terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Piano G. Schwechten de Olga Karsten - restaurado pela Karsten e doado à comunidade luterana do Testo Salto em 1999 - Da História para a História - Blumenau SC

Piano G. Schwechten de Olga Karsten - restaurado pela Karsten e doado à comunidade luterana de Testo Salto em 1999.
Concerto de canto coral - Coro Misto Stimmen des Herzens.
Em 26 de novembro de 2023 participamos de um concerto de canto coral na igreja luterana de Testo Salto em Blumenau, no mesmo bairro onde iniciou a história da família de Johann Heinrich Christian Karsten. Karsten fez parte de uma, das inúmeras famílias de imigrantes alemães, que trabalharam nas fazendas de café do Rio de Janeiro, ocupando o local da mão de obra escravas, na colheita do café, no final do século XIX. Link no final da postagem.

Johann Karsten: agricultor, chegou ao Rio de Janeiro, empregou-se em uma fazenda de café, e depois transferiu-se para Blumenau, onde instalou um pequeno moinho e uma serraria. Associa-se, depois, a um pequeno comerciante e a um tecelão e iniciam uma pequena tecelagem com 6 teares. A Cia Têxtil Karsten empregava 1.420 pessoas em junho de 1985 e obteve uma receita operacional líquida de Cr$ 127,80 bilhões e um lucro de Cr$ 57,10 bilhões. VIDOR, 1995 - Pg 53

Johann Karsten nasceu em Gudow, Kreis Herzogtum Lauenburg, Alemanha, no dia 22 de setembro de 1839. Casou-se em Blumenau, com  Margarethe Sievers em 6 de abril de 1863. O casal teve 11 filhos: Maria Magdalene Dorothea Karsten (1863–1929); Marcus Heinrich Christian Karsten (1866 - ....); Bertha Marie Catharina Karsten (1867 - ....); Anna Marie Friedericke Karsten (1868 - ....); August Christian Friedrich Marcus Karsten (1871- ....); Marie Dorothea Karsten (1873 - ....); Ernestine Johanna Karsten (1874–1953); Anna Wiebke Luise Pauline Karsten (1877–1967); Margaretha Catharina Bertha Karsten (1881–1961); Auguste Karsten (1883–1963) e João Heinrich Karsten (1887–1976).
Curiosamente, na genealogia, descobrimos que grande número de membros da família Karsten migrou para o Brasil. O patriarca da família e sua esposa, em verdade, eram os pais de Johann Heinrich Christian Karsten, e se chamavam Johann Friedrich Christian KarstenChristina Magdalena Sophia Hermannsen. O fundador da empresa Karsten teve seis irmãos, sendo que alguns destes, também mudaram-se para Blumenau e um foi para o Rio Grande do Sul.
O filho mais novo de Johann Heinrich Christian Karsten, fundador da Karsten e de Margarethe (solteira Sieves) Karsten, João Heinrich Karsten se casou com Olga Maria Francisca Meier, a dona do piano que está na Igreja Luterana do Testo Salto.  
João nasceu em  15 de julho de 1887 e Olga, em 1° de maio de 1892. 
 A musicista faleceu em 18 de janeiro de 1973.
Cemitério Ecumênico de Badenfurt - Blumenau SC.
Olga tocava o piano que está na Igreja Luterana do Testo Salto, trazido da Alemanha, um G. Schwechten original.
De acordo com o que foi nos informado no dia do concerto,  o piano que está na igreja, pertenceu a Olga Karsten. Este foi restaurado e depois, em 1999, foi doado à comunidade do Testo Salto, que recebeu inúmeras benfeitorias da família de mecenas. João e Olga tiveram os filhos, responsáveis pela doação da relíquia à igreja: Edeltraud Karsten (1919–2008), Rolf Karsten (1927–2014) e Walter Karsten.
,


Pianos Schwechten

Quem iniciou a história dos Pianos Schwechten, também foram três irmãos que residiam em Berlin.
O mesmo modelo do piano que pertenceu a Olga Karsten. 
Os pianos Schwechten são raros e os melhores em qualidade musical produzidos, segundo especialistas europeus. Não existe marca melhor do que aqueles produzidos pelos Schwechten - trabalho de alta qualidade que surgiu em algumas pequenas lojas na Alemanha e da Áustria, do século XIX. 
A produção dos pianos Schwechten começou com a loja do irmão mais velho, Heinrich Schwechten, em 1839. Georg Schwechten abriu sua loja em Berlin, em 1853 e especializou-se em requintados pianos feitos totalmente artesanalmente, como este da imagem ao lado. Sua produção terminou quando Georg Schwechten faleceu em 1902. Se Georg faleceu em 1902, e nessa data parou a produção dos G. Schwechten, o piano que pertenceu a Olga Karsten foi construído antes de 1902, podendo até ser  do século XIX.

Piano G. Schwechten -  Berlin

Georg Schwechten nasceu em 4 de fevereiro de 1827, na cidade de Stolzenau e faleceu em 19 de agosto de 1902, em Berlin. 

Stolzenau.
Georg Schwechten foi um dos grandes fabricantes de pianos de Berlin da segunda metade do século XIX. Pianos quadrados e pianos de cauda Schwechten originais, bem preservados ou restaurados atualmente ainda são considerados exemplares raros de uma época. 
Em 1853, Georg Schwechten assumiu a oficina de pianos quadrados fundada por seu irmão mais velho Heinrich Schwechten (1812-1871) em Berlin, na Kochstrasse 11, em 1841. Nesse mesmo ano fundou a empresa G. Schwechten junto com seu irmão mais novo Wilhelm Schwechten (1833-1900). 
Em 1861 mandou construir uma fábrica na Kochstraße 60 e depois adquiriu também as propriedades vizinhas. Os pianos de sua fábrica ganharam grande reputação e também tornaram-se referência contribuindo de maneira especial para o desenvolvimento técnico dos pianos. 
Após sua morte, a Matriz passou a ser administrada por sua filha Anna Maria Clara Fiebelkorn, nascida Schwechten. Anna Maria construiu uma Schwechtenhaus para a empresa.
Em 1910, os filhos de Wilhelm Schwechten: Friedrich Schwechten e Wilhelm Schwechten fundaram a fábrica de pianos Schwechten & Boes. Em 1918, compraram de volta, a primeira fábrica, quando em 1921, tinham, também, uma sala de concertos, conhecida como a Schwechtensaal, construída, também, em Berlin.
Deparamo-nos com uma relíquia destas, na linda Igreja Luterana do Testo Salto, localizada no bairro de Blumenau, que possui o mesmo nome.



Igreja Luterana Testo Salto - Blumenau SC.
Piano G. Schwechten, pertencente a Olga Karsten.

Piano G. Schwechten, pertencente a Olga Karsten na igreja de Testo Salto - Blumenau SC.

















Musicista e Cantor Helder Cadore toca o piano G. Schwechten.













Concerto de música coral na Igreja Luterana de Testo Salto com piano - tocado por Helder Cadore.
Um Registro para a história.
 
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)
Referências

  • ALVES, Débora Bendocchi. Cartas de imigrantes como fonte para o historiador: Rio de Janeiro – Turíngia (1852-1853). Instituto de História Ibérica e Latinoamericana - Universidade de Colônia. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 23, nº 45, p. 155-184 - 2003.
  • BACKHAUS, Gerald. Die „Brasilien­sache“. Forum Das Wochenmagazin. Leben - Menschen. 26.06.2020. Disponível em: https://magazin-forum.de/de/node/19198. Acesso em: 20 de junho de 2021 - 20:14h.
  • VIDOR, Vilmar. Industria e urbanização no nordeste de Santa Catarina. Blumenau: Ed. da FURB, 1995. - 248p. :il.

Leituras Complementares - Clicar sobre o Título escolhido:

  1. Imigrantes alemães nas Fazendas de Café do Rio de Janeiro - São Paulo e depois - Santa Catarina - Século XIX - Kaffeepfklücker
  2. Harmônio de 160 fez parte do patrimônio da Kreuzkirche - Igreja da Cruz e há 70 anos está na comunidade Blumenau Velha
  3. Um Römhildt-Weimar - no C.C. 25 de Julho de Blumenau
  4. Fritz e Hermann - Dois Personagens da História de Santa Catarina
  5. História comum entre as Colônias Blumenau, Pommerroder, Itapocu, Humbold e São Bento - José Deeke
  6. Carl Franz Albert Hoepcke - Uma personalidade da História Catarinense
  7. Colono no espaço da Colônia Blumenau.
  8. Nome dos moradores da Colônia Blumenau - Ano 1857
  9. August Müller e seu Diário - Colônia Blumenau e a enchente de 1880
  10. Nacionalismo no Vale do Itajaí
  11. Como pingos Fazer surgimento do Estado Alemão - Século XIX
  12. História ... Parte I - Dos Germanos AO surgimento: "Deutschland"
  13. História - Prússia e Alemanha
  14. Historia ... Primeiros Imperadores Germânicos
  15. Império Alemão
  16. Residência da Família Blumenau - Texto da Filha do Sr. Hermann Blumenau
  17. Blumenau - Século XIX até a construção da Ferrovia
  18. Fundação de Blumenau e sua formação a partir








Nenhum comentário:

Postar um comentário