domingo, 3 de dezembro de 2023

A Casa do Jardim Botânico Franz Damm de Timbó - Restaurada - Iniciativa da Prefeitura de Timbó SC

 Casa do Jardim Botânico Franz Damm em processo de término de restauro - em 26 de setembro de 2023.

Casa do Jardim Botânico de Timbó SC em 17 de janeiro de 2022.
Visitamos o Jardim Botânico Franz Damm, na cidade de Timbó, em 17 de janeiro de 2022, na companhia do carpinteiro e construtor de enxaimel Anderson Töwe e de sua esposa, a arquiteta Eliane Töwe. O patrimônio arquitetônico localizado na cidade de Timbó, se encontrava em estado de conservação muito ruim
Anderson e Eliane Töwe.


Anderson Töwe em um momento diante de um patrimônio necessitado de restauro.
Nesse momento o Jardim Botânico Franz Damm  se encontrava em manutenção. O Jardim Botânico é uma espécie de parque público dentro do qual, há uma tipologia original da casa enxaimel do pioneiro local, cujo estado de conservação não estava muito bom. Na época, em 2022, fomos pesquisar no Google Maps, para averiguar sua imagem mais antiga e constatamos ser de 2019, que aparentemente também, não estava bem e já  se encontrava desabitada
Imagem que retiramos do Google - de junho de 2019. A casa já estava desprovida de de manutenção.


Na época, concluímos que, o mais importante era de que seu telhado estivesse  em boas condições, para que não chovesse no seu interior. Sabíamos que se não houvesse condições materiais para resgatá-la, ao menos, o patrimônio poderia ficar assim guardada e com alguns cuidados básicos. Não pode permitir que a umidade penetrasse na estrutura. 
A  localização da  Casa do Jardim Botânico Franz Damm de Timbó está no interior do Jardim Botânico é junto a rodovia Tercílio Marchetti - SC 417.
Localização do Jardim Botânico de Timbó. SC 417 - Rodovia Tercílio Marchetti, bairro das Capitais
O parque "Jardim Botânico" é grandioso e munido de paisagens naturais que dentro de seu conjunto, além da presença da edificação enxaimel pertencente ao patrimônio arquitetônico cultural de Santa Catarina, possui, lagos e pontes, paisagismos, arborização nativa, aves domesticadas e seus respectivos abrigos, trilhas, playground e um restaurante.

Sua História

Em 1978, sob a iniciativa do ex prefeito Henry Paul,  cogitou-se a criação do espaço para um cemitério jardim para homenagear a memória daqueles que participaram da 2ª Guerra Mundial, observando exemplos destes espaços nos Estados Unidos. Em 07 de agosto de 1978, data extraída da certidão de inteiro teor, a municipalidade de Timbó adquire um terreno de 122.235,75m². Um ano mais tarde, é adquirido mais uma área, somando 225.708,65m². 
No processo de execução das primeiras covas, percebeu-se uma grande quantidade de água no local, inviabilizando o projeto original. Sem problemas maiores o projeto foi readequado para espacializar um parque de contemplação, descanso, espaço de encontro e lazer junto com o meio natural e um horto florestal. Não cogitaram destinar este espaço, a exemplo de Blumenau, disponibilizar para a locação de uma loja de Departamento Havan. Link no final da postagem. 
Prosseguindo, as covas recém abertas foram transformadas em lagoas, parte do paisagismo do Jardim Botânico, onde vivem marrecos, patos e galináceos, devidamente abrigados. Não houve sepultamento no local.
A título de curiosidade, o ex-prefeito Henry Paul faz parte da grande família do naturalista Fritz Müller, como seu bisneto. Em  1986, o ex-prefeito Ingo Frederico Arthur Germer, ampliou a área do Jardim Botânico, quando adquiriu mais uma área de 130.294,92m² e em 2005, na administração do ex-prefeito Oscar Schneider, a municipalidade adquire a área que compreende a entrada principal e o estacionamento, podendo que nesta, também estava a tipologia histórica construída em enxaimel. Importante é mantê-la, até o momento de poder enfim de recuperá-la, podendo ser um espaço de comercialização de água e souvenir's.

As imagens comunicam - 17 de janeiro de 2022...







Lagos criados nos locais onde seriam sepultados os homenageados da 2° Guerra Mundial.



Anderson e Eliane Töwe.





Tipologia semelhante aquela classificada por nós em nosso livro Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel, como Casa Permanente Rural, uma das tipologias mais antigas e que posteriormente teve sua fachada frontal rebocada, quando recebeu os anexos da varanda (frontal) e da cozinha (posterior), em uma segunda etapa da construção, com indícios perceptíveis, sob o assoalho desta varanda, que apresenta o acabamento entre os pilaretes frontais que suporta a construção estruturada em madeira encaixada. Apresenta a planta típica, forma retangular com aproveitamento do sótão o que caracteriza a presença da mansarda. Nas fachadas posterior e laterais o fechamento se apresenta feito com tijolos maciços aparentes. Aberturas, em duas folhas de madeira e vidro contando com a presença de bandeiras fixas e que se abrem, também em duas folhas. Telhado também recebeu mudanças durante a construção dos anexos, quando apresenta a quebra de inclinação, em uma primeiro momento, somente uma inclinação - superior a 80% e depois, para a obtenção do pé direito necessário com a presença dos anexos frontal e posterior, conta com a quebra do telha, cuja estrutura é de madeira, coberto com telhas de barro plana, ou germânicas ou ainda, conhecidas "rabo de castor". No fechamento da empena há um leve uso da arte do Backsteinexpressiunimus, mediante a disposição artística dos tijolos maciços. 
Quem souber mais, sobre a história desta casa, por gentiliza colocar nos comentários. Obrigada.

Anexo da varanda construída com alvenaria autoportante de tijolos maciços, com pilares rebocados sextavados. Aberturas de madeiras com duas folhas.

Fechamento frontal original, antes de existir a varanda.



Assoalhos de madeira - tábuas corridas - canela preta.






Anexo da cozinha, onde também ocorreu a quebra do telhado, a partir de e construído posteriormente à Casa permanente rural do Vale do Itajaí. Esse ambiente foi restaurado originalmente.


Abrigo das aves da lagoa.


O Restauro da  Casa do Jardim Botânico Franz Damm de Timbó - Registros  - 26 de setembro de 2023 

A Prefeitura de Timbó teve a iniciativa de restaurar a Casa do Jardim Botânico Franz Damm e chamou a equipe de Fachwerkhaus - Construções Enxaimel de Rubens Löwe  - empresa de Benedito Novo. 
Löwe vem tendo contatos estreitos e também de aprendizados, com o pesquisador responsável e idealizador do Museu a céu aberto de Bad Winsheim - Fränkische Freilandmuseum Dr. Konrad Bedal.  Rubens nos convidou para vermos a Casa do Jardim Botânico Franz Damm, praticamente no término dos trabalhos na obra.

Com Rubens Löwen.



Equipe de Löwen.










Originalmente essa edificação histórica não tinha a linha de madeira inferior, onde deveriam esta fixados os elementos verticais e inclinados da estrutura.  Há um certo debate em torno deste tema, pois acreditamos que essa não seria a maneira técnica de se construir um exemplar, a partir do processo evolutivo que estudamos desde o período neolítico. Alguém que não deveria dominar bem a técnica fez esse procedimento que destoa da originalidade da estrutura, que deve estar plenamente contraventada. 



Ausência de linha inferior de madeira. Originalmente estava assim. Seria o construtor um aprendiz da técnica?



O acréscimo do lambrequim foi feita pela empresa que recuperou, com intuito de embelezar o patrimônio.







História de Timbó...
que já fez parte do Território da Grande Colônia Blumenau! 

Localização de Timbó - Mapa da Colônia Blumenau - Desenhado pelo agrimensor blumenauense José Deeke - em 1905.




















Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)

Leituras Complementares - Clicar sobre o link escolhido:






















2 comentários:

  1. Até pouco mais de dez anos atrás o telhado dela estava em relativo bom estado, as rachaduras eram quase todas no anexo da varanda. Tinha um grande rancho na lateral, que foi derrubado há bem pouco tempo. Achei que seria reconstruído na época, mas não aconteceu.

    ResponderExcluir