Quando assistimos os jornais televisivos e da net sobre o incêndio que atingiu o Museu de Língua Portuguesa - que ocupa a mesma edificação histórica da Estação da Luz, em São Paulo, na tarde do dia 21 de dezembro último, foi inevitável não lembrar de sua arquitetura, de sua história e dos momentos que passamos em seus ambientes, quando o visitamos durante dois momentos - a primeira vez no ano de 2009 e a segundo, no ano de 2012.
..."O incêndio que destruiu o Museu da Lingua Portuguesa na segunda-feira (21) pode ter sido causado por um curto-circuito iniciado na troca de uma luminária. A informação foi dada por um funcionário do museu a equipes da Defesa Civil, segundo o coordenador do órgão, Milton Persoli. Segundo o relato, a troca foi no segundo andar do museu, mesmo local onde o fogo começou. A possível causa será investigada juntamente com outras pela polícia. Durante a madrugada, técnico do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) já realizaram uma primeira investigação no local. O trabalho de investigação só deverá avançar, porém, com o final do trabalho de rescaldo pelo Corpo de Bombeiros, que ainda continuava na manhã desta terça. Pequenos focos ainda apareciam no interior da edificação." Fonte: G1 São Paulo
O incêndio poderia ter tido consequências maiores, caso ocorresse em qualquer outro dia da semana que não fosse segunda feira - único dia que não abre para visitação pública.
O fogo iniciou em torno das 16:30h no segundo piso e logo tomou conta dos demais níveis da construção neoclássica do início do século XX - esta é a terceira construção da Estação da Luz. A primeira foi inaugurada em 1867.
Este não foi o primeiro incêndio de sua história. Em 1946, também um incêndio teria destruído parte deste edifício histórico de São Paulo. Foi restaurado e entregue oficialmente no ano de 2004, consumindo a quantia de R$37 milhões na obra - Obra coordenada e concluída pela Secretaria da Cultura paulista em parceria com a Fundação Roberto Marinho.
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História Recente
Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado no dia 20 de março de 2006. Na época esteve presente o ministro da Cultura, o cantor Sr. Gilberto Gil, a Ministra da Cultura de Portugal - Sra. Isabel Pires de Lima e outras personalidades e autoridades ligadas à língua portuguesa.
Seu acervo é composto por exposições sobre as origens, história e as influências na língua portuguesa a partir de outras culturas. Espaço multicultural que organiza palestras, encontros e seminários em torno do Tema "Língua Portuguesa". Ocupa parte do edifício da Estação da Luz, no Bairro da Luz. O objetivo dos idealizadores era de criar um espaço vivo sobre a língua portuguesa.
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Localização - Bairro da Luz - São Paulo - Brasil |
O restauro da Estação da Luz teve início no ano de 2002, simultaneamente com o início do projeto do Museu de Língua Portuguesa. Foi entregue restaurada no ano de 2004 - O museu ainda não estava concluído. Foi muito importante para a execução deste projeto, a Lei de incentivo à cultura - Lei Rouanet. Também um forte argumento e justificativa para a realização do museu, ser a cidade de São Paulo - a cidade com a marca de maior cidade do mundo que fala o idioma português. Ou seja, maior número de pessoas em uma cidade que fala o português - na época, cerca de 10 milhões de habitantes.
A idéia do museu foi do Sr. Ralph Appelbaum. Quem assinou o projeto arquitetônico foram os arquitetos brasileiros (pai e filho simultaniamente) Paulo e Pedro Mendes da Rocha.
O Museu de Língua Portuguesa tinha seu horário de atendimento - como já afirmamos - de terça feira a domingo - das 10:00h até as 17:00h. No momento expunha "Esta Sala é uma Piada". Na época que o visitamos pela segunda vez, acontecia a exposição de Jorge Amado.
"Esta Sala é uma Piada" - que foi atingida pelas chamas do incêndio, ontem, reunia 100 obras, entre charges, caricaturas e história em quadrinhos selecionadas no 42° Salão Internacional de Humor da cidade paulista de Piracicaba.
História da Estação da Luz/Museu

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Estação da Luz - 1865 - Lembramos que a Estação da Luz era a Porta de entrada dos imigrantes - 1890 - São Paulo tinha 65 mil habitantes
Fonte:http://www.skyscrapercity.com
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No dia 17 de março de 1888, houve uma ampliação, com o aumento da plataforma e da cobertura e a edificação recebeu o aumento de mais um pavimento, dentro da linguagem neoclássica, o uso de materiais modernos e novos a partir da industrialização na Europa - como o ferro. Sua cobertura na estrada e sobre as plataformas foi feita em ferro e encampou a pequena estação como uma célula mediante o fenônemo da fagocitose.
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Ano 1870
Fonte:http://www.skyscrapercity.com
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Esta edificação foi demolida no início do século XX para a construção da terceira estação ferroviária da Luz - Estação da Luz. A terceira estação da Luz é uma réplica de uma estação de Sidnei - Austrália.
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Estação da Luz, por Guilherme Gaensly - 1902 |
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Colocação dos trilhos da Estação da Luz – 1902 - São Paulo
Fonte: www.soniavandijck.com
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Construção - 1899 |
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Colocação dos trilhos da Estação da Luz – 1902 - São Paulo
Fonte: www.soniavandijck.com
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Ano 1903
Fonte:http://www.skyscrapercity.com
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Antiga estação de trem de Orsay - Atual
Museu Orsay - Paris - França |
O segundo bloco é um monumental espaço com um vão de 40 metros, 150 metros de comprimento e 25 metros de altura - para cobrir 6 linhas ferroviárias rebaixadas em comparação às ruas laterais à estação. Na Europa, foram construídas estações com semelhante tipologia - existentes até os dias atuais.
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Construção do segundo bloco - 1900 |
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Fonte: blogdavalce.blogspot.com |
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Café na Estação da Luz Ano: década de 1940. Autor: Hildegard Rosenthal - Fonte: spempretoebranco.blogspot.com |
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Edifício neoclássico dentro de uma quadre bem definida, com ruas largas sem interferência visual de outra edificação de gosto suspeito |
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Degração visual da atual paisagem do entorno da Estação da Luz - 2009 |
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Lado norte da Estação da Luz, além de um bonde trafegando pela via - Fonte: www.pinterest.com Sem a interferência visual de edficações que agredisse a arquitetura da estação - referência na paisagem |
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Enviado pelo bisneto do Sr. Charles H. Driver Sr. Pirran Driver |
O arquiteto da estação ferroviária da Luz tinha vasta experiência em projetos de estações ferroviárias e contribuiu para o uso de algumas modernidades na nova estação, como - coberturas envidraçadas.
A terceira estação ferroviária da Luz não foi oficialmente inaugurada, pois não tinha sido interrompido o tráfego de trens no local. Á medida que o corpo principal da estação era construído, passou a abrigar serviços da mesma. As obras foram formalmente concluídas em 1901 - oito anos antes de ser inaugurado o primeiro trecho da EFSC na região do Vale do Itajaí SC - antiga Colônia Blumenau.
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Outra obra do arquiteto Charles H. Driver |
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Estação da Luz |
Em 1946, como já mencionamos, a estação ferroviária da Luz - Estação da Luz - sofreu um incêndio, como aconteceu ontem. Após a reforma, o bloco administrativo recebeu mais um pavimento. O causa do incêndio nunca foi esclarecido. Foi apresentadas, no mínimo, duas causas, mas politicamente abafadas em seguida.


Mais ou menos neste período, o modal ferroviário entrou em processo de decadência no território brasileiro ( fruto de sua má administração por parte do governo brasileiro e sua real intensão na troca de modal de transporte - até então ferroviário - interesses econômicos). Também sofreu revezes com a concorrência desleal por parte do transporte rodoviario e pressão da industria internacional de automóveis - com aval do governo do Brasil. Este quadro se extendeu, também no Bairro da Luz e à estação ferroviária. Foi inevitável sua degradação e do bairro.
Sua história foi retomada somente no século XXI junto com os projeto dos arquitetos Mendes da Rocha, mencionados anteriormente, que previa então a efetivação do Museu da Língua Portuguesa, atingido por um incêndio neste dia 21 de dezembro de 2015 e pela próppria estação.
Documentário - Estação da Luz
Sua história foi retomada somente no século XXI junto com os projeto dos arquitetos Mendes da Rocha, mencionados anteriormente, que previa então a efetivação do Museu da Língua Portuguesa, atingido por um incêndio neste dia 21 de dezembro de 2015 e pela próppria estação.
Documentário - Estação da Luz
Nossas imagens - Visita do ano de 2009
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Detalhe do Hall |
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Detalhe do Hall |
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Bloco dois |
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Detalhes em ferro batidoe elementos neoclássicos |
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Foto tirada da passarela de pedestres - 2009 |
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Detalhes |

Museu de Lingua Portuguesa



Retorno á Estação da Luz e visita no ano de 2012
e Museu da Língua Portuguesa - Exposição do Jorge Amado



Um elo...
e Museu da Língua Portuguesa - Exposição do Jorge Amado

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Exposição de Jorge Amado |


Um elo...
A Estação da Luz é um ícone e um ponto focal importante dentro da paisagem urbana de São Paulo. Vibramos para que, novamente, como em outros períodos em sua história, seja recuperada e entregue à cidade e aos citatinos que a têm como referencial na paisagem - como partida e chegada, através do atual transporte ferroviário, contanto até mesmo coma presença de um piano, que nos convida a tocar, ou simplesmente fazer um som emindo vibração
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Piano do Hall da Estação da Luz - que está à disposição àqueles que desejam tocá-lo - 2012 |
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Foto: Veja - Abril |
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