segunda-feira, 11 de março de 2024

100 Anos Electro Aço Altona - Comunidade Luterana Martin Luther idealizada por um de seus fundadores - Culto com batizados e Grupo de Sopros


Uma empresa, entre muitas, da histórica Altona, a Electro Aço Altona, através da iniciativa de um dos seu sócios fundadores, Richard Paul Werner, construiu a Igreja da Cruz, com um arquitetura arrojada e a única do estilo românico, no seu parque fabril, na década de 1920. A empresa completou 100 anos em 2024 e está localizada no mesmo local onde foi fundada, atual bairro de Blumenau, Itoupava Seca.
A empresa centenária, soubemos no culto festivo na Igreja Martin Luther, através das palavras do Pastor Luciano Miranda Martins que juntamente com o Pastor Hugo Westphal, oficiavam o culto de 10 de março de 2024, doou o projeto e a instalação de televisores 80" doados por outra empresa com história ligada ao bairro, Altenburg (1 TV). Doaram também, TV's: Educação Educação infantil (1 TV) e o Crematório e Cemitério São José (1 TV). Os televisores são muito úteis para projetar as letras dos hinos, leituras e avisos aos membros da comunidade em reunião na igreja. A aniversariante presenteia a comunidade que nasceu dentro de seu parque fabril, na Altona, atual bairro blumenauense de Itoupava Seca
A História é continua e podemos interferir e escolher como escrevê-la.

Relembrando essa História...

No início da povoação de Altona, atual bairro blumenauense de Itoupava Seca - século XIX e início do século XX, haviam duas pequenas fundições. Uma de propriedade de Luis Altenburg Jr. e sócio Gotthilf Grall e outra, fundição de propriedade de Karl Ernst Auerbach. A fundição de Auerbach, que fabricava pequenas máquinas, em 1923 se associou a oficina elétrica do Engenheiro Richard Paul Werner e após 10 anos, passou a se chamar Electro Aço Altona. 
Blumenau, Itoupava Seca, 1890. Fundição e Oficina de Karl Ernst Auerbach. Auerbach adquiriu esta propriedade da  viúva Römer, então casada com Jakob Gräser. Depois ele vendeu para Gottlieb Reif e este para Luiz Probst, em 1899. À esquerda, construções que Auerbach vendeu para Christian Dittrich e Heinrich Probst e, em 1910, vendida para Luis Altenburg Jr.  Depois ficou residência, no local onde está atual Electro Aço Altona. Fonte da imagem: GERLACH, 2019.


Mapa de Altona - 1918 - do livro do Professor Max Humpl. Nele é possível visualizar o local da casa de Feddersen, onde foi construída a nova igreja e a propriedade de Karl Ernst Auerbachv, local onde foi construída a fábrica da Electro Aço Altona, após a chegada do Engenheiro Richard Paul Werner à comunidade.







Até então, Altona/Itoupava Seca não possuía uma igreja. Quando o engenheiro alemão Richard Paul Werner chegou a localidade e tornando-se sócio da empresa Auerbach & Werner - em  08 de março de 1924. Os sócios perceberam a ausência da igreja na povoação. Eram muito  religiosos.
Acervo Electro Aço Altona.
Em 1933, a razão social da firma mudou para Electro Aço Altona, uma vez que este metal passou a ser o único metal trabalhado na mesma. Richard Paul Werner, tornou-se o maior acionista da firma.
Em torno da firma Electro Aço Altona havia muito espaço vazio e neste  - voltado para estrada, atualmente conhecida como Rua Engenheiro Paul Werner e construiu a igreja de Altona/Itoupava Seca, a primeira igreja luterana em Altona - a qual chamaram de Igreja da Cruz. 
As atividades da Comunidade Evangélica de Itoupava Seca iniciaram, com a realização do primeiro culto em alemão, na Escola Particular de Itoupava Seca - Escola Alemã, atual Escola Municipal Machado de Assis. Depois, foi efetuada a construção da Igreja da Cruz, iniciativa do Engenheiro Paul Werner, também passaram a existir cultos periódicos. 
Igreja da Cruz foi inaugurada em 15 de setembro de 1929. Até esta data, a Comunidade de Altona/Itoupava Seca pertencia e frequentava a Comunidade luterana do Centro.
Igreja da Cruz, em 1932. Fonte: Arquivo Histórico Municipal José Ferreira da Silva.
Em dezembro de 1949, a Comunidade Evangélica, então de Itoupava Seca, adquiriu a casa dos herdeiros de Peter Christian  Feddersen, que lamentavelmente não existe mais na paisagem. Na época, o local foi designado para a  residência do pastor e de sua família, que na época era o Pastor Wilhem Scherer.  No local, também, foi instalado um jardim de infância sob a responsabilidade da Sociedade Evangélica de Senhoras de Itoupava Seca, que também tinha sua sede no mesmo local. Em 1953, chegou o Pastor Richard Laun e família. Nesta época o Jardim de Infância, mantido pelas Senhoras, recebeu o nome de Jardim de Infância Princesa Isabel. Em todo este período, a Igreja da Cruz era o templo desta comunidade, que iniciava a construir uma estrutura onde , mais tarde foi construída a segunda igreja, durante o mistério do Pastor Laun - um ano após a sua chegada na comunidade. Em outubro de 1954, foi lançada a pedra fundamental da atual Igreja Martin Luther, que foi presenteada pela Electro Aço Altona, em 2024. 
Lançamento da Pedra Fundamental da  Igreja Marthin Luther. 
Fonte: Arquivo Histórico Municipal José Ferreira da Silva.

O projeto foi assinado pelo arquiteto Hans Broos, que substituiu a Igreja da Cruz, cujo edifício foi demolido e poucos conheceram e, ou mesmo, sequer sabem de sua existência. Sua arquitetura era peculiar e de muito gosto, alinhada às linhas  do estilo românico, diferentemente das demais igrejas construídas pelos imigrantes e descendentes que construíram, predominantemente, igrejas com linhas góticas, ou neogóticas, estilo preferido na Alemanha e popular nos contos e literatura.
Cultos na igreja inacabada - Fonte: Arquivo Histórico Municipal José Ferreira da Silva.
Projeto do arquiteto Hans Broos não foi executado plenamente.
Para ler mais sobre a História da Igreja da Cruz - Basta clicar sobre: A Igreja da Cruz - Construída pelo Engenheiro Richard Paul Werner - 1929 - Junto à Electro Aço Altona.         

Foi um momento especial ouvir o Pastor Luciano mencionar sobre os presentes doados pela Electo Aço Altona para a Igreja Martin Luther, antiga comunidade da Igreja da Cruz, no ano em que a empresa comemora seus 100 anos de existência.
Fomos ao culto desse dia 10 de março de 2024 e não sabíamos que encontraríamos o Pastor Hugo Westphal ao lado do Pastor Luciano Miranda Martins, oficiando um culto com três batizados e a presença do grupo de sopro, onde a Frau Wetsphal toca e é uma das responsáveis do grupo de sopro. Registramos os momentos para essa história e à lembrança de Richard Paul Werner que fez acontecer essa comunidade em Altona.

As imagens Comunicam - Culto do dia 10 de março de 2024







Grupo de  sopro.






Batizados.




Pastor Hugo Solana Westphal.





Vídeo
40 Anos de dedicação à Comunidade - Pastor Hugo Solano Westphal

12 anos, dessa data de 10 de março de 2024, que o Pastor Hugo Westphal, havia tido sua cerimônia de desinstalação da comunidade. Lembramos, igualmente esse momento histórico, de sua participação nesse momento festivo.
Pastor Hugo  preparando-se para o Culto de desinstalação na companhia de seus amigos
Pastor Hugo Solano Westphal 
dedicou-se 40 anos de trabalhos à Igreja IECLB. Seu primeiro culto foi realizado em 24 de dezembro de 1972.
Esteve 8 anos à frente da Comunidade Evangélica Luterana- Paróquia Itoupava Seca - Igreja Martin Luther. Em 21 de novembro de 2012 - aconteceu seu culto de desinstalação com a presença de toda sua comunidade. No culto histórico estiveram presentes seus familiares, autoridades, colegas e amigosmuitos amigos conquistados ao longo de sua jornada de trabalho. 
"Dia 25 de abril de 2004, o pastor Hugo Solano Westphal foi instalado como pastor na CEB-Paróquia Blumenau Itoupava Seca, na Igreja Martin Luther. O ato de instalação foi presidido pela pastora sinodal Mariane Ehrat e assistido pelos pastores Reinhard Antônio Koch e Bruno Gottwald. O pastor Hugo foi diretor geral da Escola Barão do Rio Branco antes de assumir sua nova função." - O Caminho.
Um registro histórico - antes do culto de desinstalação, com colegas e amigos Pastores.

Durante suas palavras, o Pastor Hugo lembrou da coincidência e repetição do número 40 em torno do evento. Como por exemplo: 40 anos de trabalho, faltando 40 dias para terminar seu oficial compromisso com a Comunidade da Igreja de Itoupava Seca, quando acontecerá então o desligamento em 31 de dezembro de 2012. Lembrou do significado do número 40 dentro da numerologia e na Bíblia: 40 dias de espera e desafios e superação, para estar preparado, não somente ele, mas seus familiares, amigos e sua esposa - Simone Reichow Westphal.
Na parte final do culto - o Pastor recebeu o carinho de muitos amigos através de palavras de apreço, de testemunho, carinho e votos de felicidades. 
Comunidade luterana de Itoupava Seca, através de sua Diretoria, repassou um presente ao seu Pastor: uma serra-fita,  o qual fez o homenageado sorrir mais ainda. O Pastor Westphal, tem como hobby, fazer pequenas esculturas em madeira e esta será uma ferramenta muito útil.
O encerramento do culto aconteceu com um hino cantando pelos dois coros da Comunidade: Coro Martin Luther e Oasis e o deslocamentos do Pastor Hugo Solano Westphal até a porta de sua igreja. Após o badalar do sinos do campanário - tradição na comunidade, o Pastor Hugo abraçou cada membro de sua Comunidade. 
Pastor Hugo entre amigos e colegas, durante o culto.
Meia hora antes do início do culto

Vídeo do Momento Histórico
Um registro para a História.

Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twitter)

 Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:










Nenhum comentário:

Postar um comentário