segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Correspondência Oficial - 27 de janeiro de 1876 - Diretor Hermann Blumenau ao Presidente da Província relatando contravenção de imigrante italiano Pietro (Pedro) Zecchini

Imigrantes devidamente trajados com Lederhose, traje da Áustria ou do Sul da Bavária - Comunidade Altona. Casa de August Daniel Persuhn,  que posteriormente foi a Cervejaria de Otto Jennrich. Final do século XIX.

Escrevemos há pouco tempo sobre a história não contada de Rio do Sul e os conflitos étnicos culturais entre famílias de imigrantes alemães e italianas, levando estes para a seara política e resultando na disputa de poder local, como o caso ilustrado da história de Rio do Sul. Para quem não teve a oportunidade de ler, o link está disponível no final dessa postagem.
Temos uma série de fotografias de documentos históricos de Blumenau, que encontramos no Setor de Documentos Raros da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, alojados em uma pequena caixa de papelão em um canto de uma sala sem acesso do público. Digamos que foi um achado, pois muito da documentação do primeiro período histórico de Blumenau, se perdeu nas no incêndio do Arquivo Histórico em 8 de novembro de 1958 e enchentes, principalmente da década de 1980
Em 30 de março de 2015, com o responsável de  documentos raros
 de Biblioteca Central. Foi-nos permitido fotografar documentos
raros e exclusivos da história de Blumenau - 
UFSC.
Na UFSC, solicitamos permissão à pessoa responsável e nos foi permitido fotografar os documentos históricos - correspondências. Esse acervo valioso foi doado pela família do genro de Peter Wagner, o pioneiro de Blumenau, oriundo de São Pedro de Alcântara, Carlos Renaux, de Brusque.
Achamos esse material tão importante que criamos uma coluna no Blog para disponibilizá-los aos pesquisadores. 

Para acessar, clicar  sobreDocumentos Históricos - Cartas

João Capistranos Bandeira
de Mello Filho
Essa
correspondência histórica, apresentada nesse momento, é um ofício assinado pelo diretor da Colônia Blumenau, Hermann Bruno Otto Blumenau, ao Presidente da Província, João Capistranos Bandeira de Mello Filho, comentando sobre problemas criados por um imigrante italiano e suas práticas pouco recomendáveis dentro da sociedade da Colônia Blumenau da época. Mencionou igualmente, sobre as narrativas criadas por esse, junto à comunidade formada por imigrantes tiroleses, imigrantes oriundos do Tirol Austríaco, que ocupavam região da Colônia Blumenau e que já comentamos, sobre o erro da história regional, de os denominarem imigrantes  italianos
Link sobre o assunto, está no final desta postagem. 
Fotografia Oficial do Keiser Franz Joseph - Imperador do Império Austro - Húngaro.
Pai da Imperatriz do Brasil - Dona Leopoldina e avô de D. Pedro II - Imperador do Brasil
Acervo do Museu dos Usos e Costumes da Gente Trentina - Rodeio SC.
Quadro do Museu dos Usos e Costumes da Gente Trentina que mostra a paisagem do local que  vieram os antepassados - Tirol.
Hermann Bruno Otto Blumenau.
O imigrante
mal falado pelo fundador de Blumenau e mencionado no documento histórico é Pedro Zecchini, aparentemente, também de família tirolesa, e não italiana como mencionada pelo fundador, uma vez que existiu um Jacob Zecchini que fora vítima de uma ataque indígena, sendo assassinado pelos indígenas. Jacob é apontado como imigrante tirolês na Revista Blumenau em Cadernos, em artigo publicado em  junho de 1978.

Artigo da Blumenau em Cadernos
Correspondência Histórica




Transcrição da Correspondência - para acessar em resolução maior - Clicar: (1° página - 2° página - 3° página)

Diretoria da Colonia Blumenau, 27 de janeiro de 1876.
Illmo e Exmo Snr.

Tenho a honra  d'apresentar à V. Excia inclusos os autos, mencionado no meu Oficio N° 17 de 25 deste mez, sobre o processo, que mandei  instaurar e Pedro Zecchini, empregado por esta Directoria durante algum tempo como chefe de turma e apontador de operários, por causa  das falsidades e subtracções de dinheiros públicos e particulares, que comettera.
Estes crimes datão das últimas semana e podião escapar à regular e usual vigilancia e fiscalização somente pelo excessivo serviço de que o grande numero de Tyrolezes chegados nos últimos mezes e provisoriamente ocupados nas obras publicas, bem como as constantes e exageradas exigencias, impertinências, etc. da máxima parte delles erão causa e para o qual o pessoal da  Directoria não era sufficiente.
Este estado da causas ficou ainda agravado pela falta do conhecimento da algaravia do italiano corrompido, que faltão os Tyrolezes, pela dita de interpretes de intelligencia e confiança e pela inclinação à mentira e trapaças, a que grande parte delles parece inclinar-se.
Em consequencia desta desagradavel ocorrenciA -- de resto a primeira deste genero nos 16 annos decorridos da minha administração desta colonia -- modifiquei porém o modo dos pagamentos e recibos, o que porém e infelizmente torna sempre mais complicado e moroso o serviço, sem que comtudo aprezente, como nenhum outro expediente practicamente exequivel, garantia absoluta contra as ardilezas e trapaças de sujeitos perversos.
A difficuldade da inquirição  preliminar, a que eu mesmo tive que proceder, e de obter incontestaveis provas, bem com o a dispersão das testemunhas em longinquas partes da colonia, demorou infelizmente o processo e o incriminado no entretanto se retirou sem passaporte.
Posteriormente descobri ainda mais tres subtracções no total de Rs17$550, chegando assim a Rs58$550, que farão provadas, mas das quaes se devem deduzir 21$000 rs de salarios, que competião ao dito Zecchini, mas que não lhe paguei.
Um minicioso processo probavelmente teria provado ainda mais outras subtrações, bem como não poucos coréos entre os proprios operarios. Mas as difficuldades e custas me fizerão desisitir do alargamento do mesmo, sobretudo tendo-eu conseguido meu fim, de fazer ver e sentir aos interessados e culpados, que em breve se descobrem quaesquer ladroeiras e não fica impune o autor.
Demitti portanto immediatamente o Loechini, madei-o processar, mas -- para dizer a verdade tambem por este lado -- não fui  muito descontente de que elle se havia retirado clandestinamente, libertando deste modo a colonia de mais um mao sujeito, porque alérm de ladrão, elle se havia tambem evidenciado como quem muito instigara ardilosa e secretamente os Tyrolezes para exageradas exigencias, turbulencias e insubordinações.
Os inclusos autoa, porém, talvez ainda poderão servir, para quando o sugeito em questão acaso comenttesse novos delitos e crimes em outros partes desta ou de outras provincias do Imperio.

Deos Guarde a V. Excia.
Illmo e Exmo. Snr. Dr. João Capistranos Bandeira de Mello Filho, Mui Digno Prezidente da Província.

O Diretor
Dr. H. Blumenau
Procuramos alguma informação sobre Pedro Zecchini, ou Pietro Zecchini e não encontramos dados suficientes para compreender que sua família residiu em Blumenau. Encontramos registros no estado do Rio Grande do Sul e no estado de São Paulo, esta família, até poderia ser, pelas datas, mas nada com efetiva confirmação. 
Também comentamos que este registro, ilustra mais uma vez os conflitos existentes entre as várias etnias de migrantes e o transtorno trazido à administração da Colônia, que sempre esteve aberta a receber, mesmo diante dos desafios para gerenciar a diversidade.

Leituras complementares - Clicar sobre Título escolhido: 
  1. Correspondência Oficial - 25 de fevereiro de 1876 - Hermann Bruno Otto Blumenau - com Palavras Ásperas
  2. Correspondência Oficial - 1865 - Hermann Blumenau - Pauta: abertura de Estrada entre Itoupava Norte e Povoação Blumenau - Margem Esquerda
  3. Correspondência Oficial - Carta de Hermann Wendeburg - solicitando Homens para a polícia de Blumenau ao Vice-Presidente da Província - Ano 1968
  4. Correspondência Oficial - Ofício da Contadoria da Tesouraria de Fazenda de Santa Catarina à Solicitação de Capital de Hermann Blumenau - Ano 1879
  5. Correspondência Oficial - Colonia Blumenau 1
  6. Correspondência Oficial 1865 - Trabalhos Executados no mês de junho de 1865
  7. Correspondência Oficial 1865 - Voluntários da Pátria
  8. Correspondência Oficial - 1865 - Trabalhos executados no mês de agosto de 1865
  9. Correspondência Oficial 1867 - Hermann Wanderburg
  10. Correspondência Oficial - Solicitação de Padre Para Colonia Blumemau - 1867
  11. Correspondência de Hermann Wanderburg - 1868 - Subdelegado de Polícia - 1868
  12. Correspondência Oficial 1868 - Relacionado a chegada de 391 colonos - Navio Lord Brongham
  13. Correspondência Oficial - 1871 - Hermann Blumenau
  14. Correspondência Oficial 1873 - Relacionado aos Voluntários da Pátria
  15. Correspondência Oficial 1873 - Solicitação de tratamento médico na capital
  16. Correspondência Oficial 1876 - Estrada de Curitibanos - Verbas
  17. Correspondência Oficial - 1876 - Colônia Blumenau - Orçamento de Obra
  18. Correspondência Oficial 1881 - Sobre Imigração italiana - Colônia Blumenau
  19. Correspondência Oficial 1882 - Colônia Blumenau 2
  20. Correspondência Oficial - Emil Odebrecht - Agrimensor Colonia Dom Pedro
  21. Correspondência Oficial - Hermann Wanderburg - Indicação de Nomes para compor a Junta Colonial - 1867
  22. Correspondência Oficial - Ofício da Contadoria da Tesouraria de Fazenda de Santa Catarina à Solicitação de Capital de Hermann Blumenau - Ano 1879
  23. Correspondência Oficial - Carta de Hermann Wendeburg - solicitando Homens para a polícia de Blumenau ao Vice-Presidente da Província - Ano 1868
  24. Correspondência Oficial - 1865 - Hermann Blumenau - Pauta: abertura de Estrada entre Itoupava Norte e Povoação Blumenau - Margem Esquerda
  25. Correspondência Oficial - 25 de fevereiro de 1876 - Hermann Bruno Otto Blumenau - com Palavras Ásperas
  26. Correspondência Oficial - Hermann Blumenau - Ajustes de contas e assuntos técnicos relacionados à Construção da Estrada - Blumenau - Curitibanos - 1876
  27. Correspondência Oficial - 27 de janeiro de  1876 - Diretor Hermann Blumenau ao Presidente da Província relatando contravenção de imigrante italiano Pietro (Pedro) Zecchini
Leituras Complementares - Clicar sobre:
  1. Família Persuhn - Cervejaria W.A. Persuhn Cervejaria Indayal - De Altona Para Indaial SC
  2. Rodeio - Colônia Tirolesa no Brasil - Visita ao Ensaio de música do Circolo Trentino
  3. Südarm - Rio do Sul e a história que não é contada - a ferrovia e a mudança da centralidade

Referências

  • DEEKE, José. A Colônia Hammonia 1879 – 1922 – Dia 8 de novembro, 25 anos de fundação – Blumenau em Cadernos, Tomo XXIX – Nov/Dez, N°11/12 – Blumenau. 1988.
  • GERLACH, Gilberto Schmidt. Colônia Blumenau no Sul do Brasil / Gilberto Schmidt-Gerlach, Bruno Kilian Kadletz, Marcondes Marchetti, pesquisa; Gilberto Schmidt-Gerlach, organização; tradução Pedro Jungmann. – São José: Clube de Cinema Nossa Senhora do Desterro, 2019. 2 t. (400 p.): il., retrs.
  • SILVA, José Ferreira. História de Blumenau. -2.ed. – Blumenau: Fundação “Casa Dr. Blumenau”, 1988. – 299 p.

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)






Nenhum comentário:

Postar um comentário