segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Corrida e Caminhada Cooper - Blumenau SC - Partida e chegada na Rua das Palmeiras - Centro Histórico

 Em 28 de agosto de 2022, a Rua das Palmeiras - Palmenalle, primeiro Boulevard de Blumenau, criada ainda no século XIX, ligando o caminho da igreja até o local da administração da colônia e do porto fluvial, contendo duas vias com um local de caminhamento na parte central entre as filas de Palmeiras Imperiais.
O local histórico de Blumenau e do Vale do Itajaí, há algum tempo não vem recebendo o cuidado necessário como deveria e também corre riscos sérios em receber equipamento e construções não adequados ao local que tem grande vocação pata o turismo cultural histórico mediante a presença de visitação dos blumenauenses e de pessoas de outras regiões, em função de seu grande  lastro histórico cultural.
Com a prioridade voltada para a presença do automóvel no centro histórico, este sofreu ações impactantes no seu meio ambiente, como por exemplo a pavimentação asfáltica na histórica pista de rodagem como qualquer rodovia da cidade, antes disto, pavimentada com paralelepípedos de granitos - impermeabilização - para o tráfego de veículos de transporte público.

Palmenalle -  Rua das Palmeiras, com pavimentação impermeável e corredor de transporte público atual passando próximo a edificações históricas, construídas com a técnica construtiva enxaimel (original), residências de personagens da história local e uma destas, considerada a mais longeva do Vale do Itajaí - construída em 1858 - residência de Hermann Wendeburg.



Poderia ser espaço público destinado, com mais frequência, às atividades culturais que resgatam a memória de seu uso histórico, além deste, esportivo, que por alguns momentos percebíamos que a grande maioria não tinha consciência sobre a importância do local onde estavam. 
Parabéns à organização da Corrida e Caminhada, por escolher este local hostórico e prestigiá-lo.

As imagens comunicam... 



























































 






















Patrimônio Cultural Arquitetônico. Quando estávamos Gerente do Patrimônio histórico em 2012, deparamo-nos com uma situação de embate e controversas, quando uma loja procurou a Prefeitura para deliberar e conseguir a autorização para executar sua ampliação. Porém esta encontrou entraves, porque estava localizada no outro lado da Rua Xavantina, próximo a uma tipologia importante do patrimônio histórico municipal e regional, tombada, quase como esta do Bar Kriado. Naquele episódio, o proprietário não conseguia autorização para aumentar o espaço físico de sua loja, por estar, dentro do raio de interferência ao patrimônio – localizado do outro lado da rua. Conhecíamos esta legislação desde a década de 1990, quando estagiávamos no Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbanos de Blumenau - IPPUB. Ficamos surpresa quando vimos esta construção, sua volumetria e materiais, encostada” ao Bar Kriado em pleno Centro Histórico de Blumenau.
















Vídeo
Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)


Em breve – Estaremos lançando o livro: “Fragmentos Históricos da Colônia Blumenau”


Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:



















































Nenhum comentário:

Postar um comentário