segunda-feira, 12 de junho de 2017

Símbolo da mobilidade sustentável - a História da bicicleta - mais de 200 anos

No Schlossplatz Stuttgart - 2016
A bicicleta, popular na Alemanha e também já o foi em Blumenau, na região do Vale do Itajaí e do norte do estado de Santa Catarina - é uma invenção muito recente se comparada a outras tecnologias.
Pátio de uma fábrica de Blumenau SC - Década de 1960.
 Schlossplatz Stuttgart - 2016

A percursora da bicicleta moderna, também foi inventada na Alemanha – no dia 12 de junho de 1817. Tivemos a sorte de fotografar um desses exemplares no ano de 2016, no Schlossplatz Stuttgart- parque da cidade de Stuttgart – localizada no estado de Baden-Württemberg.
















Conta a história, que a antecessora da bicicleta foi inventada na primeira metade do Século XIX, em um momento de crise. Sendo, portanto, uma opção de alternativa econômica mediante o transporte animal ou a tração animal, da época. Essa primeira bicicleta não possuía pedais e pneus – o que recebeu somente décadas mais tarde. Era conhecida como Draisine em homenagem ao seu criador.
Atualmente, na Alemanha e em outros países (não se pode dizer o mesmo do Brasil, pois ainda não tem seu espaço como deveria) é o símbolo da mobilidade sustentável. Na Alemanha, em muitos lugares há ônibus público com “reboques” para transportar gratuitamente as bicicletas. Também há espaço nos vagões de trens para o transporte da bicicleta.
Ônibus na imediações da Schlossplatz Stuttgart adequado para o transporte de bicicletas.
Retornando à percursora da atual bicicleta. Quem construiu a primeira foi o Barão Karl von Drais, que fez uma máquina de andar de madeira, semelhante essa que fotografamos em Stuttgart.
É sabido que o inventor da primeira bicicleta, conhecida Draisine (Máquina de andar), pretendia lucrar com sua invenção - ele exercia a ocupação de Guarda Florestal.
Sua viagem inaugural aconteceu a partir da cidade de Mannheim e seguiu, por cerca de 14 Km, em direção ao sul - rumo a Schwetzingen.  Foi manchete em toda a Europa. 
Na época, foi muito comemorado, o aspecto financeiro, uma vez que uma Draisine custava em torno de 20 libras, enquanto um cavalo, custava 1.900 libras. Comemorado igualmente – era que o equipamento não tinha custos adicionais.
Em abril de 1818, Drais apresentou a Drasine no parque de Luxemburgo, em Paris. Ainda na França, tempo depois, ele percorreu o trajeto entre Beaune e Dijon com seu invento.
Apesar de seu empenho, o novo meio de transporte não entusiasmou a todos - Tornou mais um brinquedo de alguns esportistas ricos. Isso não quer dizer que passou desapercebido a outros inventores

Drais patenteou sua máquina no dia 12 de janeiro de 1818. A patente só tinha validade na sua região, Baden. Isso significa que fora das fronteiras de Baden, seu veículo foi copiado e melhorado.

Curiosidade: No dia 20 de abril de 1829, aconteceu a primeira competição com a participação de 26 Draisines na cidade de München - Bavaria - sul da Alemanha. Percorreram um trajeto de 5 km.

Até chegar à bicicleta atual, passaram-se décadas. Inventores da França e da Inglaterra, melhoraram o projeto de duas rodas do Barão Karl von Drais continuamente, indo desde o primeiro velocípede movido a pedal até o modelo com a roda dianteira aumentada, que apresentava risco de vida aos ciclistas. No final do Século XIX, surgiu a bicicleta clássica, com os elementos conhecidos até hoje: duas rodas de tamanho igual, com dois pneus e uma corrente entre os pedais e roda traseira.









Projeto de Simão Gramlich - Cidade de Buenos Aires RS.
Draisine fotografada no Museu de Venâncio Aires foi fundado em 26 de outubro de 1994 na cidade de Venâncio Aires - Rio Grande do Sul. O tem sua sede no Edfício Storck - sede atual um dos poucos projetos civis do arquiteto austríaco Simão Gramlich.

A Draisine alemã está rodando no parque - a do Brasil - guardada no museu - felizmente, ainda há um museu para recebê-la.  Em muitos casos - não existe nem museu e a memoria se perde por inteiro.
Draisine - foto atual


Da Draisine às modernas bicicletas, um intervalo de apenas 200 anos - 12 de junho de 1817

 No Brasil, muito falta para se fazer e integrar esse modal aos demais, da maneira que se complementem e sustentável.
Para atingir metas de tantos quilômetros  de ciclovia,
não importa como - Aberrações - Blumenau SC.
Enquanto isso, em alguns lugares da Alemanha...


















Isso é desenvolvimento...
A denominação atual - bicicleta - vem do francês: bicyclette. Derivado de bicycle - união de bi, dois, com a palavra grega kyklos - roda. É um veículo de duas rodas presas a um quadro, movido pelo esforço do próprio ciclista, como já o era no tempo da Draisine.É um dos meios de transportes mais usados em volta do mundo e é considerado um veículo zero emissão de gases.




Leitura complementar - Clicar sobre:
Schlossplatz Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016












2 comentários:

  1. Amando esse blog. Parabéns!!! Com certeza começarei a visitar mais. (Moro em Apiúna.) Criei o perfil Apiúna Em Fotos, no instagra.

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    1. Faz-me feliz...gosto muito de Apiúna. gosto do pároco, grande estudioso e muito culto. Fui visitar a obra de Simon Gramlich e o encontrei. ele é polonês...
      abraços e obrigada pelo retorno.

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