Conversamos - de maneira informal e ocasionalmente - sem marcarmos local e data e também, sem nos conhecermos anteriormente, com Olívia Pereira do Atelier Bretzel Trajes. Encontramos nossa entrevistada, ou seria, interlocutora, pois na verdade, trocamos idéias sobre o que realmente poderia ser um traje - tema polêmico e debatido na região, multicultural a partir de sua imigração oriunda de várias regiões da Alemanha, também um país jovem e multicultural. Apesar de sua história milenar, surgiu como país, somente no ano de 1871.
Durante nossa visita a 31° Feirinha da Servidão Wollstein, que acontece sempre durante todo segundo domingo do mês em duas ruas centrais da cidade de Blumenau, conhecemos Olívia e seu trabalho com trajes. Ao percorrer e colher registros na feirinha nos deparamos com a modista/estilista Olivia Pereira, com a qual, trocamos algumas idéias sobre o traje das festas locais e como os usam no sul da Alemanha. A 31° Feirinha da Servidão Wollstein aconteceu no dia 11 de junho de 2017.
Esclarecemos que ao divulgarmos essa troca de idéias não há interesse comercial, mas sim, cultural.
Para assistir a troca de idéias - clicar sobre a imagem:
Ficamos satisfeitos, que existam profissionais, pautados em pesquisas, que estejam preenchendo essa lacuna de trajar as pessoas que optam em seguir as tradições e estar trajados adequadamente nas festas locais e que para isso, não precisem ir buscar na Alemanha ou participar de um Grupo de danças folclóricas alemãs. Sabemos que esses profissionais terão dificuldades em adequar, trajes para o clima tropical do Brasil e também poderão encontrar dificuldades em encontrar tecidos adequados. Mas é uma tentativa de apresentar o traje, e não, a "fantasia" ou, roupas para vestir o "festeiro" de "Frida" ou "Fritz".
Ein Prosit!
Leitura Complementar - Clicar sobre o título escolhido:- Conversando ...O Traje da Realeza do Oktoberfest Blumenau
- Trachten in Bayern - Trajes usados na Baviera
- Bretzel - Uma Tradição, uma História na mesa alemã
- 31° Feirinha da Servidão Wollstein - Espaços da cidade como espaços alternativos
- Nacionalismo no Vale do Itajaí - a partir do Governo de Getúlio Vargas
Nenhum comentário:
Postar um comentário