Para registro histórico - Nossa publicação de 9 de setembro de 2011, quando fomos até a sede do C.C. 25 de Julho para checar se tudo estava em ordem, após a elevação do nível das águas na região.
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
C.C. 25 de Julho na enchente de Blumenau
Hoje cedo saímos do bairro de Salto Weissbach na região oeste do município de Blumenau em direção ao C.C. 25 de Julho, que está situado na área central para averiguar a situação in loco. O clube está sediado às margens do ribeirão da Velha, um dos grande afluentes do rio Itajaí-Açú, dentro da cidade de Blumenau.
Para chegar ao nosso destino, C.C. 25 de Julho, tivemos que buscar caminhos alternativos e não alagados.
Vídeos - Caminho alternativo
Quando não conseguimos mais avançar por caminhos não inundados, encontramos a gentileza de uma equipe solidária de amigos canoeiros, liderada pelo Dirceu, na companhia de seu chefe e seus dois filhos.
O grupo munido de uma canoa, presta auxilio àqueles que não tem outra alternativa de transporte, ou mesmo, facilitam o transporte de alimentos e roupas à alojamentos ilhados, durante a enchente. Ao saber, que pretendíamos observar a sede do centro cultural, prontamente nos transportaram até lá.
De gorro Preto - Dirceu. |
Foi diferente chegar à sede do centro cultural, por um caminho alternativo, quase surreal. Passamos por quintais de residências, sobre as águas, quase em linha reta, a partir da Praça do Estudante, esta, totalmente tomada pelas águas.
Chegando à sede, para nossa tranquilidade, observamos que as águas ainda não tinham atingido o piso do salão. Para isto seria necessário que o nível do Rio Itajaí-Açu subisse aproximadamente 35 cm. Neste momento o rio está abaixando lentamente.
Observamos que há famílias alojadas no galpão, no mesmo local aonde aconteceu a Churrascada Amigos do 25. As famílias, motivadas pelos barqueiros, pediram alimentos e roupas, reivindicação levadas pela equipe à sede dos bombeiros, também submersa, antes de nos levar de volta à Praça do Estudante.
Famílias alojadas no "Galpão" |
Sob o prédio dos bombeiros após entregar solicitações dos desabrigados |
Seguem seus trabalhos. Nossa Gratidão à equipe de Dirceu.
|
De volta à Praça do Estudante; |
Vídeo que mostra a chegada ao C.C. 25 de Julho
Vibramos para que o grande Itajaí Açu se acalme e retorne ao seu leito natural e normal. Respeitemos mais as mensagens da natureza e seus sinais, pois comunicam. Por volta de 12h, o nível do rio Itajaí Açu, em Blumenau, foi de 12,60m, sendo que, mais tarde, por volta de 14:00h, a força das águas levou a escala de medição embora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário