domingo, 4 de junho de 2023

O edifício da Estação/Terminal de Cargas da EFSC - Trombudo Central recuperado - Iniciativa da Prefeitura Municipal


Ponte de pedras ferroviária da EFSC de Blumenau.

O patrimônio ferroviário da Estrada de Ferro Santa Catarina EFSC, vem sendo paulatinamente delapidado sob várias formas, descaracterizado e a memória ferroviária regional vem perdendo muito de seu patrimônio. A última notícia sobre esta questão foi a informação de que a ponte de granito rosa construída na foz do Ribeirão do Tigre, Blumenau, próximo ao centro da cidade, projeto do  engenheiro arquiteto, genro de Leopold Hoeschl, de nacionalidade suíça - Albert  Weitnauer, teve uma parte de seus arcos ruída, após décadas no local, inerte e longeva, através do material usado, a pedra. Link no final da postagem.
Enquanto isso, na cidade do Alto Vale do Itajaí, Trombudo Central, após um incêndio ter destruído a estação de cargas da EFSC, há quase 10 anos atrás, a municipalidade recuperou o espaço e o destinou seu uso para as práticas de um centro cultural que foi batizado de Centro Cultural Werner Müller.

Trombudo Central

Trombudo Central surgiu a partir, exatamente da EFSC. A nucleação se desenvolveu em torno de umas das 24 estações da Estrada de Ferro Santa Catarina - EFSC. As estações da EFSC apresentavam tipologias variadas. Em ordem crescente, desde o quilômetro “zero”, é considerada a primeira, a de Itajaí e a última estação do tronco principal, a de São João. Entre as estações de Mosquito e Trombudo Central foi construído o elevado - atualmente conhecido Hermínio Prada, que representa uma transição de técnica construtiva da engenharia ferroviária. Os materiais usados são concreto armado e blocos de granito rosa. Em torno deste viaduto está a centralidade urbana de Trombudo Central, sendo que, a Igreja Matriz Cristo Rei está entre este viaduto e o local onde estava a estação ferroviária da EFSC, próximo a Firma dos Lorenz. O elevado foi construído, em 1964, dentro da linguagem moderna, em concreto armado, com a forma baseada em linhas curvilíneas.
Rio Trombudo, em 1905, foi localizado no mapa confeccionado por José Deeke - da Colônia Blumenau e seus limítrofes, porém sem a presença da nucleação urbana.
Traçado da ferrovia EFSC - dentro dos muitos municípios da região do Vale do Itajaí.
Mapa da Colônia Blumenau e seu território, feito por José Deeke em 1905 - com a presença, destacada, do Rio Trombudo - que na época, era parte do grande território da colônia. Segue o Detalhe do mesmo, onde é visível o caminho das tropas que passava na região - rumo a Curitibanos e percebe-se a ausência de nucleação urbana no Vale do Trombudo.

Trombudo Central em 2020 e desconexões urbanas.
Esta constatação, também ocorre com outras parte de Trombudo Central.
Este espaço histórico, junto ao Rio Trombudo, com grande área poderia ser melhor aproveitado para a cultura e lazer.


Estação ferroviária de passageiros - Trombudo Central.
Visitamos a estação ferroviária de de passageiros de Trombudo Central em 2008, durante a pesquisa destinada à publicação do livro A Ferrovia no Vale do Itajaí Estrada de Ferro Santa Catarina que apresentava a pesquisa sobre a EFSC, na região. Link no final desta postagem. Nesta época, as condições da estação de passageiros de Trombudo Central eram satisfatórias. No local residia uma família. Sua localização, é praticamente na área central  urbana do município. Dista aproximadamente 400 metros do centro, no sentido Rio do Sul, próximo a Igreja Matriz e da Cia Lorenz, belíssima tipologia histórica industrial da cidade, atualmente usada como galpão da Secretaria de Transportes e Obras do município. Já o terminal de cargas, ou estação de cargas, visitamos 10 anos depois - em 2018 e sofreu um incêndio em 17 de novembro de 2014. 
Estação de cargas da EFSC - Trombudo Central - antes do incêndio de 2014.


A tipologia do terminal de cargas, ou estação de cargas era do estilo arquitetônico art decó. Apresentava janelas estreitas e altas, almofadadas com vidro liso incolor. Base e rampas de acesso construídas, como as demais, em granito rosa. 
Registros  fotográficos do local em 2008.


Escrevemos no livro a Ferrovia no Vale do Itajaí - link no final desta postagem - página 160:

Foi em 1904 que chegaram os primeiros imigrantes a Trombudo Central. As terras da localidade pertenceram em um primeiro momento a Porto Belo; depois, a Itajaí; depois, a Blumenau; e em 1933, tornaram-se distrito de Rio do Sul. Em 1958 o núcleo emancipou-se de Rio do Sul.
Um alemão e um italiano foram os primeiros a chegar a Trombudo Central: Emílio Graubner e Ernesto Prada lideraram o grupo que se instalou na região em 1904. As terras faziam parte da gleba que Hermann Blumenau recebeu do Governo Imperial em 1850. Para que as terras se desenvolvessem, as companhias de imigração trouxeram imigrantes europeus experientes em agricultura. O início foi árduo: as famílias abriam picadas nas matas, a facão, até chegarem a seus lotes. A origem do nome Trombudo deve-se ao encontro dos rios do lugar, que forma a figura de uma tromba. 
Estação da EFSC - Barra do Trombudo. Figura 109 - do livro A ferrovia no Vale do Itajaí - Angelina Wittmann
Um pouco da história...

estação ferroviária central de Trombudo Central está localizada no km 165 da extinta ferrovia e foi inaugurada em 1958, mesmo ano que a nucleação urbana de emancipou de Rio do Sul. Como já mencionado, seguia a tipologia das demais estações em estilo art decó. Plataforma feita com granito rosa, extraído da região.
Mas antes deste desenvolvimento ocorreu a exploração e chegada dos primeiros pioneiros no local. Como ocorreu com inúmeras nucleações na região, Trombudo Central teve o início de sua história alinhada ao início da história da grande Colônia Blumenau e fazia parte do plano dos planejadores daquela época - tornar a grande colônia em um empreendimento agrícola, onde o objetivo era comercializar e industrializar o excedente das colônias agrícolas disseminadas no seu território, como também fazia parte destes planos, a construção da ferrovia, para viabilizar este plano e a logística a partir de um meio de transportes moderno, para a época. 
Local da estação de cargas, onde ocorria a intermodalidade, junto à estação de cargas de Trombudo Central.
O mesmo local em 2008. Descarga de madeira dos caminhões e embarque no trem - junto à estação de cargas de Trombudo Central - 2008.
Na medida que famílias de imigrantes chegavam no Stadtplatz da Colônia Blumenau, ocorria um remanejamento de acordo com suas atividades e com o poder de compra da família de imigrantes. Geralmente, as famílias de agricultores, eram locados e induzidas a se fixarem no interior do território, ocupando os vales dos braços dos rios que faziam parte da grande Bacia do Itajaí Açu. 

Estação de Cargas de Trombudo Central - incêndio em 17 de novembro de 2014


A estação de cargas de Trombudo Central foi inaugurada em 1958, permanecendo como ponta de linha até 1971 com a supressão do tráfego na ferrovia mediante a ordem da Rede Ferroviária Federal dada ao superintendente Hélio de Mello, que a cumpriu em março de 1971. No dia 12 de março de 1971, às 17h, o maquinista José Pacheco comandou pela última vez o trem conduzido pela máquina à vapor 331.
O armazém da estação sofreu um incêndio em 17 de novembro de 2014.
Em
2021/2022, na administração da prefeita Geovana Gessner Klowaski, o local foi adquirido pelo município de Trombudo Central e tronou-se patrimônio público e desde então, vem sendo recuperado e coordenado dentro da secretaria municipal Cultura e Turismo, cujo secretário é Deivid Cristiano Fava, que nos recebeu no local em 25 de maio de 2023.
O espaço já está sendo utilizado e parte de sua área recebeu a Biblioteca Municipal, instalado em 2023 e espaço para dança e exposições.
O local receberá:
  • Biblioteca
  • Aulas de Dança
  • Aulas de Música
  • Aulas de Artesanato
  • Aulas de Teatro
Observação: Capoeira não têm relação com as práticas e culturas locais.
Exemplo bom. Na recuperação do edifício histórico foram reutilizadas madeiras da antiga prefeitura de Trombudo Central.

Execução
Projeto.








Vídeo -  Secretário Deivid Cristiano Fava - Secretaria Municipal Cultura e Turismo

Fotografias - Espaço Recuperado















O Padre  da Bavária Josef Apfelbeck visitou o local nesse dia 25 de maio de 2023.



Secretário da Cultura e Turismo de Trombudo Central Deivid Cristiano Fava, padre alemão Josef Apfelbeck e Roberto Wittmann. 

Secretário da Cultura e Turismo de Trombudo Central Deivid Cristiano Fava, padre alemão Josef Apfelbeck e Roberto Wittmann. 





Aulas de dança já acontecem no local













Um registro para a História.

Leituras Complementares - Clicar sobre título:
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)












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