quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Arquitetura Religiosa - Igreja Matriz Cristo Rei - Trombudo Central SC

Igreja Matriz Cristo Rei - Trombudo Central SC.
A Igreja Matriz Cristo Rei de Trombudo Central, chamou nossa atenção pelas linhas estéticas que lhe fornecem o conjunto eclético, que lhe caracteriza. 
A igreja está localizada na Rua Jorge Lacerda, s/n - centro de Trombudo Central - SC.
Sua localização está fora da centralidade de Trombudo Central.
Não há muitos registros históricos sobre a construção desta igreja. Com por exemplo: de quem foi o projeto e, em que ano foi executado o projeto. A comunidade foi criada em 08 de dezembro de 1946 - quando foi desmembrada da Catedral São João Baptista de Rio do Sul, cujo projeto foi assinado pelo arquiteto alemão Simão Gramlich.

Arquitetura

Sua arquitetura conta com características e elementos fortes do rococó e também, do neoclássico. O resulta é a integração de elementos de períodos artísticos anteriores, de maneira equilibrada, quanto as proporções e distribuição destes, destes através do equilíbrio da simetria, sempre presente nos períodos artísticos da virada do século XIX para o início do século XX. É diferente somente, ao observar a planta baixa com a presença de uma curva - característica do rococó - corrente que teve seu início na França, em 1700 e que chegou à América, no século XVIII. 
O estilo rococó foi uma prolongação do barroco, um movimento marcado por seu caráter exuberante e suntuoso. Sua maior intenção  e proposta foi de combater "os excessos" do barroco, promovendo a delicadeza e o refinamento em suas mais variadas formas, como na pintura, no design de interiores, na escultura e na arquitetura. Buscando equilibrar o exagero ornamental do barroco. A arte rococó estimulou a harmonia e a moderação na decoração. Nesse contexto, também procurou se desvencilhar do barroco ao apresentar uma estética menos ligada à religião. Sua proposta artística é mais delicada, principalmente em relação à decoração - que apresenta uma conexão significativa com a aristocracia e seus valores. O estilo rococó espelhou a superficialidade da sociedade aristocrática, retratando assuntos que remetiam à essa atmosfera, abordando temas variados, além da religião.
Características da arte rococó
  • leveza dos traços;
  • linhas curvas e delicadas;
  • suavidade das cores;
  • gosto pelo refinado e exótico;
  • design elegante;
  • paisagens e retratos da natureza pintados nos tetos;
  • proporções mais suaves e menores;
  • uso de elementos semelhantes ao mármore;
  • formatos ovais;
  • paredes e revestimentos claros;
  • caráter intimista;
  • representação de costumes da época.
Zwiebelturm - Süd Bayern
A arquitetura rococó conta com pinturas suaves e salões em formato oval. Revisamos estas características, porque as sentimos na definição arquitetônica desta igreja, porém em um período bem posterior ao tempo histórico desta. Destacamos semelhanças nas características, não somente, na arquitetura, mas também na decoração de seu interior, através da arte estatuaria, como também a pintura mural, que buscou resgatar composições, através desta pintura de representações de grandes placas de mármores, cuidadosamente desenhadas.
A igreja possui duas torres, com a presença dos sinos e a cúpula do tipo cebola  - um dos ícones da Arquitetura religiosa da Baviera - Zwiebelturm - Cúpula "Cebola".
Outras características de arquitetura, autoportante de tijolos maciços rebocada, são a decoração a partir da presença de cimalhas e frisos do classicismo e a janelas com acabamento superior contanto com  a presença do arco pleno italiano.
Nos altos da porta simetricamente colocada no cendro parede em curva frontal, está a imagem do Cristo Rei, padroeiro da igreja, herança da religião pagã greco-romana, fazendo um paralelo à figura divina protetora da cidade, do templo ou da casa de um patrício.
As torres, são octogonais, com aberturas localizadas em 4 das 8 faces que a compõe.  
A sua localização, dentro da cidade, não ficou muito clara, se for observada a centralidade de Trombudo Central. Ela se encontra de frente para o Rio Trombudo, mas um pouco afastada do local que caracteriza o centro da cidade. Em um de seus acessos está a Casa Paroquial, bem identificada como tal. Sua arquitetura é marcada por linhas retas e platibandas, que reporta a uma construção urbana da década de 1960. Sem  informações oficiais.
O interior da igreja é marcada por um só espaço, com "capelas" laterais. 
Recebemos a informação de Isailton Matteussi, de que suas pinturas murais foram executadas por Pedro Cechet - que estudou arte sacra em Roma e foi responsável pela pintura de mais de cem igrejas no Estado de Santa Catarina, como por exemplo as pinturas murais da Catedral São João Baptista de Rio do Sul.
Pedro Cechet  nasceu em Guaricanas, comunidade do município de Ascurra SC. Seus pais foram Giacomo Antonio Cechet e Maria Madalenna Conte.     Estudou pintura no Rio de Janeiro e na Europa - Roma. Suas obras, também podem ser encontradas nas igrejas matrizes de Itajaí, Criciúma, Urussanga, Nova Veneza, Rio do Sul etc. Seus últimos anos de vida foram vividos na cidade de Rio do Sul, onde foi sepultado."
Trabalho de Pedro Cechet.
Para completar e fortalecer o seu ecletismo, a Igreja possui janelas com vitrais, característica das igrejas góticas  e não usadas nas correntes artísticas posteriores com tais motivos. Umas das características do renascimento, período artístico posterior ao gótico, era, exatamente, a ausência dos vitrais, geralmente usados em janelas com arco botante e não, no pleno como acontece na Igreja Matriz Cristo Rei.




































Orgão original Bohn, no Coro.

Casa Paroquial e Secretaria.















Leituras complementares - Clicar sobre o Título escolhido.








Nenhum comentário:

Postar um comentário