sexta-feira, 23 de junho de 2017

Heidi - de Johanna Spyri 1881 - Para assistir - O filme



No museu de Heidi - Maienfeld - Suíça
Quem não assistiu, ou leu alguma versão da obra da escritora sueca Johanna Spyre, ao menos, ouviu falar de sua obra mais conhecida - Heidi.
Em pleno final do Século XIX, é publicada uma das obras mais conhecidas na Suíça. Heidi é uma estória que conta a vida de uma menina órfã da Suíça que foi publicada como livro infantil, mas muitos adultos do mundo inteiro se emocionam com a mesma. É um dos livros mais vendidos, já escrito, e é um dos mais conhecidos da literatura da Suíça.


Originalmente, a história foi publicada em duas partes:
  • Heidis Lehr- und Wanderjahre (Heidi - seus anos de vagar e aprender)
  • Heidi kann brauchen, was es gelernt hat (Heidi - como usou o que aprendeu)
















De maneira geral e resumida, Heidi - a protagonista da estória (que poderia ser uma história), é uma menina órfã, inicialmente criada pela tia Dete, em Maienfeld (Suíça), após a morte de seus pais - Tobias e Adelheidi (irmã de Dete).
Maienfeld - Suíça











Maienfeld - Suíça
Maienfeld - Suíça






Na trama da estória, Dete leva Heidi, que estava então com 5 anos de idade, à casa do avô paterno, localizada após a subida da Montanha de Dörfli
Montanha Dölfli - Suíça
O avô de Heidi vivia só e era hostilizado pelos aldeões de Maienfeld. Vivia amargurado contra Deus há anos e em reclusão. Por isso recebeu o apelido de "Uncle Alp". Quando Heidi chegou em sua casa - a hostilizou. Mas por pouco tempo. Deixaremos que você acompanhe essa história transcorrido em uma das paisagens mais lindas dessa região, em uma das muitas versões da obra de Johanna Spyre - um filme (No final dessa postagem, com nossa total recomendação).
Quem foi Johanna Spyre?
Hirzel - Suíça
Johanna Louse Spyri (Solteira - Heusser) nasceu em uma pequena aldeia chamada Hirzel, a cerca de 25 km a sudeste de Zurique, na Suíça, no dia 12 de junho de 1827.
Seu pai - Johann Jacob Heusser, foi um médico e sua mãe  - Meta (Margareta) Heusser-Schweizer - filha de um pastor e descendente de uma família ligada aos círculos literários do Século XVIII, em Zurique - Famílias Gessner e Lavater. A mãe de Johanna escreveu poesia e hinos religiosos e não autorizava que suas obras fossem publicadas. Quando o fez - fez questão que seu nome não fosse publicado. Atualmente, é um trabalho que não é mais reconhecido, embora exista - por esse detalhe.
 Meta Heusser-Schweizer
Uma seleção de textos alpinos de Meta Heusser-Schweizer foi traduzida para o inglês no ano de 1875, que mostra o modo de viver nos Alpes - durante o Século XIX - grande referência histórica. Suas cartas e crônicas (Hauschronik) mostram que  a mãe de Johanna - Meta Heusser-Schweizer era uma observadora atenta e interessada na política local e sua sociedade.
Johanna Heusser teve três irmãos e três irmãs. Com 16 anos, foi matriculada em um internato localizado na cidade de Yverdon - Suíça ocidental.  Após sua formatura, retornou para casa, onde auxiliou sua mãe. Lia muito. Politicamente, esse período foi bem conturbado na Suíça. Houve uma pequena guerra civil entre conservadores e liberais, no ano de 1847, quando ocorreu a fundação de um estado nacional moderno, democrático e federal, com o parlamento nacional e o governo substituindo uma confederação frouxa de pequenos territórios. Na vila de sua família - esta permaneceu em segurança - durante esse período.
Retornando...
Talvez isso contribuiu para que Johanna (Heusser) Spyri fosse uma escritora de livros infanto-juvenis, e também adultos - dentre os quais o Best-Seller: Heidi.

No ano de 1852, com 25 anos de idade, Johanna se casou com o advogado e jornalista Johann Bernhard Spyri e passou a morar na cidade de Zurique. Seu marido tornou-se funcionário público (secretário geral) em 1868. Seu casamento não foi muito feliz. Johanna Spyri teve momentos de depressão durante a gravidez, estado que perdurou por vários anos. Seu filho, Bernhard morreu com 28 anos de idade, em 1884, quando também seu marido partiu.
Em Zurique, Johanna começou a escrever sobre a cultura, tradições e hábitos de seu país. Sua primeira estória foi "Ein Blatt auf Vronys Grab" que abordava a violência doméstica de uma mulher.
Contam que um amigo da família incentivou Johanna Spyri a escrever, e então publicou a sua primeira estória que era "Ein Blatt auf Vronys Grab", em 1871.

A estória é sobre uma mulher sendo maltratada por seu marido, um alcoólatra; Vrony reza para Deus e aceita seu destino como ela é aconselhada por seu pasto - um retrato da realidade social do Século XIX. No momento em que esta estória foi um sucesso, encorajou sua autora a continuar escrevendo.
Em 1881, escreveu outras estórias também para adultos - entre essas estava Heidi - escrita em 4 semanas. Esse conto tornou-se uma história de sucesso mundial até o final do Século XIX, e atualmente, ainda o é - como livro, como uma peça teatral ou como filme. Heidi é o trabalho mais popular da literatura suíça e foi traduzido, do alemão, para 50 idiomas, filmado mais de uma dúzia de vezes e mais de 50 milhões de cópias dos livros Heidi foram vendidos em todo o mundo.
O marido e único filho de Johanna Spyre, como já mencionado, partiram no ano de 1884, quando Johanna se dedicou e usou seu tempo para escrever livros, que somam mais de 50 contos - antes de sua morte, no ano de 1901.
É considerada uma das maiores personalidades históricas da Suíça. Sua imagem foi estampada em um selo postal do ano de 1951 e em uma moeda comemorativa de 20 cents no ano de 2009.


Uma curiosidade - em abril de 2010, um professor procurava ilustrações em um livro publicado em 1830, escrito por um professor alemão de história com o nome de Hermann Adam von Kamp, que poderia ter inspirado Johanna a escrever o conto Heidi. O título do livro de 1830 é Adelheide - das Mädchen vom Alpengebirge (A menina dos Alpes). Há muitas semelhanças entre as duas estórias. Os livros de Johanna Spyre, originalmente foram escritos na língua alemã. Mas no final do Século XIX e no início do Século XX, foram traduzidos para o inglês.
Hermann Adam von Kamp era um
professor alemão, historiador local e escritor.
Principais Obras de Johanna Spyri

De 1879 a 1895
16 Contos para crianças em uma série, intitulada Geschichten für Kinder und auch für solche, welche die Kinder lieb haben [histórias para crianças e para quem gosta delas].
  • Heidi (1880)
  • Cornelli (1892)
  • Erick and Sally (1921)
  • Gritli's Children (1885)
  • Mäzli (1921)
  • Moni the Goat-Boy (1897)
  • Rico and Wiseli (1885)
  • The Story of Rico (1882)
  • Toni, the Little Woodcarver (1920)
  • Uncle Titus and His Visit to the Country (1913)
  • Veronica And Other Friends (1886)
  • What Sami Sings with the Birds (1917)
  • Vinzi: A Story of the Swiss Alps (1923)

Recomendamos o Filme a seguir - ao assistirmos - fez surgir essa postagem.

Para assistir o filme Heidi - Clicar na imagem.
Lamentável que pronunciem o nome  Heide errado - na dublagem.




















4 comentários:

  1. Assisti o primeiro de 1937 ... Bem resumido mais muito bom!

    ResponderExcluir
  2. que pena que o filme não está mais disponível no youtube, também tiraram da netflix. felizmente achei ele na plataforma vivo play, mas mesmo assim ele é pago :( ... amo a estória da heidi assisti uma vez quando ainda estava disponível na netflix para treinar meu alemão e amei a estória, também tem um desenho muito legal da heidi que passa no canal net geo kids na tv as vezes. só uma curiosidade, como eu assisti o filme em alemão eles pronunciavam heidi certo, mas vc falou que na versão dublada eles falavam errado, como eles falavam??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamento, igualmente. Têm tanto e porque não compartilhar um sucesso com muitos?
      Lamento muito.
      Abraços.

      Excluir