sábado, 8 de janeiro de 2022

Correspondência Oficial - Carta de Hermann Wendeburg - solicitando Homens para a polícia de Blumenau ao Vice-Presidente da Província - Ano 1868


Hermann Wendeburg e família.
Antes mesmo de Blumenau completar a sua primeira década e na ausência do Diretor e fundador da Colônia Blumenau, seu "braço direito" e sempre, na sua ausência, Diretor interino Hermann Wendeburg, solicita que sejam preenchidos os cargos "aberto" da polícia da Colônia Blumenau, explicando muito detalhamento a situação desta em 1968, através de um ofício oficial. Neste período, o Diretor interino da Colônia Blumenau acessava, via correspondência oficial, o Vice Presidente da Província de Santa Catarina, o baiano Carlos de Cerqueira Pinto.
Hermann Wendeburg chegou em Blumenau no ano de 1853, com 27 anos de idade. De imediato ocupou o cargo de Secretario-tesoureiro de Hermann Blumenau e a partir de 1860, passou também a exercer a função de "Guarda livros" - cargo de confiança plena, no qual permaneceu até quando faleceu, no dia 13 de janeiro de 1881. 
Pesquisando na Biblioteca Central da  UFSC
Setor de Documentos raros.
Mas esta foi a informação que encontramos no livro de José Ferreira da Silva. Ao observar esta carta oficial de 1868, mas com teor de 1859. Encontramos uma série de cartas, que foram doadas pela família Renaux à biblioteca da UFSC, guardadas no setor de documentos raros. Provavelmente estas pertenceram ao Karl Renaux, Cônsul Honorário da Alemanha que residia em Brusque e foi genro de Johann Peter Warner, o pioneiro.
" Homem inteligente e de relativa cultura, foi escravo do trabalho e do dever. Honesto, Digno e operoso, foi colaborador dos mais eficientes do Dr. Blumenau, que o teve sempre na mais alta conta, votando-lhe grande estima e respeito. Diferente no temperamento, Hermann Wendeburg era mais acessível e amável do que o Dr. Blumenau, cujo caráter austero e franco, muitas vezes, o fizera entrar em choque com os colonos. Wendeburg, tendo as qualidades que distinguiam Blumenau, não possuía certas asperezas da formação deste último.Os colonos, por isso mesmo, entendiam-se melhor com Wendeburg."     Ferreira da Silva

A Polícia na Colônia Blumenau.

Percebemos, que já havíamos apresentado este documento histórico. Não desistimos dele, pois focamos em outras partes da história da Colônia, que envolve o teor desta comunicação formal.
A começar pelo perfil das pessoas e também, sobre pesquisas afins, ligadas ao tema. Lembramos dos Voluntários do 55° Batalhão de Caçadores (Jägers) - Colônia Blumenau. Em 4 de janeiro de  1908 foi criada a Lei N°1860 autorizando o alistamento de voluntários para a formação de um Exército local. O Batalhão de Caçadores da Colônia Blumenau imediatamente foi propagado na região. Apresentaram-se 28 voluntários, que foram incorporados ao Batalhão de Manobras - em Ordem do Dia em 23 de outubro de 1909, após sua aprovação mediante exames, inclusive o exame de saúde. Link da postagem completa no final desta postagem.
A correspondência Histórica de Hermann Wendeburg.

Transcrição da Correspondência
N° 48
Colônia Blumenau, 4 de Outubro de 1868 

Illmo e Exmo Sr.

No anno de 1859  fordo sob proposta do Sr. Hermann Blumenau nomeados para o Districto  d’esra Colonia hum Subdelegado da Polícia e seis suplentes. Tendo depois de terem servido huma serie de anos o primeiro como quatro dos suplentes pedido e recebido a sua demissão acha-se já há tempo, este destricto sem as autoridades policiaes legais, funcionando somente o 3° e 5° suplente, dos quaes hum está muitas vezes ausentes em negócios e o outro quase nada entende do idioma do Paiz.
Bom a moralidade n’esta Colonia felizmente he tal que muitas raras vezes se cometem crimes ou grandes faltas contra a Lei com tudo torna-se impreterível huma autoridade policial n’huma população de 1500almas e que pode chegar até o fim do anno  a 5000 almas.
Permitto-me por isso rogar a Va. Exmo queira mandar que o pessoal da autoridade policial n’este distrito seja completado e propor a Va. Exma. As pessoas, que me parecem as mais proprias
Subdelegado: Carlos Gulherme Friedenreich  (original Karl Wilhelm Friedenreich)
1° Supplemte: Edoardo Schdrack  (Edward Schdrack)
2°     dito        : Otto Stutzer  
4°      dito      : Bernardo Knoblauch (Bernard Knoblauch)
6°     dito       :  Carlos Friedenreich  (Karl Friedenreich).
Como já tinha a honra de mencionar funccio não vinda o 3° e 5° Supplente e por isso não proponho outras pessoas em lugar d’elles. 
Mais permitto-me  de observar lhe de urgente necessidade de pôr ao menos dous à disposição do Subdelegado de Polícia para a execução devida de suas ordens o para lhe facilitar o seu cargo já tão oneroso e quasi sem proveito algum na Colonias, sendo além disso incompatível com a dignidade de hum Subdelegado de Polícia se elle mesmo por caso pôr mão em sujeitos perturbadores de socego público.
O Sr. Carlos Guilherme Friendenrich ( original Karl Wilhelm Friedenrich), que servirá seus annos como Subdelegado n’esta Colonia e a quem propuz de novo a Va. Exma. Para este cargo, por ser no meu parecer por ora a única pessoa idônea, declarou francamente de não querer servir de Subdelegado sem o auxílio de permanente a sua disposição.
He verdade que n huma Colonia a força moral do Director e de maes  empregados pode influir muito na moralidade dos habitantes; uma população porem de 5000 almas, e que  aumentar de anno em anno, sequer além da influencia moral o respeito da Lei, que nunca pode ser mantido sem o necessário poder executivo.
Rogo por isso a Va. Exma. Tão respeitosa como urgentemente Va. Exma queira benignamente interceder para que sejão  postos à disposição e às ordens da Subdelegacia de Polícia d’este distrito dous permanentes com vencimentos que se hão de pagar ou pela Província ou poe esta Directoria, anexados no orçamento das despesas desta Colônia.
Deos Guarde a Va. Exma. Illmo. E Exmo. Sr. Carlos de Ceiqueira Pinto 
Dgmo. Vice Presidente da Província.   Etc.     Etc.     Etc.

Director interino
H. Wanderburg

 

Carlos de Cerqueira Pinto
Natural da Bahia/BA. Bacharelou-se em Direito pela faculdade de Direito de Recife/PE, no ano de 1869.
Na Província do Espírito Santo foi Chefe de Polícia (nomeado em 17 de fevereiro de 1866); Vice-Presidente (nomeação de 6 de outubro de 1866) e assumiu a Presidência da Província (atual cargo de Governador), no período de 8 de abril a 11 de outubro de 1867, substituindo Alexandre Rodrigues da Silva Chaves.
Em Santa Catarina também foi Chefe de Polícia (1868-1870) e, nomeado por carta imperial de 1º de agosto de 1868, tornou-se Vice-Presidente da Província catarinense, assumiu interinamente a Presidência e governou de 30 de agosto de 1868 a 11 de janeiro de 1869. Transmitiu o cargo para Carlos Augusto Ferraz de Abreu, novo presidente nomeado.
Na Bahia foi Juiz de Direito, atuando em Nazaré, e Chefe interino de Polícia da Província, no ano de 1871. Memória Política de Santa Catarina

Uma curiosidade sobre o Vice Presidente da Província de Santa Catarina. Há um registro, que em 1912, em pleno período da borracha, noticiado a partir da terceira exposição internacional de borracha e comércio, em Nova York - Indústria e comércio de borracha, de que o ex Vice Presidente da Província de Santa Catarina, o baiano Carlos Cerqueira Pinto inventou um processo de extração sem a presença da fumaça para a cura da Borracha. 

Referências

  • Alamy. 281,250,165 stock photos, 360° images, vectors and videos. Brazil, the land of rubber, at the third International rubber and allied trades exhibition, New York, 1912. Rubber industry and trade; Rubber. DR. CARLOS DE CERQUEIRA PINTO, Inventor of a Smokeless Process for Curing Rubber. 136. Please note that these images are extracted from scanned page images that may have been digitally enhanced for readability - coloration and appearance of these illustrations may not perfectly resemble the original work.. Brazil. Commissa?o, Exposic?a?o internacional de borracha de New York, 1912; Associac?a?o Comercial do Amazonas; International rubber and allied tr. Disponível em:https://www.alamy.com/brazil-the-land-of-rubber-at-the-third-international-rubber-and-allied-trades-exhibition-new-york-1912-rubber-industry-and-trade-rubber-dr-carlos-de-cerqueira-pinto-inventor-of-a-smokeless-process-for-curing-rubber-136-please-note-that-these-images-are-extracted-from-scanned-page-images-that-may-have-been-digitally-enhanced-for-readability-coloration-and-appearance-of-these-illustrations-may-not-perfectly-resemble-the-original-work-brazil-commissao-exposicao-internacional-de-borracha-de-new-york-1912-associacao-comercial-do-amazonas-international-rubber-and-allied-tr-image232430962.html . Acesso em 8 de janeiro de 2022 - 22:56h.
  • Memória política de Santa Catarina. Carlos de Cerqueira Pinto. disponível em: https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/1134-Carlos_de_Cerqueira_Pinto . Acesso em: 8 de janeiro de 2022 - 22:34h.
  • SILVA, José Ferreira. História de Blumenau. -2.ed. – Blumenau: Fundação “Casa Dr. Blumenau”, 1988. – 299 p.

Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:

  1. Hermann E. L. Wendeburg - Diretor Interino da Colônia Blumenau
  2. Johann Peter Wagner / Pedro Wagner - O pioneiro
  3. Karl Christian Renaux e a Fábrica de Tecidos Carlos Renaux S/A - Brusque SC
  4. Voluntários do 55° Batalhão de Caçadores (Jägers) - Colônia Blumenau
  5. Cemitério - Local de Visitação e História
  6. Boulevard Wundeburg
  7. Fritz e Hermann
  8. Centro histórico de Blumenau - Stadtplatz - Ontem e Hoje
  9. Kulturverein - Die Colonie Blumenau 
  10. Construção sobre Antigo Porto Fluvial em Blumenau ...
  11. Os Primeiros Caminhos no Vale do Itajaí e do interior
  12. A Prainha...Praça Juscelino Kubitschek de Oliveir...
  13. Primeiro Núcleo Urbano de Blumenau - Stadtplatz
  14. As embarcações no Rio Itajaí Açú - Blumenau
  15. Blumenau - do Stadtplatz ao Enxaimel
  16. Rua das Palmeiras e o Museu da Família Colonial

Outras Correspondências - Para ler - clicar sobre o link escolhido.

  1. Correspondência Oficial - Carta de Hermann Wendeburg - solicitando Homens para a polícia de Blumenau ao Vice-Presidente da Província - Ano 1968
  2. Correspondência Oficial - Ofício da Contadoria da Tesouraria de Fazenda de Santa Catarina à Solicitação de Capital de Hermann Blumenau - Ano 1879
  3. Correspondência Oficial - Colonia Blumenau 1
  4. Correspondência Oficial 1865 - Trabalhos Executados no mês de junho de 1865
  5. Correspondência Oficial 1865 - Voluntários da Pátria
  6. Correspondência Oficial - 1865 - Trabalhos executados no mês de agosto de 1865
  7. Correspondência Oficial 1867 - Hermann Wanderburg
  8. Correspondência Oficial - Solicitação de Padre Para Colonia Blumemau - 1867
  9. Correspondência de Hermann Wanderburg - 1868 - Subdelegado de Polícia - 1868
  10. Correspondência Oficial 1868 - Relacionado a chegada de 391 colonos - Navio Lord Brongham
  11. Correspondência Oficial - 1871 - Hermann Blumenau
  12. Correspondência Oficial 1873 - Relacionado aos Voluntários da Pátria
  13. Correspondência Oficial 1873 - Solicitação de tratamento médico na capital
  14. Correspondência Oficial 1876 - Estrada de Curitibanos - Verbas
  15. Correspondência Oficial - 1876 - Colônia Blumenau - Orçamento de Obra
  16. Correspondência Oficial 1881 - Sobre Imigração italiana - Colônia Blumenau
  17. Correspondência Oficial 1882 - Colônia Blumenau 2
  18. Correspondência Oficial - Emil Odebrecht - Agrimensor Colonia Dom Pedro





Nenhum comentário:

Postar um comentário