sexta-feira, 18 de outubro de 2013

O Culto da Colheita - Mitologia Germânica

domingo, 15 de julho de 2012


Fomos informados que neste domingo haverá  o “Culto  da Colheita” na Igreja Luterana da Itoupava Seca - Martin Luther - Uma tradição muito antiga que veio com os primeiros imigrantes, e também observamos resquícios desta prática relacionada à colheita em outros eventos. Observem.


Para a comunidade luterana, o Culto da Colheita é uma maneira de agradecer a Deus pela colheita, pelo alimento. “Na fartura e na necessidade nós louvamos ao Senhor”. O Culto da Colheita é especial e é uma das maiores festas da igreja onde se canta vários hinos. Conversamos com pessoas da Comunidade Luterana de Itoupava Seca – e informalmente nos contaram que nos Cultos da Colheita  de antigamente, os membros da comunidade traziam legumes, hortaliças e frutas colhidos do seu pomar ou quintal. Atualmente, muitos, que muitas vezes residem em apartamentos, compram na feira ou no mercado e  trazem para o culto com o mesmo sentimento, porém não mais resultado de sua colheita doméstica.
A partir do estudo dos povos germânicos percebemos que foram  povos livres, não possuíam cidades e tinham sua própria mitologia e crenças antes da chegada dos cristãos à região que habitavam. Ao longo da História da Alemanha, muitos pesquisadores e historiadores buscaram resgatar e registrar parte desta história  antiga, seus hábitos, costumes e folclore, como por exemplo, os irmãos Grimm
Irmãos Grimmm
O que representa o culto da colheita afinal?
De onde vem esta tradição?
Vamos delinear um pouco, em poucas linhas.

Os povos germânicos valorizavam muito o contato com os elementos  da natureza  e suas atividades no meio natural. Temos inúmeros exemplos neste sentido e já os postamos no Site durante várias situações dentro da linha de tempo de sua História, principalmente nos dias atuais. Nesta situação em especial, entre o solstício de verão e o equinócio de outono, agradeciam os frutos da Deusa com muita gratidão em suas festividades e rituais, onde  famílias e comunidades participavam, com o sentimento de sobrevivência.
Acreditamos que a lembrança da colheita nos cultos e missas trazidas pelo imigrantes alemães e praticados na Alemanha ainda hoje e nos países que tiveram contatos com a mitologia germânica, é oriunda das antigas festividades de Lughnasadh ou Lammas- ritual  Tríade da Colheita, os três grandes festividades de celebração à colheita onde aconteciam o agradecimento aos Deuses pelos frutos colhidos e pela fertilidade da Deusa. Também pediam a proteção durante o rigor do inverno que estaria por vir.
Existia o Lughnasadh – Festival da Primeira Colheita – Festa sagrada pelos primeiros germanos, celebrada mais ou menos no final de julho e início de agosto (Hemisfério norte). Os antigos germanos observavam a natureza e suas manifestações, através dos astros,  estrelas, períodos, germinação, floração, colheita e quase sempre suas práticas religiosas transcorria em torno dos ciclos naturais.  A festa da colheita ocorria entre o Solstício de Verão (Litha) e o Equinócio de Outono (Mabon). Na festa da colheita, se reuniam em comunidade, para festejar e agradecer aos Deuses por tudo que a terra gerou. O nome Lughnasadh tem origem em uma destas festividades. Uma festa da colheita homenageando o Deus do solLugh (Acreditavam ser o maior guerreiro, por ter derrotado os gigantes – mitologia germânica – que cobravam sacrifícios humanos). 

Há igualmente as festividades do Lammas que significa a -  Missão do pão – ou Loaf Mass. O pão ou similares representa o alimento feito com grãos, frutos colhidos. O alimento era dividido como alimento sagrado entre os membros da família ou comunidade. Geralmente eram nestes festejos que se faziam os alimentos a partir das primeiras colheitas, pelas quais todos agradeciam aos Deuses.

No período destes festejos eram confeccionados bonecos de palha, ou de milho ou de trigo, que representavam os Deuses, chamados  o Senhor e Senhora do milho. Após a festa estes bonecas tornavam amuletos de proteção durante todo o ano, até que chegasse o próximo Lammas, onde então eram queimados nas fogueiras ou no caldeirão, junto com agradecimentos aos deuses. 

Em algumas regiões, era somente feito a boneca de palha. Esta figura, trançado em forma de uma mulher do último feixe colhido de grãos, representava o Espírito Harvest. A boneca seria saudada  até a Primavera, quando é levada na lavoura para consagrar a nova plantação e assim garantir uma boa colheita. Em algumas regiões, também  a boneca de milho sobrevive durante todo o inverno e são queimadas posteriormente para garantir um nova boa colheita.


----------------------
Imagens do Culto da Colheita

Igreja Evangélica de Confissão Luterana - Itoupava Seca - Igreja Martin Luther
Data:  15 de Julho de 2012 - 9:30h.

Altar com produtos da colheita que representa,
 o fruto do trabalho diário do homem

Doações da comunidade no altar comunitário que será revertido
em benfeitorias  nos trabalhos assistenciais


Após as doações, orações de agradecimento pela fartura e pela
 oportunidade de poder contribuir com os menos favorecidos

Resquício de um passado distante de nossas raízes culturais e religiosas, cuja essência da gratidão ainda se faz presente no presente - O agradecimento do alimento diário. 

Para ler mais sobre - clicar sobre os link´s:
Tribos germânicas - História
Germanos e sua Mitologia - Crenças e Panteon - Parte 1
Germanos e sua Mitologia - Crenças e Panteon - Parte 2
O Culto da Colheita - Mitologia Germânica
Primavera entre os antigos povos germânicos - Mitologia
História...A páscoa na cultura alemã
História...Parte I - Dos Germanos ao surgimento: "Deutschland"
Sequência Parte I - Livro Germânia - Tácito
Árvore
História - O Natal 1/2
História - O Natal 2/2
O Natal e sua origem


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário