domingo, 24 de abril de 2016

Trekkingstock é bastão de caminhada e não bengala


Acabamos de receber da amiga Juliana Schadrack uma imagem contendo a interferência positiva durante uma caminhada, na qual se faz o uso do Trekkingstock.



Para deixar registrado a quem possa interessar, recolocamos neste espaço, com destaque um pouco sobre este "apoio" que o caminhantes usam e sempre usaram durante todos os tempos. Nos primórdios e em alguns casos até hoje, usou-se e pode-se usar, um tipo de bastão de madeira. Atualmente, mais elaborados, ergonômicos e com tecnologias - há o Trekkingstock. Em ambos os casos - os objetivos são os mesmos, entre alguns - facilitar e dar mais segurança estrutural ao caminhante.



Percebemos na  2° Caminhada do Vale do Selke que muitos não conhecem o Trekkingstock. Gentilmente foi nos ofertado um par de Trekkingstock e ouvimos comentários de pessoas que demonstraram não conhecer o equipamento de caminhada - chamando-o de bengalas. 

Vamos apresentar um pouco, de maneira sintética, o Trekkingstock. 
É uma "variação" da bengala, mas não possui a mesma função da bengala tradicional que conhecemos no Brasil.
Ao usarmos o  par de Trekkingstock na 2° Caminhada do Vale do Selke, concluímos que muitos não conhecem este equipamento de caminhadas e montanhismo muito conhecido na Europa. Práticas muito comuns entre as pessoas.
O Trekkingstock é um  apoio aos pés,ou suporte usados nascaminhadas, montanhismo e Nodic Walking. Originalmente foi usado apenas um para andar. Atualmente usa-se um par e são também conhecidos como pólos trekking para caminhadas. Tem comprimentos ajustáveis. Devem estar ajustados um pouco mais alto que a cinturapara servir de apoio  em terrenos inseguros e garantir a distribuição equilibrada da carga nos braços e nas pernas,  durante a caminhada.
O uso do Trekkingstock traz algumas vantagens, especialmente o alívio aos joelhos durante a descida de um caminho. Alivia a tensão nos joelhos na descida cerca de 10%. Também auxilia na subida, ao fazer com que os braços participem da ação simultânea do movimento cadenciado.  (Princípio 4 x4). Também, quando o terreno for inclinado, auxilia no equilíbrio lateral. Durante o uso na caminhada, influencia no aumento da resistência física
Os Trekkingstok que usamos tinha estes "pezinhos"












A desvantagem é que, as mãosnão permanecem livres.


Nós terminamos a caminhada por volta de meio dia. Muito bem organizada e com toda a atenção àqueles que ficaram, a partir da contemplação, por último. Houve três pontos de apoio com sanitários químicos, água e frutas.
























Natureza, atividade física e paisagens bem cuidadas ...
Paisagens natural e construída integradas, com harmonia.
Isto é bom e salutar.
Educação.








Nenhum comentário:

Postar um comentário