No espaço da feirinha, as pessoas comercializam seus vinis, artesanatos, fatias de bolos, doces, sucos ou chope artesanal - Também, podem encontrar amigos, contemplar, andar de bicicleta, ouvir música, passear com o cachorro, fazer lanches.
Ocupar os espaços da cidade - como sempre foi - dentro da história das cidades, e está deixando de ser e existir por ausência de projetos e planejamento. Lembramos que na Grécia Clássica, os gregos ocupavam o ágora (praça) para filosofar, falar sobre democracia e política - além do mercado que funcionava junto - O grego cultuava o espaço livre da pólis (cidade).
A Feirinha da Servidão Wollstein foi criada a partir dos espaços da cidade, para compartilhar - além dos muitos negócios - as idéias. As pessoas se esbarram com sorrisos e sem pressa. A pressa e o ritmo da cidade sem transporte público de qualidade, sem espaços para o homem, sem praças e parques para suprir a demanda da população atual.
É um paliativo para uma cidade desprovida de planejamento e projetos, vista somente como geradora de capital.
A organização da Feirinha da Servidão Wollstein deve ter cuidados com as palavras ao textualizar sua iniciativa. Nem tudo, necessariamente é o encontro de pequenos "empreendedores". Quando há os encontros, outros encontros - que não o comercial, as trocas através das moedas ocorrem naturalmente. É preciso tomar cuidado para não "matar" aquilo que fez da Feirinha da Servidão Wollstein diferente - na escala da cidade, região e Brasil. Nas cidades alemãs, esta prática é uma atividade natural e muito comum - ocupar os espaços para práticas culturais, esportivas e de lazer.
![]() |
Königplatz - Stuttgart - Alemanha |
![]() |
Königplatz - Stuttgart - Alemanha |
Com esse intuito visitamos o local e registramos as imagens - que comunicam.
A 31° Feirinha da Servidão Wollstein, a qual registramos nessa postagem, aconteceu no dia 11 de junho de 2017. Relembrando, a primeira edição do evento público aconteceu em dezembro de 2013.
As primeiras edições foram realizadas na servidão e no espaço de um estacionamento aos fundos do Butiquin Wollstein, no centro de Blumenau.
Posteriormente começou a ocupar as ruas Marechal Floriano Peixoto e Curt Hering. Com o aumento das pessoas que buscavam para expor, esse pedaço da cidade foi transformado. No lugar de circulação de automóveis passou a ter a circulação de pessoas. No ano de 2016 aconteceram 10 edições da Feirinha da Servidão Wollstein - que geralmente acontecem no segundo domingo de cada mês, como o foi agora, em junho de 2017.
Estacionamento aos fundos do Butiquin Wollstein - março de 2014 |
Algumas imagens e momentos...
Leituras complementares - para ler Clicar sobre o título escolhido
- Feirinha da Servidão Wollstein
- Ventos fortes interrompem a Feirinha da Servidão Wollstein - Blumenau.
- Conversando sobre trajes com Olivia Pereira da Bretzel Trajes Típicos - Blumenau
Em uma barraca expositora encontramos trajes do sul da Bavaria, confeccionados por uma jovem estilista de Blumenau formada na FURB no curso de Moda. Pela importância das trocas, apresentaremos a conversa informal que tivemos com Olívia Pereira do Atelier Bretzel, na próxima postagem - direto da Feirinha Servidão Wollstein.
Nenhum comentário:
Postar um comentário