terça-feira, 14 de setembro de 2021

Casa do Professor - Estação Ferroviária de Indaial - Museu Ferroviário Silvestre Ernesto da Silva - Arquivo Histórico Theolbado Costa Jamundá

Antiga estação ferroviária de Indaial.




Estivemos visitando Indaial, quando levantamos alguns dados para a Pesquisa, em 2 de julho de 2021.  À convite - participamos da reunião do Conselho da Cultura de Indaial, com a presença do Secretário de Planejamento Urbano, arquiteto Fabiano dos Santos para contribuir sobre o destino da Ponte Coberta de Warnow. O link sobre esta postagem está disposto no final desta.
A reunião aconteceu na antiga propriedade do pioneiro Hermann Schroeder, onde atualmente está sediada a "Casa do Professor", propriedade que contém duas edificações históricas da região e de Indaial, construídas em períodos históricos distintos. 
A edificação mais antiga do conjunto,  construída com a técnica construtiva enxaimel, apresenta a volumetria da primeira tipologia da casa alemã construída no Vale do Itajaí - Brasil. Observando detalhadamente, detecta-se a presença da varanda e do espaço do fogão, como anexos acrescentados posteriormente à sua primeira construção. Estes anexos foram executados em alvenaria autoportante de tijolos maciços aparentes. Observa-se que a quebra do telhado característico da casa enxaimel rural da região, é feito sobre  a estrutura original, como um acréscimo e não, como parte integrante desde o início da obra. Este tipo de construção é característica das tipologias mais antigas da região - Colônia Blumenau.

Detalhes do seu interior...




 Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Warnow - Indaial
A segunda edificação do conjunto, mais imponente, foi construída usando a técnica do Backsteinexpressionismus, comum em algumas arquiteturas de Indaial, como por exemplo, a pequena igreja polonesa de Warnow - técnica característica do norte da Alemanha, técnica construtiva autoportante com tijolos maciços aparentes, contando com elementos decorativos. Neste caso específico, conta com elementos característicos do neoclássico, como frisos, cimalhas, arabescos em madeira e, principalmente, o capricho das simetrias das fachadas. Aberturas em madeira, nos moldes usadas nas edificações com estrutura enxaimel, janelas e portas com duas folhas e dotadas de bandeiras envidraçadas no alto. A mansarda é valorizada a partir do aumento do corpo da edificação acima do pavimento térreo, contando com a presença do "Dachgaube".



A "Casa do Professor" - também é conhecida como o Casarão da Colina. De acordo com o Site deste espaço, a casa enxaimel foi construída em 1914 - bem interessante, pois é uma volumetria adotada há mais de 5 décadas antes, na região, sem sofrer descaracterização. No Stadtplatz da Colônia Blumenau - neste período - início do século XX, já se construíam tipologias bem diferentes e rebocadas - com características clássicas. Ainda de acordo com este site, comprovando nossa primeira análise, os anexos foram construídos em 1922, mais tarde. Em nosso livro Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel, esclarecemos esta evolução dentro da Colônia Blumenau - evidenciando estes anexos à casa rural regional. 
Esta casa pertencia ao neto do pioneiro da família Schroeder, Hermann Schroeder, casado com Anna Koprowski. A história de Indaial conta que o interventor em Santa Catarina e braço direito do governo Getúlio Vargas, Nereu Ramos - se hospedava neste local, quando transitava para o interior da Colônia Blumenau. Link sobre o Nacionalismo no final desta postagem. 
O espaço, atualmente é destinado para abrigar a "Casa do Professor" e "Espaço Educa+" com o objetivo de integrar educadores, alunos e demais pessoas da comunidade por meio de sala de leitura com biblioteca, sala de formações, espaço multiuso e sala de Exposições, gerida pela Fundação Indaialense de Cultura. Para sua valorização e adequação ao uso educacional, a Secretaria de Educação de Indaial revitalizou o local, em 2020.

A Família Schroeder

Casa de Hermannn. Entorno atual da casa ilustra
 de como a mesma foi ocupado de maneira  inadequada.
Em 1864. chegou na Colônia Blumenau, o imigrante alemão Wilhelm Schroeder, sua esposa Rosalie Schmitz e seis filhos. Em um primeiro momento, a família se instalou na comunidade de Passo Manso. Mudaram-se, depois, para Indaial e se fixaram no lote colonial 76 e depois, no lote 22. Como atividade de trabalho, o pioneiro tornou-se mascate. Buscava mercadoria em Nossa Senhora do Desterro para vender no Stadtplatz e na sua povoação, Indaial. Também ocupou o cargo público de  inspetor de quarteirão, em Apiúna - povoação que possuía forte ligação com Indaial até bem pouco tempo atrás, quando foi desmembrada. Este cargo oficial de Schroeder cobria os trabalhos de policiamento, registros de nascimento, óbito do local, entre outros. Wilhelm faleceu com a idade de 66 anos, em 27 de janeiro de 1895. Seu filho Johann Albert Schroeder, casado com Margareth Krambreck (Casou em Blumenau - em cerimônia oficiada pelo Pastor Oswald Hesse) teve sete filhos: Carl, Bertha, Heirich, Louse, Emil, Hermann e Maria.
Johann Albert Schroeder sofreu um acidente no rio, onde pereceu vítima de afogamento em 18 de julho de 1889, partindo antes de seu pai. Quando aconteceu, estava chegando de Altona, atual Itoupava Seca - bairro de Blumenau. Verificou-se que havia em sua conta corrente, na loja de Gustav Salinger, a aquisição de Rs$ 15.900,00 em mercadorias.
Os negócios prosseguiram administrados por Margarethe, que aos poucos, envolveu o filho Carl Schroeder, que com o passar do tempo chamou a firma de  Carlos Schroeder S.A. Indústria e Comercio.
O proprietário da edificação da "Casa do Professor", Hermann, penúltimo dos filhos de Johann Albert Schroeder, nasceu em 9 de abril de 1884 e se casou em 19 de maio de 1909 com a Anna Koprowsky, como já mencionado. Hermann comercializava gado a partir das tropas oriundas do Alto Vale - Südarm - atual Rio do Sul, oriundas da Serra Catarinense. Hermann faleceu em 13 de junho de 1954.

Após a reunião do  Conselho da Cultura de Indaial resolvemos visitar a antiga estação Ferroviária de Indaial...

Cemitério São José - Blumenau.
No local da antiga estação ferroviária de Indaial encontramos o Arquivo Histórico Theobaldo Costa Jamundá e o Museu Municipal Ferroviário Silvestre Ernesto da Silva. Atualmente esta edificação histórica está localizada na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 277 - Centro, Indaial SC.
Conversamos com Luiz Claudio AltenburgThiago Campi Sperbe, responsáveis pelos espaços históricos culturais de Indaial. O edifício da antiga estação está carente de manutenção, sendo que há infiltração de água em vários locais do edifício. O local é dotado de grande lastro histórico, não somente para Indaial, mas para toda a região do Vale do Itajaí.
Antes da revitalização da antiga estação e desta receber as atividades da Fundação Cultural e Museu, ali funcionava um departamento da administração pública de Indaial. Antes disto, após a desativação da ferrovia, a estação de Indaial foi utilizada como Terminal Rodoviário, ilustrando perfeitamente a troca do modal ferroviário pelo rodoviário, dentro de um mesmo espaço, na época.
A antiga estação ferroviária de Indaial foi construída no Km 69,96 da ferrovia EFSC. Na nossa pesquisa publicada em 2010, nos foi passado a informação do  Km 70,70. Em Indaial existiu duas edificações  - ou, construída duas estações. A primeira foi aberta na inauguração do primeiro trecho ferroviário entre Blumenau e Warnow - 1909, construída com a técnica enxaimel e a segunda, esta que fotografamos, seguindo a tipologia das estações em estilo art decó construídas a partir da década de 1940.

Primeira estação de Indaial. WITTMANN, 2010.
Segunda estação de Indaial. WITTMANN, 2010.




Estação de Indaial - Última viagem - 1971. WITTMANN, 2010.











As imagens comunicam...






















Marcas da entrada de águas de chuva no interior do museu.














O Museu  Ferroviário foi inaugurado em 20 de março de 2006, através do Decreto nº 244, de 1º de junho de 2005, e recebeu esse nome em homenagem ao último Agente Ferroviário da Estação Central de Indaial, “Silvestre Ernesto da Silva”. Estávamos presente na noite de sua inauguração.

Leituras complementares - Clicar sobre o título escolhido:

Referências

WITTMANN, Angelina C.R. A ferrovia no Vale do Itajaí :Estrada de Ferro Santa Catarina -Blumenau : Edifurb, 2010. - 304 p.:il.

































Nenhum comentário:

Postar um comentário