segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Encerramentos - Período que antecede o período de festas - Coro Masculino Liederkranz

Chegou Dezembro, o mês das festas, dos "encerramentos" e troca de abraços, entre amigos e colegas de trabalhos e de grupos de alguma atividade afim.
Pode ou não, ocorrer a troca de presentes, quase sempre acontece em torno de uma mesa, onde envolve os integrantes, a equipe com ou sem a presença dos familiares.
Quando há troca de presentes, quase sempre acontece através da brincadeira de "Amigo Secreto".
A troca de presente de amigo secreto é uma tradição que teve sua origem entre os rituais das tribos germânicas - nórdicas, antes de Cristo. As pessoas esperavam o amanhecer - chegada do Sol - e trocavam presentes com  o seguinte dizer: "Que vocês nunca esqueçam dos deuses que existem sobre nós." O presente trocado significava o pacto eterno desta jura. Durante a recessão de 1929, a brincadeira popularizou-se, pois era uma maneira de todos receberem um presente, sem comprometer o orçamento. 
Nos dias atuais é muito comum, nesta época do ano, o amigo secreto em roda de amigos. Principalmente nos dias que antecedem o Natal. A prática de trocar presentes através do "amigo secreto" é comum em grupos de amigos de trabalho, de cursos, ginástica, etc. É uma oportunidade para trocar abraços, ideias, comentários sobre o ano que se encerra, reflexões sobre suas atividades, encerramentos de ciclos, pedidos de desculpas, perdão e novamente abraços. 

Coro Masculino Liedekranz - Os Velhos Camaradas

Acompanhamos o jantar de encerramento do Coro Masculino Liederkranz, do C.C. 25 de Julho de Blumenau -  sem a brincadeira do "Amigo Secreto", mas com muita música e cantoria. Aconteceu nas dependências do "Bertoldo", localizado no Testo Salto.
O momento festivo contou com a presenças dos familiares dos cantores e músicos, que cantaram muito, musicalizados pelos músicos da KneipeMusikanten - grupo cujo líder é o segundo regente do coro - Sr. Hans Jurgen Jopp - o Spitz - para os amigos.
O momento festivo aconteceu no dia  04 de dezembro de 2015 - última sexta feira - dia da semana do ensaio semanal dos incansáveis cantores, que o faz após o dia de trabalho, por amor à cultura e ao  canto.   

As imagens comunicam...













































Esposas, namoradas e esposas namoradas dos cantores do Coro Masculino Liederkranz  com alguma ausências
































Ausentes sempre presentes...

Sr. Udo Teske

Encerramento 2011
Sr. Wolfgang Krueger - falando ao maestro no
 encerramento de  2011

Sr. Rolf Mathias Haas

 Vídeos




Para quem não conhece esta História - Coro Masculino Liederkranz, mais de 100 anos de História - Clicar sobre: Coro Masculino Liederkranz

Ein Prosit!!
 Glückliches neues Jahr...
...Mit viel Musik!





Nenhum comentário:

Postar um comentário