Rosenheim - Fonte: www.neuer-am-see.de |
Vamos dividir nossa estadia na Alemanha em 4 etapas. O objetivo é efetivar estudos e pesquisas, de práticas usuais por descendentes de imigrantes daquela região e por outros oriundos de outras regiões da Alemanha, mas que adotaram estas práticas em solo brasileiro.
Blumenau |
Pomerode |
Blumenau |
Muito dos imigrantes que vieram para o Brasil, nos diversos recortes de tempo, são do norte do país - das regiões junto ao Báltico e mesmo usando muito da gastronomia de seus antepassados como: heringsbrot, Schwarzsauer, rollmops, Hackerpeter, Spätzle, também apreciam hábitos e costumes trocados com outros imigrantes que vieram para o Brasil originários do meio e do sul da Alemanha. Sul - região das montanhas. Geralmente, foram e são os imigrantes católicos que trouxeram um leque de festividades que envolvem gastronomia, música e dança.
Em Rosenheim |
Oportunizamos a lembrança de que a cultura daqueles que usam o Lederhosen e gamsbart (Calça de couro curta com tirantes e pincel) e Dirdl (Vestido característico) (Do Sul) não pertencem à cultura regional daqueles que tem na mesa, iguarias a base de peixe como: heringsbrot e rollmops, por exemplo (Do norte - onde está o mar). Em nossa região e no Brasil, ainda há muitas pessoas que imaginam que a cultura de todas as regiões da Alemanha são semelhantes e todos comem Herings em algum prato, tal com o brasileiro come feijão e também aipim, ou tainha, dependendo a região.
Continuando...
Nossa viagem de estudos e pesquisas será dividida em 4 partes - ou fixação em 4 sedes. São elas:
1 - Rosenheim
2 - Neuendetterlsau
3 - Stuttgart
4 - Rödelsee (Würzburg)
Cada uma das 4 cidades listadas acima, será o centro e o QG de nossas movimentações em solo alemão - Estaremos fazendo postagens direto de cada uma dela, quase em tempo real, com apresentações e pesquisas. O plano foi levemente modificado, após contatos com pessoas que nos receberão na Alemanha - após pré programa. No primeiro plano - após a cidade de Frankfurt, seria a parada na cidade de Neuendettelsau - Cidade na qual está sediada a Revista Weltruf. Dr. Betz, seu editor, sugeriu que ampliássemos nosso tempo em sua cidade, pois pretende nos mostrar um pouco sobre o restauro e mesmo, sobre o enxaimel, em sua região.
Cada uma das 4 cidades listadas acima, será o centro e o QG de nossas movimentações em solo alemão - Estaremos fazendo postagens direto de cada uma dela, quase em tempo real, com apresentações e pesquisas. O plano foi levemente modificado, após contatos com pessoas que nos receberão na Alemanha - após pré programa. No primeiro plano - após a cidade de Frankfurt, seria a parada na cidade de Neuendettelsau - Cidade na qual está sediada a Revista Weltruf. Dr. Betz, seu editor, sugeriu que ampliássemos nosso tempo em sua cidade, pois pretende nos mostrar um pouco sobre o restauro e mesmo, sobre o enxaimel, em sua região.
Brasão |
Ficou determinado, então, a 1º parada será em Rosenheim, a partir da qual, visitaremos algumas cidades, festas, museus, bandas de blasmusik, ...
Vamos apresentar, e aprender um pouco sobre Rosenheim que é uma cidade da Alemanha, muito próxima da divisa com a Áustria. É uma cidade independente (Kreisfreie Städte) e também um Distrito Urbano (Stadtkreis).
Na cidade - conhecemos alguns músicos do grupo Blaskapelle Großkarolinenfeld.
Vamos participar da Festa Musikwoche Kiefersfelden, na qual o grupo musical Blaskapelle Großkarolinenfeld tocará. Acompanharemos Sr. Karl Beinhofer - lider do grupo e sua esposa, Sra. Claudia Rosa Beinhofer. A cidade de Kiefersfeld é distrito deRosenheim.
Vamos participar da Festa Musikwoche Kiefersfelden, na qual o grupo musical Blaskapelle Großkarolinenfeld tocará. Acompanharemos Sr. Karl Beinhofer - lider do grupo e sua esposa, Sra. Claudia Rosa Beinhofer. A cidade de Kiefersfeld é distrito deRosenheim.
Blaskapelle Großkarolinenfeld |
Kiefersfeld - Baviera (Bayern) |
Vídeo
Rosenheim é uma cidade independente que está
localizada no centro do distrito de Rosenheim, sendo também a sede
administrativa da região. Sua localização geográfica está às margens oeste do
rio Inn, na confluência dos rios Inn e Mangfall. Está há 450 metros acima do
nível do mar e dista 52 Km de München. Tem mais de 61 mil habitantes e é a
terceira maior cidade da Alta Baviera, sendo um dos 23 centros administrativos
do Estado.
Sua história tem ligação com a presença das rotas comerciais.
Sua localização está na intersecção de rotas comerciais - estas
responsáveis pelo surgimento das cidades e de novas classes sociais além da
nobreza e da igreja - após o período medieval. Sua vocação mudou no decorrer dos períodos históricos - várias vezes, desde a cidade do mercado, depois para cidade ferroviária, cidade
da madeira, do sal e atualmente, como cidade universitária.
Cópia do busto de Druso e Tibério |
Os romanos, liderados por Tibério e seu filho Druso, chegaram ao local
no ano 15 AC. Fundaram duas povoações - à direita do Rio Inn fundaram a
povoação de Noricum e ao oeste, a povoação de Rhatia. Com o passar do tempo
foram construídas duas estradas - que tornaram importantes rotas comerciais. A
intersecção destas duas rotas comerciais foi protegido por uma estação militar
que se chamava Pons Aeni. O nome atual não tem uma história muito clara sobre
sua origem. É mencionado pela primeira vez no ano de 1234.
Pedra memorial na antiga passagem próximo a Rosenheim (Pons Aeni) |
O Castelo Rosenheim está localizado na margem oriental do Rio Inn, o local atualmente é conhecido como colina do
castelo - com vista para nova ponte sobre o rio Inn.
Schloss Rosenheim - 1701 |
Quanto a origem do nome da cidade - Rosenheim - há várias especulações sem a certeza de nenhuma. Há especulações sobre sua origem ter
ligação com o emblema Roseheim Rose da Wasserburger (cidade que pretendemos, também visitar) que construiu o Castelo.
Wasserburger - |
Wasswerburger dista 29 Km de Rosenheim |
Também há quem afirme que o nome da cidade é originário do nome Rosns derivado dos corcéis Rössern
que foram usados nos tempos medievais para puxar os navios de transporte de
rio, e os quais tinham grandes estábulos na cidade. Atualmente ainda tem os
nomes das ruas Am Esbaum (árvores em que os cavalos estavam pastando), ou
ainda, Rossacker - possíveis indicações.
Am Esbaum - Rosenheim |
Também há a versão, onde o nome é relacionado com o pântano
existente no arredores de Rosenheim, conhecido como Roze oder Ried, ou ainda
inspirado no nome da cidade vizinha - Rosemheim Kolbermoor.
Rosenheim - /1860 - Fonte: en.wiki2.org |
A hipótese mais
bonita, e contada há muito tempo - Diz que Rose era usado como o significado de
"Menina bonita". Os Marinheiros gostavam de cantarolar a "Casa
da Rose", ou seja - Rosenheim.
Na época do mencionado castelo de Rosenheim - ano de 1234. Havia uma acordo entre o transporte de barcos no Rio Inn. A região em torno da ponte sobre o rio não se desenvolveu logo, porque o terreno era muito pantanoso - pela proximidade do local à foz do Rio Mangfall, e sua centralidade se desenvolveu longe da margem do rio.
Seu desenvolvimento a partir do século XIX deve-se muito à presença do sal. Após, a cidade se desenvolveu mais ainda, quando fez parte do sistema ferroviário da Baviera. Sua estação ferroviária foi inaugurada em 1858, quando a Colônia Blumenau completava 8 anos e também alimentava o plano de construir uma ferrovia.
O momento da inauguração - Porta para o mundo, afirmavam seus contemporâneos |
Um dado curioso é que no início do século XX a cidade tinha 9 cervejarias, algumas destas ainda são preservadas em nome de restaurantes como por exemplo: Pernloher, Duschl, Hof, Stern, Weissbräu.
A 2° Guerra Mundial também não poupou Rosenheim. Em novembro de 1943 haviam abrigos para somente 650 pessoas diante de uma população de 22 mil habitantes. Em 1944, o número de abrigos aumentou com mais 6400 pessoas, somando a outros nas proximidades, a capacidade para abrigar,o subiu para 10525 pessoas. A cidade sofreu 14 ataques de bombas, morrendo 201 pessoas e deixando 179 feridos. Sendo Rosenheim importante quanto aos transportes entre Munique, Salzburg e Innsbruck, sua estação ferroviárias e vias férreas foram atingidas por bombardeios aéreo.
A cidade se recuperou do trauma da guerra e atualmente seus espaços resgatados são tranquilos, como está muito bem ilustrado no vídeo a seguir.
Estaremos hospedados junto a praça Max-Josef, e deste ponto pretendemos explorar outros locais na região, entre estes - Munique, Alpes e até mesmo Salzburg. Participaremos de um festa que será abrilhantada pelo conjunto de Blasmusik, coordenado pelo Sr. Karl Beinhofer. A Banda é Blaskapelle Großkarolinenfeld e já esteve em Blumenau se apresentando no Oktoberfest Blumenau e também no C.C. 25 de Julho de Blumenau, quando nós fizemos o registros de uma de suas apresentações - abaixo.
Alguns pontos importantes da cidade de Rosenheim
Max Josefs Platz
Ano de 1910 |
Kische St. Nikolaus - Igreja de São Nicolau
Ludwigsplatz
Observem as fotografias de 1910 e as atuais. O Desenvolvimento não tem relação com o adensamento e nem com a verticalização das cidades - como vemos na maioria das cidades do Brasil. Geralmente, opção adotada por um grupo que não visa o conjunto - a comunidade e a continuidade histórica, bem como a qualidade de vida, mas sim, lucros a partir do espaço que pertence a todos que residem na cidade. Por desconhecimento, consentimos com nosso silêncio, infelizmente. Pode ser também, desconhecimento e muitas vezes confundem tudo, alegando "geração de empregos" e desenvolvimento - o não parar no tempo. Como já ouvimos isto.
Façamos um exercício - tomemos uma fotografia de nossas cidades de 1910 e de hoje e o que diremos?
Participamos do exercício e escolhemos uma da região da Rua XV de Novembro - Blumenau - ano de 1915.
Blumenau 1915 - 5 anos após - Para muito isto é velho e passado... |
Heilig Geist Kieche
Mangfallpark
Holztechnisches Museum
Kirche St. Johann Baptist und Heilig Kreuz
Esta igreja já tinha chamado nossa atenção, um tempo atrás, quando escrevíamos sobre as cúpulas em forma de cebola - Zwiebelturm. Esta é uma das maiores da Alemanha.
Para acessar - Clicar sobre: Um dos ícones da Arquitetura da Baviera - Zwiebelturm - Cúpula "Cebola"
Para ler mais sobre - Roteiro Alemanha 2016
Escolher um título e clicar sobre:
Leituras Complementares
Escolher um título e clicar sobre:
Leituras Complementares
- Momentos do Musikwoche Kiefersfelden - Rosenheim
- O Som do órgão da Igreja St. Jacob de Miltenberg
- Momentos em Miltenberg e um pouco sobre esta cidade
- Erlenbach - Conhecendo Spiel Boule - Roteiro Alemanha
- Momentos em Berchtesgaden - Roteiro Alemanha 2016
- Momentos da Frühlingsfest - Großkarolinenfeld
- Momentos em Neuendettelsau 1 - Kirche St. Nikolai
- Momentos em München - Roteiro Alemanha 2016
- Momentos em Neuendettelsau 2 - Fränkische Freilandmuseum Bad Windsheim - Roteiro Alemanha 2016
- Momentos em Neuendettelsau 3 - Mission Eine Welt - Roteiro Alemanha 2016
- Enxaimel e História em Dinkelsbühl - Roteiro Alemanha 2016
- Dinkelsbühl - Site
- "Restauro" de um Enxaimel - Museu Kinderzeche Dinkelsbühl - "Kinderzeche" - Zeughaus
- Restauro Enxaimel - Fachwerk - Iphofen - Unterfrankem Baviera - Roteiro Alemanha 2016
- Siegsdorf e Inzell - Pelos caminhos da Alemanha - Roteiro Alemanha 2016
- Igreja Sankt Peter - Müchen - Roteiro Alemanha - 2016
- Neues Rathaus München - Roteiro Alemanha 2016
- Hofbräuhaus - München - Roteiro Alemanha 2016
- Estátua Bavária - Roteiro Alemanha 2016
- Montanha Watzmann - Lenda da Família real - Berchtesgaden - Roteiro Alemanha 2016
- Análise de uma tipologia enxaimel do século XIV - Alemanha - Roteiro Alemanha 2016
- Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
- Schlossplatz Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
- Königstrasse - Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
- Höhenpark Killesberg - Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
- Schloss Hohenzollern - Baden Württemberg - Roteiro Alemanha 2016
- Limes - Lorch - Roteiro Alemanha 2016
- Kloster Lorch - Roteiro Alemanha 2016
- Fachwerk - enxaimel - em Schorndorf - Baden - Württemberg - Roteiro Alemanha 2016
- Winterbach im Remstal - A terra dos antepassados - Roteiro Alemanha 2016
- Kirchheim unter Teck - A terra dos antepassados - Roteiro Alemanha 2016
- Mansarddach - Uma tipologia de telhado trazida pelo imigrante
- Fachwerkbau in Südbrasilien - A Técnica Construtiva Enxaimel - Revista Weltruf
- Conversando sobre Enxaimel - Fachwerk 1
- Arquitetura Enxaimel - Palestra do XIII Encontro das Comunidades de Língua Alemã da América Latina
- Tradição de mais de 800 anos na Festa Pomerada - com Ivan Blumenschein
Em Construção...
Nenhum comentário:
Postar um comentário