sábado, 5 de dezembro de 2015

Receita de Stollen da Dona Alda Niemeyer (Atualizado em 21 de dezembro de 2022)


Dona Alda Niemeyer é um exemplo de vida, conduta, de guardiã e mantenedora das práticas culturais, de respeito e dedicação ao Comum - Comum Unidade - Comunidade, de mãe, de avó, de bisavó.















Para aqueles que não conhecem um pouco de sua história, um pouco de sua vida - de maneira resumida - neste link - basta clicar sobre o título: 

Nos altos de seus 102 anos  (ano de 2022), durante uma visita a sua casa, dezembro de 2015 - a encontramos preparando o Stollen entre outras guloseimas, para o natal de sua família que acontece em sua casa, na companhia de seus bisnetos, netos e filho.
Pedimos a Dona Alda se poderíamos compartilhar suas receitas aqui em nosso espaço. Não só autorizou, como também, encaminhou as receitas gentilmente traduzidas de seu "Altes Kochbuch".






Um pouco resignada nos contou que após 95 anos, é a primeira vez que tem uma árvore de natal que não seja "de verdade", mas que isto não a impediu de decorá-la. Muitos destes enfeites de natal são de família por gerações, como por exemplo um que pertenceu a sua vó - contando que a Dona Alda tem 95 anos.

Segue...
Pão de Mel
½ kg de trigo
¼ kg de mel (ou melado)
¼ kg de açúcar
1 ovo inteiro
1 colher de sopa de manteiga derretida (ou margarina)
1 xícara de café-com-leite ( as vezes não precisa da xícara inteira)
1 colher de sopa de fermento Royal (sem bicarbonato, aumente um pouco)
1 colher de chá de bicarbonato de sódio (se não tiver, vai sem)
1 colher de chá de pó de cravo
1 colher de chá de pó de canela
1 colher de chá de condimento
1 colher de chá (não muito cheia) de pimenta moída e uma pitada de sal

Modo
Misturar tudo. Da uma massa meio dura, como massa de pão. Adicionar um prato de sopa de nozes ou castanhas bem picadas, ou frutas cristalizadas cortadas bem finas. (É opcional, pode escolher o que deseja por)
(Sem estes ingredientes. Pode-se usar uma gotas de essência de Amêndoa) 
Colocar em forma retangular grande, mais ou menos 2 cm de altura. Pode ser mais fino,  conforme o tamanho dos quadradinhos em que quer cortar.
Assar no forno quente (180 + ou - , por mais ou menos 25-30 minutos, deixar secar bem (prova do palito)
Cortar, ainda quente na forma, colocar na mesa para esfriar.
Primeiro endurecem, depois de 2 dias ficam bons.
Glacê, depois de frio e, se quiser, enfeitar com “coloridinho”.
Glacê de chocolate fica muito bom.
Ou, pincelar leite crú na massa, antes de assar, e jogar muito açúcar cristal por cima. Fica como crosta cristalizada, 

"Esta é a massa que você provou  - “Stollen” ficou muito gostoso." A. Niemeyer

Stollen
1 kg de trigo;
100 gr de fermento ( de pão);
½ ltr. de leite;
200 gr de açúcar;
450 gr de manteiga;
Casca ralada de meio limão;
12 gr. de sal;

Recheio: 
100 gr passas escuras;
100 gr de passas branca;
200 grs de frutas cristalizadas;
200 grs de nozes picadas(castanhas).
Alda Niemeyer preparando o Stollen de sua receita.
Procedimento: 
Trigo e fermento misturar, juntar a manteiga dissolvida no leite morno. Juntar o açúcar.
Trabalhar primeiro numa tigela, depois da massa trabalhada, ficando liso e brilhante, colocar na mesa, quanto mais trabalhado, mais sedoso fica a massa.
Formar um “laib”,(um tipo de pão) colocar do lado passas, frutas cristalizadas, e nozes. Misturar. trabalhando levemente a massa. Formar um “pão” (laib) e assar. (Ou colocar numa forma) Assar em forno pré-aquecido por mais ou menos 70-90 minutos. Se a superfície ficar escura muito rápido, colocar papel por cima do Stollen
O Stollen pode ser assado em cima de papel-manteiga´ou papel alumínio.
Ainda quente passar manteiga derretida e açúcar de confeiteiro, formando camada grossa.

Deixar “pegar gosto” mais ou menos 2-3 dias. 




Vídeo
Agradecemos seu carinho e predisposição em traduzir de seu Velho Livro de Receitas (original alemão), para que pudéssemos compartilhar aqui neste espaço, atendendo inúmeros pedidos, após publicarmos uma imagem de seu feito.Nosso abraço carinhoso e votos de um feliz natal na companhia de sua família.















Mensagem recebida  em 06 de dezembro de 2015...

"Muito obrigada, Angelina. Foi uma ideia luminosa sua, a de sociabilizar a tradução que Dona Alda Niemeyer fez da receita do seu Stollen. O Stollen é o panetone alemão, resumindo: é uma massa de pão (fermento biológico) enriquecida de ovos, manteiga, nozes, passas e frutas cristalizadas. Quando sái do forno, ainda quente, recebe pinceladas grossas de manteiga e uma cobertura de açúcar (lembrando a neve do Natal europeu). Tem mais alguns macetes na receita. O perfume dele é irresistível. Impossível não comer algumas fatias no mesmo dia, depois de frio. Tem que assar devagar e quase uma hora. Envolvia-se em papel celofane, agora só existe a película plástica ... Dura alguns dias sem refrigerador. Em nosso clima é melhor, depois de alguns dias, guardar no refrigerador. Quantidades maiores, guardar no freezer. Toda dona de casa tem suas maneiras de lidar com o Stollen. O mais gostoso é comê-lo agora, nesta época, durante o Advento, antes que venha o calor do verão.

Feliz Advento de Natal para todos,"

Renate S. Odebrecht



Leituras Complementares - Clicar sobre título escolhido:










5 comentários:

  1. Parabéns, dona Alda!
    A senhora é exemplo de cidadã do MUNDO Já fiz postagem em meu Blog sobre a senhora, e é uma das páginas mais acessadas. http://www.adalbertoday.blogspot.com.br/2014/01/alda-niemeyer.html
    Portanto conheço toda sua trajetória de sucesso, é exemplo para todos os jovens. Alias quem não ouviu falar da senhora, nas enchentes de 1983/84 ficará registrado para a história no radioamadorismo do Brasil.. "Só não ouviu quem não quis ouvir, eles estão surdos" já dizia Roberto Carlos. Mas este é só um pequeno "Detalhe" entre tantas facetas que a senhora realizou.
    Parabéns também para a Angelina que soube muito bem como organizar essa entrevista, texto, tudo nota 10!
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau.

    ResponderExcluir
  2. Ficamos felizes que o Senhor reproduziu nossa postagem - Biografia de Alda Niemeyer - em suas páginas e que esta esteja sendo muito visitada. Os bons feitos devem ser propagados, sempre. Para isto fazemos este trabalho voluntário - livre da mídia e de qualquer comando - a não ser o trabalho com lastro e com verdadeiro conteúdo - como o seu.

    Link da Biografia:
    http://angelinawittmann.blogspot.com.br/2013/12/alda-schlemm-niemeyer.html

    Abraços, Sr. Adalberto.

    ResponderExcluir
  3. Sim isso foi em 14 de janeiro 2014 com 14 comentários e lhe enviamos os links das postagens, assim como mandamos todos. Na época direcionamos seu Blog para que todos pudessem ver na integra.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Angelita querida, vocês estão de parabéns!!! Você, pela iniciativa e a dona Alda pela generosidade em compartilhar estas maravilhas da culinária alemã, que ao longo do tempo iam se perdendo. Espero que agora não mais, e que doravante, mais pessoas abram seus livros de receitas! Bjs e boas festas!

    ResponderExcluir