quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

9º Concerto Estudantil de Balneário Piçarras SC - Coordenação José Sabino de Santana


Aconteceu no Ginásio Municipal Aurélio Solano de Macedo, em Balneário Piçarras, em 1° de dezembro de 2023, às 19h30, o ápice de um trabalho de pessoas dedicadas que recebem apoio da administração pública municipal de Balneário de Piçarras, coordenado pelo Maestro da Banda Municipal José Remines Cardozo, ou, para os próximos, Banda Zequinha Cardozo, o Maestro José Sabino de Santana. Trabalho de formação musical de crianças e jovens, as quais se apresentaram no  9° concerto Estudantil de Balneário de Piçarras.
A Banda Municipal Zequinha Cardozo é o resultado de um trabalho que teve início  em 2013. As crianças ingressam no projeto sem qualquer formação musical e nada de experiência com partituras e  instrumentos musicais. Sua formação inicia do princípio de sua estada no grupo. 
A sua apresentação nesta noite, foi mérito de seus professores:
  • Aksa Hellen Varela - professora de clarinete e flauta transversal;
  • Geferson Luis Pinheiro - professor de bateria e percussão;
  • João Vitor Ferreira Machado - professor de trompete e 
  • José Henrique de Borba - professor de trombone e tuba.
  • Larissa de Liz Cardozo - professora de saxofone;
  • Waltenei Ribas - professor de tuba e trombone;
Estagiários: 
  • Luiz Guilherme Triches e
  • Marco Antônio Fiamoncini.
José Sabino de Santana.
A Banda Municipal de Balneário Piçarras iniciou sua formação musical a partir do ano de 2013, com a vontade e o incentivo do governo municipal na aquisição de instrumentos musicais e contratação de professores especializados.
Foi oficializada em maio de 2016 com a implantação da Lei Municipal nº 563, que denominou a banda José Remines Cardozo (Zequinha Cardozo). Atualmente sua formação conta hoje com 35 integrantes, entre professores e alunos da rede de ensino com idade de 9 a 17 anos, que iniciam a musicalização nas oficinas em escolas e na sede da Banda. Tem como maestro e coordenador, José Sabino de Santana, formado em Artes Visuais pela Uninter, licenciado e pós graduado em música pelo Centro Universitário Claretiano. Músico subtenente trompetista da reserva do exército brasileiro, José Sabino é professor de instrumentos de sopro desde 2007 e coordena o projeto bandas e fanfarras do município desde então. É diretor de Artes da Fundação Municipal de Cultura em Balneário Piçarras.

Programa 
  • 01- Torre del Oro. 
Essa música foi inspirada num dos monumentos mais importantes da cidade de Sevilha na Espanha, a Torre del Oro, dedicado a uma das joias de Sevilha com oito séculos de história dentro de suas paredes. A música é um passodoble do compositor de La Coruña Ricardo Dorado Janeiro
  • 02 - Seleção de Michael Jackson
Seleção de músicas em tributo ao cantor e compositor americano Michael Jackson.
  • 3 - Seleções do filme Moama
Seleção de músicas do filme Moana – Um mar de Aventuras, da Disney, indicado ao Oscar de melhor canção original. A trilha do filme é dos compositores Mark Mancina e Lin-Manuel Miranda.
  • 04 - Glenn Miller medley 
Canções de uma peça composta por partes de peças existentes tocadas uma após a outra, às vezes sobrepostas, todas de Alton Glenn Miller – ou apenas Glenn Miller, músico de jazz estadunidense na era do swing. Esse medley de Glenn Miller foi escrito por Naohiro.
  • 05 - The Lion King
Trilha sonora do filme O Rei Leão, da Disney. Elton John compôs as músicas junto com o letrista Tim Rice. Em 1995, O Rei Leão ganhou o Oscar de melhor Trilha Sonora. 
  • 06  - Memory - sessão memória
Homenagem aos ex-integrantes do projeto, com a execução da música Memory e participação de alguns ex-alunos durante os 10 anos de banda municipal, com voz de Sahra Staamm e solo de trompete de Amanda Moro.
  •  07- Dorogoy dlinnoyu (dorogoi dlinoiú)
Música composta na década de 1920 pelo compositor russo Boris Fomin e pelo poeta russo Konstantin Podrevskii. Em 1953 a música ganhou destaque após ser tocada no filme “Inocentes em Paris”, estrelado por Alastair Sim e Ronald Shiner. No Brasil, ela tornou-se famosa na voz de Silvio Santos, em seu programa “Show de Calouros”, A música foi regravada em mais de 70 línguas diferentes.
  • 08 - Voz da Verdade 
  • Bis - Aquarela do Brasil
As imagens comunicam...
Vídeo


Mestre de Cerimônias – Danielle H Garcia com o Maestro Sabino.

Banda da Escola de São Brás com a música Radioactive, de Imagine Dragons, na regência do professor Joao Vitor Ferreira - abrindo o concerto.



A Banda da Escola de São Brás conta com aproximadamente 25 componentes e dois professores: Geferson Luiz Pinheiro, de percussão e Joao Vitor Ferreira, de sopro, integrando o programa de musicalização nas escolas da Fundação de Cultura de Balneário Piçarras.








Presidente da Fundação de Cultura de Balneário Piçarras, Iria Lúcia Quintino. 



Prefeito de Balneário Piçarras, Tiago Baltt.







































































































































Um registro para a História.

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)

Leitura complementar

Uma sugestão de presente de natal. Os 35 primeiros
  artigos de nossa coluna estão impressos nesse livro.



























2 comentários:

  1. Sensacional! Meu pai compartilha o amor pela música, ensinando todos os dias valores que vão muito além de partituras, instrumentos e música, ele ensina comprometimento, dedicação, persistência e transforma vidas de crianças e adolescentes mostrando que a música pode sim ser uma oportunidade de futuro! Parabéns a Balneário Piçarras por continuar a investir em sonhos, oportunidades e crescimento. Parabéns mais que especial ao meu pai, Maestro Sabino por nunca desistir das crianças de Balneário Piçarras, que assim como ele, poderão se tornar Grandes Pessoas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por seu precioso depoimento. irei compartilhar nas minhas redes, pois vale muito a pena que uma filha admire assim o trabalho de seu pai e por ele nutra esse respeito. Tuas palavras têm muito lastro.

      Excluir