quinta-feira, 1 de abril de 2021

A Origem dos Ovos de Páscoa - 14° Concurso de Pintura de Ovos de Páscoa - Pomerode SC.

Ovos de Páscoa inscritos no 14° Concurso de pintura de Ovos de Páscoa - Pomerode SC.

Na Alemanha e região, de onde é a origem do Ovo de Páscoa ocidental, ainda nos dias atuais tem a presença dos ovos cozidos coloridos com corantes naturais e trocados entre familiares e amigos e depois, saboreados no café da manhã de páscoa - o Osterfrühstück. O ovo cozido, tradicionalmente, faz parte da mesa do café da manhã alemão. Geralmente, o Ovo de Páscoa tradicional é um ovo de galinha cozido colorido, o qual pode ser presenteado ou fazer parte da primeira refeição de domingo de páscoa, o café da manhã. As mesas são caprichosamente decoradas com a presença dos mesmos.

Pigmentação natural - Alemanha.
Ovo cozido.
Neste período de páscoa, também a imagem do Ovo de Páscoa faz parte da decoração de páscoa a  partir de objetos, invólucros e também, da forma a determinados alimentos, como chocolates, sobremesas, bolos, (...). Lembrando que a tradição nesta cultura tem origem nos ovos de galinha cozidos coloridos. Muitos destas formas feitas com uso de outros materiais, comestíveis ou não, são usados na decoração de páscoa e alude ao dia de Páscoa, que acontece em um domingo.
14° concurso de Ovos de Páscoa.
Pomerode SC - comprova a pesquisa
e a tradição.

No 14° Concurso de pintura de Ovos de Páscoa de Pomerode, haviam ovos com esta pintura e textura, feito com pigmentação natural. Mesa do café da manhã de páscoa alemã - Osterfrühstück.

Qual a origem do ovo de galinha cozido e colorido (na Alemanha)?

Ovos coloridos, a partir de estudos antropológicos e arquelógicos, foram encontrados em muitos lugares do mundo e em diferentes períodos de tempo, desde a antiguidade. Até então, a decoração de cascas de ovos mais antiga encontrada, foi a de aproximadamente 60 mil anos atrás, ovos de avestruz encontrados no Sul da África. Também foram encontrados, ovos do período de 5 mil anos atrás em tumbas sumérias e egípcias. Os primeiros cristão da Mesopotâmia pintavam ovos de vermelho para lembrar o sangue derramado de Jesus crucificado. 


Por que os cristãos  pintavam os ovos cozidos? Ovos que deram origem à pratica cultural no período da páscoa na Alemanha e de onde irradiou esta cultura a partir de famílias alemãs que migraram para outros continentes e países, como o Brasil e Estados Unidos da América
Em períodos históricos distintos após a conversão do Império Romano ao Cristianismo (quando, em 313 DC, Constantino se converteu ao Cristianismo) a igreja católica assumiu um grande poder no Ocidente, determinando práticas religiosas, muitas vezes repaginadas a partir de práticas de outras religiões e de religiões antigas, adequando-as às suas prática. Não entraremos no mérito, mas já escrevemos alguma coisa sobre, em Mitologia Germânica e o surgimento de algumas importantes festas, como o Natal e a Páscoa
Retirado de um Site da Alemanha -T. Online: "Ovos de Páscoa:
você mesmo pode tingi-los facilmente - com vegetais,
entre outras coisas.  (Fonte: arinahabich / Getty Images)
Na religião cristã, na época antiga, somente representada pelos católicos - há muito tempo se pratica o jejum de mais de seis semanas, de carne. O jejum era praticado no período anterior ao domingo de Páscoa, em respeito ao passamento de Jesus na Cruz. 
Entre os séculos XIII e XIV, resolveram que também fariam o jejum de ovos - no café da manhã - nesta dieta. Com isto houve um acúmulo de ovos. Para a conservação destes ovos, estes foram cozidos e para distinguir os mais antigos dos cozidos, mais recentes, passaram a colori-los em cores diferentes. Estes ovos de cores diferentes, eram comidos no café de domingo de páscoa e simultaneamente decoravam mesa do café de páscoa, ou mesmo presenteavam-se uns aos outros com seus ovos em cores. Na Alemanha e região quase tudo que reporta ao alimento tem relação, de alguma maneira, com sua conservação e aproveitamento. Não se admite desperdício do alimento.
Fotografia de  Bernd Gross. Ovos de Páscoa suábios pintando em loop (distrito de Görlitz).


Arranjo de Páscoa - decorativo.


Ovos de Páscoa vermelhos da Macedônia do Norte.


Fonte: T. Online.
Erycius Puteanus.
De maneira ampla, dentro da história da Europa, a coloração de Ovos de Páscoa é um costume conhecido da Armênia à Russia, da Região do Mediterrâneo à Europa Central. Na Alemanha, os ovos coloridos são mencionados  pela primeira vez no início do século XIII. A expressão "Ovo de Páscoa" surge no século XIV com o significado "Zinsei para entrega na Páscoa". Em 1553, houve relatos de existência de ovos vermelhos na consagração da Páscoa. Em 1617, quando Erycius Puteanus falou de Ovos de Páscoa inscritos, pintados e gravados em seu Enconium Ovi, como fez Georg Franck em 1682 no texto Satyrae, no qual também descreve a ocultação de Ovos de Páscoa para crianças e o coelhinho da Páscoa. Outra menção ao costume de esconder ovos para as crianças vem do diário do Abade Jakob do Mosteiro de Shuttern (Ortenaukreis), no ano de 1691.
Impresso em Düsseldorfer
Künstleralbum 1860.
Ovos cozidos para as crianças.
Em inúmeras postagens deste espaço, já escrevemos sobre  a tradição e cultura do Coelho da Páscoa, ciente de que a região, onde esta tradição é mais antiga é região do Sul da Alemanha e também, muito presente na cultura de outras regiões do país, também. De acordo com pesquisadores locais, os registros mais antigos sobre a cultura, são de 1678. O pesquisador Heidelberg G. F. Von Franckenau, diz que a ideia do Coelho que traz "Ovos de Páscoa" surgiu há mais de 200 anos na Alsácia - atual França - no Palatinado e no Alto Reno - atual Alemanha.
Composições de  Páscoa: lebres no poço em 1897. Traje de coelhinho da Páscoa para criança, 1896. E outras idéias de presentes de Páscoa.
Resumindo, a Páscoa e os Ovos de Páscoa, na região da Alemanha, como tradição, difere muito da Páscoa do Antigo Testamento e do Novo Testamento, praticada pela igreja primitiva cristã. A Páscoa, nesta região, resultado de festividades ditas pagãs, tem relação com a Deusa da Mitologia Germânica Ostara. 
Ostara.
Johannes Gehrts e Bede, o Venerável
 - Beda Venerabilis (672/673-735).
O pesquisador alemão
Alois Döring diz os símbolos mais conhecidos desta época do ano - o Coelho e os Ovos, foram criação da Igreja Protestante - dissidente da Igreja Católica, durante Reforma. De acordo com o pesquisador, os protestantes ficaram sem explicações às suas crianças, porque as crianças católicas recebiam ovos coloridos em seus cafés da manhã de Páscoa e estes não. A saída foi, igualmente pintar ovos de galinha cozidos e esconder em lugares da casa, jardim, horta e pomar e dizer que foi o Coelho trouxe, animal que tem ligação com o período da primavera na região e com a Deusa Ostara, da mitologia local.
Ostara é a denominação de um antigo feriado alemão do início da primavera e da estação leve, do crescimento e da prosperidade, que de certa maneira ainda é praticado, com outras denominações. Outro assunto e ser detalhado. O feriado é dedicado à deusa do amanhecer - primavera, Ostara. As celebrações em sua homenagem, desde a antiguidade, são realizadas no dia do equinócio da Primavera. Os povos germânicos e seus descendentes são conhecidos por observarem a natureza, seus elementos e fenômenos, também em sua mitologia. Exemplo: árvore de natal, árvore genealógica, árvore de páscoa, árvore da vida, duendes, fadas, floresta encantada, entre outros. 
Um dos irmãos Grimm (que registraram muito de mitologia da "religião pagã" na forma de contos infantis), o filólogo alemão Jacob Ludwig Karl Grimm (1785 - 1863), referindo-se ao manuscrito do monge anglo-saxão Kirchenhistoriker Beda Venerabilis (672/673 - 735), relacionou a origem da palavra "Páscoa" com o nome da deusa alemã Eostrae (Göttin namens "Eostrae"). Ostern- German. Páscoa.
Foto da revista alemã Der Bazar de 1885. nos texto pesquisado, o autor afirma que o Coelho de Páscoa era um tipo de Robin Hood , que distribuia ovos coloridos aqueles que não tinham.
Contra os ovos em si, os protestantes não tinham nada. Os ovos em ambas as religiões cristãs,  sempre foram tidos como simbolo de vida nova, assim sendo, da ressurreição de Jesus. 
É curioso que os imigrantes trouxeram esta prática para o Brasil, junto com as casquinhas de galinha, limpos, pintadas e "recheadas" com amendoim doces e balas, e seus descendentes, com o tempo, "perderam-se" desta história. Repetiam a passavam a tradição de uma geração para a outra, sem no entanto, compreender muito bem e passar também, o sentido cultural histórico e somente, o religioso.
Lembranças de Páscoa   DIY. Decoração. De revistas do século XIX. Cestas de Páscoa. Composições e buquês de Páscoa. Considere um ovo tipo cofre de moedas. Há uma grande seleção em um suporte de madeira especial Eierbrett, e percebe-se como se pode pintar Ovos de Páscoa.
Outra série de cartões postais. Artista alemão Carl  Robert Arthur Thiele
(1860-1936). Este, de uma série de cartões  postais  do período de
1909-1915,  (possivelmente) até 1930.  Cartões postais em uma moldura verde
de outros  artistas. O Duendes do país dos Nibelungos, isso também é história.
Com o surgimento dos Ovos de Páscoa de chocolate e papel colorido e outros doces e quitutes na mesa do café da manhã de páscoa, surgiram estórias que destoavam da verdade, as dos ovos cozidos coloridos que existem até os dias atuais na mesa do café da manhã, na Alemanha. Em Blumenau e região, fundada e destino de muitos imigrantes alemães, quando perguntamos sobre a páscoa antigamente, sobre ovos de páscoa, nos confirmaram que tinham ovos de galinha cozidos, na sua infância. Afirmavam que existiam porque sua família era "pobre' e não podia comprar Ovos de Páscoa de chocolate. Errado. Na Alemanha atual há industria para comercializar ovos cozidos coloridos para o café da manhã de páscoa, das famílias.
Encontramos em um site russo, descrição na páscoa alemã no século XIX, período da vinda dos imigrantes para a região. Está listado nas referências.
14° Concurso de Pintura de Ovos de Páscoa - Pomerode SC.

Em clima de Tradição e de páscoa, recebemos um gentil convite do Professor Alceu Custodio - Gerente de Cultura de Pomerode e o coordenador do 14° Concurso de Pintura de Ovos de Páscoa de Pomerode,  para fazermos parte da comissão julgadora. Foi uma iniciativa das  Secretarias de Turismo e Cultura e da Educação e Formação Empreendedora. Foram inscritos 96 Ovos de Páscoa coloridos por alunos das escolas de Pomerode, distribuídos em  5 modalidades e 3 categorias.
Foi difícil escolher, pois todos os trabalhos irradiavam dedicação, pesquisa, amor, comprometimento e capricho. O concurso foi instalado na Casa Enxaimel do Centro Cultural de Pomerode, local que tantas vezes já fotografamos. Estivemos no local em 29 de março de 2021, juntamente com com Ércio Kriek (Prefeito de Pomerode) e João Siqueira (Artista Plástico), demais integrantes da comissão.
Comissão julgadora e a Secretária de Turismo e Cultura Gladys Sievert.
A premiação aconteceu, via Live, em 31 de março de 2021, na parte da manhã.


Premiação em 31 de março de 2021.









As imagens Comunicam...

Agradecemos formalmente a Roberto Wittmann, que, como sempre, esteve presente, como também, fez os registros fotográficos durante o trabalho da comissão julgadora.








Pigmentação natural.











































O Professor Alceu Custodio preparou um café após os trabalhos de julgamento, com carinho, capricho e sabor. Preparou um café saboroso - moído na hora. 
Vielen Dank Professor.
Parabéns Pomerode SC!











Vídeos

Premiação
Leituras Complementares - Para ler - Clicar sobre o título escolhido. 
Referências

Пасхальный заяц. Пасхальные яйца. Пасхальные открытки. Немецкие традиции. XIX век. - Coelhinho da Páscoa. Ovos de Páscoa. Cartões de Páscoa. Tradições alemãs. Século XIX. Disponível em: https://n-dank.livejournal.com/62589.html . Acesso em 1 de abril de 2021 - 15:39h.

Site Prefeitura Municipal de Pomerode. Casquinhas de ovos pintadas por alunos são avaliadas por comissão julgadora. Assessoria de comunicação - Data: 30/03/2021. Acessível em: https://www.pomerode.sc.gov.br/noticia/13022/www.turismovolkmann.com.br/www.dmsystem.com.br  . Acesso em: 1° de abril de 2021 - 11:13h.

T.ONLINE. Eier färben: Einfache Technik mit natürlichen Farben. Disponível em: https://www.t-online.de/leben/familie/id_77341430/ostereier-natuerlich-faerben-so-geht-s-anleitung-tipps.html. Acesso em: 1° de abril de 2021 - 12:09h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário