sábado, 3 de abril de 2021

O Estado Alemão de Brandeburg, também tem a Tradição de Colorir Ovos de Páscoa - Ovos de Páscoa Sorábios - Em alemão: Sorbier ou Sorbicheer

Como em muitas regiões da Alemanha multicultural, o estado alemão de Brandeburg, também tem a tradição de colorir Ovos de Páscoa - Ovos de Páscoa Sorábios - Verdadeiras obras de arte.
Cada região do país criado como nação, somente em 1871, possui sua maneira e tradições neste período de páscoa.
Cesta preparada com ovos pintados em casa, por Gerhard Beeskow  u. Frau
 para seus netos abril 2021 - norte da Alemanha
.
Rainer u. Frau.
Rainer Zolbe de Brandeburg nos escreveu dizendo: "Auch im Bundesland Brandenburg ist das Bemalen von Eiern Tradition - Schöne Ostern!! "
Ou seja, também no estado alemão de Brandeburg existe a tradição de colorir Ovos de Páscoa. Feliz páscoa!
Enviou-nos um link compartilhando exatamente isso.
Percebemos na arte de colorir os Ovos de Páscoa, a influencia cultural a partir das ações históricas, dentro dos muitos recortes de tempo, dos países da RússiaPolônia e outros que dominaram e foram dominados, na região, pelas armar ou, através da cultura. Brandenburg é o estado alemão onde está a capital da Alemanha, Berlin.

Localização do estado de Brandenburg.

Neste artigo apresentado por Rainer Zolbe é apresentado como os passos dentro de diferentes técnicas  pintar Ovos de Páscoa feitos pelos sorábios. A tradicional e histórica técnica de pintura com cera dos Ovos de Páscoa sorábios - cozidos, requer paciência até pegar a prática de executar.

Antes - um pouco sobre os Sorábios

Os sorábios são um povo eslavo ocidental relativamente pequeno, considerado minoria na região conhecida como Lusácia localizada nos estados alemães da Saxônia e Brandemburg. Também são conhecidos como lusácios, wends, serbo-lusácios ou sérvios da Lusácia. Possuem seu próprio dialeto. 
Historicamente, os atuais sorábios são remanescentes dos antigos povos eslavos ocidentais que viviam em tribos e subtribos sorábias e estavam instalados, até a idade média, na parte Sul (zurbelant) do que é hoje a Alemanha Oriental. Na metade norte, por exemplo, viviam outros povos eslavos ocidentais como polábios e pomerânios. A maioria dos eslavos assentados na região foram germanizados à força ou partiram para outras regiões durante a expansão alemã para o leste dos séculos XII e XIII. Os sorábios foram um dos grupos mais oprimidos dos eslavos ocidentais, até mesmo em tempos mais recentes, na 2° Guerra Mundial. 
Ovos de Páscoa Sorábio

A técnica de colorir com desenhos  os Ovos de Páscoa sorábios cozidos, ou não,  é adequada para iniciantes, pois os motivos/desenhos são criados com cera coloridos, o ovo não é colorido. A técnica do Batik ou técnica de cera é um pouco mais difícil. Como técnica de cera monocromática, essa técnica é ideal para iniciantes, pois o ovo só é colorido com uma cor.
Segue um guia - passo à passo que mostra as etapas para pintar os ovos de Páscoa com cera como fazem os Sorábios. 
Kit's no mercado que envia o material mínimo necessário disponível por firmas locais para colorir os Ovos de Páscoa.
Observem com prendem as colheres, a partir de uma adaptação.


Tivemos a impressão que trata-se de lápis de cera - como é conhecido no Brasil.


Ferramentas: pontas e canetas de agulha.
Três lápis de cera - parte do Kit.
Cabide de Ovos de Páscoa - em diferentes tamanhos e cores:
prata, bronze antigo e ouro.
.
Disponível para download gratuito no site www.jajo.de:
Modelo de furo (PDF) para facilitar o desenho de círculos nos ovos.
Técnica de cera monocromática

A técnica usa somente uma cor de cera nos Ovos de Páscoa sorábios é mais fácil fazer do que a técnica de várias cores de cera. É indicada para aqueles que iniciam ou também usar somente a técnica de estampagem, onde  o ovo não recebe cor.
A vantagem da técnica monocromática ou técnica de batik: Pode-se aplicar todos os motivos (desenhos) e símbolos de uma vez, sem ter que que se preocupar em tingir o ovo no meio. Pois só quando o ovo de Páscoa fica todo enfeitado, é que  estes ganha banho de cor.
Material
  • Um copo com areia, para fixar a colher com cera;
  • uma vela e uma colher velha , que irá no copo de areia;
  • ovos brancos cozidos;
  • Cera de abelha ou cera de vela;
  • Pino com cabeça de plástico;
  • Pau de madeira ou lápis;
  • uma pintura de ovo de Páscoa e uma caneca para colorir;
  • penas fortes com padrões de corte;
Observação: Há Kit's prontos com materiais padrão - no mercado - e são "ovos cozidos" confirmando a tradição.

Modo de fazer  (Vorbereitung)
Passe cera no ovo cozido.
 Dobre a colher 90 graus para fora para que a cera da vela ou de abelha possa ser adicionada à colher. Espete a colher com o cabo no copo com areia. A cera na colher é aquecida através de uma vela acesa sob a mesma. 
A seguir  coloque o alfinete na extremidade posterior do lápis. Prepare a cor do Ovo de Páscoa de acordo com as instruções. Se desejar um Ovo de Páscoa com cores vivas, deve dissolver o dobro da quantidade de tinta / tablete de cor em banho-maria. Se desejar pintar com motivos de ovo coloridos com penas, é melhor usar penas de pombo, pois não queimam tão facilmente quanto as penas de ganso. Mas também são usadas penas de galinha. Olha o vídeo no final.

Como aplicar os motivos - desenhos
Ovo de Páscoa decorado com técnica de cera.
Inicia mergulhando a ponta da agulha na cera quente (na colher) e crie motivos (desenhos) através de pontos ou linhas no ovo cozido - desenhar. A cera impregna na casca do ovo imediatamente. É necessário ter mãos firmes, pois onde a cera toca no ovo, marca.
Quando o ovo estiver todo estampado com os motivos criados, Ele deve ser colocado, submerso na cor de Ovo de Páscoa preparada. O ovo deve ficar totalmente submerso.  A cor fria do Ovo de Páscoa não mancha tão bem quanto a cor quente.  Após a coloração, coloque o ovo sobre uma polpa de celulose para secar.
Finalmente deve ser removia a cera dos ovos secos, virando o ovo lentamente sobre o fogo e então deve ser limpado com um lenço de papel.
Reserva de cera ou técnica de Batik

A técnica de Batik dos Ovos de Páscoa sorábios, também conhecida como técnica de reserva de cera, é uma das técnicas de pintura a cera mais demoradas e que demanda paciência. Os motivos/desenhos e símbolos são aplicados no ovo cozido com cera em várias camadas. Durante o processo, o Ovo de Páscoa é mergulhado é muitos banhos de tintura e seco repetidamente tanta vezes, igualmente. Esta é a única da característica de se obter os legítimos Ovos de Páscoa Sorábios.
Demanda muita paciência, pois para terminar o processo de pintar um Ovo de Páscoa sorábio com esta técnica pode levar várias horas.

Material
  • um copo de areia, para a colher com cera;
  • uma vela e uma colher velha;
  • ovos cozidos;
  • Cera de abelha ou cera de vela;
  • Pino com cabeça de plástico;
  • Pau ou caneta de madeira;
  • várias cores de Ovos de Páscoa e xícaras para as cores;
  • penas cortadas em padrões;
Modo de Fazer

Passo 1
Inicialmente, o procedimento é o mesmo daquele usado em Ovo com somente uma cor. Dobrar a colher em 90 graus , depositá-la no copo de areia, onde receberá a cera de vela ou de abelha e esta será aquecida com uma vela
.
Passo 2
Cozinhar ovos brancos bem cozidos. Se estes forem usados somente para decoração, a sugestão é de que sejam cozidos por 30 minutos. Quando este estiver cozido e frio, tingi-lo com a cor mais clara a ser usada. Como alternativa, você também pode aplicar os primeiros motivos/desenhos com a cera diretamente no ovo sem cor. Sempre é bom que sejam usados ovos brancos e não ovos vermelhos.
Passar a cera. Observar a colher no copo com areia e de como a cera é aquecida com a vela.
Passo 3
Nesta etapa pode-se estampar o Ovo de Páscoa sorábio com os primeiros motivos/desenhos e símbolos. Mergulhe a ponta da agulha ou da pena - na cera quente e acrescente os desenhos feitos com pontos ou linhas no ovo. A cera adere à casca do ovo imediatamente. 
Após os primeiras desenhos, o ovo é banhado na próxima cor, mais escura de todas que se pretendem usar. Para conseguir ainda mais estampas em cores diferentes no ovo, você pode repetir os motivos/desenhos e colorir várias vezes, como na foto abaixo.
Etapas da técnica Batik. Firua superior - desde o ovo branco até receber todas as etapas.
Passo 4
Após as etapas anteriores, o Ovo de Páscoa precisa secar por cerca de uma hora. Somente após este tempo, pode ser removida a cera para a visibilidade dos motivos/desenhos. Virar lentamente o ovo de perto da chama da vela e limpar gradualmente a cera com uma guardanapo de papel. A remoção da cera dá um brilho característico no ovo. Também poderá ser passado um pouco de óleo ou bacon, também lustra o ovo.
Diversidade:Motivos e cores.
Cada Ovo é único e é uma obra.
Ovos de Páscoa com técnica de cera em relevo
Esta técnica de decorar os Ovos de Páscoa sorábios é a técnica de cera mais simples. Na técnica de gravação em cera, a cera é aplicada em cores diferentes sobre o ovo branco, marrom ou previamente coloridos. É importante ceras em cores diferentes para esta técnica de pintura. É bom que se busque harmonia entre as diferentes cores.
A vantagem desta técnica de colorir: os motivos e ornamentos salpicados permanecem no Ovo de Páscoa, eliminando a necessidade de remover a cera. Também, a longa e repetida coloração dos Ovos de Páscoa, como na técnica  Batik é desnecessária.

Material
  • ovos cozidos;
  • vela;
  • colheres velhas;
  • Lápis de cera coloridos com cera de abelha;
  • copo com areia;
  • várias meias batatas;
  • penas fortes;
  • lápis;
  • alfinete.
Modo de Fazer

As colheres velhas são dobradas e colocadas no copo com areia, com uma vela acesa para colocar sob as mesmas. Em cada uma das colheres vai cera com cores distintas - conseguidas com lápis de cera colorido. Cada cor de lápis de cera de cor tem sua própria colher.
O alfinete é adaptado na parte de trás de um lápis. Com a cabeça do alfinete, aplica-se pontos e linhas no ovo. Também são feitos desenhos com a pontinha de penas firmes e pequenas. Ver vídeos no final.
É necessário cortar as penas no tamanho correto para outras opções e tamanhos de motivos - para pintar desenhos diferentes. Pequenos triângulos, diamantes, setas são possíveis fazer.  Na Alemanha fazem uso de penas de gansos, de galinha, de pombo, de pato ...
Geralmente o triângulo está entre os motivos característicos para pintar o Ovo de Páscoa sorábio, pois simboliza o dente de um lobo e, quando aplicado em uma fileira no ovo, é um símbolo de proteção àquele que o recebe de presente.
A escolha de ovos brancos ou marrons, depende do gosto. As cores ficam mais fortes em ovos brancos. Mas os ovos marrons também podem receber ceras coloridas. O ovo, antes de iniciar todos este processo deve ser bem limpo de sujeira e gordura.
Técnica de pintura em ovos marrons.
Técnica de pintura em ovos brancos.
Como já mencionado, colocar a vela sob uma colher cheia de cera. O pavio da vela não deve ficar muito perto da colher, caso contrário a cera ficará muito quente e fuligem. 
Para facilitar, desenhar linhas de lápis com traços bem finos no ovo para organizar e espacializar os motivos. Bom usar um modelo de círculo para distribuir o motivos - ver vídeo. As linhas precisam  ser muito finas, pois ficam no ovo e não devem ser visíveis, principalmente, quando se usa ceras claras.
Para aplicar a cera, mergulhe o alfinete ou as penas cortadas com motivos na cera quente e toque no ovo cozido de maneira rápida.
Para facilitar, é melhor usar o alfinete. As penas cortadas em triângulos ou losangos também são fáceis de manusear com um pouco de prática e paciência. É preciso de uma certa fluidez, do contrário a cera grudará na agulha ou na pena e não acontecerá homogeneidade no desenho.
Após o aplique de cera no Ovo de Páscoa, não necessário outro trabalho adicional, com em outras técnicas.

Comestíveis ou não?
Os ovos cozidos devem ser preparados alguns dias antes da decoração para que possam secar bem por dentro. No entanto, se você quiser tingir os ovos antes de gravá-los, é melhor ferver.
Ovos cozidos que não serão consumidos após a pintura devem cozinhar por pelo menos 30 minutos. Depois de alguns anos, as gemas e claras endurecem, formando-se um mármore duro, podendo ser guardados por anos.

Técnica de  Raspar

Para colorir Ovos de Páscoa utilizando a técnica de raspar os ovos é preciso de um pouco de paciência e habilidade. Com essa técnica, motivos, desenhos e ornamentos são riscados no ovo já colorido.
Em um primeiro momento, os ovos devem ser coloridos com uma cor escura. Se for usado cores claras para tingir, os motivos não aparecem.

Material
  • Tigela para pintura;
  • cor forte;
  • Estilete;
  • Guardanapo para segurar;
  • Bacon ou óleo
Estilete para raspar e desenhar.
Modo de Fazer

Passo 1
Colorir os ovos lentamente. É melhor dissolver o dobro da cor do Ovo de Páscoa na água. Após o tingimento, deixe os ovos secarem bem, caso contrário a cor não irá aderir no ovo quando os segurar para manusear com o estilete.

Passo 2
As linhas auxiliares ajudam a não perder o controle do motivo/desenho. Desenhe linhas finas no ovo com um lápis.

Passo 3
Risque os motivos desejados no ovo. É melhor começar em um determinado ponto, por exemplo, nos dois pólos. A partir dali, o motivo surge. Os motivos mais usuais são flores, flores e arabescos, motivos geométricos.
Flores e arabescos.

Textos, flores e arabescos.
Você precisa de uma mão firme e de muita paciência para raspar e criar os motivos. Pode levar de 4 a 5 horas, até que um ovo esteja pronto. Se o motivo for muito elaborado e tiver muitos adornos pequenos, é melhor planejar um pouco mais de tempo para terminar a arte de um ovo.
É bom usar um guardanapo ou lenço de papel para segurar o ovo. Porque com o tempo suas mãos começam a suar. A cor do ovo pode aderir à pele.

Passo 4
Quando o motivos estiver terminado no Ovo de Páscoa, té só lustrá-lo com bacon ou óleo para brilhar.
Diferentes desenhos raspados no ovo cozido.
Ovo de ganso sendo raspado.
Motivos e Símbolos
Os ornamentos e motivos dos Ovos de Páscoa sorábios são muitos e variados. Muitos símbolos têm significados que remontam ao século XVII. Segue alguns destes:
O triângulo: Simboliza o dente de um lobo e protege aquele que recebe de todas as coisas ruins. 
Favo de Mel: Na primavera, o trabalho na lavoura e no jardim começa novamente e um favo de mel representa este trabalho árduo. 
Ramos de pinheiro: É o desejo de boa saúde 
muitos símbolos e motivos para serem usados, mas cada Ovo de Páscoa é único.
Favo de Mel
O favo de mel sempre consiste em seis triângulos e simboliza a primavera, o trabalho árduo (trabalhador como uma abelha) e a diligência.
É preciso um pouco de habilidade para colocar o favo de mel no Ovo de Páscoa perfeito. 
Motivo de favo de mel.
Sol, raios e feixes de raios
Desenho em forma de sol, meio sol e feixes de raios em um Ovo de Páscoa sorábio são fontes de luz e representam o crescimento, a primavera recorrente e o despertar da vida.
As linhas são desenhadas com a cabeça de um alfinete.
Raios e feixes de raios de sol.
Dentes de lobo
Os dentes do lobo simbolizam proteção contra o mal e dão força a quem recebe o Ovo de Páscoa. Os triângulos alinhados são muito comuns em Ovos de Páscoa sorábios. Quase não há limites para a criatividade na forma como os dentes são dispostos.
Diferentes motivos criados com dentes de lobo.
Ramo de pinheiro
O ramo de pinheiro representa saúde. São linhas dispostas como um ramo. Os ramos do pinheiro são puxados com um alfinete.
Ramos de Pinheiro.
Três Pontos
O símbolo eclesiástico da trindade de Deus Pai, Filho e Espírito Santo faz surgir os três pontos dispostos em um triângulo no Ovo de Páscoa sorábio. Além disso, simboliza a unidade da família de pai, mãe e filho. Há, também, a possibilidade de combinar três triângulos para isso.
As pontas são formadas com um alfinete, os triângulos com uma pena.
Três pontas e três dentes de lobo.
Arte secular, cheia de significados e dedicação de quem faz, um presente rico para quem recebe esta homenagem. 
A Tradição que ainda existe. 
Agradecemos o envio do material a Rainer Zobel. 

Vídeos - Pintura Ovos de Páscoa sorábios.


Referência

  • LEVINSON, Gary.  Língua da minoria étnica sórbia corre risco de extinção na Alemanha. Alemanha -  Deutsche Welle DW. Data 10.06.2010. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/l%C3%ADngua-da-minoria-%C3%A9tnica-s%C3%B3rbia-corre-risco-de-extin%C3%A7%C3%A3o-na-alemanha/a-5667854. Acessado em 4 de abril de 2021 - 23:34h.

  • Spreewald Info.  Ostereier selbst gemacht. Portal für Urlaub, Unterkünfte, Wellness Bahnhofstraße 15. 03096 Burg (Spreewald). Disponível em: https://www.spreewald-info.de/ostern/sorbische-ostereier/. Acesso em: 2 de abril de 2021 - 16:00h.

Leituras Complementares - Clicar sobre o título:










Nenhum comentário:

Postar um comentário