sexta-feira, 16 de junho de 2023

Festa na Comunidade Evangélica em Salto Weissbach - 2023 - Um pouco de História e a origem das festas de igreja

A festa de Igreja - Tradição.

Antes de apresentar um pouco sobre os momentos da tradicional festa da igreja da comunidade luterana de Salto Weissbach - Blumenau, vamos conversar um pouco sobre a tradição desta prática religiosa ocidental e sua origem histórica. As práticas da região do Médio  Vale do Itajaí, predominantemente têm origem no período da Idade Média, na Alemanha.  A festa religiosa e suas atividades tinham e têm relação com a data de consagração de igreja e de seu respectivo santo padroeiro, observando suas  respectivas características culturais locais. Nomes para a consagração de igrejas tornaram-se comuns nos dialetos regionais e sua origem reporta à "Missa na Igreja", em alemão - Kirchenmesse.
A tradição destas festas de igreja, que possuem identidade cultural local, práticas de cada região, do país e do mundo, também são conhecidas como "quermesses", a partir de sua origem medieval. As festas de Blumenau e região, das comunidades católicas e luteranas são conhecidas na região de origem desses imigrantes, por nomes regionais da Alemanha e de acordo com as práticas e dialetos, de cada uma delas, como: Kirmes , Kirwa , Kerwe , Kerwa , Kurwa , Kärwa , Kirb , Curb , Kerm ou Kilbi
Kerwa no C.C. 25 de Julho de Blumenau, inspirado na festa da igreja católica de Geldersheim - uma cidade de Unterfranken - Norte da Baviera. Outras muitas cidades dessa região apresentam o Kerwa, com prática semelhante. 

Por não compreender, ou mesmo desconhecimento, estas festas recebem outra conotação em algumas regiões do Brasil, e até mesmo em Blumenau. Muitas vezes estas festas tradicionalmente católicas, são representadas na região, por luteranos. 
Quem já não ouviu falar do Kerwa? Ou ainda Kerbfest? Essas são praticadas acertadamente por descendentes de imigrantes alemães católicos que migraram para o Meio Oeste e Oeste de Santa Catarina e até mesmo, fundaram cidades como, Itapiranga. Para ler sobre a fundação de Itapiranga por uma comunidade católica alemã, clicar sobre: Porto Novo - Itapiranga - Sua História ou ainda sobre: A Obra Kolping - a partir de Porto Novo - Itapiranga - Da Alemanha para o Brasil.

O Kirchweih ou o Kirchweihfest, na Alemanha principalmente com nomes regionais como Kirmes , Kirwa , Kerwe , Kerwa , Kurwa , Kärwa , Kirb , Curb , Kerm ou Kilbi , na Áustria , Tirol do Sul e Altbayern Kirta (g) , Kischta ou Kirchtag , suíço Alto alemão Kilbi ou Chilbi , Banat SwabianKerweih, é celebrado desde a Idade Média, como um festival por ocasião do retorno anual do dia da consagração de uma igreja. O dia da consagração da igreja tem o estatuto de grande festa na respectiva igreja. Wikipédia

Die Kirchweih bzw. das Kirchweihfest, in Deutschland meist mit regionalen Bezeichnungen wie Kirmes, Kirwa, Kerwe, Kerwa, Kurwa, Kärwa, Kirb, Kerb, Kerm oder Kilbi bezeichnet, in Österreich, Südtirol und Altbayern Kirta(g), Kischta oder Kirchtag, schweizerhochdeutsch Kilbi oder Chilbi, banatschwäbisch Kerweih, wird seit dem Mittelalter als Fest anlässlich der jährlichen Wiederkehr des Tages der Weihe einer Kirche gefeiert. Der Tag der Kirchweihe hat in der jeweiligen Kirche den Rang eines Hochfests. Wikipédia

Historicamente, ainda na Idade Média, dentro das cidades muradas, foi agregada à festa folclórica, uma feira, juntamente com o mercado de gado. No período medieval tudo acontecia na Praça da Igreja que tinha quase a mesma função do espaço  do ágora - para as cidades clássicas gregas, herdadas pelos romanos e depois por grande parte da Europa a partir do Grande Império Romano, também responsável pela expansão do cristianismo naquele continente.
Também essas festas, depois de se tronarem populares, passaram a ser, também, denominadas de Quermesses, que são festas realizadas, seguindo critérios próprios de cada paróquia, com o objetivo de arrecadar fundos para manutenção da igreja e promoção de ações sociais. Geralmente incluem manifestações culturais, como a música que assistimos do Die Lustingen Musikanten na comunidade de Salto Weissbach no último dia 11 de junho de 2023, barracas de sorteios, jogos com prêmios e vendas de bolos e cucas, podendo variar de região para região, o artesanato produzindo pelas senhoras da comunidade, bordados, crochês e pinturas, bebidas e café com cuca/bolo e churrasco, conhecido em na região do Médio Vale do Itajaí, como "churrasco de igreja" - que na verdade são comidas típicas de cada região, variando de um lugar para outro.
Estas de festas de igreja, passam a ser, dentro da história das cidades, algo muito tradicional e parte do inconsciente coletivo, dentro das comunidades cristãs em volta do mundo. 
Em Blumenau e região, não poderia ser diferente. Por isso atrai nossa atenção para efetuar seus registros, independentemente da comunidade e da religião. Como arquiteta e urbanista percebemos, na apresentação da arte popular como artesanato, música e gastronomia, questões culturais inerentes somente a essa região e portanto, relevantes para identificar sua importância dentro das práticas de hábitos e costumes.
Estas mesmas práticas, são muito diferentes em outras regiões do continental país que é o Brasil, onde nestas mesmas festas de igrejas, sua sonorização é outra, bem como, a gastronomia, podendo essa variar como a presença de milho verde cozido, salsicha, espetinhos assados, pamonha, vinho quente, bolinho caipira e quentão, a música, entre outros.
Festa de igreja em Fortaleza - Quermesse - Kirchenmesse, irradia a cultura local, música local e gastronomia local.
Interessante observar a
origem etimológica do termo "Quermesse", para compreender um pouco de seu significado. "Quermesse" deriva da palavra flamenga - quem em francês (grande território do antigo Império romano)  kerkmesse (kerk=igreja; messe=feira: "feira de igreja"). Vimos que também existe o termo em alemão, que muito se assemelha - Kirchenmesse.  Tem, portanto, comprovado sua origem relacionada à festa do santo padroeiro da paróquia ou data do aniversário da igreja dentro das práticas católicas dos primeiros séculos, na Europa e difundidas nas demais religiões cristãs originadas na religião católica, ao longo da história da civilização, como já mencionamos.
Uma curiosidade -  houve um tempo que essas festas de igreja foram perdendo o cunho religioso e no final da Idade Média passaram a ser consideradas como atentado aos bons costumes. A discussão chegou a tal ponto que, no século XVI, o rei da França Carlos V proibiu a realização de festas que durassem mais de um dia, impondo severas penas àqueles que transgredissem esse regulamento. Isso não durou muito tempo. Nos dias atuais, já ouvimos comentários do tipo: "como pode ter jogos e bebidas nos ambientes da igreja"? Agora imaginemos, em pleno período medieval? Dá para compreender as reflexões sobre esta questão.
Churrasco de igreja - tradição na região e servido
na festa da comunidade de Salto Weissbach.
A tradição continua dentro das muitas comunidades cristãs em volta do mundo. E por sua extrema importância cultural, registramos para a história.
No último dia 11 de junho de 2023, estivemos na comunidade luterana de Salto Weissbach. conversamos com o Pastor Luiz Gustavo Allende, que muito bem definiu o significado do evento e seus preparativos, dentro da comunidade. 
Dentro da gastronomia local, listamos os bolos e cucas, pastéis, pães"Schwarzsauer", churrasco e acompanhamento, galeto e acompanhamento entre outras iguarias. Tudo organizado pela comunidade da igreja, igualmente, comentado pelo Pastor.
Também há os jogos e brincadeiras característicos e os produtos confeccionados pela comunidade com destaque para os bordados, prática repassada dentro das gerações como comentam alguma senhoras:
A música do perfil cultural predominante, que não deveria ser a música gaúcha, belíssima música gaúcha - exemplo a ser seguido por todos, no que tange sua manutenção, pois esta é levada para fora dos limites da região de sua origem. A região do Médio Vale do Itajaí não tem cidades fundadas por gaúchos. É a segunda vez que registramos o grupo que estava tocando na festa da Comunidade Luterana de Salto Weissbach em especial, o Die Lustingen Musikanten, sendo a última vez, ocorrida na edição da festa de 2018.
Na Festa da Comunidade Luterana de Salto Weissbach em 10 de junho de 2018.
A Igreja Luterana de Salto Weissbach - um pouco de história
Em
10 de junho de 2023, a Comunidade Evangélica em Salto Weissbach, pertencente à Paróquia de Badenfurt, em Blumenau, celebrou 92 anos, com isso e com o objetivo para as quais surgiram as primeiras festividades de igreja ainda Europa - aniversário da igreja, festejada com uma festa popular, seguindo a tradição, repassada de uma geração para a outra.
A Comunidade Luterana de Salto Weissbach teve sua origem a partir de um grupo de 27 famílias que se reuniam no antigo Salão Lindner. O templo foi dedicado em 1932. Em 1962, a Comunidade passou a fazer parte da Paróquia Evangélica de Badenfurt – bairro localizado do outro lado do grande Rio Itajaí Açu e o primeiro núcleo que surgiu na margem esquerda depois do Stadtplatz da Colônia Blumenau.
Quanto a igreja foi construída e dedicada, em 1932, a Comunidade Luterana de Indaial presenteou a comunidade com dois castiçais e um crucifixo para o altar.
Neste últimos dias 9, 10 e 11 de junho de 2023, mais uma vez a Comunidade Luterana de Salto Weissbach estava em festa, comemorando o 92° aniversário. 
Festa de 2016.
As imagens comunicam...

A festa da comunidade luterana de Salto Weissbach, Blumenau SC de 2023.


Elemento do neogótico - Gótico/neogótico - estilo nacional na Alemanha.




















Cobertura de eternit fixado na parede templo. 








Local de assar o churrasco.
















Churrasco entregue.

Praticamente, terminou o estoque de bolos e cucas.


Apfelstrudel - gastronomia local e regional.















Pescaria.



Roleta.

Trabalhos do grupo "Mensageiros de arte".


Bordado, cuja técnica é repassada de uma geração a outra.



Pastor Luiz Gustavo Allende.


Está em um parede do interior da Igreja. Pintura óleo sobre tela de Elisabete Holetz.






Registros.










bordados e crochês feitos dentro do grupo da comunidade "Mensageiros da arte".

Churrasco de igreja, geralmente temperados em molho especial no dia anterior. Este não tinha o sabor característico desse molho. Aprendemos  na Casa dos Kath, que faziam seu molho com limão e vinho com muita cebola.

2016

2018
Um registro para a História!

Leituras Complementares Clicar sobre o título escolhido:


Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)





Nenhum comentário:

Postar um comentário