terça-feira, 28 de setembro de 2021

Estação Ferroviária da EFSC de Ilhota SC - Não foi demolida

Durante nossas  pesquisas sobre a ferrovia Estrada de Ferro Santa Catarina - EFSC, iniciadas em 1996 e terminada em 2008, recebemos a informação de que a estação ferroviária de Ilhota fora demolida. Também lemos no material de pesquisa  do pesquisador ferroviário nacional Ralph Mennucci Giesbrecht, na época, de que a estação havia sido demolida em 1982. Sua informação foi atualizada (25 de janeiro de 2015), pois o blog assim permite, percebemos agora, consultando seu trabalho, para esta postagem de que esta está ainda no local. Na época da nossa  pesquisa, também, recebemos a informação, na cidade de Ilhota, que de fato, assim teria acontecido - sua demolição. Este dado foi publicado no livro "A Ferrovia no Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina".
Do livro A Ferrovia no Vale do Itajaí Estrada de Ferro Santa Catarina.

Também, neste ano de 2021, uma pessoa que lia o livro A Ferrovia no Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina, atualizava-nos com sua leitura e, após a sua visita aos locais mencionados no livro - comentava sobre os mesmos conosco. Visitou muitos locais e quando visitou Ilhota nos alertou sobre a existência da estação da Ilhota no local. Resolvemos colocar o nome da estação ferroviária  no "busca", o qual nos mostrou sua localização exata. Falamos com a Diretora de Eventos da Fundação Cultural José Izidro Vieira de Ilhota e ela confirmou as informações desencontradas e contou-nos que na casa reside uma família, que de acordo com o registros de  Ralph Mennucci Giesbrecht de 2010, já faz algum tempo, pois ali já verificou-se grades nas janelas e a ocupação residencial.
Portanto, aqui deixamos a atualização das informações, com o compromisso de atualizar o conteúdo na nova edição do A Ferrovia no Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina, cuja primeira edição, está esgotada.

Estação de Ilhota

"Organizado por Marcos Konder e Silveira Júnior:
Anuário de Itajaí – 1949
Composto e impresso nas Oficinas da Impressora Aurora Limitada, Itajaí S. Catharina
Estrada de ferro S. Catarina: A via férrea de Itajaí-Blumenau, arrendada ao Governo do Estado, atacou os seus serviços, sob a fiscalização do engenheiro Joaquim Breves Filho, em 1926, subdividindo-os em tarefas que iam do ponto inicial da cidade até ligar com a Estrada de ferro Santa Catarina em Blumenau.
O leito em parte coberto com trilhos, as obras de arte, a estação “Dr. Vereza”, construída em Itaipava, na bifurcação do ramal que devia ir a Brusque e até 77 Alguns destes documentos foram encontrados no Setor de Documentos Especiais de Biblioteca Central da Universidade federal de Santa Catarina. 235  o Ribeirão do Ouro, a drenagem e o aterro dos trechos de Ilhota ao Itajaí-mirim e outros serviços achavam-se em pleno andamento, quando a revolução de 1930 interrompeu os trabalhos. 
Quando a Segunda República reencetou os trabalhos da estrada de Ferro Santa Catarina mudou-se de orientação: os serviços do trecho de Itajaí foram paralisados sine die, dando-se preferência ao prolongamento até Rio Do Sul e ao Planalto serrano. Quando se voltou a cogitar da ligação com Itajaí, achou-se de melhor alvitre a contruir-se de cima para baixo, dando-se início à ponte sobre o rio Itajaí-Açu, e a construção da linha até Gaspar e Ilhota. "

A estação ferroviária de Ilhota  está localizada no km 19,32 foi inaugurada com o prolongamento da linha, de Blumenau até Itajaí, em 1954. Sua arquitetura segue a linha Art Decó. Arquitetura dotada de linhas retas e simples, com platibandas e maquise sobre a plataforma de embarque e desembarque. - localizada próxima à linha férrea. Fachada oposta - caracterizada pela simetria - marcada no seu centro, com a presença de uma grande porta de acesso das pessoas. A rampa junto à plataforma de embarque e desembarque construída com grandes blocos de granitos, a exemplo de outras estações desta histórica ferrovia. Geralmente o único elemento que permanece na paisagem - em muitos dos locais onde estava construída uma estação da EFSC ao longo desta ferrovia.

A estação nos anos 1960 -Acervo ABPR-PR - Fonte: GIESBRECHT.

A estação em 1971. Autor desconhecido - Fonte: GIESBRECHT.

A antiga estação em 13/11/2010. Foto Marcelo Frotscher - Fonte: GIESBRECHT.

A antiga estação em 13/11/2010. Foto Marcelo Frotscher - Fonte: GIESBRECHT.







Registros da Estação Ferroviária de Ilhota - 20 de setembro de 2021.








Referências

GIESBRECHT, Ralph Mennucci. Estações ferrovi[árias do Brasil - E. F. Santa Catarina (1954-1971), ilhota. Disponível em: http://www.estacoesferroviarias.com.br/efsc/ilhota.htm. Acesso em: 29 de setembro de 2021.

WITTMANN, Angelina C. R. A ferrovia no Vale do Itajaí: Estrada de Ferro Santa Catarina: Edifurb, 2010. - 304 p. :il.

Leituras complementares (Basta clicar sobre o título)


























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