Foto: Berlin |
Ouvimos vários depoimentos sobre a cidade de Berlin (Pronúncia no idioma alemão: Béhliin) em português, se escreve Berlim. Resolvemos conhecer um pouco sobre a capital da Alemanha. Berlin é a segunda cidade mais populosa da Alemanha com uma população de 3.415.091 habitantes. Dados de 31 de outubro de 2013 e é a maior cidade do país. Está localizada no nordeste da Alemanha.
Brasão da cidade de Berlin |
A origem da palavra Berlin é incerta, mas pode ter suas raízes na língua dos eslavos ocidentais que habitavam a região e faz alusão à palavra urso - bär, que tem espaço no brasão da cidade.
Antes de darmos prosseguimento, a partir do enfoque histórico, destacamos - os primeiros registros históricos publicados sobre Berlin datam do século XIII. Entre 1701 e 1918 foi a capital do Reino Unido da Prússia, de 1871 até 1918, foi a capital do Império Alemão, de 1919 até 1933, capital da República de Weimar e de 1933 até 1945, do Terceiro Reich. Após a 2° Guerra Mundial, Berlin e o país foram divididos, em Berlim Oriental - capital da República Democrática Alemã ou Alemanha Oriental e Berlim Ocidental, capital da República Federal da Alemanha ou Alemanha Ocidental. Permaneceu assim até o ano de 1990, quando aconteceu a reunificação alemã e Berlim, mais uma vez unida, passou novamente ser a capital de toda a Alemanha. Na Berlin atual, há inúmeras Universidades reconhecidas internacionalmente, Institutos de Pesquisas, orquestras, museus e grande palco de eventos esportivos, culturais, tecnológico e econômicos. É conhecida por seus festivais, arquitetura de muitas linguagens e estilos, arte e a qualidade dos transportes públicos.
Berlin e Cölln |
Alexandra Richie |
Além disto, Berlin teve seu início como uma cidade germinada a partir de dois povoamentos de comerciantes que se estabeleceram às margens do Rio Spree - atual bairro de Mitte (Centro) e Cölln (ilha formada pelo Rio Spree).
Cölln tem seu nome publicado pela primeira vez, em um documento de 28 de outubro de 1237 elaborado pelo Padre Simeon Probst. O documento está guardado no Museu da Catedral de Brandemburg an der Havel. Berlin, às margens do Spree, atualmente também chamado de Nokolaiviertel, foi referenciado em um documento de 1244. A data do documento, no qual é mencionado Cölln - 1237 - é considerada a data atual de fundação da cidade. Ao longo da história da região, estas duas cidades tinham estreitos laços econômicos e sociais. Em 1307, elas formaram uma aliança mediante a política externa, mesmo que suas administrações internas continuassem separadas. Esta data é considerada o dia que se formou Berlin a partir das duas cidades.
Pintura de Merian Kaspar - Berlin und CöllnFoto: www.kunstkopie.de |
Fonte - Arquelogia - 2008 |
Há evidencias históricas que o local da cidade já fora habitado por tribos eslavas (Heveller e Sprewanen). Em 2008, arqueólogos encontraram em Petriplatz (Mitte), restos de um carvalhos que data de 1183.
Foto: http://www.fotos-aus-der-luft.de/Berlin |
Escola Köpenick Foto: www.fotos-aus-der-luft.de |
A Igreja mais antiga de Berlin - Nikolaikirche (Igreja de São Nicolau) - é do tempo da fundação da cidade. Só foi mencionada em 1245. curiosamente São Nicolau é padroeiro dos marinheiros e comerciantes - fundadores da cidade. Em torno de 1270, mencionada em documento de 1929, foi construída a St. Marienkirche (Igreja de Maria), também localizada no bairro de Mitte.
Fonte: Nikolaikirche e St Marienkirche |
Nikolaikirche |
Nikolaikirche |
Nikolaikirche |
St. Marienkirche |
St. Marienkirche |
St. Marienkirche |
Em 1307, Berlin-Cölln firmaram um trato a partir de uma unidade para as questões externas - políticas e de segurança, mantendo-se independente com relação às questões internas. Esta situação perdurou pelo 400 anos seguintes. Em 1360, Berlin-Cölln ingressaram na Liga Hanseática (Hansebundes). A Liga era uma aliança comercial de cidades medievais que permitia o comércio de longa distância, protegendo os comerciantes e defendendo seus interesses. Permaneceram na liga até o ano de 1518.
Em 1376 um grande incêndio destruiu inúmeras casas de madeira de Cölln e em 1380, outro incêndio trouxe preocupação e fez estrago em Berlin. Em 1390 foi construída a Câmara Municipal de Berlin-Cölln (Rathausstrasse - Königstrasse) e é a mesma até os dias atuais (Parece no Brasil! - sendo irônica) - 500 anos antes de fundarem as cidades do Vale do Itajaí - Aqui, história com 100 anos já é considerada velha demais para alguns exigentes de modernidade.
Fonte: Rathausstrasse Königsstrasse |
Em 1861, a partir de uma reforma, o edifício foi repaginado. Para isto foram demolidas construções no entorno imediato. A intervenção foi assinada pelo arquiteto Friedrich Waesemann. As principais características foi o uso dos tijolos vermelhos e a ampliação da torre central que o deixou conhecido como Rotes Rathaus - Prefeitura Vermelha.
Fonte: Rathaus |
Em 1411, Friedrich Von Nurenberg, da família Hohenzollern é nomeado Margrave (Título dado pelo Sacro Império Romano - Germânico aos nobres estabelecidos nas regiões de fronteira) de Brandemburg - Friedrich I. Em 1415 o Rei alemão lhe concede o Estado de Brandemburg como feudo com respectivos direito hereditários. Com isto, seu sucessor - Friedrich II declarou Berlin como o local de sua residência oficial. Isto aconteceu. Sob a liderança Hohenzollern, Brandemburg cresceu rapidamente e herdou o Ducado da Prússia. Como resultado, ainda no século XVIII, o estado se tornou local das lideranças e de destaque, a base de poder e a capital do Império - Berlin.
Em um outro momento, contaremos mais detalhes sobre a história deste estado alemão que, em 1806, se tornou Província de Brandembrug da Prússia.Brasão Família Hohenzollern |
Em 1432, Berlin e Cölln uniram-se em uma única cidade. A unificação durou somente até 1442, que Friedrich II as separou novamente.
Frederico II |
Em 1443, Frederico II iniciou a construção de um novo palácio real em Berlin-Cölln. Houve protestos dos nativos contra a construção. Em 1448 aconteceu "Berliner Unwille" ou Berlin indignação, um dos muitos protesto contra a fixação de Felipe II na cidade e a construção de seu palácio. O povo local não teve êxito e muitos dos protestantes perderam suas regalias políticas e econômicas por conta disto. A construção do palácio foi concluída em 1451 e gradualmente foi sendo ocupado. Em 1470, quem foi residir no palácio foi o novo Príncipe eleitor- Albrecht Achilles III, tornando, definitivamente Berlin-Cölln, a nova residencia real.
O palácio, então, de maneira oficial, passou a ser chamado de Stadtschloss (Palácio da cidade) residência permanente dos Hohenzollerns , quando em 1486, quando John Cícero chegou ao poder.
Albrecht Achilles III |
Stadtschloss - Berlin - 1783 |
Stadtschloss - Berlin |
StadtSchloss - Berlin - Cölln Residence |
Oficialmente, assim permaneceu até 1539, quando a cidade deixou de ser sede dos Príncipes eleitores, porque Berlin adotou oficialmente a religião luterana. A igreja de São Nicolau - Nikolaikirche - originalmente católica, torna-se a primeira igreja luterana da cidade e Joachim II participa da primeira celebração realizada na igreja como principal mentor da mudança.
A oficialização do luteranismo na cidade de Berlin a colocou na mira dos radicais católicos, como também, em outras regiões luteranas da Alemanha. Mesmo com a assinatura do Tratado de Augsburgo, o qual liberava os príncipes a impor sua crença religiosa aos habitantes de seus domínios, com o advento e expansão de uma terceira religião além do catolicismo e o luteranismo, houve ameaça a paz nesta parte da Europa, em nome de deus.
Fonte: Tratado de Ausburgo |
Fonte: Fernando |
Também em 1576, a peste bubônica chega a Berlin-Cölln e mata mais de 4000 pessoas.
O Calvinismo conquistou diversos soberanos da época. Com isto, os jesuítas e Contra Reforma se uniram para que o Catolicismo recuperasse o "terreno perdido". Surgiu o projeto expansionista dos Habsburgos, liderado por Fernando - Duque de Estíria, que recebeu educação dos jesuítas. Nesta época sua atenção estava voltada para as cidades protestantes do norte e para as cidades da fronteira com a França. Junto com todo o apelo religioso, juntaram-se outros interesses políticos econômicos, a partir dos quais foi inevitável o conflito - Guerra de 30 anos entre o Sacro império Católico e a Alemanha Luterana que aconteceu entre 1618 e 1648 e envolveu: Espanha, França, Suécia, Dinamarca, Países Baixos, Alemanha, Áustria, Polônia, Império Otomano e Sacro Império Católico.
Fonte: Guerra dos 30 anos |
Em 1658, com o término da Guerra dos 30 Anos, Friedrich Wilheiml, inicia a construção da muralha em torno de Berlin-Cölln em forma de uma estrela de 13 pontas. a obra terminou no ano de 1683.
Em 1658 - Final da Guerra dos 30 anos Friedrich Wilhelm - com 20 anos de idade inicou a construção da grande fortificação em volta da cidade Berlin-Cölln - Muralha em formato de estrela com 13 pontas. a construção foi terminada no ano de 1683. Há presença de partes desta muralha no Märkischen Museum.
Fonte: Berlin
|
Frederico I
Fonte: Friedrich Wilhelm |
Em 29 de outubro de 1685, Friedrich, usando de sua soberana autoridade, emite um edital conhecido "Edital Potsdam" que incentiva a imigração de refugiados protestantes à Brandemburg, principalmente de origem francesa.
Em 1700, aproximadamente 20% da população da cidade era francesa e teve grande influencia desta cultura na identidade cultural da cidade reconstruída. Também se estabeleceram em Berlin, imigrantes da Bohemia, Polônia e Salzburg.
Desde 1618, existia a união pessoal de estado entre o Margaviatre de Brandemburg e o Ducado da Prússia. Ou seja, tinham o mesmo Monarca, que resultou, em 1701, no Reino da Prússia, com o Friedrich III, como Príncipe eleitor de Brandemburg (Friedrich Wilhelm) e então também, como rei Friedrich I da Prússia. Berlin passa a ser a capital do novo reino. Berlin torna-se uma única cidade, resultado de sua fusão com Cölln, mais as cidades de Friedricswerder, Dorotheenstadt e Friedrichstadt. A partir deste período a cidade passou a se desenvolver novamente. Em 1709, Berlin unificada contava com 55 mil habitantes.
Em 1740, Friedrich II foi coroado o novo Rei da Prússia. em seu governo Berlin prosperou e tornou-se um dos centros do iluminismo. Fato este, percebido nas atividades de Friedrich II
Tocando em um Sarau |
Friedrich II com Voltaire |
Em 1791, é inaugurado o Portão de Brandemburg. Este foi restaurado entre os anos de 2000 e 2002 e atualmente é considerado um dos mais importantes monumentos europeus.
No dia 27 de outubro de 1806, Napoleão Bonaparte marcha sobre Berlin e suas tropa permanecem na cidade até 1808. Em 1810 é fundada a primeira Universidade de Berlin - a atual Humboldt-Universität.
Fonte: Humboldt Universität |
Após a guerra e a derrota da França, Berlin, como capital da Prússia teve um grande desenvolvimento econômico. Nesta época - 1838, que teve a primeira linha ferroviária entre Berlin e Postdam. A cidade teve um "bum" industrial, com a instalações de indústrias como Siemens, Schering e AEG.
Continua em Berlim - Capital da Alemanha...
Clicar sobre Berlin - Capital da Alemanha - Parte 2/2
Queda do Muro de Berlin - 25 anos
Muro de Berlin - Um pedaço da História de Berlin
Para ler mais sobre:
Queda do Muro de Berlin - 25 anos
Muro de Berlin - Um pedaço da História de Berlin
Nenhum comentário:
Postar um comentário