Sr. Theodor Heuss |
Após o término da II Grande Guerra, um Coro só de homens - Coro Masculino Alemão de Porto Alegre, e seus familiares organizaram uma ação de Ajuda Humanitária à Alemanha - chamada na época, de Socorro à Europa Faminta - SEF. Captaram donativos e enviaram para o país de origem de muitos que viviam no sul do Brasil e para não assim dizer, com familiares na Alemanha.
Para a surpresa do Coro que teve a iniciativa, não demorou muito e recebeu uma carta do Presidente alemão da época, Sr. Theodor Heuss, expressando o seu agradecimento e de todo o povo alemão pelo ato caridoso e solidário. Acompanharam a carta, dois candelabros elaborados por artistas alemães com a seguinte frase: Dankspende des Deutschen Volks (Agradecimento do povo alemão).
Em 1950, os coralistas formaram um novo coral que batizaram exatamente com a data 25 de Julho e ficou então batizado Coro Masculino 25 de Julho.
Em 1951, os senhores do Coro Masculino entendendo que poderiam ter outras atividades culturais além do canto, resolveram abrir o espaço e criar um espaço físico, para canto, dança, teatro entre outras atividades, fundando o C.C. 25 de Julho de Porto Alegre.
Toda esta história sensibilizou, como também, motivou outros grupos de imigrantes alemães no sul do Brasil a fundarem "seus centros culturais" com o mesmo nome e Homenagem - C.C. 25 de Julho, com o acréscimo da cidade no final.
Toda esta história sensibilizou, como também, motivou outros grupos de imigrantes alemães no sul do Brasil a fundarem "seus centros culturais" com o mesmo nome e Homenagem - C.C. 25 de Julho, com o acréscimo da cidade no final.
Também em Blumenau, no dia 1° de maio de 1954, foi fundado por um grupo de jovens alemães e filhos de alemães - o C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Sede Atual - Pedra fundamental foi colocada em 1962 |
Como na época da fundação e com o mesmo objetivo do C.C. 25 de Julho de Porto Alegre - o primeiro Centro Cultural 25 de Julho fundado no Brasil - o C. C. 25 de Julho de Blumenau tem suas atividades voltadas à preservação e manutenção da cultura trazida pelos primeiros imigrantes alemães à região do Vale do Itajaí - região do Estado de Santa Catarina - Brasil.
Para entender - Na época da chegada dos primeiros imigrantes alemães, metade do século 19, o território do Vale do Itajaí coincidia com o território da Colônia Blumenau, que ao longo de sua história política, econômica e social sofreu desmembramentos dando origem aos muitos municípios existentes na região, motivo, pelo qual apresentem as mesmas características culturais.
Os imigrantes alemães mantinham contato permanente com a Alemanha e uma atividade cultural intensa e ativa.
Atualmente, como acontecia nas primeiras Associações da região, o C.C. 25 de Julho mantém grupos culturais com atividades permanentes ao longo do ano.
Os atuais grupos culturais são:
Coro Masculino Liederkranz
Grupo Musical Die Tanzelmusi
Parte da História do C.C. 25 de Julho Blumenau foi resgatada através de uma detalhada pesquisa efetuada pelo Sr. Wilfried Volkmann e Sra. Renata M. Rossmark. Foi publicada e ficou como um dos registros desta história às gerações futuras.
itas imagens históricas publicadas no livro.
Algumas imagens da publicação histórica:
Prosseguindo...
É sabido, segundo uma ata encontrada entre as antigas atas do centro cultural, que, em 1º de maio de 1954, 27 pessoas fundaram o C.C. 25 de Julho Blumenau.
Mesmo, estes documentos tendo sido atingidos pela enchente de 1983, foi possível ler os nomes assinados pessoalmente por alguns dos fundadores.
São eles:
- Otto Baumeier;
- Ary Ferber;
- Franz von Knoblauch;
- Karl Kuester;
- Hans von Knoblauch;
- August T.J. Fey;
- Rudolf Kleine;
- Albert Schmider;
- Carlos Frank;
- Paul Frischknecht;
- Eugen Seelbach;
- Eduard Fischer;
- Gertrud Gross;
- Alfred Zinkhahn;
- Hermann Hofschulte;
- Oswald Buerger;
- Willybald Koenig;
- Karl Genster.
A partir dos primeiros fundadores, novos sócios chegaram a cada reunião e a cada nova reunião, seu público aumentava. O C.C. 25 de Julho se desenvolveu.
Passeio -1956 |
Passeios - 1956 |
Em 1959 foi construída uma pequena casa na Rua Victor Konder, sede onde foram organizadas eventos de Natal, Páscoa e bailes.
Na seqüência, formou-se um coro masculino e um grupo de Doppelkopf. Grupos que se reuniam com freqüência.
Primeira sede social própria - construída - 1959 |
Um grupo de sócios, também, organizou a turma que jogava tênis de mesa.
Outros sócios já ensaiavam e faziam pequenas apresentações de teatro que animavam festas e encontros internos do centro cultural. O espaço físico ficou pequeno para tanta atividade e a diretoria da época, juntamente com todos os sócios, organizou, a partir de uma idéia, a construção da nova sede, a mesma que existe atualmente. Todos os sócios se envolveram pessoalmente, com doações e mão de obra na construção da nova sede.
Natal - 1962 |
Natal - 1962 |
"Aqui, entre nós, achamos ainda pessoas que se lembram vivamente de todos os tijolos carregados, das telhas colocadas no telhado, dos sanduíches preparados para os incansáveissócios-trabalhadores. A eles os nossos agradecimentos."
Os sócios (Homens e mulheres) construíram a nova sede - 1962 |
Parede frontal autoportante dupla |
Fase da Estrutura do telhado em madeira |
Está registrado em atas do ano de 1962, a colocação da pedra fundamental da atual sede.
Com sede nova e maior, surgiram novos grupos culturais e novos sócios.
Sede Social - 1967 |
Dia do Colono - Julho 1967 |
Dia do Colono - Julho 1967 |
Dois coros começaram a cantar. Em 2010, o Coro Masculino Lierderkranz foi premiado no final da Oktoberfest Blumenau 2010 como destaque e revelação do evento. O coro do C.C. 25 de Julho se apresentou em 4 noites, no Biergarten - Vila Germânica, cantando músicas do folclore alemão e austríaco, contagiando com alegria e emoção o público presente que lotou o espaço.
Atualmente é uma unanimidade e uma das atrações do Oktoberfest Blumenau.
Para ler mais sobre o Coro Masculino Liederkranz - Clicar sobre: História do Coro Masculino Liederkranz
Um grupo de teatro amador apresentou, com sucesso, comédias e peças em no idioma alemão, na sede do C.C. 25 de Julho.
Conjunto de teatro - 1976 |
Conjunto de teatro - 1977 - Destaque para a Sra. Gertrudes Scheltzke |
O Theatregruppe do C.C. 25 de Julho retornou e fez sua reestreia no encerramento das atividades do ano de 2013.
Registramos este encontro e a entrega do material do antigo Theatergruppe efetuada um pouco antes do início das apresentações dos grupos culturais do C.C. 25 de Julho de Blumenau em seu Concerto de Natal 2013. O Theatergruppe 25 de Julho foi o segundo grupo cultural a se apresentar na noite festiva. Presente a grande Dama do Teatro do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Sra. Alda Niemeyer e Sra. Schmitz - atual Coordenadora.
Para ler mais sobre esta estréia - clicar sobre: Estréia do Theatregruppe e sobre Retorno do Theatregruppe
Sra Alda Niemeyer e Sra Rita Schmitz |
Grupo folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe no desfile da primeiro Oktoberfest - Único grupo que participou de todos os desfiles |
As Harmônicas tocam ao vivo e em CD - única orquestra de Harmônica existente.
Primeira apresentação do grupo de Harmônicas Blumenau na empresa Waltec situada na rua José Deeke. Primeiro músico é o atual maestro da Coro Masculino Liederkranz Sr. José Carlos Oeschler |
Os grupos do Bolão e Bocha fazem as bolas rolar e os sócios se encontrarem, na sede, semanalmente.
Os jogadores do Doppelkopf e de tênis de mesa continuaram sua prática esportiva.
A Dança Sênior não permite que o avançar da idade lembre desolação e tristeza. Convida as pessoas, que já não sentem o vigor físico de outros tempos, para a prática de atividade da dança cadenciada e própria e para, as interações entre amigos.
Também passaram, ou ainda estão presentes na sede do C.C. 25 de Julho: o Rotary Clube Blumenau Oeste, o Coro da Casa da Amizade, e o Clube de Radioamadores de Blumenau, onde uma das mais queridas, atuantes e ativas radioamadora ainda frequenta o centro cultural: Sra. Alda Niemeyer.
Ao longo de sua história, desde o ano 1954 até os dias atuais, o C.C. 25 de Julho Blumenau, teve 12 presidentes:
- Otto Baumeier;
- Eduard Fischer;
- Oswald Buerger;
- Emílio Rossmark;
- Friedrich Idecker;
- Curt Bethe;
- Harry Dickmann;
- Harold Letzow;
- Wilfried Volkmann;
- Rolf Mathias Hass;
- José Carlos Oechsler;
- Dieter Berner.
- Hans Prayon
Da esquerda para direita : Sr. José Carlos Oechsler, Sr. Wilfried Volkmann, Sr. Dieter Berner Sr. Rolf Haas e Sr. Harold Letzow |
Da esquerda para direita : Sr. Wilfried Volkmann, Sr. Rolf Haas, Sr. José Carlos Oechsler, Sr. Harry Dickmann e Sr. Dieter Berner |
Da esquerda para direita: Sr. José Carlos Oechsler, Sr. Wilfried Volkmann, Sra. Renata Rossmark, Sr. Rolf Haas, Sr. Harold Letzow e Sr. Dieter Berner |
Da esquerda para direita : Sr. Hans Prayon, Sr. Dieter Berner , Sra. Angelina Wittmann, Sr. Stefen Ziel e Sr. Rolf Haas |
Atualmente há uma pré programação anual, seguida tradicionalmente, com a participação direta dos grupos culturais. A apresentações dos grupos, acontecem na sede do centro cultural, fora da sede: na cidade de Blumenau, região, estado e até mesmo, fora do estado e do país. Muitas vezes as apresentações e encontros são encontros de intercâmbios culturais, principalmente, nos países da Alemanha e da Áustria.
A programação oficial geral (Com poucas variações), é a seguinte:
- Baile de Aniversário: Tanz im Mai (1º de maio );
- Noite de Queijos e Vinhos: Blumenauer weinfest;
- Semana da Imigração Alemã;
- Olimpíadas Culturais do ACCTB
- Churrascada Amigos do 25;
- Oktoberkaffee;
- Concerto de Natal: Weihnachtskonzert e Encerramento das atividades Culturais no ano.
Espaço cultural onde se pratica a cultura dos pioneiros que fundaram a cidade de Blumenau a Partir da Colônia Blumenau.
Para ler mais sobre - Outras sugestões de postagens - Clicar sobre:
- Schützengesellshaft Blumenau
- Banda Cruzeiro e sua história - A Banda mais antiga
- Jovens e a Tradição
- Poesia de um descendente de Pomerano - brasileiro
- Momentos - Homenagem ao Imigrante - 25 de Julho
- 190 Anos de Imigração Alemã
- Homenagem ao Imigrante - Dia 25 de Julho
- Por que o dia 25 de Julho é uma data importante
- História Schützenfest
- Stammtisch - Origem e Tradição
Angelina, mais um trabalho memorável, detalhado sobre a história do 25 de Julho. Apesar de você não ter nascido em Blumenau, contribui e muito com nossa cultura, folclore, história de nossa cidade.
ResponderExcluirParabéns.
Também acompanhei sua participação sobre as construções em estilo técnica enxaimel na RBS.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau
Agradecemos as gentis palavras, nobre amigo.
ExcluirSr. Adalberto...Quando chegamos a um local e somos recebidos e aceitos, como aconteceu conosco, em Blumenau - o mínimo que podemos fazer é enaltecer, respeitar, valorar a história e a cultura locais. Jamais ao contrário. Se Blumenau é Blumenau, a partir de sua história e práticas culturais e com isto constrói sua própria identidade, devemos observar estas características, propagar, praticar, valorizar...
Que bom que o Senhor apreciou.
Feliz páscoa Abraços cordiais ao senhor e a sua família.
Sou fã de suas pesquisas Angelina, admiro mesmo!
ResponderExcluirSei de sua dedicação e temos que aplaudir, um exemplo para nós blumenauenses.
Devo em breve postar sobre verdades e mitos sobre Blumenau e desmascarar quem insiste em contar histórias floridas de nossa cidade.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau
Parabéns.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história.
Que legal....aguardando para ler.
ExcluirAbração e boa semana, Sr. Adalberto.