domingo, 24 de dezembro de 2023

Weinhnachtskonzert 2023 - Concerto de Natal - Encerramento dos Grupos Culturais do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Paulo e Anne König

Grande Salão da sede do C.C. 25 de Julho de Blumenau durante o Weinhnachtskonzert 2023.
Seguindo uma tradição trazida pelos pioneiros de Blumenau e região e solidificada, cuidada, preservada, avivada e valorizada por seus descendentes e familiares,  como fez Paulo Heinrich e Anna Lora König no C.C. 25 de Julho de Blumenau e na cidade de Blumenau, aconteceu a edição 2023 do Weinhnachtskonzert. Curiosamente buscamos os Königs com os olhos, nesse momento festivo do C.C. 25 de Julho de Blumenau e não os vimos. Presenças cativas na data do encerramento das atividades culturais do ano - no centro cultural - que a família ajudou a fundar na década de 1950. Compreendemos o motivo da ausência no dia seguinte, à data de 11 de dezembro de 2023.
O casal no encerramento das atividades culturais do ano de 2019 - Weinhnachtskonzert 2019.
Tradicionalmente o Weinhnachtskonzert acontece desde a década de 1990, quando esta programação especial, foi instituída após uma adaptação da solenidade de encerramento das atividades culturais da casa que até então, contava  somente com as apresentações do Coro Masculino Liederkranz, Coro Misto e acompanhamento musical.
Encerramento do C.C. 25 de Julho de Blumenau, em 1962.
O presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau da época - década de 1990 - José Carlos Oechsler, juntamente com Alda Niemeyer, ampliaram a programação natalina e do encerramento anual das atividades  culturais, colocando na programação, espaços para a apresentação de todos os grupos culturais que estiveram ativos no ano que terminava, criando assim, uma maneira de congraçamento e que todos soubessem o que vinha sendo feito, sob o aspecto cultural, no centro cultural. O Presidente Oechsler convidou Alda Niemeyer, na época, coordenadora do grupo de teatro alemão - Theatergruppe, para que fizesse a leitura do programa da noite, no idioma alemã. Ela prontamente aceitou e, também contribuiu para ajustes do momento tonando-se uma das principais colaboradoras na organização do Weinhnachtskonzert.
Paulo König no palco - ao lado de Alda Niemeyer, em 1993.
Por conta disso, Alda Niemeyer fez um depoimento interessante após uma das edições do Weinhnachtskonzert e nos esclareceu que o objetivo da confraternização de natal no C. C. 25 de Julho de Blumenau, através do concerto, foi o de integrar os grupos culturais e suas famílias dentro de uma grande festa cultural natalina, encerrando as atividades do ano. O que presenciamos, de fato, isso acontecer.
Desde o primeiro evento deste formato instalado na década de 1990, por José Carlos Oechsler Alda Niemeyer foi a responsável em apresentar o programa no idioma alemão e na gestão de Dieter Berner, responsável por organizar este programa
À esquerda - José Carlos Oechsler e Alda Niemeyer.

O programa do Weinhnachtskonzert sempre foi apresentado nos idiomas alemão e português e a data do evento acontece sempre com o dia que coincide com a segunda segunda feira do mês de dezembro.  
Lembrando que no Weihnachtskonzert  do C. C. 25 de Julho de Blumenau, todos os grupos culturais apresentam algum número relacionado aos seus trabalhos culturais e ou, com o tema natalino, dentro das tradições dos antepassados.
Dieter Berner e Alda Niemeyer apresentando o Programa do Weinhnachtskonzert 2010, no idioma português e alemão, respectivamente.


Alda Niemeyer esteve presente nas edições do Weinhnachtskonzert, até o ano de 1916, quando  Roswitha Ziel passou a fazer a leitura do programa do Weinhnachtskonzert no idioma alemão até o momento presente.
Roswitha Ziel e Diter Berner - Weinhnachtskonzert 2022.


No Weinhnachtskonzert 2023, como sempre aconteceu, após as apresentações dos grupos culturais, há a presença do Papai Noel que interagiu com as crianças e também, com os adultos e deixou uma mensagem. O Papai Noel conversou com cada criança  sob o som de dois grupos musicais que emprestaram seus acordes ao ambiente natalino: Die Tanzlmusi e Freundesgruppe. Após a apresentação de todos os grupos culturais e o "recadinho" e presentes do Papai Noel,  todos se dirigiram à grande mesa que foi formada com a contribuição de cada família presente, de um prato de doce ou salgado, criando um banquete de natal banhado de sorrisos e alegria
Também testemunhamos muitos abraços e cumprimentos. 
O encontro entre o Papai Noel e as crianças.
Mesa de Natal com a contribuição das famílias presentes.

Efetuamos os registros do Weinhnachtskonzert do C.C. 25 de Julho de Blumenau há mais de uma década e geralmente, percebemos a ausência daqueles que contribuíram com os momentos dessa festa acontecer, em edições anteriores. Muitos. Mas, nesse dia 11 de dezembro de 2023, em especial, buscamos Paulo König e sua Anne, "passando os olhos" nas mesas ocupadas do grande salão do C.C. 25 de Julho de Blumenau, pois tínhamos registrado a presença dele na edição do Weinhnachtskonzert 2022. Não os vimos na edição de 2023 e havia uma explicação.
Paulo Heinrich König e sua irmã no Weinhnachtskonzert 2022.
Nossa e câmara e olhos não encontraram Paulo Heinrich König  no Weinhnachtskonzert 2023.



































No dia seguinte ao Weinhnachtskonzert 2023, em 12 de dezembro de 2023, recebemos a notícia de seu passamento. Hoje, quando organizamos esta postagem, recebemos a notícia de que, sua Anne partiu ontem, em 24 de dezembro de 2023, duas semanas após a dele. Partiram, praticamente, juntos.
Anne Lora König e Paulo Heinrich König.
Um pouco sobre Paulo Heinrich König e o C.C. 25 de Julho de Blumenau.

Em 22 de julho de 2017, Paulo Heinrich König foi homenageado a partir de uma iniciativa da Fundação Cultural de Blumenau, por sua  história relacionada à cultura e à história de Blumenau.



Paulo König foi filho de um dos fundadores do C.C. 25 de Julho de Blumenau, Willibald Karl Fritz König (1893 - 1974) e nesse cenário da cultural local, juntamente com seus amigos, fundou e fez parte do Jungedgruppe, ou Clube Juvenil. Paulo Heinrich König também foi integrante do Teathergruppe - Grupo de Teatro alemão - por muitos anos.
Lembramos que em outros tempos, faziam parte da equipe responsável pelas homenagens ao imigrante junto ao Monumento do Imigrante na cidade de Blumenau SC. 


Grupo do Teatro alemão interpretando os pioneiros alemães, entre eles - Paulo Heinrich König - aguardando para recepcionar a chegada dos restos mortais da Família Blumenau para o Mausoléu Blumenau - Ano 1974
Além de fundar  Jungedgruppe Teathergruppe, foi integrante, por anos, do Grupo de Dança Sênior 25 de Julho, onde também deixou amigos. 

"Paulo König e a esposa participaram por muitos anos do grupo de dança Sênior, deixaram depois que ela estava problema de visão." Néia - Dança Sênior 25 de Julho - 13/12/2023.  

 "O Paulo König foi um dos fundadores do 25 de Julho de Blumenau e foi um dos que começaram o Teatro em Alemão." Eido Odebrecht (ex integrante do Teathergruppe) - 13/12/2023.  

Paulo König, Woltmann e Kaspareit em  22 de agosto de 2023, no aniversário da Emília Schroeder. Turma do bolão dos homens e tênis de mesa das esposas, sempre nas quintas feiras. Uma amizade que durou muitos anos, no C.C. 25 de Julho de Blumenau. 
Fotografia de Anelise Schwertl. 





Lembranças do Thetragruppe. Weinhnachtskonzert 2022.

Nos últimos anos, observamos a presença de  Paulo Heinrich König e de como nunca deixou de prestar sua homenagem anônima e silenciosa aos antepassados, no mês de julho, junto ao Monumento do Imigrante. Observamos sua homenagem respeitosa e registramos, durante algumas edições do evento e  fizemos registros sobre, nesse canal. 
Não somente isso. Esteve na primeira homenagem e nas demais homenagens realizadas ao imigrante, junto do Monumento do Imigrante. 
Homenagem - Julho de 1971
Homenagem - Julho de 1974
Homenagem - Julho de 2016
Homenagem - Julho de 2015

Homenagem ao Imigrante foi uma iniciativa que surgiu na Administração do prefeito Félix Theis juntamente com o C.C. 25 de Julho de Blumenau. A primeira fotografia (Do conjunto anterior) ilustra uma das primeiras homenagens, em 1971 - Entre os presentes está Rossmark, Bethe e Paulo König. Na 2° fotografia, de julho de 1974, está Paulo König, Harry Dickmann - (neste período - Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau) e Félix Theis - Prefeito de Blumenau. Nas últimas homenagens - dos últimos anos, quando reconhecemos novamente, a presença de Paulo König - de forma anônima - acompanhando de longe, com o silêncio de respeito, o ato cívico e de homenagens aos primeiros imigrantes e colonos de Blumenau. Quando solicitamos, ele gentilmente nos atendeu, e fizemos registros fotográficos seus junto ao monumento, do qual foi fotografado há mais de 50 anos, em dois momentos.
Em 22 de julho de 2017, Paulo König foi homenageado na Fundação Cultural de Blumenau, quando recebeu o título de Amigo da Cultura
Homenagem - Julho de 2017.

"Aceitei a homenagem em memoria aos meus antepassados e aos fundadores do Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau que naquela época tiverem a coragem de fundar esta agremiação com intuito de preservar os costumes dos colonizadores. Paulo Heinrich König - julho de 2017.

Paulo Heinrich König também foi o fundador da Livraria Alemã, em 1952 cujo primeiro endereço estava localizado no Alto da Rua XV de Novembro e depois, foi transferido para sede própria localizada na Rua Sete de Setembro, quando, na administração de seu filho Juergen König, fechou em 2010
Juergen, em entrevista ao jornalista Francisco Fresard, mencionou que a Livraria Alemã, chegou a ter 14 unidades em diferentes cidades de Santa Catarina. A livraria começou distribuindo publicações alemãs no pós-guerra e decolou quando agarrou a oportunidade de vender a lista de material escolar das escolas da região. 
"Paulo König comprava revistas alemãs como Stern, Revue, Burda etcetera. Ele entregava as revistas numa casa e deixava durante um semana. Depois, sempre de Lambretta, levava para outra casa e assim por diante. Tinha casas que recebiam as revistas mais de três meses depois." Eido Odebrecht - 13/12/2023.

Paulo e Anne no Weihnachtskonzert - Concerto de Natal 2017 - C.C. 25 de Julho Blumenau. 
Paulo Heinrich König e Anne lora König tiveram 3 filhos: Raimer König,  Ralf König e Juergen König. 
Com seu filho Raimer König.
Paulo Heinrich König, na altura de seus mais de 90 anos, acompanhava nosso trabalho, através das redes sociais e desse blog.
Paulo e Anne König, na Alemanha com o filho Raimer König - 2019.

Paulo Heinrich König faleceu em 11 de dezembro de 2023, dia do Weinhnachtskonzert 2023 no C.C. 25 de Julho de Blumenau. No momento dos registros, sentimos sua ausência e aguardamos esta publicação para lembrar e registrar seus feitos para a História, quando hoje, em 25 de dezembro de 2023 fomos surpreendidos com a notícia de que sua companheira de vida, Anne Lora König faleceu na véspera do Natal 2023, em 24 de dezembro de 2023, duas semanas após a partida de seu marido. 
Aqui deixamos esta singela homenagem aos dois e, nossa solidariedade à família.
Paulo e Anne no Weihnachtskonzert - Concerto de Natal 2019 - C.C. 25 de Julho Blumenau. 
As imagens do Weinhnachtskonzert 2023 -  C.C. 25 de Julho de Blumenau 
Vídeo
Fotografias






Dieter Berner.

















Eido Odebrecht.







































































































Um registro para a História.
Para acessar imagens de edições anteriores do  Encerramentos dos Grupos Culturais do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Weinhnachtskonzert e também, de postagens afins - Clicar sobre os títulos abaixo:

Referências

  • Pancho. Entrevista: a história da Livraria Alemã que depois evoluiu para uma grande editora de livros infantis. Disponível em:  https://pancho.com.br/entrevista-a-historia-da-livraria-alema-que-depois-evoluiu-para-uma-grande-editora-de-livros-infantis/ . Acesso em: 25 de dezembro de 2023 - 23h.

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter) 











Nenhum comentário:

Postar um comentário