quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Setembro - Época de "Olho de Boneca" em Blumenau - Ano 2021

 Neste período do ano floresce, em muitos jardins de Blumenau e região, a florzinha conhecida como "Olho de Boneca".

Nome Científico: Dendrobium nobile
Sinonímia: Dendrobium formosoanum
Nome Popular: Olho-de-boneca, Dendróbio
Família: Orchidaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Ásia
Ciclo de Vida: Perene

A mais popular de todas as orquídeas é também a que apresenta maior rusticidade e facilidade de cultivo. As cores variam. A coloração mais comum é a branca com as extremidades rosadas e o labelo com o centro arroxeado bem escuro, transmitindo a sensação de ser um olho. Seus pseudobulbos apresentam coloração verde clara a amarelada.
Todos os dendróbios são epífitos, isto é, desenvolvem-se sobre o tronco das árvores. Elas não são parasitas. Utilizam as árvores como suporte e proteção para o seu crescimento e podem ser cultivadas sobre as árvores. Inicialmente devem ser amarradas com barbantes ou "trapo de tecido de algodão" com um pouco de barro sobre suas raízes.
Também, podem ser cultivadas em vasos, de preferência de barro, madeira ou cerâmica, bem forrados com pedriscos para sua drenagem. O substrato pode ser composto de uma mistura de cascas de árvores, carvão vegetal, cascas e fibras de coco, entre outros materiais próprios para epífitas. Não enterre o rizoma (caule paralelo ao solo) ao plantar seu Dendróbio, ele deve ficar sobre o substrato
Devem ser cultivados à meia-sombra ou pleno sol (apenas para locais frescos e ventilados), com regas freqüentes no verão e reduzidas no inverno. A adubação deve ser suave e diluída, preferencialmente orgânica, como torta de mamona e farinha de ossos. Para aumentar suas flores, basta ficar atento aos novos baraços, que nascem com raiz. Basta lascá-los com a raiz, tendo um nova planta e amarrá-los na mesma árvore ou em uma nova, com um pouco de barro.

Em Breve Vídeo

As imagens comunicam...


































































































































t





Setembro, mês de cores e perfume no ar. 
Mês de "Olho de Boneca"...
É uma festa no jardim.

Orquídea que marca os jardins de Blumenau e região,...
A cada nova geração.





Nenhum comentário:

Postar um comentário