uu































Biblioteca Municipal - Neste local estava localiza a Nova Escola Alemã - Neu Deutschschule.


Quem chegou para homenagear  Blumenau no dia de seu aniversário, no Centro Histórico, sem a presença da "Casa Branca", foi o Grupo Folclórico Alemão Eintrachten. Trouxeram, além da dança, a música da Die Familie Liesenberg.
Sua presença trouxe frescor e alegria à Palmenalee.  Também esteve presente, o Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau, Clay Schultze, pessoas da comunidade que nos acompanham nas redes sociais e até mesmo, Lilian Annuseck, fotógrafa, que também registrou este especial aniversário de Blumenau, para a História.
Não faltarão registros, no futuro.






























No final desta perspectiva - será construída a loja de departamento - a "Casa Branca".












Grupo Folclórico Alemão Eintrachten.





















Como os netos de Stefan encontrarão o Centro Histórico de Blumenau? 













Em breve  - Vídeos.





Clay Schultze e Maico Kasmirski.







Lilian Annuseck.










Die Familie Liesenberg.


























                                 
                                    











































    



Mausoléu da Família Blumenau.











Mais um ano de existência da cidade de Blumenau!
Qual será o Centro Histórico que deixaremos para as futuras gerações? 
O único e original Centro Histórico.
Um pouco dessa história...

Depois de contatos no Brasil, pesquisas e um plano, Hermann Blumenau retornou à Alemanha  para dar início ao seu projeto de fundar uma colônia agrícola no Brasil.
Após um trabalho intenso de propaganda no território da atual Alemanha, o fundador da Colônia Blumenau conseguiu reunir um pequeno grupo de pessoas para imigrar para o Vale do Itajaí - Brasil, onde já existiam famílias residindo. O embarque do grupo aconteceu no mês de junho de 1850. Depois de 84 dias de viagem, chegaram no Rio de Janeiro. No veleiro, Blumenau trouxe mudas de roseiras e árvores frutíferas.
Hermann Blumenau veio na frente do grupo e encontrou o local da foz do ribeirão da Velha abandonado. Neste, estavam velhas cabanas com um velho escravo paralítico e uma escrava, sua companheira. Também, tinha um engenho de serra, que não funcionava. Não haviam plantações, somente um pasto com algumas vacas. 
Foz do Rib. da Velha
Este era o quadro existente, quando chegaram na foz do Ribeirão da Velha, o sobrinho de Hermann Blumenau - Reinold Gärtner e os primeiros 16 moradores da Colônia Blumenau que simbolicamente surgia neste momento. O grupo viajou da Alemanha para o Brasil com o Veleiro Christian Mathias Schröder. 
Nos primeiros tempos, a data de fundação de Blumenau era comemorada no dia 28 de agosto de 1852, sendo que seu 25° aniversário foi comemorado no dia 28 de agosto de 1877.

Para ler mais sobre a História de Blumenau - Clicar sobre: História - Blumenau SC
Obra de Élio Hahnemann de 2002 - retratando a chegada dos primeiros 17 pioneiros, desembarcando na foz do Ribeirão da Velha, fotografado na parede da Fundação Cultural de Blumenau, localizada no edifício da antiga prefeitura municipal. 

Os Pioneiros

  • Reinhold Gaertner - 26 anos de idade, solteiro, natural de Brunsvique, sobrinho de Hermann Blumenau;
  • Franz Sallenthien - 24 anos, solteiro, lavrador, também natural de Brunsvique;
  • Paul Kellner - 23 anos, solteiro, lavrador, igualmente de Brunsvique;
  • Julius Ritscher - 22 anos, solteiro, agrimensor, natural de Hannover.
  • Wilhelm Friedenreich - com 27 anos de idade, alveitar, natural da Prússia, casado com ...
  • Minna Friedenreich - 24 anos de idade, possuindo o casal os seguintes filhos; 
  • Clara Friedenreich - com 2 anos de idade; 
  • Alma Friedenreich - com 9 meses.
  • Daniel Pfaffendorf - 26 anos de idade, solteiro, carpinteiro, natural da Saxônia; 
  • Friedrich Geier - 27 anos de idade, solteiro, marceneiro, natural de Holstein;
  • Friedrich Riemer - 46 anos de idade, solteiro, charuteiro, natural da Prússia.
  • Erich Hoffmann - 22 anos de idade, ferreiro, funileiro, também da Prússia;
  • Andreas Kuhlmann - 52 anos de idade, ferreiro, igualmente da Prússia, acompanhado da esposa; 
  • Johanna Kuhlmann - 44 anos de idade, e das filhas; 
  • Maria Kuhlmann - 20 anos de idade; 
  • Christine Kuhlmann - 17 anos.
  • Andreas Boettcher - 22 anos de idade, solteiro, ferreiro, natural da Prússia.




















Os primeiros imigrantes eram da religião protestante luterana. Logo que aportaram, iniciaram a construção de novos ranchos, fizeram derrubadas, limpezas de terrenos e plantações. 

A a história seguiu até este ano de 2019, onde a sociedade da cidade de 
Blumenau tem vários eventos para comemorar seu aniversário de fundação - e um deles é o simbólico desfile pela principal rua da cidade, que é a Rua XV de Novembro. Desfile é uma das tradições trazidas pelos pioneiros - e que não tem nada a ver com o "desfile de carnaval".


Para ler sobre a tradição dos desfiles - Clicar sobre: A Tradição e a origem do Desfile

Desde os primeiros momentos de fundação, o fundador procurou interligar as regiões de sua colônia e desta para outras regiões do Estado de Santa Catarina, com caminhos, picadas e até com uma ferrovia, cujo primeiro trecho foi inaugurado somente 60 anos após a fundação e antes da emancipação e retalhação, existia estações desta ferrovia em pelo menos 5 dos atuais municípios emancipados (Indaial, Ascurra, Apiúna, Lontras e Ibirama) e que no período, ainda era Colônia Blumenau. 
Dois  de setembro é uma data onde toda esta região pode comemorar a história comum, que foi forçada a mudar seus rumos na década de 1930, por ações políticas do Nacionalismo do governo de Getúlio Vargas.

Um presente - para o Blog e para a região

Para festejar o aniversário de Blumenau de 2020, escolhemos de maneira aleatória, imagens de locais do Vale do Itajaí  que em algum período da história, foi Colônia Blumenau e publicamos nas redes sociais para festejar a data importante, com todos. 
Logo depois, fomos agradavelmente surpreendidos com o trabalho de arte sobre estas fotos feito por Antonio Sávio Tonon que atualmente reside em São José dos Pinhais no Paraná, mas que tem sua história ancestral na Colônia Blumenau. Tonon coloriu e restaurou as fotografias históricas que apresentamos e devolveu-as, em forma de "comentário". 
Antonio Sávio Tonon
Antonio Sávio Tonon 

Nasceu  em 09 de julho de 1964 no hospital Cruzeiro, cidade de Rio do Sul - Alto Vale do Itajaí. Residiu com a família no bairro Barragem até junho de 1982, quando mudou-se para Curitiba, com a idade de 18 anos. Residiu nesta cidade até o ano de 2015, quando, em março deste mesmo ano, mudou-se para São José dos Pinhais. Seu pai é natural da cidade de Rio do Sul e sua mãe da cidade de Ibirama. Seu avô é imigrante italiano e migrou para o Brasil com 6 anos com seus irmãos e pais. Primeiro chegaram na cidade de Tubarão, depois, se mudaram para Ascurra e depois, mudaram-se em 1910, para Bella Alliança - atual cidade de Rio do Sul
Nunca se desligou da Região onde nasceu e tem planos de retornar. Atuante nas páginas de plataformas on line que focam esta região catarinense e o que despertou o seu desejo de colorir esta imagens históricas postadas por nós. seu trabalho foi, praticamente, de um dia e, as devolvia como "comentário" sob a foto postada  original.
Para fazer seu trabalho em fotografias históricas, faz uso de um programa livre encontrado gratuitamente em sites para colorir o básico, que resume-se em vegetação, água, céu, terra e pele. Tonon trabalha um pouco mais alem do apresentado e denota cores às edificações, vestuários, correções, entre outras. 
Disse-nos que trabalha nos sites Colorize FM e no Site Colorize SG. Mas explica, que eles corrigem e colorem somente a natureza, tudo o mais é com ele, que dá um toque de desenho, pesquisa histórica e arte, como colorização de roupas, tecidos, veículos, casas e quando o programa se equivoca com os tons naturais mesmo, como tons de pele. É preciso retocar. É desenhista paisagista, artista desde garoto e possui o dom de desenhar e disse-nos: "Aí fica fácil 'pintar'!". Começou a atividade da manipular cores, como curiosidade. Atualmente trabalha em troca do que as pessoas lhe pagam para restaurar fotografias importantes de família e outras.
Resta-nos dizer somente: Muito obrigada pelo presente à Colônia Blumenau, no dia de seu 170° aniversário.

Um presente...
As imagens históricas da Colônia Blumenau restauradas e coloridas por Tonon.
Presidente Getúlio - Território da antiga Colônia Blumenau. Atual Rua Mirador, Centro. Muito antes da chegada das primeiras famílias à região onde hoje é Presidente Getúlio (1904), Emil Odebrecht já tinha estado no local 41 anos antes. No dia 14 de janeiro de 1863, o engenheiro Emil Odebrecht iniciou sua primeira expedição no interior do Vale do Itajaí Açu. Foi um dos fundadores de Hammonia em 1897. Seu objetivo era de localizar as nascentes do grande Rio Itajaí Açu, estruturador natural das muitas povoações e do próprio Stadtplatz da Colônia Blumenau.

Rua XV de Novembro - Blumenau, defronte ao atual Teatro Carlos Gomes.

Homenagem ao Imigrante - dia 25 de Julho, com a presença do C.C. 25 de Julho de Blumenau.

Imigrantes trentinos (1875) e seus primeiros filhos nascidos no Brasil. Em pé : Antonio Dee Pin (de Luigi), Massemino Moser (de Nicolà), Antonio Tonet (de Francesco), Benniamino Fruet (de Valentino), Germano Depiné ( de Carlo), Luiggi Sardagna. Sentados: Giovanni Battista Fiamoncini, nonno Titi - de Bernardo,  Nicola Moser, Giovanni Tonet, Valentino Fruet, Giacomo Furlani.

Hammônia - Atual Ibirama.

Bella Alliança - Atual Rio do Sul SC. Fonte Arquivo Municipal Histórico de Rio do Sul. Foto Pastor Grau.


Cia Jensen - Itoupavazinha Blumenau.

Hansa Hammonia - atual Ibirama. A cidade de Ibirama atual, antiga Hansa Hammônia, completou em março, 86 anos de emancipação. Está situada em um território de 247,348km2, possui 18.097 habitantes (dados de 2013) e um PIB per capita de R$ 16.943,84. Muitos dos imigrantes que vieram para a região o fizeram por intermédio de companhias colonizadoras, empresas que se comprometiam a assentar determinado número de imigrantes em uma região e a dotá-los de áreas providas de serviços públicos necessários, por meio de contratos de colonização com o governo brasileiro, em troca de uma gleba de terra. As companhias faziam investimentos em meios de transporte, nas obras iniciais de colonização e cediam aos colonos, terras e equipamentos gratuitamente ou pelo preço de custo, além de, também, empregarem agentes recrutadores, hábito que sempre ocorria na prática. Gradativamente, a colônia em expansão se desenvolvia urbanisticamente e ficava mais fácil atrair novos interessados em nela residirem, pois a terra se valorizava cada vez mais. Por meio da valorização, o negociante de terras recuperava o capital investido e obtinha lucro sobre as transações. Por volta de 1895, uma das áreas mais valorizadas da bacia do Itajaí, banhada pelo Rio Hercílio, começou a ser colonizada por meio de concessão dada à Sociedade Colonizadora Hanseática, sediada em Hamburgo, Alemanha. A concessão era de 650 mil hectares e compreendia toda a área da bacia do Rio Hercílio. De acordo com a narrativa de Niels Deeke, verificado posteriormente, foi a área da concessão real, foi de somente 170mil hectares, não chegada na época, mas 25 anos após. Embora a área fosse munida de potencial geográfico, estava isolada da sede da colônia Blumenau e, por conseguinte, do porto fluvial. Nos primeiros tempos de fundação era chamada de Die Hansa. No dia 7 de novembro de 1897, saíram da localidade de subida, o Presidente da Sociedade Colonizadora Hanseática - A. W. Sellin, o Eng. Emil Odebrecht, mais sete homens. Subiram o rio Itajaí Açu de canoas, até chegarem na confluência com o Rio Itajaí do Norte, onde passaram a noite. No dia 8 de novembro chegaram à Barra do Ribeirão Taquaras, onde foi oficializada a fundação da Colônia Hammônia. Após analise, concluíram ser o local adequado para a nova cidade. Em abril de 1898, Emil Odebrecht e os agrimensores Theodor Kleine e Johann Denk, inciaram as medições dos lotes de terras, e a providenciar o mapa hidrográfico do Rio Hercílio e seus afluentes. Com a quantia de um pequeno valor, construíram um galpão para os imigrantes que estava pronto já no final do ano. O primeiro morador oficial da Die Hansa, mais tarde Colônia Hammônia - Willy Lüderwald e sua esposa, chegaram em julho de 1899. A família ficou instalada no galpão dos imigrantes e Lüderwald, ficou com o cargo de administrador do mesmo. O agrimensor José Deeke assumiu a direção da colônia e mantinha ligações diretas com as lideranças do Stadtplatz da colônia de Blumenau. “Hammonia” significa “Hamburgo”, cidade e porto alemão em que era situada a sede da “Sociedade Colonizadora Hanseática”, fundadora e responsável pelas Colônias Hanseáticas: “Hansa-Hammonia” (Ibirama), “Hansa-Humbolt” (Corupá), “Itapocu”, em Joinville, e um núcleo colonial em São Bento do Sul. “Hammonia” foi a denominação dada pelos invasores romanos, no início da era cristã, à mais importante das cidades hanseáticas da Alemanha. (Blumenau em Cadernos, Tomo XXII, nº 7, julho de 1981, p. 195). Assim que começou a assentar os imigrantes em um dos pontos de convergência de grande número de imigrantes, bem como a instalação da sede da colônia, percebeu-se a necessidade de se construir uma ferrovia que ligasse a Colônia Hammônia à sede da Colônia Blumenau, uma contribuição grande para que este projeto fosse efetuado. Face aos precários meios de transporte estaduais, na época, o caminho aberto até Aquidaban,e o trajeto entre Blumenau e a sede da nova Colônia Hansa Hammônia eram difíceis e penosos, mormente se se considerar que os imigrantes eram, em geral, portadores não só de ferramentas e utensílios indispensáveis ao desbravamento de seus lotes, mas ainda de grandes caixas de roupas, objetos caseiros e até peças de mobiliário. (SILVA, 1972, p. 152). Ver menos


Rua XV de novembro - Blumenau.

Aurora SC - Acervo Arquivo Histórico de Rio do Sul.

Fecularia de F. Raun - Lontras - Colônia Blumenau.

Fotografia do Pastor luterano de Bela Aliança Pastor Grau - atual Rio do Sul, viajante no Alto Vale - caminho de comércio entre o Stadtplatz da Colônia Blumenau o oeste do estado e a serra catarinense.

Trem da Estrada de ferro Santa Catarina no trajeto localizado em Blumenau próximo às oficinas, junto a Rua Bahia, estrada colonial que subia para o Alto Vale do Itajaí, passando por Indaial, Ascurra, Apiúna, Lontras....

Trombudo Alto - Atual Agrolândia SC.

Schützengesellshaft Blumenau. Nove anos depois da fundação da Colônia Blumenau, no dia 2 de dezembro de 1859 - aniversário do imperador do Brasil - D. Pedro II, aconteceu a fundação da Sociedade de Atiradores de Blumenau - Schützengesellshaft Blumenau. A Homenagem é algo cultural e inerente aos imigrantes alemães, que vinham de um sistema que teve origem no Feudalismo e naturalmente, nutriam respeito ao líder maior dentro do sistema , que poderia ser o feudal. O Imperador era o senhor máximo. Schützengesellshaft Blumenau foi instituído por um grupo de imigrantes, integrantes e voluntários na organização da comuna, criada pelo Sr. Blumenau. Esta iniciativa resultou na primeira de muitas Sociedades de atiradores, centros esportivos e culturais que foram fundados na Colônia e depois, no município de Blumenau. Os estatutos da Sociedade foram aprovados em 1863 - consolidado pelo ofício enviado pelo Sr. Pedro Leitão da Cunha ao Sr. Hermann Blumenau com o seguinte teor: "Palácio do Governo, de Sta Catarina, 13 de julho de 1863. Nesta data aprovo os estatutos da Sociedade do Tiro, que me foram apresentados pelos colonos Victor Gilsa, Carlos Guilherme Friedenreich e Dr. Bernardo Knoblauch, dessa colônia, com as seguintes restrições que V. Mcê. lhes fará constar pelos meios que julgar mais conveniente: 1° que a casa seja colocada em um ponto distante de qualquer povoação e das vias públicas; 2° que o terreno seja cercado e elevado da parte onde se haja de colocar o alvo, se sorte que não ocorra o menor perigo de ofender-se qualquer pessoa, que por ali passe; 3° que nas horas de exercício não sejam admitidos no centro pessoas estranhas a ele, nem expectadores que fiquem ao alcance dos tiros; 4° que a Sociedade deverá ter um número limitado de armas, não podendo exceder de dez, devendo cada colono ter a pólvora somente que for precisa para o número de tiros que houver de dar em cada exercício. Cumpre que V. Mcê. tenha toda vigilância e cautela nestes exercícios, de modo que não se deem abusos, pelos quais fica responsável. Deus guarde a V. Mcê. Pedro Leitão da cunha". Os sócios fundadores: Carl Wilhelm Friedenreich; Heinrich Pettermann; Jacob Louis Zimermann; Jayme Dittmar; Rudolph Oswlad Hesse; Victor Gärtner; Victor von Gilsa. Em função da 1° Guerra Mundial , a Sociedade teve suas atividades encerradas no período entre 1917 e 1921. Em 1938, adotou o nome de Sociedade de Atiradores de Blumenau. De 1939 a 1940, aconteceu o aquartelamento do 32° Batalhão de Caçadores no Clube. Em 1944, adotou-se o nome de tênis Clube Tabajara e em 1946, passou-se a chamar Tabajara Tênis Clube.

Rua XV de Novembro ´Blumenau.

Estação, casa do agente da Estrada de ferro Santa Catarina - Hansa.

Agronômica SC.

Irmão de Fritz Müller - Professor August Müller.

Pastor Hermann Faulhaber.

Propriedade de um imigrante alemão no Alto Vale, início do século XX - foto do Pastor Grau - Acevo do Arquivo Histórico de Rio do Sul.

Estação Ferroviária de Ibirama SC.
Trecho a Estrada de Ferro Santa Catarina - localidade de Apiúna....

Tipologia enxaimel da centralidade de Blumenau início do século XX, com aspectos da casa urbana, através da presença do alpendre sobre a porta principal. 


Homenagem ao Imigrante - dia 25 de Julho de Blumenau - Presença da Banda Municipal de Blumenau.

Vila Pouso Redondo - local de pouso dos tropeiros que iam do Rio Grande do Sul para São Paulo.

Ituporanga SC ainda com a presença da Floresta.

Hansa Hammonia - atual Ibirama.
Rua XV de Novembro, com igreja católica aos fundos - construída com a linguagem neogótica. Responsável por sua construção foi o padre alemão Josef Maria Jacob.Waschstraße - antiga picada conhecida Estrada da linguiça....ligava as duas foz dos ribeirões da velha e do Garcia.
Igreja do Espírito Santo - Igreja Luterana Centro Blumenau.Dentro da história de Blumenau Colônia, no princípio, durante a ocupação dos primeiros lotes coloniais, a partir da segunda metade do Século XIX, foram construídas igrejas temporárias, posteriormente, com o uso da técnica conhecida por eles e o estilo do período, reproduziram suas primeiras edificações religiosa em solo brasileiro. Com o passar de algumas décadas, ocorreu algumas mudanças no método e uso da técnica de construir. A expressão arquitetônica praticada no período das chegada dos primeiros imigrantes na região do Vale do Itajaí, era oriunda da técnica construtiva enxaimel, isto nas construções residenciais. As igrejas, quase em uma unanimidade seguiam o estilo romântico (Século XIX) com características do Neogótico. Estilo com traços do gótico mais a influência das culturas exóticas do oriente e do Egito, caracterizando, então, o estilo eclético (mistura de estilos e linguagens). Não foi diferente com uma das primeiras igrejas do Vale do Itajaí - a Igreja do Espírito Santo, Igreja Protestante de Confissão Luterana, do Stadtplatz da Colônia Blumenau, ou do centro. A Igreja do Espírito Santo está localizada na primeira centralidade do Vale do Itajaí e dentro de um plano cuidadosamente planejado e elaborado pelas primeiras lideranças locais - primeiros imigrantes. Está localizada em uma das "pontas" de um "eixo", onde na outra, está o antigo porto fluvial, uma das principais portas de entrada dos imigrantes que chegaram durante as primeiras décadas da História à região, principalmente, aqueles oriundos do porto de Itajaí. Arquitetura - Seu projeto foi assinado por Heirich Krohberger, dentro da linguagem neogótica, com planta octogonal (23 de setembro de 1877). Observamos a "não funcionalidade" da planta octogonal. Predominou o efeito decorativo, destaque para os adornos de origem asiática. Pode-se dizer que pretendeu seguir o cultural Estilo neogótico, mas com pouca exploração de suas principais características. Foram adotados os vitrais, porém em pouca quantidade. A posição dos vitrais está voltado para o Sul, onde a luminosidade do sol é menor. Tentou-se fazer uma arquitetura dentro da cultura vigente da época com todos os seus significados, porém com a presença de inovações - novo. Adotando a mudança da planta (octogonal) e a forma de uso da abóboda central. Explorou-se muito pouco a liberação das paredes da estrutura principal, com o uso dos vitrais. Desta forma, se poderia ter conseguido mais leveza e transparência interna. Isto não significa que não possua uma beleza arquitetônica única e com personalidade e com lastro histórico.


Estação Ferroviária de Blumenau - a primeira, no local onde está construída a prefeitura com o fachadismo que lembra o enxaimel.

Presidente Getúlio.Rua Mirador, Presidente Getúlio. Ao fundo, torre da Igreja Evangélica.

Rua XV de Novembro - Blumenau. 
Foto feito sobre o morro rua Padre Jacobs, com a igreja antiga aos fundos e a rodoviária, a segunda de Blumenau, no primeiro plano. Na parte superior funcionava um hotel. Atualmente é um edifício comercial. 






Morro Pelado em 1908 durante as obras de construção do trecho Blumenu a Hansa. 

Ponte Ferroviária de Ibirama - a primeira ponte construída sobre o Rio Itajaí Açu. 

Estação de Itoupava Seca - Blumenau. 
O segundo presente é nosso

Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:

  1. 170° Aniversário de Blumenau - 2 de Setembro de 2020 - Com Lockdown e Presentes em forma de imagens
  2. Momentos - 169° Aniversário de Blumenau - 2 de setembro de 2019
  3. Desfile do 166° Aniversário de Blumenau
  4. Momentos de 2 de setembro - 164º Aniversário de Blumenau 2017
  5. Clic - Momento do dia 2 de Setembro - Homenagem no Mausoleu
  6. Uma História que iniciou muito antes da chegada de Blumenau - Peter Wagner
  7. Homenagem ao Imigrante - Monumento do Imigrante
  8. 192 Anos de Imigração Alemã no Brasil
  9. Havan - A "CASA BRANCA" no Centro Histórico de Blumenau - mais de 170 anos de História
  10. Projeto da Loja Havan no Centro Histórico de Blumenau Aprovada por 12 Pessoas - três dias Após Homenagem ao Imigrante
  11. Nacionalismo no Vale do Itajaí
  12. Fritz e Hermann - Dois Personagens da História
  13. Dona Emma e sua História - Um Pedaço da Colônia Blumenau
  14. Gastronomia - Sülze
  15. Colônia Blumenau - Final do Século XIX - Fotografia
  16. Wandschoner - Panos de Parede
  17. A Tradição e a origem do Desfile
  18. Elesbão Pinto da Luz - Comissário de Polícia de Blumenau
  19. O primeiro Prefeito e Primeiros Vereadores de Blumenau
  20. August Müller e seu Diário - Colônia Blumenau
  21. Cidade - Edifícios novos no centro de Blumenau
  22. Voluntários da Pátria - Imigrante alemães da Colônia Blumenau
  23. Residência da Família Blumenau - Texto da Filha do fundador
  24. Fritz Müller - Fur Darwin
  25. Refletindo...Cultura e o idioma alemão
  26. Hermann E. L. Wendeburg - Diretor Interino da Colônia Blumenau
  27. Salto Weissbach
  28. Peter Christian Feddersen
  29. Heinrich Hosang – Primeiro Cervejeiro de Blumenau
  30. Cemitério - local de visitação e História
  31. Blumenau - Crescimento desordenado e aparente
  32. Entrevista do Otto Rohkohl - Primeiro Diretor da EFSC
  33. Loja maçônica na colônia Blumenau - Zur Friendenspalmer
  34. Schützengesellshaft Blumenau
  35. August Müller e Hermann Müller - Irmãos de Fritz Müller
  36. Centro histórico de Blumenau - Stadtplatz - Ontem e Hoje
  37. Local do Primeiro Escritório de Hermann Blumenau
  38. Kulturverein - Die Colonie Blumenau - Cooperativi...
  39. Pomerode - Localização e Igrejas históricas
  40. Carl Hoepcke - Uma personalidade da História Catar...
  41. Um passeio pelo Bairro de Itoupava Seca e um pouc...
  42. Poesia de um descendente de Pomerano - brasileiro
  43. Emil Odebrecht e os Caminhos ligando Blumenau ao litoral
  44. Construção sobre Antigo Porto Fluvial em Blumenau ...
  45. Enxaimel e História na paisagem - Uma tarde Doming...
  46. Blumenau - Frederico Guilherme Busch.
  47. São Pedro de Alcântara
  48. A Prainha...Praça Juscelino Kubitschek de Oliveir...
  49. Schützenverein Eintracht
  50. Primeiro Núcleo Urbano de Blumenau - Stadtplatz
  51. Hermann Bruno Otto Blumenau - De 1819 até 1846 - S...
  52. O "Alemão" de Pomerode
  53. Rua das Palmeiras e o Museu da Família Colonial
  54. Da Associação dos Proprietários de Imóveis Antigo - Instituto Bertha Blumenau
















Em construção e sob revisão!!




















Nenhum comentário:

Postar um comentário