sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Blumenau - Plano Diretor Participativo: Um Projeto de Cidades Para as Pessoas




















Ontem - dia 3 de dezembro, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina - CAU/SC realizou  - através da Comissão Temporária de Políticas Urbanas, um Encontro Debate para discutir os processos participativos na elaboração de um Plano Diretor. O evento, com o tema “Escala da cidade, processos participativos e planejamento urbano”, foi realizado em Blumenau, no auditório da Fundação Fritz Muller, das 15:30h até as 21:30h.
A programação iniciou com oficinas, mesa-redonda e as palestras dos arquitetos e urbanistas Sr. Alexandre Pedrozo e Sr. Fábio Domingos Batista.
Participaram do Encontro - arquitetos e urbanistas, técnicos da Secretária de Planejamento, lideranças de entidades de Arquitetura e Urbanismo, professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB, entre outros.























Dentro da programação, após as oficinas, mesa redonda e o intervalo para o café, aconteceu a apresentação dos dois palestrantes de Curitiba. O tema foi: Um projeto de cidades para pessoas. Um dos palestrantes questionou - de maneira crítica - a citação do nome do Sr. Blumenau (idealizador e fundador de Blumenau e consequentemente, responsável pelo surgimento da rede de cidades do Vale do Itajaí) durante as trocas na mesa redonda, deixando claro, ser desnecessário este destaque. Afirmou que as cidades necessitam serem desconstruídas e reconstruídas dentro dos moldes atuais e que não tem importância e é incoerente resgatar questões de recortes de tempo da época do fundador da cidade e de outros, como também planos antigos de outras administrações. Discurso do "descartável", seguindo os padrões do americanismo e através do desvinculamento e liberando da equipe que propõe possível projeto de readequação e revisão do Plano Diretor de informações pretéritas - históricas, culturais, sociais, espaciais, etc. Desta maneira, qualquer um, ou grupo pode propor um novo projeto da cidade, que poderá ser uma cidade totalmente nova e de acordo com os interesses de quem contrata esta equipe, tal qual Napoleão Bonaparte o fez quando contratou Haussmann para revitalizar Paris - intervenção citada por um dos palestrantes como positiva.
Não é nossa opinião. A cidade é uma sequencia de fatos que se modificam o tempo todo, não totalmente, mas em partes e não se poderia romper com a sequencia histórica do local - no qual encontramos causas e efeitos da transformação do espaço a partir das relações sociais ocorridas neste - se apresentando como uma importante questão para análise e interpretação. Também percebemos isto nos ciclos da história da arte - muitas vezes, há dois e até mesmo, três períodos em plena evidencia, construção e uso dentro de um mesmo recorte de tempo - Lembremos que a arte e a arquitetura são reflexos das ações e interações sociais no meio, nas cidades - nos espaços das cidades.

Exemplo - a Prainhaem diversos recortes de tempo - "comunica" algo da cidade de Blumenau em cada momento caracterítico dos diversos registros a seguir, apresentando determinados atores de acordo ao uso do uso de cada um dos tempo - de contemplação, de banho, de negação, de caminho, ..., etc. Qual a vocação urbana da Prainha para o momento presente, considerando que tem agregado em si, o grande potencial histórico paisagístico, com todos os demais, oportunizados em outros momentos. (Quem definirá isto é a equipe interdisciplinar a partir da análise de todas estas informações e não um grupo de residentes pautados no achismo e por certo deconhecendo boa parte de sua história.








Historicamente, o Sr. Blumenau trouxe consigo o primeiro plano da Colônia de Blumenau e o colocou em prática, tornando-a um diferencial, no que tange a sua formação, estruturação e desenvolvimento em relação a outras colônias alemãs fundadas no sul do Brasil. Esta questão, e outras relacionadas a esta, apresentamos em seminários, atendendo e respondendo questionamentos, como:  "Por que a Colônia Blumenau foi diferente, quanto a sua formação?".
O Sr. Blumenau, fundador da cidade de Blumenau, trouxe consigo, um plano que, em pouco tempo, resultou na intermodalidade. Durante a revisão do atual Plano Diretor não se pode negar esta história e também não se pode tomar o plano de Haussmann, em Paris, como um exemplo a ser seguido (apresentado pelo mesmo palestrante), tornando a cidade, um produto  que deva perder a casca e se reformular de acordo com o mercado vigente. Uma cidade universal - de preferência seguindo o exemplo de Paris - de Haussmann, que fora submetida a outras intervenções totalmente distintas deste exemplo citado, em periodos posteriores, como por exemplo, a execução do projeto das Cidades Novas.
Cidade medieval de Paris - Sob comando do governo totalitário de Napoleão Bonaparte - coordenação e desenho de Haussmann foi totalmente remodelada a partir de uma intervenção redical, para melhor controle do estado em seus espaços.

Para ler sobre as Cidades Novas - Clicar sobre: Villes Nouvelles

O Plano de Haussmann, em Paris, foi muito controverso e não priorizou a humanidade (objetivo deste debate), criando entre os seus inúmeros edifícios públicos - os hospícios para guardar os "inconvenientes" - dentro do novo espaço urbano apresentado pelo sistema vigente - que os palestrantes citados denominaram modernidade, ao contrário dos geógrafos  e humanistas que denominam capitalismo com o controle do estado e instrumento do poder totalitário



O primeiro plano que deu origem ao centro histórico de Blumenau - lugar referencia e que tem grande valor - em qualquer cidade que pratique de fato o planejamento urbano em seu território através de diretrizes de uso e ocupação do solo. Este em especial, é  desejado por incorporadoras e construtores. No Centro histórico de Blumenau já surgiram dois edifícios.
Centro histórico - Quando mudaram o trânsito e
fizeram a rua em um terreno público, "brincamos"
com a possibilidade -  Ano de 2012

Blumenau atual - Aconteceu - Centro Histórico - 2015

A cidade de Blumenau atual foi estruturada a partir deste primeiro plano e depois, de outros, os quais devem serem observados, para dar sequencia ao planejamento e à restruturação dos espaços da cidade a partir do urbanismo - estudo das ações sociais do homem no espaço urbano e a partir deste, sua readequação para as possíveis mudanças sociais ocorridas dentro de um recorte de tempo (10 anos)
Este processo é muito complexo e não pode ser tratado de maneira tão simplista como percebemos e muitas vezes, mediante um pensamento linear e sem a presença da interdisciplinaridade.

Cobramos uma promessa do candidato à Prefeito das últimas eleições, cuja campanha fomos candidata à vereança, por estas questões. O candidato tornou-se Prefeito de Blumenau e não cumpriu sua promessa.



Na sua primeira fala à sua equipe, repassou que até o final do primeiro semestre de seu mandato, teria resgatado o Instituto de Pesquisas e Planejamento de Blumenau - IPPUB. Torcemos que o Prefeito de Blumenau não venha contratar um escritório de fora da cidade, ou mesmo da cidade para revisar o Plano Diretor de Blumenau, que deveria estar sendo trabalhado dentro da autarquia - o IPPUB, com a equipe técnica (interdisicplinar) de Blumenau.  
Devemos manter a nossa ética e direcionar nossos esforços e conteúdo profissional para contribuir para a melhoria dos espaços da cidade.
Primeiro Plano da Colônia Blumenau - Definição da centralidade com espaço para a igreja, administração pública, Câmara e Cadeia, porto, escola, e um boulevard com urbanização característica. Parcelamento ao longo dos caminhos fluviais, com terrenos que repeitavam a declivididade do terreno e acesso aos leitos fluviais - conhecidos lotes coloniais. Este foi aplicado em vários pontos da colônia. A partir deste plano foram aberto, originaram os principais caminhos interligandos a principais nucleações da Colônia Blumenau - atuais rodovias interligando os principais municípios da rede de cidades do Vale do Itajaí.

Desenho de Emil Odebrecht. Primeiros caminhos dos inúmeras nucleações urbanas da região - então Colônia Blumenau.
Porto - Porta de chegada da Colônia Blumenau - a Frente da Prainha.
Centro de eventos da FAMOSC.
Arquitetura moderna desmontada da noite para o Dia para construir o cenário da Vila Germânica e o atual espaço da cervejaria - presente - com arquitetura de gosto duvidoso e com área menos que esta edificação histórica.
Urbanização no Centro de Blumenau de um determinado período - humanização da praça do Porto. Presença de espaço de convivência, contemplação e encontros - local idealizado no plano do Sr. Blumenau.
Em uma época que existia a intermodalidade a partir do Plano do Sr. Hermann Blumenau - que consigo à região, a idéia de implantação ferroviária e chegou pelo rio. Depois a cidade conviveu com os caminhos da bicicleta, do pedestre e do automóvel integrados. 
Trem - Bairro de Salto Weissbach
Bicicletas - fazia parte da cultura e tinha espaço na cidade.
Blumenau atual



Blumenau atual


Margens de Ribeirões ocupadas com a verticalização das edificações.
Infraestrutura locais sem adequações e melhorias.
Blumenau atual
Blumenau atual
Blumenau atual
Blumenau atual. história banida da paisagem.
Blumenau atual




Blumenau atual

4 comentários:

  1. Só uma correção, Skay Line não é o termo correto. è SkyLine (Linha do Céu)

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    1. Perfeito....Agradecemos. Foi com espaço.
      Escrevemos os textos na calada da noite e contamos com amigos como vocês para as possíveis correções. Não temos revisores....Abraços.

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