Do livro A Ferrovia no Vale do Itajaí Estrada de Ferro Santa Catarina. |
Estação de Ilhota
"Organizado por Marcos Konder e Silveira Júnior:
Anuário de Itajaí – 1949
Composto e impresso nas Oficinas da Impressora Aurora Limitada, Itajaí S. Catharina
Estrada de ferro S. Catarina: A via férrea de Itajaí-Blumenau, arrendada ao Governo do Estado, atacou os seus serviços, sob a fiscalização do engenheiro Joaquim Breves Filho, em 1926, subdividindo-os em tarefas que iam do ponto inicial da cidade até ligar com a Estrada de ferro Santa Catarina em Blumenau.O leito em parte coberto com trilhos, as obras de arte, a estação “Dr. Vereza”, construída em Itaipava, na bifurcação do ramal que devia ir a Brusque e até 77 Alguns destes documentos foram encontrados no Setor de Documentos Especiais de Biblioteca Central da Universidade federal de Santa Catarina. 235 o Ribeirão do Ouro, a drenagem e o aterro dos trechos de Ilhota ao Itajaí-mirim e outros serviços achavam-se em pleno andamento, quando a revolução de 1930 interrompeu os trabalhos.Quando a Segunda República reencetou os trabalhos da estrada de Ferro Santa Catarina mudou-se de orientação: os serviços do trecho de Itajaí foram paralisados sine die, dando-se preferência ao prolongamento até Rio Do Sul e ao Planalto serrano. Quando se voltou a cogitar da ligação com Itajaí, achou-se de melhor alvitre a contruir-se de cima para baixo, dando-se início à ponte sobre o rio Itajaí-Açu, e a construção da linha até Gaspar e Ilhota. "
A estação ferroviária de Ilhota está localizada no km 19,32 e foi inaugurada com o prolongamento da linha, de Blumenau até Itajaí, em 1954. Sua arquitetura segue a linha Art Decó. Arquitetura dotada de linhas retas e simples, com platibandas e maquise sobre a plataforma de embarque e desembarque. - localizada próxima à linha férrea. Fachada oposta - caracterizada pela simetria - marcada no seu centro, com a presença de uma grande porta de acesso das pessoas. A rampa junto à plataforma de embarque e desembarque construída com grandes blocos de granitos, a exemplo de outras estações desta histórica ferrovia. Geralmente o único elemento que permanece na paisagem - em muitos dos locais onde estava construída uma estação da EFSC ao longo desta ferrovia.
A estação nos anos 1960 -Acervo ABPR-PR - Fonte: GIESBRECHT. |
A estação em 1971. Autor desconhecido - Fonte: GIESBRECHT. |
A antiga estação em 13/11/2010. Foto Marcelo Frotscher - Fonte: GIESBRECHT. |
A antiga estação em 13/11/2010. Foto Marcelo Frotscher - Fonte: GIESBRECHT. |
Referências
GIESBRECHT, Ralph Mennucci. Estações ferrovi[árias do Brasil - E. F. Santa Catarina (1954-1971), ilhota. Disponível em: http://www.estacoesferroviarias.com.br/efsc/ilhota.htm. Acesso em: 29 de setembro de 2021.
WITTMANN, Angelina C. R. A ferrovia no Vale do Itajaí: Estrada de Ferro Santa Catarina: Edifurb, 2010. - 304 p. :il.
- O Livro On line: A FERROVIA NO VALE DO ITAJAÍ - Estrada de Ferro Santa Catarina - 10 anos de publicação
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EU MORO nessa rua e ainda tem esra estçao uma pena se acaba assim
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