sábado, 18 de setembro de 2021

Hercílio Stahnke - Recebe Homenagem do Coro Masculino Liederkranz no seu 100° aniversário.

Hercílio Stahnke nasceu em Warnow - Indaial em 15 de setembro de 1921 e comemorou seu 100° aniversário no Lar Santa Clara - Blumenau, onde recebeu homenagem de seus companheiros de canto coral, coralistas do Coro Masculino Liederkranz, observando as diretrizes do isolamento social, não adentraram o ambiente do Lar. 
O coralista Hercílio Stahnke estava na fotografia da primeira apresentação do Coro Masculino Liederkranz, quando este retornou como coro novamente, saindo da Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes e começou a cantar no C.C. 25 de Julho de Blumenau, em 1962. O evento era no concerto de natal daquele ano, onde a sede ainda era uma pequena construção de madeira.

Apresentação do Coro Masculino Liederkranz na noite de natal no C.C. 25 de Julho de Blumenau, onde Hercílio Stahnke cantava.




C.C. 25 de Julho de Blumenau em 1962.
Hercílio Stahnke acompanhou as mudanças sociais, espaciais, culturais e econômicas da cidade de Blumenau e região, contando com os companheiros do Coro Masculino Liederkranz, que completou em 2019, 110 anos de existência. 
Lembramos que efetuamos o registro do 90° aniversário de Herr Stahnke, depois de um ensaio festivo do coro. Nesta data de 2011, que na verdade ocorreu em 16 de setembro, os ventos eram outros. As comemorações contaram com a presença dos familiares, o três filhos e as famílias de cada um - em um churrasco, servido após o ensaio. Houve abraços e ninguém imaginava que 10 anos depois, existiria o isolamento físico de pessoas, no qual, seus amigos teriam que apresentar as músicas que tanto apreciava e cantava junto, através das janelas, para não prejudicá-lo e aos seus colegas do Lar. Dos familiares, estava presente uma de suas noras.
Nosso registro de 2011...

90° aniversário de Hercílio Stahnke - C.C. 25 de Julho de Blumenau.



Familiares.



Com o Mestre organeiro e também coralista Georg Jann.

Com Antônio Dechamps.

Com Edson Wruck.
Com Ivo Selbmann.






Vídeos 90° Aniversário


Também registramos Hercílio Stahnke inúmeras vezes, antes, ou durante e ou, depois das apresentações do Coro Masculino Liederkranz.
Na companhia dos amigos Ewald Müller e Alfredo Schossland.
Com Roberto Wittmann.



Com Alfredo Schossland, Oswin Reistenbach e Horst Holetz, amigos que estiveram presente no Lar Santa Clara e se emocionaram muito com o reencontro.




























Oktoberfest Blumenau 2010.
No palco do Oktoberfest Blumenau 2010 com o Maestro José Carlos Oeschler.

Oktoberfest Blumenau 2010.
Com Antônio José Kuhnen, Horst Holetz, Haraldo Krieger e Edson Wruck, abertura do Oktoberfest Blumenau 2010 com o Show dos Velhos Camaradas em sua estréia na grande festa de Blumenau. 

Cantando.
Um dos últimos encontros com o Coro Masculino Liederkranz, antes do 100° aniversário, bodas de prata de Vera e Renê Korte, coralista do coro ocorrido em 9 de setembro de 2017. Todos os coralistas estiveram presentes, até mesmo Hercílio Stahnke que contava com 96 anos de idade.





Lar Santa Clara.
Uma Homenagem ao coralista Hercílio Stahnke pela passagem do seu 100° aniversário, do Coro Masculino Liederkranz, no Lar Santa Clara, localizado no bairro da Vila Nova, Blumenau, onde reside atualmente.
Devido às restrições sanitárias, sem contato físico, em função da pandemia, que dura mais de um ano, seus amigos cantaram na varanda, atrás das janelas acompanhado do som da gaita de Wilson Schaade. 
Observamos Herr Stahnke antes da chegada dos amigos. Estava absorto em seus pensamentos, no interior, sem prestar muita atenção do que ocorria no seu entorno, local das refeições dos residentes. O coro chegou e com as palavras do maestro José Carlos Oechsler, anunciou o momento especial da data do 100° aniversário e a importância desta passagem. Iniciaram a homenagem com a tradicional canção Alten Kamerade. Os primeiros acordes foram suficientes para trazer Hercílio Stahnke para o momento, com sua total atenção e brindes, interagindo e cantando com os amigos. Emocionou-se muito, como também emocionou a todos os presentes. Foi uma surpresa, de acordo com as palavras do maestro e que marcou o momento histórico do centenário coro fundado em 1909 por iniciativa de Rodolf Damm.

Hercílio Stahnke

Cemitério Ilse - Ascurra (Já pertenceu à Indaial) Igreja da
 Graça
- comunidade luterana  pertence à Indaial.
Hercílio Stahnke, como mencionado, nasceu em 15 de setembro de 1921 na comunidade de Warnow, comunidade pertencente ao município vizinho - Indaial. A mesma localidade, aonde chegou o trem, em 1909, na inaugurado do primeiro trecho ferroviário da EFSC, e assim foi contemplada com este meio de transportes, até 1971, quando o mesmo foi erradicado da paisagem do Vale do Itajaí. 
O pioneiro da família Stahnke se fixou pela primeira vez na comunidade Ilse, também às margens da ferrovia, região  localizada entre Indaial e Ascurra. Havíamos trocado ideia com Herr Stahnke sobre e também, a partir desta informações, foi possível completar a árvore genealógica de um dos ramos de sua família, mediante contato efetuado pelos interessados (residentes na cidade de Pomerode). Encontramos dados no cemitério de Ilse junto à igreja/escolinha - túmulo de Konibert  Stahnke, nascido em 18 de janeiro de 1829 e falecido em 22 de dezembro de 1919, que poderia ter sido o avô de Hercílio Stahnke, confirmado por ele, em 2011, o parentesco direto, mas não o tipo.
Herr Stahnke nos contou que andou muito de trem cobrindo a extensão do trecho ferroviário entre Blumenau e Warnow. Com 18 anos, resolveu se mudar para Blumenau. Nesta época, residia no Hotel Seifert, onde, no local foi construído, mais tarde, o Ed. Catarinense. Hercílio Stahnke trabalhou por quatro anos na Alfaiataria Kellermann, até possuir sua própria alfaiataria, conhecida por Alfaiataria Tupy, localizada em frente, onde hoje está o Banco do Brasil. Trabalhou como alfaiate até a aproximadamente a idade de 70 anos e é reconhecido por pessoas da área, como um dos nomes de sua época.
Casou-se com Gerda (Baumann), também de Warnow. Quando se mudou para Blumenau, eram namorados e a presença do trem facilitava muito. Fazia o percurso para Warnow e de Warnow, para Blumenau, em viagem de trem, a partir de 1939, ano que chegou em Blumenau.
Segunda estação ferroviária de Warnow.
Em 2011, Herr Stahnke nos contou, de maneira informal, que já tinha interesse na moça e era correspondido, quando os dois  estavam na escola. Geralmente quando tinha dança na escola ou na comunidade, a jovem Gerda era sua companheira de dança. Além de cantar, Hercílio gostava muito de dançar.
O casal teve três filhos: Ramiro Stahnke, Valdir Stahnke e Frederico Stahnke. 

As imagens comunicam...



Absorto e alheio ao entorno.


Horst Holestz.


Reconhece os amigos.





Maestro José Carlos Oechsler.













Uma senhora que se comunica com Herr Stahnke em alemão e também reside no Lar.

Oswin Reistenbach e o Maestro.


Registro do momento.

Sem ver os amigos, Herr Stahnk se volta para seu interior novamente. Não nos "vê".




Amigos conversam e chamam sua atenção novamente - momento de emoção para todos. Hercílio Stahnke se emociona muito e também seus amigos.





Alfredo Schssoland e Horst Holetz conversam com Hercílio Stahnke.







Nora.





Video

Um registro para a História.

Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:














Nenhum comentário:

Postar um comentário