sábado, 23 de abril de 2016

Roteiro Alemanha 2016 - Neuendettelsau - Mittelfranken até Rosenheim

Igreja Luterana St. Nikolai
Fonte: http://www.zimmer
Estaremos in loco, pesquisando em três estados do Sul da Alemanha, também observando e efetuando registros para compartilhar sobre a cultura, tradição, história locais, como também, observando o Urbanismo e principalmente, dar sequencia a nossa pesquisa sobre o enxaimel - ele dentro da Arquitetura brasileira e depois, a partir de sua origem.
























Herr Betz
Nossas 24 horas diárias do mês de maio, irão se multiplicar. Estaremos, se possível for, postando direto do país dos pioneiros que  fundaram a cidade de Blumenau e algumas cidades no Sul do Brasil, e também, de outras regiões.
Depois de Frankfurt am Main, nossa próxima parada será Rosenheim, onde ficaremos até o dia 11 de maio, quando seguiremos para a cidade de Neuendettenlsau. Ficaremos em Neuendettersau até o dia 14 de maio. Conhecemos esta cidade a partir do contato com o Sr Wolfgang Betz - Editor da Revista Weltruf que publica, histórias, arte, cultura, folclore, intercâmbio entre alemães e descendentes que vivem fora da Alemanha. Dr. Betz nos acompanhará em alguns pontos importantes da região de sua cidade.
Sr. Betz conheceu este Blog através de buscas em sites de pesquisa e, ficou curioso. Convidou-nos a apresentar a palestra que proferimos no XIII CAAL - cidade de Joinville em setembro de 2015. Apresentamos um pouco, de forma resumida do que viemos pesquisando sobre o Fachwerk - Enxaimel. A publicação foi destaque da terceira publicação da revista.

Sr. Betz nos encaminhou o material completo de roteiro de enxaimel na Alemanha. Pretendemos percorrer parte deste. Na próxima postagem mais sobre.
Neuendettelsau - Fonte: www.kateillsley.com.au

Este espaço é para conhecer um pouco mais sobre a cidade da Revista Weltruf - Neuendettelsau.
Neuendettelsau - sinalizada 44,40 Km de Nürenberg

Sr. Gerhard Korn

A cidade de Neuendettelsau é uma cidade universitária e distrito da cidade de Ansbach da qual dista - à leste - cerca de 18 Km. Está localizada no Estado de  Baviera (Bayern) - na Média Francônia (Mittelfranken). Dista aproximadamente 44,40 km de Nürenberg. Está localizada  em um planalto que está elevado  440 metros acima do nível do mar. O ponto mais alto da cidade está localizado na Floresta de Neuendettelsau - conhecida como Muna - com 467 metros acima do nível do mar. No senso de 2014, a população de Neuendettelsau era de 7585 habitantes - número próximo aos 5 mil, das cidades gregas clássica, onde se pode administrar a qualidade de vida e efetuar pontualmente a manutenção de seus espaços bem como fornecer serviços essenciais ao citadino que ali vive. Lembramos que 85% dos alemães vivem (com todo a tecnologia e qualidade de vida, munidas de eficiente e confortáveis meios de transportes públicos) como esta. O município de Neuendettelsau tem 19 distrito e seu prefeito (Bürgermeiter) é o Sr. Gerhard Korn.
Estação Ferroviária  Neuendettelsau - Fonte: commons.wikimedia.org

Cerâmica mortuária da cultura Urnfield
Fonte: celtsineurope.weebly.com
Quanto a história de Neuendettelsau, ao norte foram encontrados artefatos do período neolítico em seu território e fragmentos dos cultura Urnfield ( de 1300 a 750 AC - Aproximadamente no final da idade de bronze - cultura da Europa Central. A denominação Urnfield vem do hábito que possuíam de cremar seus mortos colocando suas cinzas em urnas, posteriormente enterradas nos campos. Surgiu da cultura Turnulus e depois foi sucedida pela cultura Hallstatt. A linguística, hábitos e costumes desta última sugere que depois surgiu a cultura céltica.
Prosseguindo...

A parte mais antiga - Mausendorf é a mais mesolítica da aldeia que se tem conhecimento. Foram achados artefatos de 5 milênios AC. A (Nova) Dettelsau estava na rota do comércio que fluia do para o norte - "Rota do Vinhos".
A referência mais antiga que menciona Neuendettelsau foi encontrado em registros do Mosteiro Heilsbronner e data do dia 16 de março de 1141. Em 1168, foi doado ao Mosteiro pelo Papa Inocêncio II, uma capela em  Dettelsau e também mencionava pela primeira vez um castelo construído no  meio da vila. No Século XIII a Vila e o bosque de Heilsbronner tiveram uma ampliação. Pela primeira vez um livro feudal de Würzburg - 1317-1322 tem um discurso sobre  "Nuwentetelsauwe". Como os Senhores Feudais de Würzburg possuiam Heideck para a (Velha) Dettelsau. De Würzburg, Dettelsau, no século XIV teve a nobre família Pfinzing
Melchior Pfinzing (1481-1535)
Em 1370, a Família Pfinzing vendeu sua posse à outro Senhor Feudal - da Família Gralant Frolant. Foi mencionado pela primeira vez - no final do Século XIII que provavelmente o Feudo Heidecker tinha como Senhor Vestenber que sentou-se no Castelo de Dettelsau.
Schloss Neuen-Dettelsau

Em 1295, Hermann von Vestenberg chegou em Dettelsau e em 1298 apresentou um

documento e de acordo com este, a Veste Berg tomou posse da Floresta de Neuendettelsau - "Zuckenreisich". Em 1356 foi dada a posse do castelo aos senhores de Seckendorf,  com o título de condado, contou com a presença de juízes Windsbach. Em 1398, não ficou muito clara a história de como o Castelo de Nürenberg Dettelsau  foi empossado pelo Visconde Hipolt de Seckendorf. 







Em 1506 -1510 o Seckendorf Neuendettelsau foi vendido aos parentes Fritz  von Lidwach - e são os proprietários que aparecem, no documento de compra e venda em 1517 quando o Marques  Sebastian Eyb. A Família Eyb possuía duas fazendas em Altendettelsau. em um documento do ano de 1608 de Brandenburg-Ansbach, menciona que
Neuendettelsau é propriedades dos Eyb.
A cidade sofreu severamente durante a Guerra dos 30 anos entre Católicos e Luteranos. Após a guerra, protestantes de Upper Áustria contribuíram para a reconstrução.
Em 1796 a Mansão de Eybsche foi adquirida pela Prússia e também o patrimônio de Eyb em Neuendetterslau - onde residiam 81 famílias. Ficou sob competência de Landgericht Heilsbronn. O distrito Neuendettelseu pertencia a  Rentamt Windsbach.
Como definição e parte da legislação do município em 1818, Neuendettelsau era uma comunidade independente de 81 propriedades e com 403 residentes. Em 1950 a população era de 4491  residentes em 303 edificações.
























Herr und Frau Beinhofer
De Neuendettelsau, pretendemos visitar Nürnberg, Rothenburg Ob Der Tauber Dinkelsbühl. No próximo dia, seguiremos de automóvel para Rosenheim onde permanceremos por uma semana. No segundo dia na cidade - dia  07 de maio - vamos participar da Festa Musikwoche Kiefersfelden, na qual o grupo musical Blasmusik Karolinenfelder tocará. Acompanharemos Sr. Karl Beinhofer - lider do grupo e sua esposa, Sra. Claudia Rosa Beinhofer.  A cidade de  Kiefersfeld é distrito de Rosenheim.
Kiefersfeld - Baviera (Bayern)
Rosenheim  - Baviera (Bayern)
Blasmusik - Karolinenfelder 

2015








Nenhum comentário:

Postar um comentário