terça-feira, 13 de junho de 2023

Casa Augenstein construída por Christoph Augenstein - Salto Weissbach - Arquitetura e História

Igreja Luterana de Salto Weissbach - Foto de 1992. Seguindo olhas além das pessoas, 
está o local da Casa Augenstein. 
Na Foto: Luiz Carlos Henkels, Roberto Wittmann
 e Jorge Wittmann
A casa do pioneiro alemão na região, independentemente do período que foi construída ou a técnica construtiva adotada em sua construção, apresenta características que se repetem, em função da história e ocupação do solo na sua localização de origem, em seu Heimat. Essas características geralmente estão presentes no telhado pontiagudo, nas telhas planas (ou germânicas ou "rabo de Castor"), nas simetria das fachadas munidas de aberturas com duas folhas envidraças com bandeiras fixas ou, móveis, também envidraçadas. Geralmente há a presença da mansarda, que é o aproveitamento do sótão para a criação de mais um ambiente de uso, munido de janelas e aumento do pé-direito. A simetria não está presente na casa atual, pois a casa recebeu  modificações, originalmente simétrica. A terceira janela existente hoje a partir do "eixo" da empena foi a abertura de uma varanda que foi fechada, para ampliar sua área interna. Também o anexo existente do lado direito foi construído posteriormente. O pesquisador Luiz Carlos Henkels nos enviou esta fotografia esclarecedora.
Luiz Carlos Henkels recebeu esta fotografia do sobrinho de Christoph Augenstein - Norberto Sprengel (in memoriam) e que também era família do local.
Essa casa, um patrimônio histórico arquitetônico de Blumenau está vazia. Está localizada na rua José Pedro Theiss, N° 38, bairro Salto Weissbach


A casa está localizada próxima do local onde passava a
ferrovia EFSC e a Igreja da comunidade luterana do bairro. 
Clicar sobre o mapa para ver maior.

Paredes autoportante em pedras.
A casa foi construída pelo imigrante alemão Christoph Augenstein (1900 - 1985) no início do século XX, com paredes autoportantes de tijolos maciços rebocados, com partes, no anexo construído posteriormente no lado direito, também usando pedras
Christoph Augenstein, filho de Matheus Augenstein e de Emile Wenz Augenstein, nasceu na Alemanha em 1900. Casou-se com Frieda L. Augenstein em 17 de julho de 1929. Sua profissão era de eletricista. Também foi um proprietário de uma olaria em Salto Weissbach. 
O casal teve três filhos: Manfred Augenstein que se casou com Walia Maria Augensteinen e  tiveram os filhos: Lóris, nascido em 20 de dezembro de 1961 e Cinthia Augenstein, nascida em 26 de setembro de 1967, netos de Christopf e Frieda. 
Manfred partiu antes de seu pai em um acidente na BR 101, em 1972 e seu pai Chistoph em 21 de julho de 1985.
Registro de óbito de Christoph Augenstein.
De acordo com o registro de óbito de Chistoph Augenstein, o casal também teve os filhos Guenther Augenstein e Wolfgang Augenstein.


Bodas de ouro do Casal Eugenstein - 1979.
Christoph Augenstein  residiu em sua casa até partir, em 21 de julho de 1985, com a idade de 85 anos. A Casa Augenstein está localizada na Rua José Pedro Theiss, N° 38, Salto Weissbach, rua que atualmente, está um pouco confundida com pátio de estacionar da comunidade luterana. 
A primeira escola construída no terreno doado por Christoph Augenstein.
A Escola Christoph Augenstein  em junho de 2023.
Seu nome pode ser lembrado, pois a escola nas proximidades da Casa Augenstein, recebeu o seu nome como homenagem, pois recebeu a doação do terreno para ser construída.
As atividades da escola  tiveram início em 1961 em prédio localizado na rua Bahia e tinha o nome de Escola Isolada Salto Weissbach, na época região rural de Blumenau, com muitas propriedades rurais. Em 1964, a  escola construiu sua sede própria, com uma sala de aula feita em madeira, sobre o terreno recebido de seu benfeitor, que foi homenageado em 1985, quando Christoph Augenstein faleceu. 
A Escola Christoph Augenstein  em junho de 2023.
A Associação de Pais e Professores (APP) da escola solicitaram à Secretaria de Educação de Santa Catarina a mudança do nome do estabelecimento para Escola Christoph Augenstein. Herr Augenstein doou mais de 2.000 m² de terras para sediar a escola, que estavam anexas à sua propriedade. Tão grande e valoroso feito e não conseguimos encontrar uma fotografia sua. A sugestão da comunidade somente foi efetivada pelos órgãos públicos em  11 de maio de 1986, através do Decreto nº 39.002, quando a escola passou a se chamar Escola Isolada “Christoph Augenstein”, quando, em  1987, passou a ser considerada uma escola básica, sendo então denominada Escola Básica Christoph Augenstein.
Vista da casa e da igreja a partir da escola.

Parte do terreno dos Augenstein - entre a escola e a Casa Augenstein.

Parte do terreno dos Augenstein - entre a escola e a Casa Augenstein.

Parte do terreno dos Augenstein - entre a escola e a Casa Augenstein.


A Casa  Augenstein se encontra vazia. Suas paredes autoportantes, parte em pedras naturais do local e outra parte em tijolos rebocados, estão muito sólidas e faz um conjunto com a igreja luterana de Salto Weissbach, de valor imensurável, sob vários aspectos. 
Alpendre junta a posta de acesso principal com pilares de tijolos maciços aparentes. Porta principal larga munida de duas folhas com a presença de vidro colorido verde, martelado.

A estrutura autoportante é construída com tijolos maciços e também, com pedras. Esse pequena anexo, reporta a algum ambiente de uso diferenciado que o residencial. Poderia ter sido a oficina de Herr Augenstein.

O telhado feito de estrutura de madeira e cobertura de telhas planas/germânicas ou "rabo de castor".

Não é muito difícil recuperar esta linda casa, na forma original como foi construída por Herr Augenstein. A suas paredes autoportantes estão muito sólidas.
Casa  Augenstein construída por Christoph Augenstein. Luiz Carlos Henkels recebeu esta fotografia do sobrinho de Augenstein - Norberto Sprengel.

A Família Koser era vizinha em imóvel com residência distante em apenas 100 m , onde guardo hoje ainda muitas recordações desde a década de 1950, citando como exemplo o frequente ouvir as músicas de LP tocadas em vitrola dos grandes sucessos de bandas alemães da época. À noite, o silêncio reinante do interior permitia ouvir dentre sons de outros animais o interminável coaxar dos sapos que habitavam em uma lagoa em meio a pastagem aos bovinos leiteiros que possuía. Conhecia também seus filhos Manfrith,Wolfgang e Guinter. 

... são tantas coisas, que nem resumidas aqui cabe. Sobre o Sr. Christoph, (composição do sobrenome), pessoa simples e educada, pedalava diariamente sua bicicleta com sol ou chuva até a empresa Força e Luz (Celesc), onde era empregado. Buscava igualmente com frequência forrageiras e demais cultivares da sua lavoura nas costas até o rancho para servir os animais no cocho ...Ivo Koser

Fotos do Google Mapa - anos 2011.


Comentário:
A Escola Christoph Augenstein teve que desativar a biblioteca, para ter mais uma sala de aula. Por que não se recupera essa edificação e nela é instalada a Biblioteca da Escola?
----------------------------------------------
Nada poderá ser feito. Foi demolida no início de 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário