sexta-feira, 2 de junho de 2023

O Busto do Imperador do Brasil - D. Pedro II - Encontra-se na Praça D. Pedro II


Em 2 de dezembro de 2020 destacamos o carinho e o respeito que as pessoas de Blumenau tinham pelo Imperador do Brasil D. Pedro II, quando este ainda era imperador do Brasil. Nesse momento lembramos que existia um busto de bronze do Imperador em uma pequena praça, que também tinha seu nome: Praça Pedro II localizada  no Bairro Bom Retiro - Blumenau - no início da Rua Hermann Hering. Salientamos que este não teve o mesmo destino que alguns bustos de praças da cidade de Blumenau que  que sumiram, como por exemplo: o busto do Coronel Peter Christian Feddersen e do Peter Wagner.
Localização da Praça Pedro II.
Onde está o busto do Coronel Feddersen?
Vislumbramos o busto do Imperador no Brasil no local onde foi assentado em 1950, ano do centenário de Blumenau, como um presente para a cidade. Mais detalhes no link: Aniversariante - Imperador do Brasil D. Pedro II - e a Colônia Blumenau
Encontra-se sobre pedestal de granito vermelho, no início da rua Hermann Hering, busto em bronze do Imperador D. Pedro II. Trata-se de uma obra do escultor Erwin Teichmann (Pomerode). Foi inaugurada em 4 de setembro de 1950, este evento fez parte da programação comemorativa do centenário de Blumenau. O fundador em vida sempre soube ser grato ao imperador. Prova disso foi a denominação dada com o nome do monarca para a via pública da sede da Colônia, a "Kaiserstrasser"  - Estrada do Imperador, a qual, depois da República, passou a se chamar Alameda Barão do Rio Branco. No pedestal deste monumento há uma placa com seguintes dizeres: "D. Pedro II, Imperador - Homenagem dos escolares de Blumenau - 1950". Fonte: Arquivo Histórico José Ferreira da Silva / Fundação Cultural de Blumenau. Praça D. Pedro II fica na entrada do Bairro Bom Retiro - Blumenau 

Localização do busto no centro da cidade de Blumenau - Mapa Google.

Em 27 de abril de 2023, alguém percebeu que havia movimentação na praça Pedro II onde estava o histórico busto e temendo o mesmo destino dos demais bustos desaparecidos citados anteriormente, fez registros e nos encaminhou. A peça de bronze estava fora do lugar e desajustada.
Fotografia enviada ao blog em 27 de abril de 2023.

Fotografia enviada ao blog em 27 de abril de 2023 - a peça é oca e leve.
Alardeamos e de acordo com informações recebidas na Fundação Cultural de Blumenau, foi uma tentativa de furto, mas não deram conta de carregar o objeto que pretendiam furtar e largaram no local. Isso de acordo com informações que recebemos.
Fomos ao local observar e registrar e percebemos que os contraventores eram desprovidos de força física, pois o busto é oco e não pareceu que seria tão pesado como aparentava. Observem o vídeo abaixo.
Ou será que foi o "barulho" criado em torno das fotografias enviadas ao blog do busto mexido, que então permaneceu no local onde o mesmo foi colocado no ano de 1950?

Sem paisagismo e vegetação existente originalmente.

Mais de 70 anos no local.




Dia 30 de novembro de 2023.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário