quinta-feira, 8 de junho de 2023

Parque Lindendorf - Minicidade - Treze Tílias SC

O padre bávaro Josef Apfelbeck e Valter Felder do Parque Lindendorf - Treze Tílias SC.
 No final de maio de 2023, acompanhamos o padre bávaro Josef Apfelbeck à cidade do Meio Oeste catarinense fundada por austríacos, Treze Tílias. Ficamos três dia e duas noites na cidade.
Para relembrar, Treze Tílias foi oficialmente fundada em 13 de outubro de 1933, completando em 2023, 90 anos de existência. Seu fundador foi ex-ministro austríaco Andreas Thaler. A maioria dos pioneiros nasceram nos estados do Tirol, Vorarlberg e Alta Áustria (Oberösterreich) e migraram entre os anos de 1933 e 1937. A Europa estava em crise. Treze Tílias também recebeu migrantes de outros estados da Áustria e ainda austríacos do Tirol do Sul (Südtirol), região que pertenceu a Áustria entre os anos de 1363 e 1918 e que após a 1º Guerra Mundial foi anexada ao território italiano.
A cidade também recebeu descendentes de alemães oriundos do Rio Grande do Sul (principalmente do Hundsrück e Westfalen) de italianos de Vêneto e Lombardia.
Em 24 de maio de 2023, fomos conhecer o Parque Lindendorf, pois conhecíamos Valter Felder das apresentações folclóricas na cidade de Pomerode, que por coincidência, também o padre Josef encontrou o grupo no período de páscoa, também em Pomerode

Parque Lindendorf
Danielly Neff Felder e Valter Felder.
O Parque Lindendorf foi idealizado pelas famílias Koroll e Felder, ou um grupo de irmãos e seus respectivos cônjuges. Dois irmãos gêmeos da família Koroll, o Vilson e o Vitor, se casaram com duas irmãs da família Felder, a Renate e a Rosalinda, que eram irmãs de Valter Felder, que é casado com  Danielly Neff Felder. Os irmãos Koroll possuíam o terreno com a lagoa e o Valter tinha o projeto, quando recém chegou da Áustria onde fez o curso de presépios. Desejava confeccionar miniaturas das principais casas da cidade. Chegou a cogitar a executar seu projeto na sua casa. Mas conversando com as irmãs e cunhados decidiram fazer o projeto juntos que foi iniciado no início de 2002 e sua execução durou mais de dois anos, até ser inaugurado em 18 de setembro de 2004, com a maquete, restaurante e toda a infraestrutura externa de paisagismo.
A firma Lidendorf Empreendimentos Turísticos foi aberta dois anos antes de iniciar os trabalhos, em 20 de março de 2000.  
Valter nos contou, quando já era envolvido com o grupo de danças e música, e se apresentavam nos hotéis, onde os visitantes perguntaram o que havia para fazer e visitar em Treze Tílias, onde fez surgir o desejo de criar outro espaço, alinhado à cultura e história, para atender o turismo. O que foi viabilizado dentro da família, ou das famílias Felder e Koroll.
O Parque Lidendorf, nome criado pelos três casais, significa a Vila de tílias, uma homenagem a Treze Tílias. Linden significa tílias e Dorf, vila.
Na sua inauguração, em setembro de 2004, a maquete da cidade já contava com 17 exemplares das casas de Treze Tílias. Atualmente somam 54 exemplares de casas. No local, também, tem espaço amplo para alimentação com gastronomia austríaca, locais de contemplação munido de várias ângulos da paisagem natural, com diversos ambientes e perspectivas, animais, equipamentos urbanos e artesanatos com os mais variados tamanhos e tipos.
O parque  ocupa um área aproximada de 45.000m2, onde percorremos antes e depois do almoço servido no gazebo sobre o lago, contando com a companhia de Valter Felder que conversou com o visitante da Bavária. Também conversamos com sua esposa Danielly Neff Felder que nesse momento também, coordenava os trabalhos internos.

Localização do Parque



As imagens comunicam...
Vídeo
Fotografias


g
Maquete da Cidade
Valter Felder, padre bávaro Josef Apfelbeck e Roberto Wittmann - Minicidade.




Hotel Áustria demolido em 2012.


Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cujo pároco é o padre Almedo Dietrich que também nos recebeu na sacristia. 
Um registro fora do Parque Lindendorf - Padres Almedo de Treze Tílias e padre Josef de Bavária - Degenddorf.














g















Almoço sobre o lago






























g


















g












Um registro para a História!

Leituras complementares - Clicar sobre o titulo escolhido pra ler.

 

Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)





Nenhum comentário:

Postar um comentário