quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Café com Arte - Ateliê Tânia Campestrini - DOCAL Fábrica de balas - Benedito Novo SC

Circuito do Vale Europeu.
Durante  pesquisa no Médio Vale do Itajaí, em outubro de 2021, passamos por Benedito Novo, que faz parte do Circuito do Vale Europeu e paramos para efetuar o registro fotográfico de uma tipologia construída com a técnica construtiva enxaimel, aparentemente alterada com a construção posterior de um anexo de alvenaria à frente do corpo da construção histórica. 
A casa enxaimel que tem o Café com Arte e ateliê está localizada na rua Celso Ramos, 6720- Centro, Benedito Novo, no Médio Vale do Itajaí. O local está sempre aberto.
A casa enxaimel apresenta a volumetria da casa urbana, considerando nossa classificação apresentada no livro "Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel", construída dentro da Colônia Blumenau, contando com a presença do Dachgaube, elemento no telhado voltado para a rua, com a presença de duas janelas. Estas janelas no sótão lhe fornecem a característica de mansarda com ambientes habitáveis, pela presença de aberturas e iluminação natural. Aberturas presentes no Dachgaube e nas duas empenas. Em folhetos de propaganda do local, de um tempo atrás, afirmavam que a casa tinha 150 anos. Timbó recebeu os primeiros pioneiros em 1869, onde as primeiras casas construídas eram muito rudimentares. O colono construía a casa provisória, depois algo um pouco mais sólido, mas não, ainda, a casa permanente e somente na terceira etapa, construía a casa permanente, que não apresentava essa volumetria, por se tratar de área estritamente rural. Temos dúvidas quanto a idade datada ao patrimônio. Vamos verificar melhor e depois melhoraremos este conteúdo.
O uso do patrimônio atual, que é muito visitado pelos caminhantes e ciclistas, é o Café com Arte - Ateliê de Tânia Capestrini. No local, o visitante vai encontrar o artesanato regional, doces feitos no local,  café com mistura da gastronomia local e arte, distribuídos pelos ambientes da casa, ocupando, também, o sótão
Tânia Campestrini estava no local e gentilmente nos mostrou os ambientes. Também contou um pouco sobre a história da DOCAL, fábrica de balas de banana da família, localizado ao lado, e que ainda se encontra em pleno funcionamento.
Além das balas de bananas a DOCOL fabrica  frutas cristalizadas e está em funcionamento desde 6 de julho de 1972, como empresa.
Ainda está no local o primeiro edifício fabril e o novo.




Arte e artesanato. Piso de madeira original da casa enxaimel.

Escada para o sótão.












Tânia Campestrini nos ofertando um pacote das balas produzidas no local.













Primeira fábrica de balas de banana.




Atual sede de fábrica de balas.
















Um Registro para a História.

Leituras Complementares - Clicar sobre o link escolhido:


Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)


Uma sugestão de presente de natal. Os 35 primeiros 
artigos de nossa coluna estão impressos nesse livro.








































Nenhum comentário:

Postar um comentário