sábado, 3 de junho de 2017

Frei Hugolino Back - A cura pelas mãos

Frei Hugolino Back.
Conhecemos o Frei Hugolino Back em abril de 1989, durante um curso que nos foi recomendado e ministrou, durante três dias, ao lado de Pedro Grisa - na cidade de Blumenau. Para nós o tema apresentado no curso era inédito. Fizemos atividades prática de imposição de mãos para obter a cura, orientadas pelo Frei Hugolino Back. Constatamos existir uma energia real e com efeitos positivos de fato. Na época, Frei Hugolino fizera uma analogia ao Evangelho por Jesus que dizia: 
                       "Ide e curai os doentes impondo-lhes as mãos."
Acreditamos que o fez, para explicar o "desconhecido" para ele, como pesquisador que o era, mas antes disso - era um religioso da fé católica e talvez em sua senda não foi totalmente compreendido.
Ao longo de sua vida, Frei Hugolino não negou o que tinha para doar e mediante uma busca permanente, ansiou encontrar uma linguagem adequada para os homens de pouca compreensão e também, para sua ordem religiosa, a fim de não gerar conflitos a partir do dom que possuía. Para isso, apoiou-se no evangelho e na ciência - para fundamentar aquilo que surgiu de maneira muito natural e intuitiva - curar pessoas através da imposição das mãos.
Certificado do curso ministrado por Frei Hugolino Back em Blumenau - abril de 1989.

Com o passar do tempo, observamos que a força dessa mesma energia era conhecida dentro de outras filosofias e religiões com outras denominações, como por exemplo: passe magnético, passe, Reike, "sopro de mãe" em machucados dos filhos, entre outros. No curso ministrado por ele, soubemos que Frei Hugolino foi porteiro do colégio fundado pelo padre alemão - Padre Jacobs no dia 16 de janeiro de 1877 -  Colégio Santo Antônio - atual Colégio Bom Jesus - na cidade de Blumenau e foi nessa cidade que iniciou as suas pesquisas e experiências sobre o tema.
Postal que Frei Hugolino nos entregou em
uma de nossas visitar a Santo Amaro da
 Imperatriz- onde residia.

Verso do postal que Frei Hugolino nos entregou em  uma de nossas visitar a
 Santo Amaro da  Imperatriz- onde residia.
Colégio Santo Antônio - Blumenau.

















Vamos conhecer um pouco mais sobre Frei Hugolino Back - homem que dedicou a vida para pesquisa e para o trabalho voluntário através da cura de pessoas, por meio de uma prática não muito convencional. Desde o período que iniciou suas pesquisas na cidade de Blumenau, e mesmo depois, encontrou barreiras e não eram bem aceitas pelos olhos de sua Ordem Religiosa que fazia parte e também por outros segmentos e tipos de pessoas. Buscou respostas científicas para justificar o fenômeno que despertava através da imposição de suas mãos a partir de experimentos práticos, ainda nas dependências do Colégio Santo Antônio, em Blumenau.
Era uma vez...

...Uma família de descendentes alemães que residia no interior do município de Angelina SC na década de 1920. Nessa época, era uma prática muito comum entre os agricultores, também chamados de colonos,  enviar seus filhos para o Seminário - na época representava um centro de educação de qualidade e com poucos gastos. Alguns prosseguiam na vocação religiosa. Outros, adquiriam o estudo e depois saiam para formar família e trabalhar em outras atividades.
Aspectos da Rua Manoel Lino Koerich, em Angelina  SC. Fotografia de 1926 - ano do nascimento do Frei Hugolino Back - que nasceu no interior da vila. - Disponível em:https://www.facebook.com/photo.php?
Na segunda metade da década de 1920 - no dia 6 de maio de 1926, nasceu Evaldo Back, no seio de uma família - onde, em casa somente se falava o idioma alemão. A localidade era Rancho de Táboas - interior do pequeno município de Angelina - SC. Seus pais eram Vendelino Back e Maria Perardt Back.
No estado de Santa Catarina - Brasil.
O pequeno Evaldo não foi para a escola quando era criança. Foi um adolescente analfabeto e que não sabia falar muito bem o português. Ele mesmo fazia esse depoimento em suas palestras. Contou-nos esse fato, explicando e justificando a qualidade de sua caligrafia e pouca intimidade com o português escrito, até então, quando autografou um pequeno livro que gostamos muito - em 1989.
Evaldo Back - tornou-se mais tarde o Frei Hugolino Back - deu prosseguimento aos seus estudos religiosos dentro da Ordem Franciscana na qual ingressou no ano de 1943 (com 18 anos incompletos - fazia aniversário no mês de maio) - na cidade de Rio Negro - Paraná. Ingressou no Seminário - Collegio Seraphico Santo Antônio. A cidade de Rio Negro - PR também tinha colônia alemã - a primeira do Paraná.


Antigo Collegio Seraphico Santo Antônio.
 Recebeu um grande número de imigrantes alemães a partir do ano de 1829. Muitas famílias alemãs mudaram-se para Rio Negro, a partir de cidades catarinenses, como: Joinville, São Bento do Sul, Blumenau e também, cidades do estado do Rio Grande do SulEm 1886 - diretamente da Alemanha - houve grande migração de famílias oriundas da Bavaria - sul da Alemanha.
Antigo Collegio Seraphico Santo Antônio.







O seminário da cidade de Rio Negro, onde o jovem Evaldo foi estudar foi fundado no ano de 1918 por padres franciscanos vindos da Alemanha. Na época construíram uma edificação munida de duas alas, quatro pavimentos e três torres - totalizando aproximadamente uma área de 10 mil metros quadrados construídos. As aulas iniciaram no local no ano de 1923, com 118 seminaristas oriundos da Colônia Blumenau e no ano de 1943, chegou Evaldo Back - filho de agricultores da cidade de Angelina SC e formou o Frei Hugolino Back.
A título de curiosidade - o Collegio Seraphico funcionou como Seminário Franciscano somente até a década de 1970, quando encerrou suas atividades - atualmente é a Prefeitura Municipal de Rio Negro PR - também é conhecido como Parque Eco turístico Municipal Seminário Seráfico São Luis de Tolosa. O tempo que foi escola não completou nem um século de atividades. 
Antigo Collegio Seraphico Santo Antônio.
No mesmo  Collegio Seraphico Santo Antônio - Seminário Franciscano, Frei Hugolino recebeu o hábito. 
No dia 2 de fevereiro de 1960, agora Frei Hugolino Back, foi transferido para o Seminário de Guaratinguetá - SP. No dia 5 de março de 2017, a Fraternidade Franciscana São José e o Postulado Frei Galvão celebraram o 75° aniversário de existência. Frei Hugolino permaneceu no seminário por 11 anos, quando em 15 de janeiro de 1971 foi transferido para o Santo Antônio -  Rio de Janeiro, onde permaneceu por 5 anos e meio.
Seminário de Guaratinguetá SP.

Padre Oscar Quevedo
Óscar González-Quevedo – nasceu em
 Madrid (Espanha) no dia 15 de dezembro
 de 1930 e faleceu em Belo Horizonte (Brasil)
 no  dia 9 de janeiro de 2019 – Para ler
 sobre Padre –Clicar sobre: Padre Quevedo
Chegou em Blumenau SC no dia 20 de agosto de 1976. Residiu no Colégio Santo Antônio de Blumenau, na época - Convento dos Franciscanos. Aposentou-se e então - exercia a atividade de porteiro do convento, como aposentado. Tinha problemas de saúde. 
No ano de 1989, quando o conhecemos em um curso em Blumenau, ele nos contou que sempre foi um curioso. Seu quarto estava localizado na mansarda (sótão) do convento e no silêncio de seu lugar de repouso passou a fazer experiências  com a "força energética" que sentia irradiar de suas mãos que o intrigava. 
Isso aconteceu porque em 1978 - teve contato com as idéias do Padre Arlindo Mombach, também em Blumenau SC. "Devorava" livros sobre o tema de Parapsicologia e fazia experiências. Buscou o caminho da ciência para justificar, perante a Ordem Franciscana, algo que não fosse confundido com práticas que destoassem da doutrina cristã da qual era fiel ou, que fosse confundido com algo que tinha ligação com o "Demônio" por todos. Buscava respostas aos seus inúmeros questionamentos. 
Nesse tempo, leu o livro do Padre Oscar Quevedo, no qual o padre conta que uma sensitiva francesa mumificava carnes, sem detalhar como. Esse fato intrigou Frei Hugolino.
No livro (A cura pela imposição das mãos) - no qual é co autor - tem uma citação sua:
"Essa sensitiva, ao mumificar carnes, deve empregar uma técnica!  Só pode ser uma técnica. A força da mente é igual em todos os seres humanos. Se ela conseguiu, eu também vou conseguir. Preciso descobrir essa técnica de como mumificar carnes." Frei Hugolino Back
Frei Hugolino estava determinado em descobrir como era o procedimento de mumificação de carnes, através de experiências em seu quarto, no sótão do Colégio Santo Antônio, então o Convento Santo Antônio -  Blumenau SC. Nesse período tinha em torno de 52 anos de idade.
Através de seus estudos, Frei Hugolino concluiu que as respostas para seu objetivo - mumificar carnes - poderiam vir através da prática do exercício de relaxamento - entrando no estado Alfa - ou seja, uma estado de relaxamento profundo, sem com isso estar dormindo.
Ao iniciar os exercício de relaxamento - relaxando o corpo e tranquilizando a mente, segundo ele , com isso, buscando a natural liberdade interior, conseguiu desidratar pedaços de carnes - o que ele denominava "mumificar".
Conseguia os pedaços de carnes na cozinha do convento, com a Irmã Beda e respondendo a pergunta da irmã: "para que?", dizia que era para fazer uma experiência, o que de fato o era.
"Finalmente, em seu quarto, rústico e pobremente mobiliado, sobre um pedaço de papelão de caixa de sapato, ao canto de sua mesinha de leitura e trabalho, deposita um pedaço de carne. E já começa a por em prática sua experiência. Respira fundo. Relaxa o corpo. Solta mais e mais os músculos de todos o corpo. Volto os olhos para cima. Nova respiração profunda. Imagina seu corpo envolto por suave cor azulada. Respira profunda e suavemente, soltando mais e mais os músculos. Conta de cinco a zero, enquanto relaxa mais e mais seu corpo. Olhos fechados, estende as mãos sobre o pedaço de carne e o imagina sendo desidratado por raios de energia que se irradiam de seus dedos e de suas mãos." Do livro de sua co autoria: "A cura pela imposição das mãos".
Nessa época, no Convento Santo Antônio - Blumenau SC - final da década de 1970,   entre suas tarefas  de porteiro do convento e momentos de prece e atos religiosos de frei franciscano - o frei observava sua experiência com o pedaço de bife que recebeu da Irmã Beda. Sua primeira experiência, a qual é narrada no livro que escreveu junto com Pedro Grisa. Observou após 48 horas, era visível os sinais de  desidratação da carne. O frei comentou  que a carne estava "enxugando". Após uma semana de experiência, a carne continua secando, diminuindo e perdendo o odor. Frei Hugolino impunha as mãos de três a quatro vezes ao dia, sobre o pedaço de carne. Nessa época, ninguém tinha conhecimento de sua experiência.
...A cada imposição de mãos, realizada três a quatro vezes ao dia, numa duração média de três a cinco minutos cada - transforma-se num sorriso de alegria e confiante entusiasmo, até abrir-se num largo sorriso, com o brilho de vitória iluminando os olhos e todo o rosto do Frei Hugolino Back (...) Suas preces têm, agora o impulso firme e vibrante dos hinos de louvor e glória, unido sua Mente, sua alma, seu espírito à Vida, à Harmonia, à Luz Divina do Criador, que faísca em todos os recantos do universo..."Do livro de sua co autoria: A cura pela imposição das mãos.
Do livro de sua co autoria: A cura pela imposição das mãos.
Na terceira semana, Frei Hugolino observou que o pedaço de carne estava se fossilizando. O pedaço de carne se transformou em fóssil. Prosseguiu a experiência até mais durante um mês, quando Frei Hugolino ficou satisfeito com o resultado da experiência. Não tinha comentado com ninguém e antes de fazê-lo, foi novamente à cozinha e pediu mais um pedaço de carne a Irmã Beda. Nesse período consumiu meses de experiência e tornou novos pedaços de carnes em fósseis.
Ao longo desses meses de experimentos, o frei realizou outras experiências paralelas. Fez em si mesmo, lhe impondo as mãos, curando males e dores físicas que os acompanhavam.
Resolveu mostrar sua experiência aos seus superiores de fé. Nessa época, o Superior do Convento Santo Antônio - Blumenau SC -  era o Frei Augusto Koenig. Seu cargo era Definidor Provincial que e ocupou durante dois mandatos - (1977-1979) e (1980-1982).
"Depois do Curso  de Parapsicologia e ao longos dos meses de treinamento mental e experiências de mumificação - se passara um grande transformação. Uma confiança natural e humilde, substituíra a timidez e uma inibidora modéstia que o acompanhava até  aí, justificável por seu semi-analfabetismo. A natural confiança, experimentada agora permite-lhe a tranquilidade de esperar o momento do encontro, sem precisar de preparação especial e sem nervosismo."Do livro de sua co autoria: A cura pela imposição das mãos.
Frei Hugolino mostrou o resultado de meses de experiências ao seu superior - fósseis de bovinos, apresentando detalhes que foi desacreditado e desmotivado pelo superior perante a conclusão e o raciocínio do Frei Hugolino - o superior chamou de ilusão.
..."temo  que esteja deixando-se levar por uma ilusão. O fato das carnes secarem dessa maneira, não será consequência do ambiente? Seu quarto fica em lugar alto e arejado Isso favorece o processo de desidratação. Lentamente, a carne vai secando e isso poderia acontecer, sem mesmo fazer imposição de Mãos." Frei Augusto Koenig Do livro de sua co autoria: A cura pela imposição das mãos.
Cético, Frei Augusto fez uma proposta ao Frei Hugolino Back. Propôs que o Frei Hugolino levasse para seu quarto, dois pedaços de carne. Sobre um fizesse a imposição de mãos e no segundo não. Observariam a reação dos pedaços de carne no mesmo ambiente.
E assim foi feito. No início do segundo dia já era perceptível a diferença do pedaço de carne que recebia a energia das mãos. No terceiro dia dava para sentir o mau cheiro da carne estragando - a que não recebia energia durante três ou quatro vezes ao dia das mãos do Frei Hugolino. Foi preciso colocá-la em outro aposento pelo odor forte que irradiava. No quinto dia, Frei Hugolino chamou Frei Augusto para ver o resultado. O Superior do Convento Santo Antônio de Blumenau reconheceu que Frei Hugolino, através da energia de suas mãos, efetuava a mumificação das carnes - desidratação. Deveria buscar pesquisa científica sobre o fenômeno.
Padre Arlindo.
Em 1979, Frei Hugolino reencontra o Padre Arlindo Mombach. Esse propõe um novo desafio ao Frei Hugolino ao saber de seus feitos - testes.
Efetuar a mesma coisa, desidratar carnes, porém, à distância. Foi escolhido um quarto no terceiro andar no Convento Santo Antônio. Sobre uma mesa foi colocado dois pedaços de carnes. Foram fechados porta e janelas. O Frei Hugolino foi orientado a imaginar irradiando, a partir das mãos, sobre um dos pedaços de carne, a partir de seu quarto. Para o Padre Mombach, a energia da mente, do cérebro, não conhece distâncias e nem barreiras físicas. A energia mental chegaria na carne escolhida e o processo de desidratação aconteceria igualmente. Três ou quatro vezes ao dia, Frei Hugolino impunha as mãos sobre um dos pedaços de carne localizado e trancado em outra sala, mentalmente. Sala que denominou de cela em seu livro. Imaginava irradiando energia no pedaço de carne colocado sobre a extremidade sul da mesa, localizada na cela.
Frei Hugolino Back.
Tudo aconteceu como nas experiências anteriores. O pedaço que não foi alvo da energia da imposição das mãos, cheirava mal e apodreceu, o que não aconteceu com o outro, que se encontrava em estado de mumificação.
Frei Hugolino interpretou o acontecido e as descobertas a partir de suas pesquisas como algo pessoal e um caminho que deveria buscar dentro da missão de um franciscano.
Aprendeu, a partir de suas buscas, e registrou no livro que foi co autor - A cura pela imposição das mãos - que através do Caminho da Harmonia e do Poder mental, acontece oportunidades de se construir uma vida melhor e dinamicamente tranquila.
Lenta e de maneira constante, progressiva e intuitivamente, começou a aplicar seu aprendizado de maneira prática e mais útil no seu dia à dia, de diferentes maneiras. Algumas aplicações, de maneira muito inusitadas, como colocando energia das mãos na roupa do enfermo. Frei Hugolino curava dores e doenças impondo as mãos - doenças físicas e espirituais. As pessoas que tinham contato com sua técnica de cura, ao conhecimento de mais pessoas e Frei Hugolino ficou conhecido, não somente na cidade de Blumenau, mas no Brasil.
Blumenau SC.
Foi decidido em Capítulo Conventual (Reunião de todos os Freis da comunidade) que o Frei Hugolino atenderia as pessoas na Capela do Convento. Frei Hugolino sugere que os padres, alternadamente, ministrem uma palestrinha aos presentes. Os padres concordam, mas nunca se habilitaram e se sentiram a vontade para falar para as pessoas.  Frei Hugolino falou às pessoas e ficou satisfeito como resultado. A partir de então, o que não fazia antes - por timidez e extrema humildade, começou a fazê-lo com facilidade, não somente nesse momento , mas em outros que viriam depois, falando para pessoas simples, profissionais da saúde, em outras cidades do Brasil e também no exterior.
Uma dessas palestras, aconteceu novamente em Blumenau - em abril de 1989 - foi quando o conhecemos.
A história tomou dimensões, que incomodavam alguns. Temiam, ou mesmo, não queriam infringir regras ou despertar algo que não poderiam explicar. O Frei Hugolino foi transferido de Blumenau, na esperança que as pessoas parassem  de procurá-lo.  A igreja não concordava muito com o movimento.
O Superior - Frei Augusto Koenig - perguntou-lhe, se não queria passar algum tempo na Alemanha. Informou-lhe que se fosse, deveria passar por lá, pelo menos três anos. 

Frei Hugolino falava alemão muito bem e ao aceitar, conheceu a terra de seus avós. Partiu para a cidade de Xanten no dia 18 de janeiro de 1980 e foi residir no Kloster Mörmter.
Trabalhou na horta -  uma antiga atividade sua e de sua família no interior do município de Angelina. Mesmo estando localizado na Alemanha, o Kloster Mörmter pertencia à ordem Franciscana do Brasil desde o ano de 1977. Era um tipo de casa de repouso para os freis que estavam no Brasil. 
Com que objetivo encaminharam o Frei Hugolino para esse local? 
A cidade onde estava localizado o Kloster Mörmter é Xanten - uma cidade alemã localizada no distrito de Wesel, região administrativa de Düsseldorf, estado da Renânia do Norte-Vestfália.
No final do século XX, menos membros da ordem visitavam ou moravam no Kloster, quando foi encerrada as suas atividades no ano de 2007. Continua sendo usado pelos franciscanos, onde padres mais jovens ajuda a cuidar do pastoral e da associação de desenvolvimento Mörmter, com novo uso e proposta. Em 2009, o local - ainda pertencente a comunidade católica brasileira é agora usado como fazenda.


Na Alemanha, Frei Hugolino não comenta com ninguém sobre suas experiências em Blumenau e sobre a imposição das mãos. 
Começou a fazer suas experiências também no Kloster (Convento) da Alemanha, com coelhos abatidos quando vinham mexer nas suas hortas.
Do livro de sua co autoria: A cura pela imposição das mãos.
Recebeu uma carta de um padre brasileiro que lhe comunicou algo, que fez mudar o rumo da história. Seu amigo lhe perguntou se ele estava emprestando o dom que recebeu do universo para ajudar as pessoas, na Alemanha. Lembrou ao Frei Hugolino que o poder de cura era um dom que deveria ser usado, do contrario seria cobrado mais tarde. A partir de então, Frei Hugolino resolveu contar aos colegas alemães sobre suas experiências e a cura através da imposição de mãos. Na Alemanha passou a atender pessoas doentes, tal como aconteceu em Blumenau.
Frei Hugolino recebia gorjetas pelas curas realizadas na Alemanha e enviava o dinheiro para as missões franciscanas no Brasil, sob os cuidados de seu Superior.
Passado os três anos necessários, optou em retornar para casa. Quando encontrou-se com seu Superior, entregou-lhe o dinheiro como sempre fez durante o tempo que esteve na Alemanha. O Superior orientou-o que o depositasse no cofre da Província, dizendo-lhe que um dia, esse dinheiro poderia ser necessário para uma obra justa.
O envelope com marcos alemães foi guardado intacto sem ao menos saber o valor em quantia, que possuía. Nem mesmo Frei Hugolino sabia da quantia.
Passou algum tempo, surge a oportunidade de comprar o Conventinho do Espírito Santo, localizado na cidade da Grande Florianópolis - Santo Amaro da Imperatriz - cidade sobre a qual já escrevemos.
Conventinho do Espírito Santo - Santo Amaro da Imperatriz.


Para ler sobre Santo Amaro da Imperatriz - Clicar sobre: Santo Amaro da Imperatriz SC

Historicamente, o local já foi um antigo convento que era utilizado de residência dos frades. Foi construído no início do Século XX - ano de 1904. Depois passou para as Irmãs da Divina Providência e então, foi adquirido pela Família Müller. Na sequência, adquirido para os trabalhos do Frei Hugolino, quando ficou conhecido nacionalmente, como Conventinho do Divino Espírito Santo. Foi o espaço escolhido pelo frei para exercer o seu Apostolado da Saúde e Cura, através da imposição das mãos. Frei Hugolino contava essas passagens em seus cursos - nós ouvimos essa história através de suas próprias narrativas. 
Diariamente, centenas de pessoas procuravam o local para buscar alívio aos seus males ou de um de seus familiares - para se encontrar  o frei e se submeter à imposição das mãos. Ficou explicito que o Frei Hugolino idealizou um local onde ele pudesse receber e conversar com as pessoas e também impor as mãos. Afastou-se das demais atividades pastorais. Sua dedicação foi exclusiva às pessoas, sem entrar em conflitos com colegas de fé e mesmo, com outras pessoas que não concordavam com sua prática, evitando confusões e polêmicas. Em muitos  momentos afirmou que seguia sua intuição.
Para acontecer tudo isso, anteriormente apresentou seu projeto ao Superior e perguntou, onde arrumaria o capital necessário para executá-lo? Lembrou-no do dinheiro guardado, que trouxe da Alemanha. Pediu permissão para usá-lo na compra do Conventinho. Nós ouvimos essa história contada por ele. Quando contava essa passagem no curso que ministrava em Blumenau, no ano de 1989, disse que "Deus escreve certo por linhas tortas!"
Ao abrir o envelope guardado no cofre, constatou que havia a quantia necessária para a aquisição do Conventinho. Dessa maneira, Frei Hugolino pôde dispor de uma sede para seu Apostolado da Saúde.
Chegou à cidade de Santo Amaro da Imperatriz no dia 27 de abril de 1985. Começou a atender os fiéis nos conventos da Ordem Franciscana onde residia a partir de então. Nessa época recebeu o auxílio de seu primo, também frei, Frei Gervásio Perardt. 
Devido ao grande número de pessoas que o procuravam, passou a residir no Conventinho do Espírito Santo.
Frei Hugolino, ao repensar ser possível mumificar carnes à distância, concluiu que também poderia fazer as curas a distância, uma vez, entendia ele, que a energia mental não conhece limites e nem barreiras. Experimentou e teve êxitos em suas práticas, tal como a experiência com carnes. Também atendia, em determinada hora - as pessoas via telefone. Na época, após o conhecê-lo, por curiosidade, nós telefonamos para o número pré determinado, e falamos com o Frei - de Blumenau, como todos poderiam fazê-lo.
Em 1990, Frei Hugolino lançou a 3° edição que fez  em co-autoria com Pedro Antônio Grisao livro "A Cura pela imposição das mãos". esse trabalho é anterior a essa data.
Trabalhou e recebeu as pessoas no Conventinho do Espírito Santo até seus últimos momentos. 
Depois passou a morar em um quartinho junto à Igreja Matriz de Santo Amaro da Imperatriz. Visitamo-o algumas vezes e em uma destas visitas, entregamos um CD de músicas alemãs - suas preferidas. viva de maneira muito humilde - seu quarto possuía uma cama de mola  e um criado mudo, como aqueles retratados em uma obra clássica. Aguardávamos na fila das pessoas que o buscavam, e quando chegava nossa vezconversávamos com o frei. 

Onde residiu nos último tempos - ao lado da
 Igreja Matriz de Santo Amaro da Imperatriz.
A nossa última visita, foi no seu quartinho, que lembrava o quarto eternizado por Vicent Van Gogh., localizada em um edifício construído ao lado direito da Igreja Matriz de Santo Amaro da Imperatriz. Tinha uma cama de mola, uma cadeira e um criado mudo, daqueles de madeira maciça, antigos. Tudo muito simples. 
Obra de Van Gogh, que nos fez lembrar quando vimos o quarto simples de Frei Hugolino.
Era semelhante a essa pintura - em essência.
Frei Hugolino Back.
Como já comentamos, nesse momento descobrimos que gostava de ouvir música alemã. Enviamos um CD de músicas alemã e pedimos para uma pessoa - que comprou - lhe entregar um pequeno micro sistem para poder ouvir o CD, pois não o tinha. Não era seu hábito pedir para si.
Frei Hugolino veio a falecer no dia 19 de abril de 2011 - às 14:30h, na cidade Florianópolis, com 84 anos de idade, por conta de um câncer. Ele estava hospitalizado no Hospital de Caridade em Florianópolis e não resistiu a uma cirurgia.
Dr. Aiuka Almeida, médico que o acompanhou disse que a doença – neoplasia de estômago, com metástases peritoneais e hepáticas – havia progredido muito rápido. Frei Hugolino faleceu no Hospital de Caridade da capital catarinense e foi sepultado na cidade onde residia: Santo Amaro da Imperatriz - ao lado da Capela do Conventinho. Seu corpo foi velado na Igreja Matriz de Santo Amaro da Imperatriz.
Trabalhou até quando pode. Mesmo quando estava sendo submetido ao tratamento de quimioterapia e se encontrava muito debilitado. Na semana quando se sentiu mal e foi para o hospital - trabalhou atendendo pessoas. Frei Hugolino completaria 85 anos no mês seguinte ao mês que faleceu - dia 6 de maio.
O governador do Estado de Santa Catarina - Raimundo Colombo - ao tomar conhecimento da passagem do frei, o definiu como referência em humanidade e caridade. Em nota oficial, o governador ressaltou que Frei Hugolino chegou a atender aproximadamente 300 pessoas por dia, no Conventinho de Espírito Santo.
A porta fechada...
Soubemos de sua passagem e fomos visitar seu espaço na cidade de Santo Amaro da Imperatriz. 
Não gostamos do que vimos. Não deram sequência ao seu trabalho de cura e caridade - desejo seu - verbalizado em muitas de nossas conversas. 
Ele preparou muitas pessoas para isso. 
Transformaram o local em estrutura da administração pública - Prefeitura Municipal da cidade, alojando a Secretária de Turismo de Santo Amaro da Imperatriz no local. O jardim que cuidava pessoalmente estava abandonado. Em anexo inauguraram o Museu (2012), organizado pelo próprio Frei Hugolino e o sepultaram ao lado da Capela, como que aguardando o turismo religioso e romaria diante da especulação da "santidade" do frei, que teve que se submeter a desafios dentro da própria ordem religiosa, para ser reconhecido como instrumento maior. Através de suas buscas, tentava comprovar, pela ótica da ciência, que suas práticas eram fenômenos naturais e que qualquer um poderia fazer - também presente no evangelho, que seguia.
 "Ide e curai os doentes impondo-lhes as mãos." Jesus Cristo
Seu túmulo já apresenta relíquias comprovando "milagres" - que em vida - explicou pelo ponto de vista científico. As curas, que sempre tentou explicar sob a ótica da ciência, para ser aceito dentro de sua religiosidade, torna-se agora, produto de especulação. E seu espaço, desrespeitado dentro de sua vontade, que era que fosse dado prosseguimento ao seu trabalho de cura.

Conventinho do Espírito Santo - Hoje 
Santo Amaro da Imperatriz SC





A porta onde as pessoas entravam para serem atendidos.






Ao lado da Capela do Conventinho
"Aguardando" o turismo religioso - Não era esse o seu objetivo.

"Nem os santos se consideram santos!" Frei Hugolino
Túmulo do Frei Hugolino - ao lado da Capela do Conventinho - local estratégico.



Produto de Peregrinação - Frei Hugolino queria que o trabalho de caridade através da cura pela imposição das mãos continuassem e disse-nos que qualquer um poderia praticar a cura pela imposição das mãos. Palavras que tirou do evangelho. Fala no vídeo abaixo...





Há uma campanha para sua beatificação!
Definitivamente, não era este o seu desejo. Ouvimos isto dele. Desejava que seu trabalho de cura pela imposição das mãos prosseguisse. Por isso, preparou tantas pessoas e deixou seu espaço organizado. O qual, depois que partiu, não demorou muito para que fosse desativado e nele implantado a Secretaria de Turismo do Município de Santo Amaro da Imperatriz - oportunamente ao lado de seu túmulo.

O Frei disse:

"...Jesus deu este mandamento de curar com as mãos para todos nós e não está sendo cumprido. Pelo menos como deveria ser. (...) um evangelista diz que este poder de curar os doentes com as mãos foi dados para todos. (...) 
Há uma falha na Igreja Católica. No passado se pensou erradamente que para se curar com as mãos tinha que ser muito santo. Nem os santos se consideram santos!" Frei Hugolino (filme - tempo 10:00)
Pretendem criar o turismo religioso - através de sua memória - fazer dinheiro e  infelizmente, não respeitaram sua vontade de continuar seu trabalho de caridade e de cura!!
Leituras complementares...















17 comentários:

  1. conhecendo hoje a historia de Frei Hugolino, encantada com o texto, com informaçoes precisas e fotos. muito bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Nós que somos contemporâneos a esta história, temos responsabilidade em compartilha-la a partir da verdade histórica. Abraço grande.

      Excluir
  2. Olá Angelina! Gostei muito do seu blog gratidão por compartilhar esta bela história. Você chegou conhecer o padre Hugolino?

    ResponderExcluir
  3. Conheci-o, sim. Aprendi a impor as mãos com ele, em um curso que fez com Pedro Grisa, em Blumenau. Durante uma visita que fiz no conventinho e percebendo como estava sua saúde, pedi licença a ele e impus as mãos sobre ele. Estava doente e, mesmo assim, continuava trabalhando. Ouvi dele o seguinte: "Aprendeu direitinho!"...
    Ele era uma pessoa muito simples - seguia realmente as linhas dos franciscanos. Seu quarto lembrava o quarto retratado por Van Gohg. Gostava de música alemã. E quando voltei ao local, sabendo o que ele queria, que seu trabalho prosseguisse, fiquei muito surpresa com o que vi e achei bom contar esta história. Que bom que apreciou. Abraços...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo Blog Angelina! Vejo aqui um trabalho feito com muito Amor, exatamente aquilo que Frei Hugolino passava para seus irmãos nas imposições de mãos! Tive o privilégio também de sentir essa energia, estive lá final do ano passado e conversei com a Silvane e ela fez a imposição de mãos em mim!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan, fiquei emocionada com sua sensibilidade e também com a obra do Frei Hugolino. Fico feliz que retornasse ao local. Bom seria se as autoridades competentes permitissem que esse trabalho prosseguisse, pois era seu desejo. Falou-me isso. Abraço grande e tuuudo de bom!


      Excluir
  5. Que bom houve a comunicação! Abraço grande.

    ResponderExcluir
  6. Como posso aprender hoje a técnica de imposição de mãos do frei Hugolino? Parece que a ideia era que fosse uma técnica simples, que qualquer um pudesse aplicar...

    ResponderExcluir
  7. Oi Professor, Leandro. É muito simples e todos podem fazê-lo. Ele exemplifica as palavras de Jesus Cristo para ser compreendido dentro de sua próprio religião que hoje, contra sua vontade, querem torná-lo santo por isso e desmontaram seu lugar de ajudar as pessoas. tinha preparado uma equipe para fazer isso. Me contava. Ele verbalizava isso. No interior da postagem tem um vídeo muito antigo dele, onde explica um pouco. A força motriz é o amor e o desejo de conseguir através do amor. As mãos são polos energéticos que emitem luz universal. Há diferentes modos de perceber este fenômenos. Em outras filosofias é explicado de maneira diferente. Dentro da próprias postagem há respostas para sua pergunta. Creio que pergunta é porque poderá ajudar as pessoas. Eu aprendi com o Frei Hugolino e aplico. Apliquei nele, quando se encontrava muito doente. Ia no conventinho, como outras pessoas iam, e lá eu aplicava as mãos nele. Dizia-me que tinha aprendido direitinho. Todos podem fazer a imposição de mãos. Com o pensamento focado no amor. Assista o vídeo no interior desta postagem. Abraço grande.

    ResponderExcluir
  8. Parabens hoje conheci a historia do frei,me sinto filho. Por 42 anos de vida me vi cego com o carinho e dedicação do frei pelo proximo ,essa pessoa magnifica. Choro em ver o desrespeito aplicada a a ele em morte pelos poderes publicos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também lamento muito. desejava que seu trabalho prosseguisse. Não somente pelo órgão públicos, mas pela igreja. Este local pertencia aos Franciscanos comprado com dinheiro que ele trouxe da Alemanha. ele teve muita oposição dentro da própria igreja.

      Excluir
  9. Nao importa se o nome e passe, reiki, johrei, imposição das mãos, não é o homem que cura e sim Deus, como Jesus dizia, o reino de Deus esta dentro de vos, de certa forma Frei Hugolino entendia isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito, entendia muito. Por isso não desejava se tornar Santo, mas que seu trabalho prosseguisse...o que infelizmente desmontaram. Ele preparou pessoas para continuar.

      Excluir
  10. Angelina, muito obrigada por fazer esse memorial a uma pessoa que se doou tanto, e compartilhar conosco. Pena que não o conheci, cheguei até seu blog pesquisando sobre ele. Fiquei encantada com a simplicidade e disponibilidade dele para ajudar as pessoas. Vou tentar comprar o livro "A cura pela imposição das mãos.
    Vera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Vera.
      Ele viveu o amor da doação na senda da religião católica.
      Tentou mostrar aos seus pares, que este era um dom do amor ensinado por Jasus e que não poderia ser tratado como outro assunto.
      Ele percebeu o que poderia fazer, ao mesmo tempo que estudava para explicar aos seus superiores, para não ser mal interpretado e julgado. Partiu e desmontaram aquilo que construiu para o qual preparou pessoas para continuar o seu trabalho. Afirmava que todos poderiam doar como ele. Aprendi com ele a impor as mãos. Senti uma predeterminação para tornar seu local de trabalho e um local de romarias rentável para a igreja e município. Não era sua vontade. Falou-me isso pessoalmente.
      O livro podes encontrar na internet.
      Abraço grande e obrigada pelo retorno.


      Excluir
  11. Ao fazer a imposição das mãos com a intenção de cura considerando o entrelaçamento quântico, a física quântica coloca um pouco de luz sobre a cura pela imposição das mãos. Para o "paciente" o que interessa é o resultado: a sua cura, o que é provado pelo número de atendimentos diários feito pelo Frei Hugolino. Muito boa a reportagem, história bem contada. Felicitações de um alquimista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felicitações. Que bom que existam os alquimistas e pessoas capazes deste entendimento, podendo igualmente compartilhar tal entendimento, até mesmo com a sua práticas.
      Abraços cordiais e grata pelo retorno.

      Excluir